Olá, turma.
Os comentários avaliativos foram retirados do ambiente para avaliação depois do prazo super-estendido!
Depois retorno com os feedbacks, certo?
Atenciosamente,
Ana Beatriz Goulart Pereira
professora Turismo e RP
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
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3 comentários:
BEATRIZ,
Infelizmente só obtive resposta de uma das entrevistas que realizei, hoje. Portanto, estou postando somente agora. Mesmo com atraso, quero postá-la, pois acho interessante que os demais alunos vejam. Trata-se de uma entrevista realizada com a assessoria à imprensa do Clube Atlético Mineiro.
Obrigada,
Fernanda Rabelo - 5º período RP/Noite
Assessoria à Imprensa: Clube Atlético Mineiro
Cássio Etienne Arreguy Corrêa é graduado em jornalismo e pós-graduado em Jornalismo e Práticas
Contemporâneas. Trabalhou como repórter de cidades do Jornal Hoje em Dia, foi apurador na TV Bandeirante, produtor, repórter e apresentador na TV Horizonte. Atualmente, trabalha como assessor de Imprensa do Clube Atlético Mineiro.
Há quanto tempo trabalha com assessoria à imprensa? Há quanto tempo desenvolve esse trabalho nesta empresa?
No Atlético estou desde maio de 2004. Antes já havia desempenhado a função como free-lance na Usiminas, além de fazer trabalhos paralelos de assessoria de imprensa para pessoas particulares.
Há quanto tempo a empresa que você trabalha está no mercado?
O Clube Atlético Mineiro é uma instituição quase centenária, mas há apenas dez anos tem um setor de assessoria de imprensa organizado.
Quanto ela investe em mídia anualmente?
Não há uma verba específica destinada à mídia, tudo depende de fatores específicos de um clube de futebol, o que difere do trabalho feito em empresas.
O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona e quais são os seus objetivos?
A assessoria de imprensa num Clube de futebol lida com uma situação peculiar. Enquanto em uma empresa comum há uma necessidade de se buscar a mídia incessantemente e, as dificuldades são enormes, no caso de um clube de futebol, há o assédio diário da imprensa, seja ela local, nacional ou até mesmo do exterior. O trabalho é dobrado, primeiro, para se conter a avalanche de notícias sobre a instituição, muitas delas sem fundamento; depois, para buscar espaços para os outros setores do clube que não o futebol.
Qual a sua rotina como assessora à imprensa?
Tratar diariamente com a imprensa que cobre o dia-a-dia do Atlético, hora na sede social, hora no Centro de Treinamento. Sem contar o uso do telefone celular, que hoje é instrumento essencial para o nosso trabalho.
Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Pelo fato de já ter passado por redações, fica mais fácil lidar com os colegas. Há entrosamento e respeito, embora os interesses sejam, muitas vezes, conflitantes; o que gera insatisfação e, às vezes, algum desentendimento. Mas tudo administrável, até porque há uma interdependência entre as partes.
Quais veículos se prioriza? Por quê? Qual o melhor veículo de comunicação para a empresa trabalhar? Por quê?
A prioridade de algum veículo depende do objetivo. Na maioria das vezes, a preocupação é justamente atender a todos de maneira igual, sem configurar privilégio, mas é lógico que temos noção de quais têm maior alcance, credibilidade e influência. Temos ótima relação com todos, o que muda é a forma de tratar determinados assuntos, o que exige habilidade no relacionamento.
Quais as vantagens que uma assessoria à imprensa traz para a empresa? O que a empresa ganha com as ações da área? Que cuidados deve se tomar?
As vantagens são as de proporcionar a canalização das informações, evitando, na medida do possível, que as notícias saiam sem controle. Permite, também, que busquemos os veículos quando temos algum interesse, e o relacionamento cordial e respeitoso facilita. A empresa ganha a partir do momento em que há um setor composto por profissionais da área, que conhecem o funcionamento
dos veículos e que cultivam um relacionamento satisfatório.
Quais têm sido as peças e as ações utilizadas pela assessoria à imprensa
em sua rotina diária?
Como disse, a rotina da assessoria em um Clube é diferente, justamente por sermos muito mais receptivos. Muitas vezes gastamos o tempo "apagando" incêndios, o que pode atrapalhar as demais ações.
Fazem clipping? Realizam midiatraining? Tem mailing especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos? Como acontecem esses processos?
Temos um clipping eletrônico, feito por uma empresa especializada, mas fazemos um clipping diário, com as notícias que saem sobre o Atlético em todos os veículos do Brasil, fora o acompanhamento do noticiário de rádio e TV. Também gravamos esses noticiários, que podem ser requisitados por qualquer setor do Clube. Possuímos mailing especializado em esportes, economia, negócio e outras áreas que posam servir aos interesses da instituição. Enviamos releases diariamente, sobre os principais assuntos relativos ao Clube.
Qual o impacto e relacionamento da assessoria à imprensa com diretoria e
público interno?
Temos respaldo e apoio incondicional da diretoria, que nos consulta e utiliza os nossos serviços diariamente, assim como os demais departamentos e setores, que fazem da assessoria de imprensa o principal canal de comunicação com o público externo.
Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
É difícil citar um caso, já que nosso desempenho diário tem sido de suma importância e relevância. Mas o retorno que temos da imprensa em geral nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.
Fernanda Rabelo - 5º período RP/Noite.
CONTATO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO: Cássio Arreguy Corrêa
e-mail: cassio.arreguy@galo.com.br
ok, FErnanda. Bacana ter buscado a entrevista,principalmente por ser de segmento ainda não abordado. Os programas, cadernos e editorias de esportes têm como principal foco de atenção o futebol. Por isso, como diz o Cássio, as demandas são diárias e a boataria gera os tais "incêndios" a que ele se refere. Muito trabalho, todos os dias! Parabéns!
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