quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O QUE É O BLOG COMUNICAÇÃO?

Queridos,

muita gente querendo saber quem é a responsável pelo Blogguer, então, está aí. Estamos muito felizes com os primeiros resultados desta ferramenta de apoio à educação presencial. Abaixo uma pequena avaliação dos primeiros resultados, ok?


Sejam todos muito bem vindos!
Façam seus comentários e sugestões.


Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
Jornalista, especialista em Marketing e docente universitária



PRIMEIROS RESULTADOS

Na verdade, me foi pedido pela coordenação para reservar mais tempo para práticas de assessoria à imprensa, de produção editorial de peças jornalísticas e peças comunicativas, de modo diversificado, pois era uma grande solicitação dos alunos e necessidade mesmo depois de formados.

Como o conteúdo da disciplina é extenso, pensei em uma ferramenta de apoio que permitisse agilizar a absorção da teoria. Assim, o maior objetivo do blog é checar se o aluno tem interesse nas novas tecnologias de comunicação, indo além do ambiente de sala de aula, treinando sua redação.

Outro importante objetivo é tentar ampliar a voz das orientações gerais e estudos que se faz em sala de aula. Permite ao aluno aprender com o colega (futuro concorrente). Então, se tivermos alguém trabalhando melhor, aprendemos com ele. Se fizermos melhor, ensinamos a ele. A idéia de comunidade se fortalece muito.

Até aqui, o que posso dizer é que estou utilizando a ferramenta em caráter experimental, mas os ganhos têm sido:
1- maior interesse geral pelas aulas, sobrando mais tempo para as práticas;
2 - maior aprendizagem e domínio dos conteúdos, pela familiarização com os mesmos;
3 - aprendizado real sobre como usar a ferramenta de blog, abrindo perspectivas pessoais e profissionais para alguns;
4 - abertura da turma para críticas públicas e real interesse pelo aprimoramento;
5 - maior leitura e, consequentemente, estudo; Entre tantas outras, sobre as quais os próprios alunos poderão enumerar, como comodidade de postagem de atividades avaliativas ou não, por exemplo.

Pontos a serem observados.

De pontos negativos, ainda não vi nenhum, pois já utilizo a tecnologia para apoio em sala de aula há bastante tempo. Só não formalizei. Eu gosto.

Parece cansativo, no início, a alguns, pois parece que estou indo além das funções presenciais. No entanto, tenho que avaliar os trabalhos mesmo, então, tanto faz se forem impressos ou no meio digital, compreendem?

Talvez seja mais trabalhoso, pois nessa ferramenta, o fundamental é dar feedback um a um, com comentários ( e não só notas) aos alunos. Nos expomos mais, é verdade. Mas isso faz parte do processo de produção de conhecimento.

Deste modo, critérios têm que ficar muito claros, para alunos não ficarem confusos: datas de postagem, forma alternativa de entrega impressa aos que não querem comentários no blog ( para todo mundo ver), critérios de avaliação e objetivos sobre o que se quer com cada atividade... enfim, exigências normais no presencial também, mas neste formato de ferramenta de apoio precisamos, professores, ser ainda mais cuidadosos, documentando tudo.

Bom, por enquanto é isso. Uso experimental!

Tenho usado a ferramenta com todas minhas turmas na Newton Paiva, inclusive de outros cursos, de modo ainda tímido, experimental. Mas já se pode dizer que no ambiente há uma enorme visão de cenário, sobre como acontece a comunicação nas empresas analisadas, isso é um bom registro do que se produz de conhecimento em sala de aula, que antes ficava só entre eu e o aluno.

Agora o aluno tem uma motivação extra.

Se sente parte de uma comunidade. É elogiado. É incentivado a aprimorar-se. No conjunto, a análise de cada um ganha outro peso!

Assim, abro, aqui mesmo, espaço para que alunos postem, comentários curtinhos sobre a nova ferramenta, ganhos, benefícios, aprendizagem real para o mercado de trabalho, e os tantos outros comentários que já me fizeram em sala, quanto à leitura, à escrita, etc, etc...

Comentários só para registro!

MODELO DE PROJETO EDITORIAL

PROJETO EDITORIAL DO CADERNO
"SUPER FIM DE SEMANA"

Fonte: Trecho extraído do projeto experimental “Caderno de Turismo: Super Fim de Semana”, produzido pelas alunas Carolina Moreira, Síria Caixeta e Hellem Guimarães, sob a orientação da professora Ana Beatriz Goulart Pereira, para efeitos de conclusão do Curso de Jornalismo, no primeiro semestre de 2007, tendo obtido nota máxima pela Banca Avaliadora.

Depois de aprofundar seus estudos nos conceitos de Projeto Editorial e Gráfico, as alunas apresentaram um planejamento inicial da proposta do caderno Super Fim de Semana, com o objetivo de ajustar o foco e a forma ao conteúdo que se pretendia veicular com a peça jornalística em questão. Abaixo reproduzo, para servir de exemplo e modelo a todos vocês, já que o projeto teve excelente repercussão no meio acadêmico e profissional.

Nome: Super Fim de Semana. Todos os cadernos e páginas especiais do jornal Super Notícia são acompanhados da palavra “super”. Sendo assim, aproveitamos o significado da palavra que dá uma idéia de algo grande, bom, estendido e aliamos a palavra “fim de semana”, que nos dá idéia de descanso, lazer, passeio e diversão. O nome escolhido ainda acompanha a idéia de trazer informação para a programação do fim de semana, desvinculando o Turismo da necessidade de viagens longas, associando ao prazer do lazer próximo ao público de Belo Horizonte e das cidades do interior, com a cobertura do Super Notícia.

Público alvo: Classes B, C e D, que representam 95% dos leitores do jornal, segundo pesquisa do Instituto Marplan, realizada no período entre julho de 2005 a junho de 2006.

Tiragem: 200.000 exemplares, quantidade que acompanha a tiragem diária do jornal Super Notícia.

Periodicidade: Semanal. O caderno será veiculado toda sexta-feira devido à proximidade do fim de semana.

Número de páginas: 04 páginas. Decidimos trabalhar com 04 páginas, pois além de informações gerais, matérias, colunas fixas e fotos, ainda vamos disponibilizar espaços para anúncios pagos (comercial), para a sustentabilidade do caderno.

Tamanho: Tablóide 27 cm x 40 cm. O caderno vai seguir o formato atual do jornal Super Notícia.

Tipo de papel: Papel jornal, o mesmo utilizado para impressão do Super Notícia. Nosso caderno piloto também seguirá essa proposta, pois se trata de um produto que será oferecido a um cliente real.

Distribuição do conteúdo:

O caderno Super Fim de Semana terá 4 páginas, divididas em 7 colunas. Todas as páginas devem apresentar leveza. Para isso, utilizaremos fotos, boxes, subdivisões com intertítulos e outros possíveis recursos.

Capa
Cabeçalho: será feito a partir do logotipo do jornal Super Notícia, ficará no alto da página e virá com o fio data contendo local, dia da semana, data, ano do caderno e número da edição.

Matéria Principal: manchete com foto, que ocupará 2/3 da página, e chamada sobreposta para a página 3. Por ser uma página ímpar, terá o seu espaço destinado ao destaque do caderno, que de acordo com os resultados da pesquisa “O Super quer saber: como você se diverte nas horas de lazer?”, merece destaque as pautas sobre Turismo Ecológico ou Cultural, no interior do Estado e na Região Metropolitana de BH, com passeios cujo custo não ultrapasse R$ 500,00.

Chamadas: logo abaixo da foto, terá 4 chamadas para as matérias secundárias e os demais assuntos da edição. Duas dessas chamadas terão fotos e serão sobre as seções Circuitos Turísticos (pág. 3) e a matéria de Turismo Cultural (pág. 3). As outras duas chamadas serão para a coluna Lazer e Oportunidade (pág. 2) e para a seção Me Leva Brasil (pág. 4), que serão fixas em cada edição

Anúncios: o pé da página será destinado a anúncios, que poderão formar um rodapé na página com a altura máxima de 5 cm.

Página 2
A página 2 terá parte de seu espaço ocupado da seguinte forma:

Editorial: texto assinado, onde expressaremos nossa opinião sobre o projeto e o principal assunto em pauta. Terá foto 3/4 do editor do caderno e ocupará 4 colunas do lado esquerdo superior da página. O editorial terá título e olho para “quebrar” o texto.

Palavra do Leitor: espaço destinado às opiniões, críticas e sugestões dos leitores que serão enviadas por cartas, para o endereço do jornal, para o e-mail
superfimdesemana@yahoo.com.br, pelo telefone 3369.3939 ou fax 3369.3950. Ocupará 3 colunas do lado direito da página. Nesse espaço vamos manter a interatividade com o leitor, conhecer o perfil e atender às demandas desse público. Porém, a cada edição faremos uma enquete com alguns leitores, que constituirá todo o conteúdo da edição piloto. Nas demais edições, o espaço também será aberto para as cartas, e-mails, etc. As formas de contato sempre deverão ser disponibilizadas em destaque.

Lazer e Oportunidade: espaço destinado a artigos escritos por especialistas, com foto do autor, para tratar de assuntos relacionados à pauta de cada edição do caderno, sendo que o principal intuito desse artigo será prestar serviço aos leitores, dar dicas de como aproveitar, programar um passeio turístico e até ganhar dinheiro com o turismo. O objetivo dessa coluna é abrir espaço para futuros parceiros e anunciantes do caderno. A coluna será assinada, ocupará 4 colunas e virá abaixo do editorial.


Box Explicativo – Quando for necessário, esta coluna deverá vir com um box explicativo que resuma dados, contatos e informações de destaque da edição.

Expediente: virá na parte inferior direita da página, com o nome dos diretores do Super Notícia, editor-chefe do caderno, repórteres, diagramação e endereço de correspondência do jornal.

Página 3
Matéria Principal: é o texto de destaque da edição e será distribuído em 3/4 da página, na parte superior, com 2 fotos que ocupem 3 colunas. Além disso, a matéria terá 2 retrancas. Nesse espaço, o destaque sempre será para Turismo Ecológico ou Cultural, no interior do Estado ou na Região Metropolitana de BH, com o valor de passeios em até R$ 500,00. O objetivo dessa matéria será trazer opções de passeios turísticos, com descrição do local, atrativos turísticos, informações sobre hospedagem, alimentação, como chegar, etc.

Matéria Secundária: a parte inferior da página terá 1 matéria secundária (de 2 colunas), do lado direito. Se a matéria principal for sobre Turismo Ecológico, a matéria secundária será sobre Turismo Cultural e vice-versa. Essa é uma forma de mostrar ao leitor que ele tem outras opções para descansar, divertir e obter conhecimentos. Neste espaço, também podemos explorar o turismo local de Belo Horizonte como museus, parques e praças.

Circuitos Turísticos: Em Minas Gerais temos 54 circuitos turísticos. Os dez mais conhecidos são: Circuito das Águas, dos Lagos, do Diamante, do Ouro, das Malhas, das Grutas, Tropeiros de Minas, das Pedras Preciosas, Serras e Cachoeiras e Canastra. Essa seção será fixa, com foto, do lado inferior esquerdo, destinada a divulgação desses circuitos turísticos. Este espaço vai ocupar 3 colunas da página. O objetivo dessa seção é mostrar um pouco da história, curiosidades e cultura de cada circuito turístico do Estado, para despertar o desejo no leitor de conhecer esses lugares.

Anúncios: o canto inferior direito será destinado a anúncios (2 colunas) com a altura máxima de 10 cm.

Contracapa
Giro:
será a editoria da página 4. Terá 2 matérias de serviço, do lado esquerdo, ambas terão foto (ocupando 2 colunas). O espaço terá como pautas: festas religiosas, agropecuárias, exposições e outros eventos que possam atrair turistas nas regiões onde o jornal circula. O objetivo dessa seção é divulgar as festas, os eventos turísticos do Estado e as oportunidades de trabalho geradas nesses eventos, sendo mais uma opção de lazer e turismo para o leitor desfrutar nos momentos de folga (fim de semana, feriados).
Agenda da Semana – Virá abaixo da matéria principal de serviço e terá 3 chamadinhas para eventos, ao longo da semana, em cidades diferentes. O objetivo é cobrir todo o Estado.

Super Curioso: o lado inferior direito terá uma seção fixa de curiosidades sobre turismo como cidades históricas, festas agropecuárias, carnaval, o santo do dia, etc. Terá uma foto ilustrativa sobre o assunto abordado, ficará dentro de um box com retícula colorida e ocupará 3 colunas da página. O objetivo dessa seção é mostrar as curiosidades que existem dentro do turismo e divulgar um pouco de informação e cultura.

Me Leva Brasil: o lado direito da página terá uma seção fixa, de 3 colunas, com foto e trará matérias para divulgar opções turísticas de cidades no litoral ou em outros estados que mereçam destaque por suas particularidades e atrativos. Uma vez por mês, a edição trará uma cidade de Minas Gerais.

Anúncios: o pé da página será destinado a anúncios, que poderão formar um rodapé na página com a altura máxima de 5 cm.