sexta-feira, 24 de agosto de 2007

TURMA DE RP - ASSESSORIA À IMPRENSA

Olá, turmas de RP - manhã e noite!

De modo geral, fiquei bastante satisfeita com os resultados e retornos dados por todos os alunos de ambas as turmas manhã e noite em relação à primeira atividade aqui no blogguer e à mostra que fizemos em sala. Pudemos conhecer na prática o que as empresas dos mais variados setores estão fazendo em termos de comunicação. Atividades já foram todas comentadas no blogguer.

Agora vamos avançar mais um pouco. E atenção às regras, ok?

Como vimos até aqui, a Comunicação dentro das empresas tem acontecido de maneiras diferentes, em graus diferentes. Algumas adotam uma ação mais estratégica, já incluindo peças e ações nas áreas visual, institucional, mercadológica, inclusive na área de assessoria à imprensa. Outras ainda fazem serviços esporádicos, contratação para circunstâncias específicas, sem um planejamento integrado, por isso ainda disperdiçam muitos esforços e recursos, deixando de obter resultados mais duradouros e abrangentes.

Daí a importância de conhecermos as áreas da comunicação, para sabermos criar ações e peças adequadas dentro de nossas empresas, como comunicadores que encontram nestas estratégias soluções para problemas internos ou externos na organização.

Só assim, a comunicação, com soluções inteligentes, integradas, passará a produzir os frutos necessários para ganhar credibilidade junto a seus públicos, junto aos empregadores e também junto à sociedade, avançando para uma posição estratégica dentro das empresas.

É por esta razão que venho pedir a todos os alunos mais uma pesquisa de campo, para iniciarmos os estudos em relação à Assessoria à imprensa.

Atividades:

Você deverá fazer as duas atividades abaixo e postar aqui no blogguer para ampliar conhecimentos de toda sua turma. Atividades propostas para estudo no blogguer:

1) Com base na leitura do livro De cara com a mídia, de Francisco Viana, que foi tema de nosso seminário em agosto, entreviste um assessor à imprensa de uma empresa turística e traga informações sobre: O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos? Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Cuidados que se tem que tomar? Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária? Fazem clipping? Realizam midiatraining? Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos? O que a empresa ganha com as ações da área? Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno? Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Não esqueça de dar nome completo do assessor, nome da empresa e também contatos, para fazermos divulgação a todos, certo? Mínimo 20 linhas. Valor 2,5.

2) Visite pelo menos 4 sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet. Descreva-as, revelando qual tem sido a estratégia no site para envio de informações ao jornalista: fazem menu com releases? Postam boletins ou jornais no ambiente on line? Cadastram para envio de newsletteres? Qual a periodicidade? Analise e descreva a qualidade das informações disponibilizadas via newsletteres na sua opinião (qualidade gráfica da peça, qualidade da organização dos conteúdos por seções ou colunas, qualidade das informações apresentadas, periodicidade, conforme critérios de noticiabilidade) ? Mínimo 20 linhas. Valor 2,5.

Atividades no blogguer são opcionais:

Os alunos deverão realizar as propostas no blog, conforme prorrogado em sala de aula, até 12/09 (impreterivelmente).

Os alunos só serão avaliados se fizerem sua identificação do modo indicado: nome completo, curso/turno. Ao postar, se dispõem e autorizam automaticamente a receber comentários via blog público, aberto a todos, para ampliar nossa aprendizagem.

Caso desejem entregar na versão impressa, deverão respeitar a mesma data (05/09), em sala de aula, direto pra professora, também individual.

Critérios de avaliação:

Português correto (acentuação, crase, concordância, uso de preposições, conjunções, frases com sentido lógico claro), boa estrutura do texto com início, meio e fim, credibilidade e originalidade do conteúdo, completude da resposta em relação ao que se pede, riqueza de dados expostos para aprendizagem de toda a turma.

TURMA DE TURISMO - ASSESSORIA À IMPRENSA

Olá, turma. Fiquei muito feliz com a mostra que fizemos.

Pudemos conhecer na prática o que as empresas turísticas estão fazendo.
Vou comentar a primeira atividade até domingo, ok?

Agora vamos avançar mais um pouco.

Como vimos até aqui, a Comunicação dentro das empresas turísticas tem acontecido de maneiras diferentes, em graus diferentes. Algumas adotam uma ação mais estratégica, já incluindo as assessorias à imprensa. Outras ainda fazem serviços esporádicos, contratação para circunstâncias específicas, sem um planejamento integrado, por isso ainda disperdiçam muitos esforços e recursos, deixando de obter resultados mais duradouros e abrangentes. Daí a importância de conhecermos as áreas da comunicação, para sabermos demandar ações e peças adequadas dentro de nossas empresas, como turismólogos que fazem a diferença. Só assim, o turismo em Minas Gerais, ganhará cada dia mais o "driver" necessário para ocupar o espaço que lhe é de direito no Brasil, quiçá no mundo, certo?

É por esta razão que venho pedir a todos os alunos mais uma pesquisa de campo, para iniciarmos os estudos em relação à Assessoria à imprensa. Você poderá escolher uma das opções abaixo e postar comentário aqui no blogguer para ampliar conhecimentos de toda sua turma.


Atividades propostas para estudo no blogguer

1) Com base na leitura do livro De cara com a mídia, de Francisco Viana, que será tema de nosso seminário nos dias 05/09/07 e 12/09/07, bem como conteúdo da nossa prova no dia 19/09, entreviste um assessor á imprensa de uma empresa turística e traga informações sobre: O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos? Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Cuidados que se tem que tomar? O que a empresa ganha com as ações da área? Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Não esqueça de dar nome completo do assessori, nome da empresa e também contatos, para fazermos divulgação a todos, certo? Mínimo 20 linhas.

2) Entre em pelo menos quatro sites de diferentes tipos de veículos de comunicação de massa,(um impresso, um televisivo, um radiofônico, um digital) como Tv Globo, Tv Bandeirantes, Tv Record, Tv Futura, Tv Alterosa, Jornal Estado de Minas, Hoje em Dia, Tempo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Rádio Brás, Agência de Notícias REuters, Rádio CBN, REvista VEja, Revista Isto é, Revista Sagarana, Sites de turismo(ABBTur e outros), Ministério do Turismo, etc. Pesquise tipos de matérias na área de turismo, valores que estão sendo cobrados no comercial, formas, custos e tipos diferentes de se anunciar (anúncio, merchandising, apoio, parceria, banner, pop up, páginas inteiras, etc). Relate o que descobriu, o que percebeu, o que achou interessante, sites que disponibilizam preços, veículos que não entram nesta questão. Mínimo 20 linhas.

Estas atividades são opcionais:
Os alunos que realizarem uma ou outra destas propostas no blog estarão concorrendo a 2 pontos em cada uma delas, já referentes à avaliação que será realizada no dia 19/09. Só serão avaliados os alunos que fizerem sua correta identificação: nome completo,turma e turno.

Ao postar seu comentário, o aluno automaticamente se dispõe e autoriza a postagem de comentários e críticas da professora, via blog público, aberto a todos, para ampliar nossa aprendizagem. Valor de cada atividade se postadas até 06 de setembro (2 pontos).

Alunos que não postarem atividades neste ambiente, farão a prova normalmente, concorrendo ao valor integral, previstos no cronograma.


Critérios de avaliação:
português correto (acentuação, crase, concordância, uso de preposições, conjunções, frases com sentido lógico claro), boa estrutura do texto com início, meio e fim, credibilidade e originalidade do conteúdo, completude da resposta em relação ao que se pede, riqueza de dados expostos para aprendizagem de toda a turma.