terça-feira, 31 de julho de 2007

TURMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: BENCHMARK - COMO ACONTECE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS?

Olá, caros alunos de Relações Públicas do Centro Universitário Newton Paiva, disciplina de Jornalismo Empresarial, manhã e noite. Sejam bem vindos ao nosso blogger para projetos especiais.

Neste espaço, vocês deverão publicar um comentário com a análise da comunicação realizada na empresa onde você trabalha ou já trabalhou, ou ainda uma empresa do ramo de comunicação que você tenha acesso fácil para pesquisar e reunir material para nossa mostra em sala de aula.

Em seus comentários, sempre indique no título: turno do curso e nome do aluno responsável pelo comentário.

Seu texto deve falar qual a empresa escolhida, em que setor atua, o que produz ou que serviço presta, em que região, para que tipo de clientes, porte da empresa, idéia de número de funcionários. Em seguida, fale sobre como a empresa faz a comunicação com seus diversos públicos: funcionários, clientes, parceiros, governos, imprensa. Conte se a empresa faz uso de tecnologias de comunicação, quais? Dga se a empresa investe em jornais, revistas, sites, intranet, extranet, catálogos, anúncios, se tem papelaria interna com logomarca timbrada, enfim, se participam de eventos do setor, se promovem projetos sociais ou ambientais, se apóiam e oferecem serviços públicos. E tente expressar sua opinião no final dizendo aos colegas o que acredita que é falho e necessita de melhorias no processo comunicativo da empresa.

Com esta primeira atividade (VALOR 5 PONTOS) estaremos treinando o português, além de partilhar com todos os colegas análises importantes sobre peculiaridades de várias empresas que atuam no mercado, ampliando a visão do profissional de Relações Públicas e o deixando antenado para as oportunidades deste mesmo mercado.

Não esqueça de trazer peças produzidas pela empresa para a nossa próxima aula dia 8 de agosto (aula 2), onde faremos uma exposição das diversas peças usadas no mundo dos negócios para tornar a comunicaçao cada dia mais eficaz ! (servem jornais da empresa, anúncios, folderes, revistas, imagens do site, papel timbrado, cartão de visitas, envelopes, portifólios, press kit, brindes, cartazes de eventos, fotos de eventos, clippings, midiatraining, enfim, traga o máximo de material possível).

Caprichem!

Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
bia@goulartgrossi.com.br