terça-feira, 31 de julho de 2007

TURMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: BENCHMARK - COMO ACONTECE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS?

Olá, caros alunos de Relações Públicas do Centro Universitário Newton Paiva, disciplina de Jornalismo Empresarial, manhã e noite. Sejam bem vindos ao nosso blogger para projetos especiais.

Neste espaço, vocês deverão publicar um comentário com a análise da comunicação realizada na empresa onde você trabalha ou já trabalhou, ou ainda uma empresa do ramo de comunicação que você tenha acesso fácil para pesquisar e reunir material para nossa mostra em sala de aula.

Em seus comentários, sempre indique no título: turno do curso e nome do aluno responsável pelo comentário.

Seu texto deve falar qual a empresa escolhida, em que setor atua, o que produz ou que serviço presta, em que região, para que tipo de clientes, porte da empresa, idéia de número de funcionários. Em seguida, fale sobre como a empresa faz a comunicação com seus diversos públicos: funcionários, clientes, parceiros, governos, imprensa. Conte se a empresa faz uso de tecnologias de comunicação, quais? Dga se a empresa investe em jornais, revistas, sites, intranet, extranet, catálogos, anúncios, se tem papelaria interna com logomarca timbrada, enfim, se participam de eventos do setor, se promovem projetos sociais ou ambientais, se apóiam e oferecem serviços públicos. E tente expressar sua opinião no final dizendo aos colegas o que acredita que é falho e necessita de melhorias no processo comunicativo da empresa.

Com esta primeira atividade (VALOR 5 PONTOS) estaremos treinando o português, além de partilhar com todos os colegas análises importantes sobre peculiaridades de várias empresas que atuam no mercado, ampliando a visão do profissional de Relações Públicas e o deixando antenado para as oportunidades deste mesmo mercado.

Não esqueça de trazer peças produzidas pela empresa para a nossa próxima aula dia 8 de agosto (aula 2), onde faremos uma exposição das diversas peças usadas no mundo dos negócios para tornar a comunicaçao cada dia mais eficaz ! (servem jornais da empresa, anúncios, folderes, revistas, imagens do site, papel timbrado, cartão de visitas, envelopes, portifólios, press kit, brindes, cartazes de eventos, fotos de eventos, clippings, midiatraining, enfim, traga o máximo de material possível).

Caprichem!

Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
bia@goulartgrossi.com.br

128 comentários:

Anônimo disse...

A empresa escolhida por mim é a FIAT AUTOMÓVEIS, atua no setor automotivo na produção de carros e veículos comerciais leves na fábrica de Betim/MG, seus produtos são comercializados em todo o território nacional através de escritórios regionais nos principais estados.
Tem como clientes finais: pessoas físicas, empresas privadas e instituições públicas. É uma empresa de grande porte com mais de 10.000 funcionários.
A comunicação interna é feita através de várias revistas (Fiat em família, Expresso Fiat e Fiat News), de um site intranet "Interativa Fiat" e numerosos quadros de avisos no interno da fábrica e das outras áreas da empresa.
A comunicação para clientes é feita através do site Internet, de publicidade institucional e dos produtos comercializados e serviço de atendimento ao cliente (0800) e através de ações de comunicação direcionadas (telefone, cartas).
A comunicação com os parceiros (concessionários e fornecedores) é feita por meio de um site particular especificamente criado para a troca de informações nesse setor.
Para a comunicação com a imprensa a Fiat mantém em São Paulo e Betim escritórios de Assessoria de imprensa e em seu site tem uma sessão específica com notícias e informações dedicadas (Fiat Press).
Além do que já foi citado, a Fiat utiliza de tecnologias como vídeo e áudio conferência para encontros de trabalho com a matriz na Itália (Torino) e com outras sedes no mundo (África do Sul, Índia, Turquia, Argentina). Também produz internamente vídeos destinados a várias finalidades (treinamento de funcionários, lançamento de produtos, comunicação a concessionários, eventos vários).
Para a impressão de toda a documentação e material de divulgação a Fiat utiliza papel reciclado e timbrado com logomarca feito na papelaria interna.
A empresa é membro da ANFAVEA (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) e participa de todos os eventos do setor.
Enfim, a Fiat patrocina e apóia vários projetos sociais (Árvore da vida, Oficina da ópera, entre outros), Culturais (destaque para a Casa Fiat de Cultura em Nova Lima) e Ambientais (ISO 14001, coleta seletiva e tratamento de água). >>Maiores detalhes: www.fiat.com.br na sessão Fiat Cidadã.
Sou muito suspeita para fazer qualquer tipo de comentário em relação a Fiat, pois é um assunto que faz parte do meu dia-a-dia mesmo não sendo funcionária. Tendo todas as informações que tenho e sabendo de todos os prêmios de comunicação que a empresa recebe anualmente poderia dizer da incansável busca da Fiat pela melhoria e eficácia da comunicação interna e externa, seja através de novas tecnologias que de funcionários capacitados e treinados.
Hoje, não tenho conhecimento de falhas no processo de comunicação da Fiat, com certeza deve existir algum ponto a melhorar, contudo, continuo desejando um dia fazer parte desta família.

EDILANE
5° período/RP/manhã

Anônimo disse...

A empresa escolhida chama-se GELTH Sistemas Eletrônicos LTDA, uma empresa de pequeno porte que conta com o apoio de 35 funcionários que atuam no setor de prestação de serviços e fabricação de produtos para o setor de mineração, ferrovia e terraplanagem em todo território nacional.
È uma empresa com certificado ISO 9000/9001 atendendo clientes de grandes mineradoras e prestação de serviços na área de eletrônica, elétrica e mecânica industrial.
A empresa produz equipamentos eletrônicos como: Balança Eletrônica para Carregadeiras e Caminhões Fora de Estrada, Sistema de iluminação com utilização de LED, Sistema de Descarrilamento, etc.
A Geth faz uso da tecnologia de comunição por meio da Internet, vídeo institucional e investem em Revistas (propagandas e entrevista), sites, catálogos e tem a participação em feiras e exposições.
A comunicação interna da empresa é feita através de quadro de avisos, reuniões e e-mails.
A comunicação com os clientes, os parceiros e com o governo é feita através de correspondências, telefone, e-mails, fax e Internet.
Para a impressão de toda a documentação e material de divulgação da empresa, a Geth utiliza papel timbrado com logomarca. Sendo que toda a parte de papelaria que não é utilizada e não tem mais serventia é reciclada e doada para a ASMARE (Associação de Catadores de Papel).
Enfim, a organização não promove projetos sócias, projetos ambientais como também não apóiam e nem oferecem serviços públicos. Maiores informações e mais detalhes, visite o site: www.gelth.com.br

Tendo conversado com o RH e com o Gerente Administrativo Financeiro da empresa, acredito que é falho e necessita de melhorias a parte de se diz respeito às reuniões (comunicações internas).
As reuniões são feitas por setores e cada gerente faz sua reunião com sua equipe de trabalho. Acredito que para uma melhor comunicação dos acontecimentos internos e externos da empresa deva ser passado para todos os funcionários.
Sugiro então uma reunião coletiva quando houver mudanças dentro da empresa ou algum acontecimento que possa motivar seus funcionários, já que se trata de uma empresa de pequeno porte “ainda”. Isso ajudará com que não fique nenhuma informação somente entre os gerentes e diretores da empresa e “entre linhas” para os funcionários fazendo com que eles se sintam excluídos de qualquer tipo de informação e acontecimentos que estão ocorrendo dentro da empresa. Com essa reunião coletiva, irá gerar cada vez mais a satisfação de seus funcionários, fazendo com que eles se sintam parte integrante e importante dentro da instituição sendo que todos trabalham para um mesmo objetivo: o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Janaina Gomes
5º Perído/RP/Manhã

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Muito bom Janaína. E se você pensar bem, um jornalizinho interno, uma reformulada nos murais, uma repensada na intranet, criação de um blogguer ou newsletter seriam excelentes e simples soluções, não é?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Edilane, a Fiat é mesmo um case sensacional. Vamos tornar a visitar esta empresa esse semestre, se Deus quiser! Aprendemos muito no semestre passado, quando nos reciclamos com uma bela turma da comunicação que nos falou com muito carinho no projeto de Visitas Fiat Ponta a Ponta, guiado por filhos de funcionários. ´Vamos nos programar!

Anônimo disse...

O Centro Automotivo Minas Pneus é uma das maiores revendedoras de pneus BRIDGESTONE/FIRESTONE em Minas Gerais, uma das maiores recordista de vendas do Brasil, com sete lojas sendo 3 em Belo Horizonte e 4 em Salvador-BA, ela atua no setor automotivo com o mais completo e diversos produtos e serviços de mecânica de automóveis. Possui 175 funcionários e o seu perfil de público alvo destina a 80% masculino e 20% feminino, com a faixa etária entre 21 a 60 anos de idade, entre as classes A, B e C.
Hoje a empresa investe pesado em tecnologia, ela utiliza como panfletaria interna com logo da empresa envelopes, papel timbrado, ordem de serviço, ordem de compra e outros formulários contínuos. A empresa visa manter comunicação integrada para estabelecer um relacionamento gratificante com os seus clientes, também dispõe de brindes, jornal da empresa que são distribuídos para os clientes, parceiros e fornecedores, como bonés, camisas e canetas, além disso, várias campanhas são realizadas em parceria com a Bridgestone Firestone do Brasil em períodos de maior demanda, como campanha de férias.
A empresa busca estreitar relacionamentos com seus parceiros através de campanhas publicitárias cooperadas e participações em eventos, feiras e palestras, possuem várias ferramentas para estreitar relação com os clientes, como Plano de Manutenção Preventiva disponível em todas as lojas, o check list contendo 23 itens do veículo, todos os clientes são cadastrados no sistema EXPRESS, o próprio sistema gera um mailing através da ferramenta Marketing Básico com o perfil de cada cliente, há também pesquisas de satisfação feitas nas lojas. A Minas Pneus também investe em campanhas publicitárias, website, intranet, quadro de aviso, jornais, propagandas televisivas, outdoor, placas indicativas, catálogos, anúncios, folderes, entre outros.
Enfim: Na minha opinião a Minas Pneus é uma empresa de sucesso, porém, se tratando de uma empresa familiar, encontramos algumas divergências, pois não possui um setor de comunicação, quem cuida dessa área é o departamento de marketing, não há um investimento na comunicação, tornando deficiente esse segmento, pois a direção é resistente a mudança, acredito que uma contratação de um bom profissional qualificado e competente iria tornar relevante esse processo de adaptação, propondo melhorias futuras, pois, a comunicação é primordial e consequentemente aumentaria o market share da empresa.

MICHELLE SIMAS LOPES
5º PERÍODO/ RP/ MANHÃ

Anônimo disse...

A Agência Experimental de Relações Públicas – AGERP é um setor do Centro Universitário Newton Paiva, situa-se na Rua Serra negra, 1994 – Caiçara, Belo Horizonte.
Trata-se de uma agência que têm o propósito de estimular a produção do conhecimento por meio de atividades extracurriculares, um espaço que proporciona aos alunos condições de aplicar a teoria na prática, com empresas reais, permitindo o contato com a realidade de mercado e um melhor aperfeiçoamento profissional, e fortalecendo as relações entre escola, aluno e mercado.
Na agência são desenvolvidos projetos nas áreas de comunicação em que professores, alunos e profissionais da área atuam no mercado nas atividades de elaboração, planejamento e execução de projetos, desenvolvimento de ações de comunicação interna, realização de diagnóstico empresarial, elaboração de pesquisa, desenvolvimento e atualização de mailling, programas de relacionamento e desenvolvimento de prestação de serviços de mestre de cerimônias, organização de eventos, cursos de extensão de curta duração.
A AGERP possui três profissionais de Relações Públicas, dez estagiários (acadêmicos de Relações Públicas).
A agência atua em Belo Horizonte e região, e possui contato com outras instituições de ensino de outros estados para a troca de informações e conhecimento. Os clientes atendidos pela AGERP são empresas de pequeno e médio porte, sob coordenação e supervisão de funcionários com atuação dos estagiários da agência.
Seu público alvo são os alunos de Relações Públicas da Newton Paiva, onde é usada a comunicação através de e-mail, cartazes, newsletter, face a face, e informações passadas através do site da Newton Paiva, como a agência possui um quadro pequeno de funcionários a comunicação é feita face a face e através de e-mail, os clientes e parceiros recebem mala direta, contato por telefone e e-mail, são feitas também pesquisas periodicamente, a comunicação integrada da Newton Paiva que tem o contato com a imprensa, a mesma é responsável pelos anúncios impressos, internet entre outros.
A Agencia participa de eventos no setor como o EXPOCOM, ABRP, INTERCOM, INICIACOM, ABERJE, onde seu trabalho foi reconhecido e merecedor de prêmios. A AGERP participa e assume o compromisso com o desenvolvimento social, através do Newcine Social que tem a finalidade de proteger idéias e discussões, além de proporcionar interação entre a instituição, os acadêmicos e públicos a serem atingidos.
Na minha opinião a agência tem uma comunicação eficaz com seus públicos, principalmente com o público alvo (alunos), pela facilidade de interação entre eles e pela clareza que é passada as informações.


Kenelly
5º período/RP/Manhã

Anônimo disse...

A empresa que escolhi foi a Sociedade Educacional Soma,que durante cinco meses fiz estágio como telemarkenting receptivo.Encontra-se na região central de Belo Horizonte, atua no setor de educação há 19 anos oferecendo ensino médio e pré-vestibular com intensivo,extensivo,superintensivo,CEDI (curso especifico por disciplina) e revisão final . Atualmente é uma empresa reconhecida no mercado, pela excelência de professores,materiais, boa localidade,projetos pedagógicos,tecnologias , infra-estrutura moderna e pelo seu tradicionalismo.
É uma empresa de grande porte com quadro de funcionários e estagiários também grande dividido em vários departamentos, como setor administrativo, comunicação, call center, núcleo de psicologia, laboratório de informática, entre outros.
A empresa utiliza os recursos tecnológicos na divulgação dos seus serviços, através de propagandas na televisão, rádio, outdoor, site, revistas e jornais.
A comunicação interna é feita por comunicados escritos, como jornalzinho institucional-Somando, circulares, caderno de informações, intranet, mural e face a face através de reuniões e treinamentos. A papelaria é toda com a logomarca da empresa e faz o uso de papel reciclável.
Possui projetos como: Saúde e Vida, Educação Ambiental, Gincana Cultural e Amostra Cultural que são realizados pelos alunos do Ensino Médio com objetivo de despertar nos alunos as atividades culturais, socais e artísticas. Com campanhas de alimento, de agasalho o Soma beneficia entidades carentes e estimula no aluno, o exercício consciente da cidadania.
Com a minha vivência na instituição e como futura profissional de comunicação percebi falhas.Por exemplo: como sendo uma empresa muito tradicional na gestão, os diretores são mal vistos pelos funcionários pelo autoritarismo, os coodernadores que na maioria são parente de alguém da diretoria além de não repassar as informações necessárias são ineficientes em suas atividades. Os estagiários não recebem nenhum estimulo em suas funções, há grande rotatividade de funcionários, ocorre furos nas informações pela falta de gerenciamento.O Jornalzinho-Somando é muito fraquinho, tem excesso de informação a diagramação é ruim com letras pequenas, e os assuntos não são muito atrativos. As melhorias deveriam acontecer de cima para baixo começando com os diretores, conscientizando da importância de um dos seus maiores clientes: os funcionários. O departamento de comunicação deveria ser mais eficaz para repassar as informações internas e buscar inovações, ter mais criatividade tá tudo na mesmice,quem não conhece a propagando do Soma?e a músiquinha?hehehe,tem que reformular colocar gente nova tem um tempão que são as mesmas pessoas que diga de passagem,é a filha de uns dos diretores. .Enfim adorei trabalhar lá,foi meu primeiro estágio remunerado e posso dizer aprendi muito.

Ricardo disse...

boa noite, a empresa que vou citar aqui é uma lan house na qual tenho sociedade com meu irmão, iria colocar uma outra empresa, maior e que realmente trabalhasse a comunicação de uma forma mais eficiente e clara, mas como a bia mesma me disse quarta feira passada, no nosso primeiro dia de aula, toda empresa deve ter visionig, focusing e targeting. E a lan house, mesmo com pouco tempo de vida nao deixa de ser uma empresa e deve sim trabalhar a comunicação, mas sem mais enrolação.
A Lan House Friend´s Web se localiza no bairro Novo Eldorado em Contagem, já está no mercado á tres anos, no início, fez panfletagem, mas o forte mesmo da FW é a comunicação boca-boca, no seu espaço interno, tem um quadro onde constam informações para os clientes, alvará de localização, licença, etc, tem cartazes de refrigerantes na parede, e na porta de entrada adesivos da logomarca e nome da empresa.
Os únicos funcionários são os próprios sócios, que fazem o operacional, o tático e o estratégico.
A relação da FW com seus concorrentes é praticamente nula, ou seja, ela nao procura saber da concorrência, nem dos preços, serviços e produtos oferecidos por ela, hoje ela é conhecida dentro do mercado de lan´s de contagem, mas nao conhece as outras, o que pelo visto é uma falha, outras também ocorrem, como por exemplo o comodismo, ou seja, como os sócios tem um excesso de tarefas a serem feitas, nao tem tempo, força ou até mesmo ânimo pra trabalhar em um site por exemplo, um meio de comunicação que não iria acarretar custo algum pra lan, já que é complicado ter custos com comunicação, pelo fato dela ter outras prioridades, como o maquinário, os móveis, etc.
bom, espero ter passado bem o que acontece na Lan. Agora vamos ver no que que vai dar.
um abraço.

Ricardo Azevedo
5º RP / Manhã

Anônimo disse...

Escolhi o Centro Universitário Newton Paiva para realizar este trabalho de análise da comunicação organizacional. O Centro Universitário Newton Paiva atua no setor educacional privado, disseminando educação e formando pessoas socialmente responsáveis e preparadas para a inserção no mercado. A faculdade situa-se no bairro Caiçara, região noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo considerada uma organização de grande porte e tendo como público-alvo, jovens com o objetivo de ingressarem em um curso superior de qualidade.

A ferramenta de comunicação mais utilizada na instituição para atingir o público interno é os murais internos, pelo qual são divididos em institucional, espaço aberto e eventos. Os quadros institucionais servem como suporte para repassarem todas as informações acadêmicas aos alunos, como por exemplo, período para efetivação da matrícula e rematrícula, atraso de boleta, prazo de inscrições e renovação dos programas FIES e PROUNI que são programas que a instituição adotou, informação sobre período de recesso, divulgação de cursos de extensão que a própria instituição oferece e também são divulgados nos murais institucionais e nos totens as campanhas institucionais, que são cartazes informando sobre os cursos de extensão, sobre rematrícula e campanhas de boas vindas e de datas comemorativas. Os quadros de eventos servem para a divulgação de cartazes de todos os eventos que estão acontecendo em Belo Horizonte e algumas vezes em outros lugares também, tais como shows, palestras, seminários e viagens, estes cartazes ficam expostos durante 10 dias. O quadro espaço aberto é voltado para a divulgação de produtos e serviços, como vaga de transporte, vaga em república, aluguel de apartamento próximo á faculdade e aulas particulares. Lembrando que a instituição não tem nenhum tipo de vínculo relacionado a esses serviços, apenas cede o espaço para que as pessoas divulguem. Há também um quadro de avisos dentro da sala dos professores pelo qual são divulgados eventos e palestras nas áreas de diversos cursos, lembretes e comunicados oficiais da instituição. Toda sexta-feira é feito uma lista contendo todas as palestras e cursos que ocorrerão na próxima semana, o local, horário, os cursos que estarão presentes, o nome do coordenador do curso ou da palestra, e essa lista é distribuída em todas as portarias da faculdade e na sala dos professores, visando expandir a informação em todos os setores para que todos possam ter conhecimento do que está ocorrendo dentro da organização e transmitam uma informação precisa para os alunos que perguntarem. As convocações para algum tipo de evento e reuniões entre coordenadores, professores e a diretoria são feitas através de uma carta que é emitida na Reitoria e encaminhada a Central de Relacionamentos para que sejam entregues em mãos. Outra ferramenta de comunicação são os cartões de aniversário destinados aos funcionários e alunos, e também tem a conversa com o reitor, que é o instrumento de comunicação que mais aproxima o público interno do Reitor da instituição através das perguntas que são escritas, colocadas na caixinha e encaminhada á Reitoria três vezes por semana, e também a conversa com o Reitor pode ser feita virtualmente, através do site da instituição. Tal instrumento faz com que alunos e funcionários se sintam mais próximos do nível mais alto da organização e mantenham de uma certa forma um contato direto. A comunicação entre os funcionários é feita através do e-mail, web mail e das cartas que são encaminhadas. Outra ferramenta bastante utilizada para comunicar com o público interno é o e-mail, pelo qual os alunos recebem um e-mail avisando de algumas mudanças que ocorrem na instituição, da data de matrícula e rematrícula, a biblioteca da instituição também faz uso do e-mail para avisar ao aluno de algum material que está pendente ou de algum livro que está disponível no acervo.
O instrumento de comunicação externa mais utilizado é o site da instituição, pelo qual sempre é atualizado e são colocadas absolutamente todas as informações da instituição, qualquer informação que o público externo queira saber sobre a Newton Paiva está contido no site. E este instrumento também é voltado para o público interno, pois é através do site que o aluno tem acesso e todas as informações precisas sobre o seu sistema acadêmico.
A instituição faz uso da tecnologia através dos laboratórios de informática que possui, do estúdio de rádio e TV, das salas multimídias, e dos aparelhos tecnológicos que são disponibilizados aos estudantes. E o próprio site da instituição também faz parte do investimento em tecnologia, adotou-se um novo sistema acadêmico mais avançado, visando proporcionar mais agilidade e disponibilidade de mais informações voltadas para os alunos. E o mais novo investimento é a implementação do Xerox digital, á princípio apenas um campus já faz uso de tal tecnologia, mas já estão trabalhando na implementação nos outro campus. A instituição investe bastante em revistas e jornais, pelo qual os próprios alunos do curso produzem o material e fazem as matérias, investem bastante nas campanhas do vestibular, o site é bastante atualizado. A instituição promove projetos sociais através dos seus núcleos, como por exemplo, o curso de direito tem o seu Centro Jurídico pelo qual atendem pessoas de baixa renda, outro núcleo que participa de projetos sociais é o Núcleo de Humanização do Trânsito, fazendo programas com flanelinhas, promovendo a educação infantil no trânsito e outros projetos, tem também a Clínica de Atendimento Multidisciplinar, pelo qual os alunos do curso de psicologia atendem e dão apoio a pessoas drogadas. Enfim, são uma série de programas criados pelos núcleos da instituição.
Como podem perceber, a comunicação da Newton Paiva busca sempre divulgar todas as informações acadêmicas aos alunos e funcionários e reserva um espaço para a divulgação de outras informações que não sejam relativas ao meio acadêmico, procurando sempre fazer com que a comunicação se desenvolva e que todos tenham conhecimento de diversos acontecimentos. Porém, percebo como falha a falta de divulgação dos núcleos da instituição, como por exemplo a Rede de Estágio e Empregos, o Ceju, o Ex New. Todos estes núcleos estão divulgados e bem explicados no site, mas fora isso não tem nenhuma divulgação, o que acaba fazendo com que muitos alunos não saibam da existência de tais núcleos. Outra falha que aponto é relacionada ao site da Newton Paiva, que é considerado difícil de mexer, inclusive o link do próprio sistema acadêmico que foi inovado está gerando muito transtorno, pois os alunos não conseguem acessar corretamente e também está ocorrendo muitos erros no sistema. Percebe-se também uma falha na divulgação das informações institucionais, inclusive já ocorreram várias vezes dos materiais de divulgação institucional chegar em cima da hora para serem divulgados.

Anônimo disse...

Thiago Carvalhaes / Relações Públicas / 5ºp.

Empresa Escolhida: Magnesita S.A.

A Magnesita S.A. é uma empresa privada, de capital nacional, dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários e prestação de serviços especializados dessa área.
Seis empresas constituem o Grupo Magnesita, são elas: Ikera, MSA Infor, Risa, Refratec e Magnesita Service em Minas Gerais e a Rasa na Argentina.
Fundada no ano de 1940 em Brumado - BA, a Magnesita possui sua matriz em Ipatinga e uma unidade fabril em Contagem - MG, a qual contém uma média de 2.500 funcionários.
Focando a unidade de Contagem, sabe-se que a empresa fabrica vários tipos de refratários para atender principalmente às indústrias metalúrgicas, de cimento e de vidro. Os produtos da Magnesita são basicamente tijolos refratários, minerais industriais, lingotamento de aço e refratários monolíticos. Estes, por sua vez, são consumidos no mercado nacional e internacional.
A Magnesita não possui um departamento exclusivo que trabalhe a comunicação interna e externa da empresa. A maioria de suas atividades no campo comunicacional são feitas pela gerente de Recursos Humanos e sua equipe formada em torno de 15 pessoas.
A comunicação interna pela Intranet disponibiliza quinzenalmente o formato eletrônico do jornal institucional “Informag Notícias”, contendo informações sobre comportamento humano, saúde, notícias a respeito de todo grupo empresarial, espaço reservado para a divulgação dos aniversariantes do mês e ainda uma coluna exclusiva aos funcionários para que possam publicar artigos próprios referentes a assuntos de interesse público. Seu formato impresso segue a mesma linha editorial e é fixado em um mural exclusivo situado no “Espaço Informag” que dispõe de dois computadores para uso dos funcionários.
A comunicação interna ainda se dá por meio de freqüentes reuniões, palestras com profissionais de renome no mercado pelo menos uma vez por mês, quadros de aviso, murais temáticos, cartões comemorativos, malotes de circulação interna, entre outros.
A comunicação entre os níveis hierárquicos é boa, as informações de interesse geral já não mais ficam restritas a um pequeno grupo gerencial.
A Magnesita faz periodicamente um clipping que é arquivado junto a outros materiais na biblioteca interna.
A comunicação externa através do site, disponibiliza informações institucionais e a respeito de seus produtos e serviços. O site possui um espaço para a interação dos funcionários, clientes e fornecedores. A assessoria de comunicação é formada por especialistas da área de engenharia e não conta com a parceria de profissionais de comunicação.
A empresa se comunica bem com a comunidade onde está inserida, mantendo assim um relacionamento harmonioso. Os trabalhos de responsabilidade sócio-ambiental são realizados, porém não divulgados.
Não há um trabalho efetivo para o reforço da marca. Existem assistentes técnicos que trabalham divulgando e apresentando os produtos e serviços da empresa.
O setor de papelaria da empresa personaliza com a logomarca todas as peças de comunicação, como cartões de visita, envelopes, malotes, malas-direta, etc.
O Sistema de Gestão da Qualidade implantado pela Magnesita ganhou certificado ISSO 9001.
Após esta análise do âmbito organizacional da Magnesita, nota-se que apesar da falta de um departamento de comunicação, a empresa se esforça para que as ações neste campo sejam efetivas. Se não há um processo de comunicação completo e abrangente que integre a empresa e seus envolvidos, provavelmente há problemas de relacionamento e transmissão de informações.
O site, assim como o jornal institucional podem ser melhor elaborados esteticamente, já o conteúdo é bom e criativo.
O desenvolvimento de programas que visem a valorização do funcionário e o reforço da imagem institucional através de campanhas públicas pode auxiliar no crescimento da empresa, pois apesar de ser conceituada e líder de mercado na América Latina, vale lembrar segundo Luiz Maris, o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã. É preciso investir cada vez mais em comunicação para que a empresa não se perca nos caminhos no mundo globalizado e competitivo dos dias atuais.

Amanda Marinho disse...

O objeto de estudo foi a Agencia experimental de Relações Publicas do Centro Universitário da Newton Paiva (AGERP) de porte médio localizada na rua serra negra 1994, caiçara.
Ela tem como objetivo proporcionar aos alunos condições reais de realizar projetos e colocar em pratica tudo aquilo aprendido em sala de aula, fazendo com que os alunos caiam no mercado de trabalho com uma certa experiência.
A agencia atua em vários segmentos de comunicação, como: Assessoria de comunicação, que visa informar ou melhor nortear a empresa a atingir o seu objetivo, esse trabalho é realizado na agencia pelos estrategistas. A Organização de cerimonial e eventos são organizados pelos estagiários e estrategistas que fazem toda a parte operacional exceto nos eventos institucionais que também é feita a parte de planejamento. Temos um projeto social que é chamado New cine social que acadêmicos do curso de RP levam uma sessão de cinema para as comunidades carentes, realizando comentários e um bate-papo no final do filme entre o comentarista e o publico. Realiza tambem diagnostico empresarial onde identificamos os problemas de uma determinada empresa e proporcionamos algumas soluções, elaboração de pesquisa e desenvolvimento de mailing.
A comunicação com os funcionários é feita através de e-mail, face a face e quadro de aviso, não é preciso mais que isso por haver poucos funcionários, que são três Relações Publicas e dez estagiários. Já com os clientes a comunicação é feita através de e-mail, mala direta, telefone e face a face, que são as reuniões que ocorrem com os clientes e parceiros, ela é feita pelos estagiários e sempre supervisionado por um Relações Publicas.
A AGERP desenvolveu uma serie de ações de comunicação interna com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o seu publico alvo que são os alunos, através de vários projetos , como; comportamento e atitude, mestre de cerimônia,campanha você viu, você leu ?, newslwtter, conexão RP entre outros.
A agencia usa a tecnologia através da internet, intranet, produção de spot e vídeos institucionais, possui também uma papelaria interna onde são desenvolvidos os envelopes e folhas com logomarca timbrada.
Quando é necessário colocar algo na mídia, toda essa parte da imprensa fica por conta da comunicação integrada da Newton Paiva.

È de grande importância falar que a AGERP participa de vários eventos ligados a comunicação como EXPOCOM, INTERCOM, BRP, onde conheceu outras agencias experimentais para trocas de informações e também onde ganhou prêmios por fazer ótimos trabalhos.
Trabalhando na AGERP a mais ou menos três meses não consegui ver nenhuma falha na área de comunicação, pelo contrario, vejo muita interação entre a agencia e seu publico alvo.
Amanda Marinho/5 periodo/ manhã

Anônimo disse...

Para realizar a análise da comunicação organizacional, escolhi o Banco BMG. O banco BMG é uma empresa com mais de 70 de mercado financeiro, se dedicando aos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, Servidores Públicos ( Federal, do Estado ou do Município) e algumas empresas conveniadas. O Banco possui cerca de 10.000 funcionários entre as empresas terceirizadas, os correspondentes e os funcionários primários do banco. Líder de mercado no segmento, o banco atua em todo o Brasil.
Por atuar com todos esses tipos de clientes e por todo Brasil, o banco BMG possui uma variedade enorme de públicos, os funcionários, a diretoria, os parceiros, governo, a mídia em geral e é claro os seus clientes, que também podem ser dividos em novos públicos uma vez que cada um deles tem um perfil diferenciado.
A comunicação no banco é tratada e trabalhada diretamente para cada publico, buscando atingir cada vez mais o publico, agindo diretamente no ponto desejado.
Para os funcionários a comunicação é feita através da intranet, comunicados e campanhas internas, e-mails informativos, cartazes espalhados pela empresa e treinamentos.
Para diretoria a comunicação é feita através de reuniões, revistas e comunicados.
Com os Parceiros o banco se comunica através de cartas e comunicados, emails formais.
A comunicação com o Governo é feita basicamente através de cartas formais, uma vez que a comunicação e dada pra os procedimentos do dia a dia do banco.
Com a mídia a comunicação e feita por vários meios, através da Internet, comunicados, cartas e informativos.
Como o banco possuiu uma variedade enorme de clientes e cada um com seu segmento diferenciado, a comunicação e feita em massa ou seja propagandas de radio e TV,outdoor, e-mails, sites, cartas entre outros.
O banco BMG, juntamente com todo Grupo BMG tem por princípio básico, pôr em prática o conceito da cidadania, buscando incrementar entre seus diversos públicos a participação de todos, na solidariedade e o senso de responsabilidade social.Visando esse objetivo o banco vem apoiando a anos diversos projetos sociais e eventos.
Após essa analise da comunicação dentro dessa empresa, percebo que apesar do Banco se preocupar com a comunicação interna e externa para os seus diversos públicos, ainda sim há falhas, com a comunicação interna. Como uma das funcionarias e analisando a empresa sobre esse ponto de vista, vejo a necessidade da melhoria da comunicação para os funcionários do banco, para que a informação não seja perdida. A criação de um Jornal ou Informativo seria de grande utilidade para informar aos funcionários as novidades que o banco pretende implantar, mostrando também as noticias do Dia –a –dia da empresa. Uma Boa forma também de manter informado os funcionários não somente com o que acontece com a empresa, mas sim com as outras empresas do seguimento, seria a montagem e distribuição de um clipping semanal ou quinzenal, mantendo os funcionários informados sobre os assuntos do segmento da sua empresa.

Maria Cláudia
5º Periodo
RP Manha

Lou Marina Bujosa Mendonça disse...

Lou Marina Bujosa Mendonça / Relações Públicas / 5° Período – Manha

Empresa escolhida: Brasil Futuro Cursos Profissionalizantes Ltda.
Nome Fantasia: Microlins

Boa noite pessoal!
A empresa escolhida foi o Centro de Formação Profissional Microlins, devido a facilidade de acesso as informações e por ter sido funcionária durante vários anos.

A empresa atua no setor da educação, qualificação e propostas de melhoria de vida. Sua especialização são cursos profissionalizantes nas áreas de Telemarketing, Rotinas Administrativas, Turismo e Hotelaria, Informática Básica entre outros, ela também possui um sistema de cursos vip’s onde cada cliente consegue fazer seu curso personalizado.
É uma grande rede de franquias, espalhadas por todo Brasil, especificamente irei focar na franquia de Belo Horizonte que fica localizada no Bairro Barro Preto, como podemos perceber é uma região bem central o que facilita o acesso dos clientes.
O publico alvo da Microlins é a classe baixa e media justamente pela necessidade que encontramos de nos qualificar para ingressar no mercado de trabalho, considerando a dificuldade que temos para entrar nas faculdades particulares, por esse motivo a Microlins se encarrega de nós dar a qualificação e ao mesmo tempo de nós colocar no mercado de trabalho.

A franquia do Barro Preto conta com uma equipe de 18 funcionários entre professores, coordenadores pedagógicos, administrativos e comerciais, telemarketing, vendedores, secretarias e serviços gerais, mais o que são terceirizados.
Ela se aproxima de seus clientes através de pesquisas de qualidade, e com os futuros clientes com propagandas em radio, revistas, jornais, tv, carro de som entre outros meios.
Conta com um ótimo sistema tecnológico de informática e PABX que facilita a comunicação tanto interna quanto externa.
Como muitos de nós sabemos, ela tem nome forte no mercado devido a vários projetos sociais que vem realizando ao longo dos 16 anos da sua existência, projetos como o da fundação Xuxa Meneguel e Fundação Cafu, a instituição sempre se preocupou com o bem estar da população e da sociedade onde se encontra inserida.
Por ter participado durante um bom tempo do quadro de funcionários, consigo afirmar que a unidade tem um problema de comunicação interna, apesar de serem departamentos pequenos nem sempre as informações fluem com agilidade e eficiência, e gostaria de contar com a ajuda de todos vocês para implementar um plano de ação para resolver esse problema, já que sou muito grata a eles, porque foi lá meu primeiro emprego e foi onde adquiri toda a minha experiência e realização profissional que possuo hoje.

Comunicação disse...

A empresa escolhida chama-se Global Tech Informática Ltda. Trata-se de uma organização situada na cidade de Belo Horizonte que trabalha no ramo de prestação de serviços, atuando na representação exclusiva de licenças do software estatistico Minitab, em todo o Brasil. O principal objetivo é a venda de licenças do referido software em todos os segmentos empresariais que utilizam o Seis Sigma para controle da qualidade, fornecendo ferramentas para análise de dados, visando melhorias. A empresa conta também com profissionais capacitadas a darem treinamentos e suporte técnico de instalação e utilização. É uma empresa de médio porte apesar de contar apenas com aproximadamente 30 funcionários, mas possui parceria com Consultorias em todo o Brasil, além de serviços terceirizados como as áreas contábil e jurídica.
Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o produto oferecido por essa organização, acesse o site: www.minitabbrasil.com.br. Está sendo muito disseminado no meio acadêmico, por ser uma ferramenta de fácil compreensão. Atualmente estão promovendo o “Prêmio Acadêmico Minitab”, que visa identificar, reconhecer e premiar os talentos que realizam trabalhos acadêmicos notáveis com a utilização do Software Minitab, além de participação em feiras, congressos, exposições, anúncios em revistas e encontros mundiais relacionadas à área de estatística.
A comunicação interna é feita através de e-mails, telefone, tele-conferência, intranet, quadros de avisos e reuniões. São realizadas reuniões mensais com as Gerências de cada área para analise do planejamento estratégico, metas, custos, críticas e/ ou sugestões e, posteriormente, tudo é repassado aos funcionários também em uma reunião mensal. Acreditando na valorização de seus funcionários, ainda há um encontro mensal para comemorar os aniversariantes. Nesse ponto, a empresa trabalha muito para a melhoria constante de seus funcionários, já que periodicamente estes são consultados sobre cursos que gostariam de fazer para estar aperfeiçoando seus conhecimentos, e dentro da demanda que surge, esses cursos são oferecidos na própria empresa, sem custo adicional.
No que diz respeito à comunicação com clientes, governo, parceiros e imprensa, esse contato é feito através de e-mail, fax, telefone, correspondências.
A empresa investe muito no seu site, além de anúncios pagos no google, conta também com suporte e apresentações on-line. Dentro de um contexto diferencial de mercado, esse tipo de serviço pode ser utilizado até mesmo por quem não compra diretamente o software, como é o caso de estudantes que estão aprendendo estatística na faculdade através do Minitab. A empresa possui desde papel timbrado com sua logomarca, até brindes como canetas, mochilas, e cadernos. Está sempre participando de eventos do setor, mas não promove nenhum tipo de projeto social, ambiental e nem apóiam ou oferecem serviços públicos.
Diante de uma visão ampla da empresa, acredito que a mesma está em grande ascenção no mercado, trabalhando com grandes clientes em todos os segmentos. Quanto aos meios de comunicação, a empresa utiliza da tecnologia a seu favor e mantém uma relação eficaz com seus clientes e funcionários.

Luise Neves
5º período / RP / manhã

BRENO AUGUSTO disse...

Breno Augusto/ 5º período/RP/Manhã
A empresa escolhida chama-se Promed, onde atualmente faço estágio no setor de autorizações. É uma empresa de porte pequeno e que se encontra em ascensão, situada na região do seis pistas no bairro Villa da Serra em Nova Lima, atuando no setor de medicina de grupo, ou seja, plano de saúde com foco empresarial,há mais de 10 anos no mercado. Conta atualmente com um quadro de aproximadamente funcionários.
Na Promed a grande maioria dos impressos externos leva a logo da empresa, para novos funcionários e clientes é distribuído brindes como canetas, squeeze, agendas. Internamente a comunicação é feita através da intranet, quadro de avisos, e-mails, possui um chat desenvolvido internamente e reuniões, e externamente utiliza a internet, participa de feiras e exposições de seu segmento.
A comunicação com os clientes e parceiros é feita através de visitas pessoais, telefone, fax, e-mails, internet e do Messenger.
Setor de comunicação da empresa junto com os profissionais de TI (suporte técnico) da Promed cria ferramentas para utilização interna entre funcionários e setores da empresa e externo entre prestadores de serviço, clientes e empresa. Onde reduziu muito o índice de insatisfação, pois o atendimento esta rápido e eficaz.
A Promed utiliza de arrecadações de alimentos onde os mesmos são doados a algumas entidades escolhidas pelos funcionários (anualmente), e infelizmente não promove projetos ambientais.
Acho eu que existe muita coisa a melhorar na empresa, pois a empresa mesmo com 12 anos de mercado, só começou a ser trabalhado a comunicação a partir de novembro de 2006, portanto existem falhas enormes e uma delas é a divergência de informações entre diretoria e os setores, onde vejo que estes por sua vez não respeitam o setor de comunicação, formulando suas próprias conclusões sem antes analisar e planejar. Seria de boa intenção canalizar as informações e passá-las da mesma forma para todos. A empresa possui um profissional apto a realizar um belo trabalho e o mesmo aos poucos esta conseguindo, mas o setor de comunicação deveria focar na cultura da empresa e adaptar às necessidades atuais. Deveria investir mais em propagandas e aumentar o efetivo interno, pois existem setores sobrecarregados, principalmente o de comunicação onde atualmente existem dois funcionários efetivos e um estagiário. No mais posso até estar errado sobre o meu ponto de vista da empresa, mas é isso o que vejo.

BRENO AUGUSTO 5º RP MANHÃ

Anônimo disse...

A empresa escolhida chama - se Núcleo de Humanização do Trânsito e Meio Ambiente Newton Paiva -NHTrans que fica localizada na Av.Silva Lobo, no Nova Granada.E uma empresa de pequeno porte, possuindo 11 funcionários,sendo uma coordenadora, uma auxiliar administrativo e 9 estagiários.
Trabalho como Relações Públicas desta empresa e, tenho como função, organizar eventos externos e internos;participar da organização de materiais administrativos e de eventos além de acompanhar estagiários.

Trabalhamos com empresas da aréa de trânsito e também com empresas socialmente responsáveis.

A comunicação do NHTrans é feita atráves de palestras entrevistas,panfletagem,aula de Educação no Trânsito;Internamente são realizadas reuniões procurando manter todos no mesmo nível de conhecimento e acontecimentos;para os clientes é feita uma reunião para explicar a criação de projetos e mostrar o objetivo destes;por e-mail,telefone e pessoalmente nos comunicamos com os parceiros;já com o governo e a mídia é utilizado reuniões.

Utilizamos meios tecnologicos da comunicação como por exemplo, equipamentos de informática e multimídia.Participamos de eventos de Trânsito em parcerias com a prefeitura, meios de comunicação (rádio,TV,jornal),onde o NHTrans esta sempre presente.

O NHTrans promove projetos sociais e ambientais como por exemplo o projeto Guardadores de Carro que ajuda famílias de baixa renda dando oportunidade de aprender a ler com aulas dadas por estagiárias e ganhando uma cesta básica.O Núcleo é um departamento da Newton Paiva que tem uma grande falha na comunicação interna entre seus departamentos,pois poucas pessoas conhecem esse departamento,ao contrário do que acontece externamente.O NHTrans tem uma ótima imagem externa.

Posso perceber que este tema Educação no Trânsito e um tema complexo, mas nós estagiárias temos oportunidade de ter uma chance de lidar com profissionais de auto escalão, empresas de grande porte e com isso fazermos nossa imagem. O NHTrans nos proporciona este espaço para aliar a teoria e a prática do profissional de Relações Públicas.

Rita de Cássia disse...

RITA DE CÁSSIA FERNANDES - 5ºP RP - NOITE
Olá,
a empresa escolhida por mim,é o próprio escritório onde trabalho.Trata-se de um escritório de advogados, é uma empresa familiar,que atua no segmento de seguros, em todo o estado de Minas e também em algumas comarcas (termo usado para indicar as localidades onde há um juiz de direito) do Espírito Santo.
O escritório é bem conceituado e consolidado no mercado, atende às maiores seguradoras do país. Somos aproximadamente 60 colaboradores.
A comunicação na empresa é bastante deficiente, mesmo já possuindo importantes ferramentas de comunicação, Como site, e-mail, central telefônica digital,Cartões de visita, celular, fax etc. Os equipamentos são muito bons. A comunicação oficial interna é quase inexistente. Há um mural, onde são anexadas informaçãoes relevantes para o andamento dos trabalhos. Por se tratar de escritório de advogados, estes têm prioridade e diria até mesmo privilégio sobre as informações. Não há jornal interno. Até dezembro de 2006, havia uma assessoria de comunicação que organizava clippins e outras peças, porém durante este ano, esta assessoria foi cortada, por motivos financeiros. Muitos perguntam, como um Relações Públicas pode atuar em um escritório de advogados? A resposta está na simples observação dos relatos supra citados. Penso sempre que é muito bom começar por onde não há nada, ou quase nada, assim, as chances de implementar algo, aumentam. Tenho certeza, que, com os conhecimentos que vamos adquir, como já acena, este semestre, serão de grande valia para responder a questão proposta acima.
Este exercício, é importante, porquê nos mostra que a comunicação, se faz urgente, em todos os níveis e portes de empresas.

Anônimo disse...

Carla Moreira Sidonio/5ºperíodo - Relações Públicas - noite.

A empresa que escolhi foi a que eu trabalho e que se chama Loggia-Assessoria em Desenvolvimentos de Mercados LTDA. Sua atuação é na área de marketing e na prestação de serviços de assessoria em planejamento estratégico e empresarial. Dentre suas atividades, destaca-se o acompanhamento de produtos e serviços desde a viabilidade econômica até a implantação. A Loggia foi fundada por ex-funcionários do BEMGE, que tiveram a idéia de criar um produto que é o Cartão-Merenda, que se trata de um cartão magnético que substitui o dinheiro na compra do lanche, garantindo segurança, agilidade e praticidade. Este produto está em funcionamento em algumas das melhores escolas particulares de Belo Horizonte.
Apesar de ser um produto muito bom, a sua divulgação na minha opinião está fraca, na empresa eu trabalho na área administrativa, mas estou vendo uma grande oportunidade para desenvolver e melhorar a comunicação e divulgação do produto. Os folders, malas-diretas, todo instrumento de comunicação do Cartão-Merenda que é apresentado para as pessoas que tem o interesse de implantá-lo está desatualizado. E a comunicação é muito importante para apresentação de qualquer produto.
As aulas com seus conteúdos que me serão apresentados, espero e vou adquirir conhecimentos que me serão de maior importância para o melhoramento da comunicação do produto e até mesmo da empresa, pois abertura para este para realização deste trabalho me foi dada. E a comunicação é muito importante para a divulgação de um produto.

Anônimo disse...

Aluna: Fernanda Nayara da Silva Alves
5º Período / Manhã


Cara Ana Beatriz, bom dia.

Utilizei como meu instrumento de análise a empresa WebAula, atuante no mercado de Ensino à Distancia, domiciliada em Belo Horizonte, com sede na Av.do Contorno e algumas sucursais em outras regiões.
Consolidada no mercado e-learning por sua tradição e competência no desenvolvimento de projetos para os mais variados tipos de público, a webAula tem como seus clientes e parceiros empresas como Sadia, RMSistemas, Newton Paiva, Gol, Ibmec, Caixa Econômica Federal e Companhia Vale do Rio Doce.

A empresa desenvolve projetos para capacitação de profissionais, treinamentos de funcionários, cursos seqüenciais, graduações, pós-graduações à distâncias e outros nichos de educação.

A webAula, de acordo com seu crescimento mercadológico, tem ampliado cada vez mais seu quadro de pessoal, o que, conseqüentemente, gera mais necessidade de uma comunicação bem planejada com seus públicos.

Hoje (ou até onde eu presenciei), a empresa tem papelaria interna com logomarca timbrada, tem seu nome bem consolidado no mercado, participa e desenvolve eventos do setor, produz Newsletter’s semanais e folder’s com notícias, novidades e curiosidades sobre a empresa e sobre seus respectivos produtos e serviços. A empresa também mantém uma relação direta com seus clientes e parceiros potenciais, com visitas às instalações da empresa, para que os clientes participassem da criação do seu próprio produto.

Vejo a webAula como empresa que investe muito na satisfação do seu público externo, fazendo o possível para fidelizar seus clientes, tonando-os mais próximos de sua organização e criando meios de comunicação para tornar esse fim mais eficaz. Em contrapartida, seu público interno não é muito bem assessorado, não há um setor, ou mesmo um profissional voltado para a Gestão de Pessoas, destinado a resolver os conflitos e interesses do público interno, o que defasa consideravelmente a produção na empresa. Como foi dito na sua aula, a “Rádio Peão” dentro da empresa é motivo de muitas conversas entre os funcionários, que muitas vezes expressam suas insatisfações por meio dela e, que de certa forma, acaba contaminando os funcionários de um modo geral.

Portanto, acho que a empresa, pelo seu porte, deveria criar um setor específico de Comunicação, já que lá essa função é desviada, sendo exercida pelo setor Comercial (onde eu trabalhei) e pela Administração. Dessa forma facilitaria a inspeção dos principais problemas, buscando soluções certas e saneadoras, desevolveria-se planos estratégicos de comunicação com seus públicos, aumentando a satisfação de todos nos seus diversos segmentos, para que assim a empresa tenha muito mais sucesso em todos os seus planos e negócios, internos e externos.

Anônimo disse...

Giocarla Gonçalves da silva-5º período/RP/noite

A empresa que eu escolhi foi a que eu trabalho, sua razão social é Construtora Integral Ltda. Ela atua na área da construção pesada, mais especificamente com saneamento básico. Nos dias de hoje a empresa conta com 115 funcionários, ela é prestadora de serviços para órgãos públicos, como a COPASA/MG e o IGAM.
A comunicação interna na empresa é praticamente inexistente, nas obras que estão em andamento no momento existe um quadro de avisos, que muitas vezes não é utilizado. A comunicação externa é totalmente inexistente. É necessário que sejam traçados planos estratégicos de comunicação, para que todos tenham a informação a seu alcance, tornando os funcionários mais participativos e ativos dentro da instituição.
Com está atividade percebi como a comunicação é importante dentro e fora de uma empresa, passo a ter uma visão mais ampla do que pode ser feito para melhorar está situação dentro da instituição em que eu estou inserida, mas infelizmente ainda não há uma abertura dos gestores para que possa ser feita alguma ciosa para mudar está situação. Com o conhecimento que vou adquirir durante este período quem sabe não consiga fazer algo para reverter está situação, gosto muita desta empresa e quero o melhor para ela, tive grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional neste período que estou nela e espero que outras pessoas também se orgulhem de trabalhar nela como eu.

Ricardo Azevedo disse...

Ricardo Azevedo / 5º RP / Manhã

A empresa escolhida é a Lan House Friend´s Web, localizada no bairro Eldorado em Contagem, é uma empresa com três anos de existência, não possui funcionários, os próprios sócios/proprietários que fazem parte de sua estrutura funcional, na qual eu faço parte.
A Lan house Friend´s Web fez o trabalho de panfletagem na região onde está instalada logo no início de sua jornada no bairro e possui também um msn onde vários clientes tem contato direto e instantâneo com os funcionários possui também uma comunidade virtual no site de relacionamentos orkut, e como forma de interação com os clientes a lan house promove exporádicamente concursos de jogos internos, onde os ganhadores recebem patrocínio na hora e fotos no quadro de aviso, estes são os únicos meios de comunicação utilizado por ela até os tempos atuais, na visão dos sócios, a propaganda na região que mais faz efeito é a boca-boca, ou seja, os clientes que lá frequentam falam pra outros, de produtos e serviços oferecidos e assim por diante, foi percebido que através desta, a empresa tornou-se conhecida até mesmo em sua concorrência.
Na estrutura interna da empresa, tem um grande quadro onde tem cartazes de alguns jogos oferecidos está exposto, e o comprovante do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e o alvará de localização e funcionamento.
Têm-se conhecimento de que outras Lan´s do mercado de Contagem e Belo Horizonte, usam como meio de comunicação sites, newsletter´s, faixas promocionais nas fachadas, etc.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Michele, muito boa a estrutura do seu texto. Mas no finalzinho tendemos a descuidar da pontuação e a perda de clareza compromete a boa conclusão da nossa comunicação, ok? Observe. Ótima visão da comunicação e que bom que contribuiu bastante para nossa mostra. Sigamos à frente com nossos desafios.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kenely, seu case sobre a AGERP teve início meio e fim direitinho.
Mas vamos observar o uso do verbo ter (ele tem eles têm). Também é importante pontuar as frases, transformando parágrafos longos em frases curtas, que dêem clareza ao que diz e evitem erros desnecessários. Assim evitamos o uso repetitivo de e, e, e, sabe como? Ao invés disso use vírgulas e somente um "e" no final da frase. Ao revisar seu texto observará isso. Gostei muito da sua percepção sobre o que é a Agência. Mas sei que a AGERP tem muito mais que isso: camisetas, papelaria interna, portifólio, como levaram para a mostra. Com a aula de hoje a visão se amplia e, como comentamos, o proveito será ainda maior, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rosimara, quem diria. E o SOMA tem nome no mercado, não é?
Bom, querida, vamos nos atentar para o uso correto das preposições e conjunções para não gerar erros desnecessários e equívocos no sentido do que quero dizer ao meu leitor. Por exemplo, tire os ques desnecessários, evitando o queísmo, que empobrece o texto. Exemplo: A empresa escolhida foi... onde fiz estágio durant cinco meses em telemarketing".
Por aí já dá para você reler seu texto com atenção para observar outros pontos semelhantes, ok?

Observe também a dúvida quanto ao sujeito na frase: "A papelaria é toda com a logomarca da empresa e faz o uso de papel reciclável." Veja : " A empresa faz uso de papel reciclável e logomarca em toda sua papelaria interna". Não fica mais claro? Uso de ordem direta sempre vai ajudar na clareza. Gostei das suas considerações quanto às possíveis mudanças no aspecto visual, mas evite a informalidade em seus textos, para dar maior credibilidade, principalmente em ambientes profissionais,acadêmicos e públicos, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ricardo, pequenas empresas enfrentam mesmo grandes desafios. Mas você vai ver quantas boas idéias surgirão. Na mostra já deu para ter uma idéia, não é?

Bom, mas, vamos republicar esse comentário, pois está informal demais, está bem? Vamos aproveitar para treinar texto aqui! E apesar do uso da tecnologia, não vamos nos esquecer que estamos realizando uma atividade acadêmica que está sendo sempre avaliada, sendo pontuada ou não, certo?
Como conversamos vou aguardar outra versão. Valeu por estar na mostra! Bom demais.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda Alves, que super visão da Newton Paiva!! Bem bacana. Inclusive em suas considerações finais. Muito legal! Seu texto é bem completo, mas atente-se a pequenos descuidos na conjugação verbo-nominal. Se revisar seu texto encontrará momentos em que perde a ligação entre sujeito e verbo, exemplo: quando fala da ferramenta de comunicação mais utilizada na instituição usa murais internos no plural e depois fala assim, se referindo a eles... "pelo qual são divididos em institucional, espaço aberto e eventos". Outro caso de atenção: "Toda sexta-feira é feito uma lista...." Outro: "através das perguntas que são escritas, colocadas na caixinha e encaminhada á Reitoria três vezes por semana". A crase tem acento contrário, certo? Atenção com a crase, pois ela nos pega pelo pé, exemplo: a princípio não vem com crase... Mas foi ótimo seu comentários. Ajustes sugeridos são só para aprimorar ainda mais, certo?

Anônimo disse...

Bia;esqueci de colocar o meu nome no comentário que fiz.
A minha empresa é a Seestel Telecomunicações e meu nome é Érika Queiroz Mendonça quinto período de RP manhã.
Fiz o meu comentário como anônima pois não tenho blog

Anônimo disse...

Érika Queiroz Mendonça
quinto periodo de RP manhã
Bia;me desculpe pele confusão, nunca tinha entrado num blog então postei a mensagem no lugar errado.
Empresa: Seestel Telecomunicação
Local: Gutierrez
Quadro de funcionários: 1 gerente, 4 telefonistas e 4 assistentes
Trabalhei nesta empresa a um ano atrás, era uma empresa preocupada com a fidelização de seus clientes, um bom atendimento, um constante fedback com seus funcionários e oferecia a todo momento cursos para que seus funcionários se tornassem mais capacitados em suas áreas.
Mas ninguêm se interessava por nada na empresa, pois tinham um gerente muito arrogante e grosseiro que desmotivava completamente as pessoas que se tornavam cada vez mais insatisfeitas pois o clima interno era muito desagradável.
Todo este problema era passado para os clientes que foram saindo da empresa aos poucos, a situação chegou num ponto que o dono da empresa resolveu contratar um consultor que rapidamente diagnosticou que o problema da empresa estava em um só fator, o gerente. Demitiram o gerente colocando uma pessoa treinada e capacitada, contrataram uma equipe de publicidade que desenvolveu uma nova logo para a empresa, um site muito melhor e mudou a captação de clientes que antes era por telefone passou a ser presencial para que seja apresentada a nova cara da empresa. Desta forma foi resgatado antigos clientes e captados novos.

Anônimo disse...

MANHÃ – RELACOES PUBLICAS – JANILDE SANTOS

Empresa: NATURA

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior.
Conta com aprox. 5.000 colaboradores e 567.000 consultoras no Brasil (2006).
A NATURA e uma empresa brasileira instalada em São Paulo, que abriga um importante e moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Possui diversas unidades comerciais e de distribuição em Itapecerica da Serra, também em São Paulo, e Uberlândia e Mathias Barbosa, em Minas Gerais. A Natura também possui operações na Argentina, Chile, Peru, México, França e, mais recentemente, na Venezuela.
Movida por duas paixões – a cosmética como veículo de autoconhecimento e promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida – a Natura conquistou posição de destaque no cenário empresarial brasileiro. Uma das empresas mais admiradas do Brasil, a Natura é líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal e sua marca está entre as mais valorizadas do país. Atualmente, conta com cerca de 900 produtos em seu portfolio nas categorias maquiagem, perfumaria, proteção solar, cuidados com o rosto, o corpo e os cabelos, entre outras.
A Natura estimula a organização e a capacitação dos fornecedores rurais e busca participar da construção de cadeias de valor e de preço justo das matérias-primas, visando à promoção do progresso social e econômico desses fornecedores e a adoção de processos produtivos de menor impacto ambiental. Sua atuação segue as recomendações da Organização Internacional do Trabalho, do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos programas de certificação ambiental e da legislação vigente.
A empresa preza pela ética, transparência com todos os seus públicos, mantendo um canal aberto que interagem com a companhia; o outro, a fixação de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável. São iniciativas que fazem parte do sonho da empresa em contribuir para a construção de um mundo melhor.
PROJETOS, CAMPANHAS SOCIAS.

Natura: plante seu voto, colha um Brasil melhor
Isto que a Natura fez, em 2006, foi algo raro no Brasil: legítima comunicação política de interesse público promovida por uma empresa privada.

Na trajetória da companhia, foi um passo além. Há poucos anos, já na fronteira da comunicação de interesse público, lato sensu, a Natura utilizou seu exército de consultoras para empreender um movimento de volta ao ensino formal entre a sociedade. Crer para Ver chamou-se o projeto que, até hoje, informa a companhia, estimulou o retorno de 100 mil jovens e adultos aos bancos escolares da rede pública, depois de por elas identificados e incentivados a tanto. No trajeto, tiveram o auxílio de um banco de dados incluído no site da empresa, informando a disponibilidade de vagas em 14 mil instituições de ensino público do país que oferecem salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A NATURA fala com seus públicos através do Núcleo de Assessoria de Comunicação, Internet, Intranet, jornal interno, mural, telefone (0800) e ate as suas consultoras e colaboradores são multiplicadores de relacionamento.
Projetos de Responsabilidade socioambiental, Educação Corporativa, Projetos nas Comunidades onde esta inserida, Proj. para fornecedores, Voluntariado (Colaboradores), Proj. Qualidade de Vida, Crer para Ver (Incentivo à leitura para crianças), Proj. Consultoras e o Meio ambiente, além de outros projetos importantes.

Conclusão: Atualmente a sociedade esta buscando conhecer as empresas, não apenas conhecer o seu produto, mas, ela quer saber se a mesma usa ou não mão-de-obra infantil, degrada o meio ambiente ou se desenvolve ações e programas para protegê-lo, se discrimina ou valoriza as mulheres e as minorias e se, de fato, está contribuindo para reduzir os desequilíbrios sociais. Exatamente nesse momento, aumenta também a responsabilidade de uma comunicação empresarial moderna, transparente e objetiva direcionada a todos os seus públicos.
Obs: Bia, me desculpe por ter postado no Turismo...foi descuido mesmo!!!Estou c/ problemas no teclado (acentuacao).Logo resolvo isto.Obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Letícia Puppim 5º pe´riodo - noite

A empresa escolhida por mim é a DMA Distribuidora, que é uma rede de supermercados que possui 3 bandeiras, o Supermercado Epa, o Hipermercado Viabrasil e o Vip mercado Mart Plus. Tudo que envolve a comunicação da empresa, é feito no setor de Marketing que funciona na central da empresa, e dele são tomas as decisões que vão ser feitas para cada público. Esse tipo de comunicação acaba sendo bem diferenciada entre os três pois possuem diferentes públicos. Cada Bandeira possui uma logomarca e a comunicação para clientes é feita através de propagandas na TV semanalmente no caso do Viabrasil e EPA, são distribuidos também folhetos semanalmente. Já no Mart Plus não acontece essa divulgação publicitária na televisão por atingir um público mais selecionado. Nesse caso, são feitos os folhetos, existe também o mart plus delivery onde através do site(www.martplus.com.br) ou (0800) as pessoas podem entrar em contato para fazer suas comprar. O marketing da empresa promove também cafés da manhã em datas comemorativas para os clientes e principalmente no caso do Mart Plus, esse contato é mais fiel, pois os clientes que vão frequentente possuem cadastros e assim a empresa confecciona convites, etc. A empresa participa de alguns projetos ligados á creches, escolas e crianças carentes, mas isso não é divulgado pra imprensa, é somente para os funcionários.
Esses são os principais pontos da comunicação externa, que na minha opinião deveria melhorada em relação ao Mart Plus, deveriam fazer campanhas publicitárias na TV e já que direcionam para um público exclusivo, fazer a divulgação em canal fechado. Já na comunicação interna a empresa deixa a desejar, a empresa possui somente um jornal interno que chega na casa dos funcionários contendo informações, datas comemorativas, eventos, participações em projetos de responsabilidade social, etc.Mas mesmo assim muitas coisas da empresa não são transmitidas e os funcionários sentem faltam de uma maior interação e participação na empresa, que hoje apresenta aproximadamente 10 mil funcionários em toda a rede. Os pontos negativos dessa quadro pequeno de meios de comunicação, é que os funcionários não se interessam pela trajetória da empresa, pois acabam nem sabendo o que está acontecendo. E deveria acontecer essa interação pois todos trabalham por um objetivo principal que é o destaque e bom posicionamento da empresa.

Fernanda Rabelo RP/Noite disse...

A empresa escolhida chama-se Difato Confecções Esportivas. A empresa produz materiais esportivos personalizados para times de futebol, basquete, volei, entre outros. Atualmente, a Difato tem produzido uniformes empresariais como jalecos e camisas pólo.
A Difato é uma empresa familiar e está no mercado há mais de 15 anos e a maior parte de seus produtos são comercializados em Minas Gerais. Trata-se de uma pequena empresa e possui apenas 10 funcionários, pois parte de sua produção é treceirizada. Nenhum trabalho de comunicação interna é realizado. No que se refere à comunicação externa, apesar de não existir nenhum tipo de planejamento e mapeamento de públicos, a empresa se comunica com seus clientes através de cartões de visitas, folders (ocasionalmente), e-mails, exibição de sua marca na mídia (Programa Alterosa Esportes). A Difato possui um catálogo com todos os seus produtos e, através de um programa específico, fornece a seus clientes a possibilidade de escolha personalizada e vizualização de seu produto final. O site da empresa, por enquanto, está em construção.
Nos últimos 3 anos a empresa recebeu a certificação de TOP OF MIND em seu ramo de atuação, isso demonstra que a marca tem se fortalecido no mercado.
Acredito que a Difato tem como pontos positivos: o excelente atendimento aos clientes, a qualidade dos seus produtos, a agilidade na entrega, a credibilidade da marca e o know how. Como pontos negativos, vejo a falta de um planejamento estratégico, a inexistência de uma equipe de vendas, a demora na elaboração do site, a inexistência de reuniões periódicas entre seus proprietários e a falta de motivação dos funcionários.
Fernanda Moraes Rabelo - RP/Noite

Anônimo disse...

Rivania de Paula - 5° RP/ Noite

A Empresa que escolhi é onde eu faço estágio e se chama Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Ela tem por finalidade executar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental no que concerne à prevenção, à correção da poluição ou da degradação ambiental provocada pelas atividades industriais, minerarias e de infra-estrutura, bem como promover e realizar estudos e pesquisas sobre a poluição e qualidade do ar, da água e do solo. É um dos órgãos seccionais de apoio do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e atua vinculado ao Sistema Estadual do Meio Ambiente – SISEMA.
Sua Missão é contribuir para a gestão ambiental do Estado por meio do licenciamento, fiscalização e monitoramento dos empreendimentos de saneamento, projetos urbanísticos, rodovias, geração de energia e postos de combustíveis, incluindo ações de pesquisa, educação e extensão ambiental. A FEAM visa ser referência no desenvolvimento e aplicação de instrumentos de gestão ambiental de forma a garantir a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.
A FEAM apóia o Programa Ambientação que prega dentro dos prédios públicos do estado a comunicação e educação socioambiental, cujo objetivo é promover o consumo consciente por meio de mudanças de comportamento e aquisição de atitudes ambientalmente corretas. Dentro desse programa são realizadas campanhas como: coleta seletiva, saúde do corpo, antitabagismo, consumo consciente, redução da poluição sonora entre outras.
A comunicação interna da FEAM é feita através da intranet, e-mail, boletim semanal, jornal, quadro de avisos, face a face, telefone, reuniões, e treinamentos. A empresa utiliza como material de divulgação papel timbrado, canetas e agendas contendo a logomarca da empresa.
Já a comunicação externa da empresa é realizada através de Internet, correspondência, e-mail, telefonema, e distribuição de brindes para as empresas que estão buscando o licenciamento.
Na minha opinião a FEAM precisa reforçar a sua comunicação, pois não existe uma integração completa entre a empresa e os seus funcionários, pois muitas vezes as informações não são transmitidas de maneira correta, causando assim transtornos dentro da empresa.
O site da Instituição também precisa ser reestruturado e atualizado, já que muitas informações contidas no site são antigas. Talvez seria viável a criação de uma newsletter contendo informações atualizadas sobre os serviços, palestra, seminários realizados pela FEAM, que seja distribuída aos funcionários do prédio SISEMA, empresas e órgãos licenciados, e também aquele que estejam buscando o licenciamento, proporcionando assim uma integração e distribuição correta da informação.

Rivania de Paula

Anônimo disse...

Karla Gomes – 5º período - Noite

A empresa escolhida para analisarmos é a Associação Mineira de Rádio e Televisão, Amirt, aonde trabalho. Atuo na área de assessoria de comunicação.
A corporação foi fundada há 31 anos, pelo jornalista Januário Carneiro. O objetivo da associação é promover a união e a comunicação entre seus agregados no estado de Minas, defendendo os direitos e interesses de seus associados. A AMIRT oferece às emissoras associadas apoio institucional, assessoria jurídica e econômica. Disponibiliza a carteira do empresário de radiodifusão e formaliza diversos convênios de interesse das emissoras associadas.
A associação é composta por 08 funcionários e 06 estagiários que estão disponíveis para atender os nossos 345 associados. A empresa conta com algumas parcerias como: Newton Paiva, Governo Estadual, Cemig, Jornal Hoje em dia e Sebrae.
A Amirt tem como ferramenta de comunicação, e-mails para todos os setores da empresa, clipping eletrônico enviado para os associados, funcionários e diretores, clipping impresso, mural de noticias, pensamentos e aniversariantes do mês, produção de revista bimensal, site e congressos que são realizados a cada dois anos para atualizar os radiodifusores do Brasil.
Papeis, cartões de visitas, crachás, envelopes todos são timbrados com a logomarca da empresa. Todos os dias é feito café coletivo para os funcionários e diretores onde podem trocar experiências. A cada dois meses é feito uma confraternização para os aniversariantes do mês.
Não tenho conhecimento de falhas no processo de comunicação dentro da empresa. Mas acredito que se houver será analisado e resolvido da melhor forma possível.

Anônimo disse...

RAFAELLA ROSA / 5º RP / NOITE

A empresa escolhida é a Associação Mineira de Supermercado - AMIS, onde eu faço estágio há 5 meses.
A Amis atua no setor supermercadista, possui um quadro de aproximadamente 47 funcionários (além da terceirização da assessoria jurídica) e sua missão é apoiar, defender e desenvolver com qualidade, os vários segmentos do setor supermercadista.
Com base em fazer a integração entre fornecedores e supermercadistas, a empresa promove eventos como:
- Seminários Varejistas - Sevar:é um evento de 2 dias, feito por região Mineira. Cada dia possui duas palestras e após as palestras há a feira para demostração de produtos;
- Ponto de encontro: evento realizado na própria sede com intuito de capacitar a mão-de-obra supermercadista através de palestras técnicas;
- Troféu Gente Nossa: evento realizado para premiar os melhores fornecedores e supermercadistas do ano;
- Superminas: 2ª maior e a mais completa feira do setor;
- Dian Nacional do Supermercado: encerramento do quadro de eventos anual, onde supermercadistas e fornecedores se confraternizam.
Além disso, a Amis ministra cursos e presta assessoria jurídica aos seus associados.
A empresa investe fortemente em comunicação, sendo assim, possui uma revista com tiragem mensal - Gondola, contendo matérias sobre diversos assuntos do setor e ainda utilizam a ferramenta para divulgar seus eventos; dois jornais - Amisnews e Superminas, o primeiro divulgando notícias do setor e o segundo reportando sobre este grande evento que é a Superminas. Além disso, é confeccionado para cada Sevar mala-direta, passaportes (convites) e cartazes que são distribuídos em toda região onde acontecerá o evento.
Já a comunicação interna ao meu ver é bastante deficiente. A comunicação entre os funcionários é feita face a face, atráves de e-mail e gerenciadores (rede). A epresa investe muito em reunião com a equipe. Existe um mural interno que divulga cursos, eventos, recrutamento e aniversário. Na última sexta-feira do mês ocorre uma integração onde os gerentes falam sobre o ocorrido do mês anterior, sobre planos do departamento para o futuro ou simplesmente passam uma mensagem. Após a integração é feita uma confraternização com os aniversariantes do mês.
Penso que a empresa tem uma ótima visão de comunicação, possui várias ferramentas como: jornais, revistas, site, anúncios, papelaria interna timbrada, folders, cartaz; mas, deveria investir em um jornal interno e em uma comunicação mais eficaz com os funcionários. O mesmo esforço que se tem com o associado, deveria existir com os funcionários, para que os mesmos não se sintam menos importantes e fiquem desmotivados.

Anônimo disse...

Tomás C. de Camargos- Relações Públicas- 5º período- noite
A empresa escolhida é uma empresa de pequeno porte denominada CABRAL AGRÍCOLA LTDA que está situada na CEASA/MG em contagem região metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa tem como atividade o comércio de produtos agrícolas, como venda de adubos e defensivos para todo tipo de cultura e, tendo como sócio um engenheiro agrônomo, também oferece consultoria em fazendas e desenvolve projetos de irrigação desde a planta até a execução.
Apesar de a empresa possuir duas filiais e uma ampla lista de clientes espalhados pelo estado de Minas Gerais e fornecedores pelo Brasil, esta não possui uma estratégia de comunicação aplicada além de cartão da loja com a logomarca, telefones e e-mail. Já a comunicação interna é ainda menos trabalhada pelo fato de ser uma empresa pequena e que os gestores mantêm um grande contato com seus funcionários; gratificações por bom desempenho e alguns cartazes afixados em pontos estratégicos da empresa representam a comunicação interna da mesma.
Penso que seria de grande valia um investimento na comunicação da CABRAL AGRÍCOLA de um modo geral. A implantação de uma tecnologia mais avançada seria de extrema importância para agilizar transações com fornecedores e clientes além de reduzir gastos com ligações feitas pelos telefones celulares e fixo. Outra medida que se tomada poderia aumentar o faturamento da empresa, é a veiculação de anúncios publicitários na mídia e uma uma pesquisa de mercado para saber qual instrumento seria o mais indicado para atingir o público-alvo da empresa que são agricultores em sua maior parte.

Anônimo disse...

Náyra Prado /RP-Noite

Colocarei, aqui, a minha análise sobre a Comunicação Interna e Externa da Prefeitura de Belo Horizonte,meu local de trabalho.
Na PBH existem dois departamentos responsáveis pela comunicação do Município. A Assessoria de Comunicação e o Cerimonial do prefeito.O trabalho destes dois departamentos são separados,porém, somatórios,pois a finalidade é a mesma,divulgar os acontecimentos nos quais o prefeito Fernando Pimentel participa dentro e fora do Município e também manter atualizado os servidores e os cidadãos desta cidade.
A comunicação interna é trabalhada com diversos murais informativo, jornais,memorandos,fax convites,intranet,papel timbrado e outros.
Já a comunicação externa trabalha com site,disque-informação ao cidadão,jornais,camisetas promocionais,brindes,patrocínio de eventos e outros.
Acredito que estes dois departamentos trabalham eficazmente na propagação da informação aos cidadãos e servidores belo-horizontinos,pois a maior divulgação da prefeitura está no site e ele é muito bem elaborado, sendo possível obter inúmeras informações e esclarecimentos a partir dele.Internamente não acontece nada que nós,servidores, não tomemos conhecimento.As informações são transmitidas diariamente e, muitas vezes, reforçadas.
Estes departamentos contam com profissionais de Relações Públicas,Marketing,Jornalismo e Marketing,formando, assim, a Comunicação Integrada.
Em se tratando de uma empresa pública,na qual as informações devem ser as mais claras possíveis,vejo o trabalho de comunicação realizado bastante eficiente,por divulgar cada vez mais e melhor as atividades da Administração Pública Municipal.

Anônimo disse...

Luciana Silvestre / 5ºRP - Noite

A empresa escolhida por mim é a Vesuvius Refratários Ltda, que é uma multinacional com sede em Bruxelas, na Bélgica. No Brasil, possui filiais nas principais cidades para atendimento às grandes usinas siderúrgicas.
A Vesuvius filial Belo Horizonte, da qual faço parte, possui 26 funcionários. Atende exclusivamente a usina Vallourec e Mannesmann com prestação de serviços e produtos refratários necessários para a fabricação de aços. A comunicação consiste apenas em: site oficial da empresa e um mural, onde são expostas informações sobre acontecimentos internos, comunicados em grupo e notícias vindas da matriz.Considero a comunicação ineficiente. O site, além de estar no idioma inglês, não atinge todos os níveis, visto que os funcionários da prestação de serviços não têm acesso a este recurso, contam apenas com o mural.
Estamos implantando o jornal interno com o objetivo de levar a informação a toda nossa equipe, inclusive os funcionários das filiais em São Paulo e Rio de Janeiro e todos os nossos clientes funcionando como uma ferramenta do Marketing. Esta disciplina (Jornalismo empresarial) vai contribuir bastante para a implantação deste recurso na empresa. Temos muito trabalho pela frente!

Anônimo disse...

Fabrícia Arantes 5° período/RP/Noite

A empresa escolhida é a Strada Veículos e Peças Ltda, está no mercado automobilístico desde 1997, atuando na venda de veículos novos e semi-novos, peças genuínas Fiat e serviços de Assistência Técnica. A Strada integra e fortalece os negócios do Grupo Bonsucesso está situada na região da pampulha em Belo Horizonte, a empresa tem cerca de 300 funcionários e 100 terceirizados.
A Strada nos últimos meses tem conseguido atingir um dos melhores índices de CSI(Índice de Satisfação do Cliente) de Minas Gerais, foi pela 2ª vez premiada pelo Plano Excelência Fiat entre as mais de 400 concessionárias do Brasil e participa do exclusivo clube das 25 melhores concessionárias do país.
A comunicação interna é trabalhada através da Intranet, e-mails, quadro de avisos, palestras, memorandos, Jornal Stradão, Campanhas internas, reuniões com gerentes, Festas comemorativas. Já a comunicação externa é trabalhada através de Site, Anúncios em jornais, Spot, Anúncios em TV, Flyer, Brindes, Central de Atendimento Telefônico, e-mails,CRM, SMS, Campanha de Marketing "Esse Fiat é meu. A Strada é nossa. " em sinergia com a nova Campanha de Marketing da Fiat, dentre outros. A Strada também apoia Projetos de Responsabilidade Social como: Adote um leito - Hospital da Baleia, Ministério Programa Criança Feliz, " Adoção de Canteiro Central " Projeto da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
A Strada está sempre investindo em treinamentos para os funcionários, passou por muitas reformas desde o 2° semestre de 2006, ampliando sua estrutura física, sempre preocupando com o conforto e satisfação do cliente. A comunicação da Strada é eficiente, visto que, consegue atingir a todos os públicos de forma clara e objetiva passando a seriedade da empresa, está sempre inovando e acompanhando as exigências do mercado. É uma empresa com Visão de Futuro.

Anônimo disse...

Renata Gomide Albuquerque
Relações Públicas – noite

Empresa:
Jornal O Tempo – Mídia Impressa

A empresa Sempre Editora Ltda. fica situada em Contagem e atua no segmento de mídia impressa. Tem cerca de 600 a 700 funcionários e apresenta, de uma maneira geral, uma boa comunicação com seus públicos. Obviamente, por se tratar de um veículo de comunicação impresso, a interação com um dos públicos externos, o consumidor, é excelente. Redige 6 jornais, entre os principais estão o Pampulha, O Tempo e o Super Notícia, cada um com um público específico. O Super se encontra atualmente na posição de 2º colocado em venda avulsa no Brasil e 1º em Minas Gerais, alcançando uma tiragem de aproximadamente 260 mil exemplares, através de uma comunicação dirigida, focada em um público determinado onde são veiculadas informações diversas como noticiário sobre a cidade, entretenimento, esporte, política,cultura, lazer, etc, com uma linguagem específica para o seu tipo de público.
A comunicação com os demais públicos externos, como fornecedores, clientes, parceiros e outros, também se destaca. É realizada através de contatos, pessoalmente, via telefone, e-mail, site, eventos e outros, sendo isso, um dos aspectos fundamentais para o contínuo crescimento da empresa nos últimos anos e o atual destaque no seu segmento. São utilizados nos eventos, por exemplo, banner’s, balcões, murais, brindes e outros materiais personalizados. Possui uma gráfica interna, independente do parque gráfico que imprime os jornais. Esta gráfica faz o serviço de papelaria interna como papeis timbrados, cartões de visita, convites, etc.
A comunicação interna conta com murais situados em cada setor e nos corredores da empresa e estes são utilizados com frequência. Além disso, temos um e-mail de circulação interna que é direcionado para todos os endereços eletrônicos existentes dentro da organização, onde quem envia uma mensagem para este endereço interno, estará automaticamente passando a informação para todos os colaboradores da empresa.
A Sempre Editora recolhe a sobra dos jornais diariamente para que seja feita a reciclagem do papel. Mas, particularmente, não tenho conhecimento sobre projetos de responsabilidade social mais engajados por parte do jornal, o que seria muito positivo, pois, receberia o apoio do governo, teria mais um ponto a favor em relação a sua imagem, e, principalmente, levaria a uma determinada classe da população algum tipo de bem-estar ou benefício.
Como sugestão, inclusive, já pensada antes desse relato, um bom projeto de responsabilidade social seria muito bem recebido por todas as partes envolvidas pelos motivos já citados anteriormente. Além disso, seria interessante uma reformulação na comunicação interna, utilizando ações criativas e dinâmicas, com o objetivo de aproximação entre todos os setores da empresa e uma maior interação entre eles.

Anônimo disse...

Graziella Maia-5ºperíodo-RP-noite
Escolhi a própria empresa onde trabalho, que atua no setor de indústria farmacêutica, veterinária, agrícola, policarbonatos entre outros. É multinacional tem sua principal sede na Alemanha e aqui no Brasil em São Paulo e no Rio de Janeiro. Como citei a cima a Bayer tem diferentes fabricações de produtos e diferentes clientes. Dentro do que eu trabalho que é o setor da indústria farmacêutica, posso dizer que ela utiliza muitos recursos tecnológicos, que vou citar durante o desenvolvimento dos públicos. Na verdade vou poder falar apenas da comunicação externa, pois trabalho como representante médico e aqui em Belo Horizonte não tem escritório, trabalhamos dia-a-dia visitando e levando informação de medicamentos nos hospitais e clínicas e consultórios. Então posso dizer que a comunicação em que temos com as equipes são a internet e o telefone celular.
Já entre a comunicação do escritório da Bayer com seus representantes e entre a internet, o pocket, o helpdesk que é um suporte do pocket, serviços do Correio, revistas informativas mensais “Acesso”, jornais “InforCare”.
Tem-se também a comunicação com os médicos que são feitos por revistas informativas, site da Bayer e nossas visitas que levam até a eles informações sobre o medicamento, bastantes folhetos informativos, literaturas, estudos feitos por outros médicos, brindes em geral, amostra grátis, participação de congresso dentro das especialidades médicas visitadas.
A comunicação realizada com os usuários de remédios Bayer é feita com informativos em locais de atendimento médico, 0800 nas embalagens, eventos realizados em shopping como o New Cine.
Todas estas ações feitas passam por autorizações da ANVISA que é o órgão governamental responsável pelo seguimento.
Não tenho muito a queixar da comunicação da Bayer, pois é bem efetiva e disponibiliza também de vários recursos, as informações não chegam atrasadas, tem sempre reuniões para tirar qualquer tipo dúvida.

Anônimo disse...

A empresa Mueller Equipamentos atua no mercado de hidráulica industrial. Com 10 anos de atividades, atende a diversos setores dentre eles, empresas do ramo automobilístico, siderurgia, mineração, têxtil, plástico, entre outros.
È uma empresa de pequeno porte e que atua principalmente no mercado mineiro. Possui o quadro de funcionários com em média 20 colaboradores, faço parte dessa equipe há 5 anos.
A empresa não possui setor especifico de comunicação. Utiliza folder, catálogos e site próprio para se comunicar com seus públicos. Participa de feiras técnicas voltadas para sua atuação.
Atualmente tem investido em alguns cursos para aperfeiçoamento dos seus colaboradores.
A Mueller é uma empresa que está em franca expansão no mercado em qual atua, mas precisa de foco para melhor atender seus públicos. O crescimento da empresa tem sido desordenado, é necessário rever alguns conceitos que estão ultrapassados e que muitas vezes causa desmotivação aos funcionários.
Tanto o site quanto o folder da empresa encontram-se desatualizados, alguns processos internos não funcionam, a comunicação interna entre os funcionários é fraca e falha. Acredito que um programa de brainstorming poderia resolver parte dos problemas da empresa, principalmente internos.

Anônimo disse...

Meu comentário está acima
Ana Carolina
5º periodo RP - Noite

Anônimo disse...

A empresa que escolhi foi o Banco BMG S/A onde trabalho como supervisora administrativa.
O Banco BMG atua na área de empréstimo consignados para funcionários públicos,funcionários de empresas privadas e aposentados INSS,sendo o pioneiro em empréstimo consignados em folha em todo território nacional.
A comunicação externa da instuição e bastante eficaz conta com campanhas publicitárias, website, jornais para os correspondente, propagandas de TV , outdoor, anúncios, folderes, malas direta,campanhas motivacionais para equipe comercial, como o BMG SAFARI,consiste na premiação dos correspondentes que mais produzirem em um determinado período.Teve também uma grande campanha de divulgação para o banco que foi o patrocínio do Gol 1000 do Romário no semestre passado,onde acarretou um resultado muito positivo para o banco ondeele sera ate mesmo o garoto propaganda da instituição.
Agora quanto a comunicação interna e um pouco deficiente, não em falta de recurso mais sim falta de pessoas capacitadas para tais funções.Temos muitos problemas quanto a falta de informação ou divergências.Temos um setor responsável quanto ao disparo de comunicados diarios via e-mail que nem sempre é bem visto pelos funcionários por não ser muito atrativo e passa bastante dispercebidos pelos mesmos. Temos também a INTRANET quem as informações nem sempre são atualizadas.O quadro de avisos são de administração do próprio setor, ou seja as informações ali afixadas são de total responsabilidade dos Gestores quem nem sempre são capacitados para tal função.
O Banco BMG patrocina um projeto muito interessante chamado”SEMPRE UM PAPO” onde ele integra os funcionários aos acontecimentos culturais que ocorrem na cidade.O ultimo por exemplo foi um bate papo com Débora Falabella na pré-estréia do filme o Primo Basílio entre outros projetos como “PLANTE O VERDE” onde são distribuído entre os funcionários sementes variadas para plantação de arvores.Temos campanhas do agasalhos,visistas as creches,etc; como responsabilidade social que na maioria das vezes são projetos idealizados pelos próprios funcionarios.O RH que existente trabalha única e exclusivamente com a parte burocrática dos funcionários,como folha de pagamento,pontos,segurança do trabalho etc.
Sugerimos a um tempo atrás a criação de um jornal instituicional trimestral,para integração de todos funcionários a nível nacional pois contamos com filiais em praticamente cada estado do Brasil, mais ainda se encontra em estudos.
Ou seja o Banco BMG e uma instituição que esta no mercado a mais 30 anos,de sucesso e que conta um gama de recurso de comunicação bastante eficazes mais que nem sempre são administrados por funcionários capacitados e por se tratar de empresa familiar encontramos algumas resistências para questionarmos sobre tudo isso.

Anônimo disse...

THIAGO COELHO- RP- 5° período NOITE

EMPRESA: SANTA MARIA

A Empresa na qual trabalho atua no setor de limpeza e higiene, é uma empresa de grande porte e sua matriz reside em São Paulo. Seus principais produtos são: vassouras, rodos, esponjas, escovas, sacos para lixo, velas e cabides... Trabalho para o representante geral de Belo Horizonte e Grande BH como promotor de vendas em supermercados. A empresa conta com uma grande equipe de promotores de venda, devidamente treinada para abastecer e organizar as gôndolas dos supermercados, permitindo um giro considerável de seus produtos estocados e facilidades para seus consumidores finais no momento de suas compras.
Com seus funcionários, inicialmente há um treinamento e depois nos comunicamos por telefone, pois prestamos serviços externos. Para chegar aos clientes existem vendedores responsáveis pela divulgação dos produtos através de catálogos oferecendo preço e qualidade. A empresa possui um site possibilitando ao cliente informações como: suas instalações, histórico, política de qualidade, missão, valores, serviços associados e pesquisa de satisfação do cliente.
A Santa Maria oferece aos clientes praticidade, organização, higiene e limpeza, através de produtos modernos, confiáveis e ecologicamente corretos.
Como trabalhamos fora da empresa, ficamos às vezes sem saber o que acontece internamente, poderia haver reuniões com os promotores e funcionários de outros setores para que um possa colaborar e acrescentar novas idéias que façam com que cada dia fique melhor a qualidade dos nossos serviços.

Anônimo disse...

Kézia Cristini 5º Período de RP- Noite.
Título: Como acontece a comunicação nas empresas brasileiras?
A empresa escolhida é a Lurdes Noivas na qual trabalho.Ela se localizada no bairro Tirol em Belo Horizonte onde presta seus serviços há quinze anos contando com apenas quatro funcionários. Ela presta serviços para a grande Belo Horizonte atendendo esporaticamente pessoas de fora.
Sua atuação principal é na área de alugueis de vestidos de noivas contando também com vestidos de festas, debutandes damas, pagens e ternos para festas e noivos e cerimonial. Tendo parcerias com as empresas de ornamentações, foto e filmagens,e dia da noiva.
A comunicação interna não existe, é preciso planos estratégicos de comunicação, para trazer melhores informações aos funcionários fazendo com que o mesmo seja mais motivado e trabalhe com mais satisfação e seguro de seu serviço.
A comunicação externa conta somente com um site, alguns cartões de visitas e de desconto usados quando existem eventos especias como a feira de noivas, onde todas as lojas têem a oportunidade de mostrar e divulgar seu produtos. Nesses eventos são realizados desfiles onde são filmados, fotografados e colocado em revistas de noivas.
Na minha opinião a empresa deveria investir mais na divulgação do seu trabalho, na parte interna como reuniões já que os funcionários são poucos e ocasionalmente com circulares ou boletinhs internos. E na comunicação externa com bannes, foldes e até mesmo outdoor's, para que a empresa e seus serviços sejam reconhecida captando assim novos clientes.
Ao longo das aulas e seus conteúdos terei mais informação para aplicas no melhoramento da empresa de acordo com suas necessidades afinal, com a comunicação as chances de progressos sao bem maiores.

Anônimo disse...

Dilson Ricardo Rezende de Souza – Turismo - Noite
A empresa que trabalho é a agência de viagens Belvitur, com mais de 40 anos de experiência e liderança absoluta de mercado em Minas Gerais. Os serviços incluem atendimento aos principais aeroportos do país, emissão e entrega de bilhetes nacionais e internacionais, orientação sobre documentos de viagem, receptivo, PTA's e tarifas acordo com cerca de 500 hotéis no Brasil. Para o exterior, a Belvitur representa a cadeia Hilton de hotéis, uma das maiores do mundo, a Disneyworld® Universal Studios EscapeT, diversos tipos de Seguro Saúde, aluguel de carro e passes de trem. Trabalhando on-line com sua filial em Miami, estabelece contato direto com os principais hotéis, operadoras e companhias marítimas na América do Norte, Oriente, Europa e Oriente Médio. A empresa tem aproximadamente 600 funcionários. A comunicação com o publico é através de banner, encartes, site e e-mail, cartões de visitas, logomarca, uniformes e outros. A comunicação interna é feita por mural informativo, webmail (Belvitur News), nextel, ramal, CI´s.
A agência de viagens Belvitur se localiza na Rua Professor Antônio Aleixo, 604 - Bairro Lourdes - CEP: 30.180-150 Belo Horizonte - MG - Brasil Fone: (31) 3290-9090 / Fax: (31) 3290-9033, e as filiais no Aeroporto da Pampulha: 31 3490-2171, Aeroporto de Confins: 31 3689-2654, Contagem: 31 3395-2855, Loja Av. Bandeirantes nº. 506: 31 2127-9090 contando com site http://www.belviturviagens.com.br e e-mail: cac@belvitur.com.br .
Quanto aos clientes corporativos, a agência disponibiliza os seguintes serviços:
Gerenciamento do orçamento de viagens corporativas reserva e emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais com entrega imediatamente após sua solicitação, hotéis no Brasil e exterior com descontos de até 50%, departamento especializado em organização e coordenação de congressos e eventos, serviço de traslados e receptivos, locação de automóveis no Brasil e exterior, consultoria em viagens e turismo, faturamento mensal para compras de passagens aéreas através do EBTA, serviços via Internet como formulário de solicitação de reservas completo, solicitação de passagens aéreas, solicitação de reservas em hotéis, locação de veículos, congressos e eventos, extratos de movimentação mensal, outros Serviços e fale conosco.
Eventos
A Belvitur organiza e coordena congresso ou evento com toda a segurança. Reserva de passagens, contratação de hotéis, organização de traslados, passeios turísticos, atendimento em aeroportos, locação de equipamentos, shows, serviço de Buffet e a melhor negociação de tarifas e condições de pagamento. Logo a baixo estão os eventos realizados pela Belvitur.
01-05/03/2007 Lançamento do Novo Pálio 2008 Natal - RN
07-09/11/2006 Multilux Edição 2006 - 1º Evento Internacional de Iluminação em Minas Gerais Belo Horizonte - MG
28-30/04/2006 VIII Meeting Internacional de Estética de Minas Gerais Belo Horizonte - MG
25-28/07/2006 Abrascam Belo Horizonte - MG
02-05/11/2006 28º Campeonato Brasileiro de Squash Belo Horizonte - MG
02-04/9/2006 By Japão Rio de Janeiro / São Paulo / Vila Velha Rio de Janeiro - RJ / São Paulo - SP / Vila Velha - ES
2006 Ground'2006 Maceió - AL
25-28/07/2006 Abrascam Belo Horizonte - MG
23-25/10/2006 Safe Water Rio de Janeiro - RJ
2006 Eventos Fiat 30 Anos Belo Horizonte – MG
A principio acho que a comunicação da Belvitur é completa, usando os meios necessários para a venda de seu produto e com total interação entre seus funcionários.No decorrer do curso de Comunicação estarei aprendendo mais sobre o assunto, podendo mais tarde ter uma visão crítica e aprimorada ajudando a sanar os pontos negativos da empresa relacionada acima.

Anônimo disse...

Núbia - 5º período RP (noite)
Trabalho na empresa do grupo Arthur Lundgren Tecidos S/A - Casas Pernambucanas, seu segmento são do setores têxtil, calçados, artigos do lar, eletro-eletrônicos, linha de bazar e celulares. Também oferecemos serviços de parcerias como planos odontológicos e Seguros.
A empresa já existe há 99 anos no mercado, seu setor admistrativo esta localizado em São Paulo. Temos aproximadamente 250 loja abertas e outras em fases de inauguração, que estão distribuídas em 7 estados brasileiros. Também oferecemos a venda por Internet através do site: www.Pernambucanas.com.br; em Belo horizonte são apenas três loja, Centro, shopping Del Rey e Venda Nova.
Estou na empresa há apenas uma semana, trabalho no dep. de MRT, e apesar de estar no setor da comunicação, ainda não conheci todos os meios utilizados pela mesma pois estou em fase de treinamento. Percebo que a empresa se preocupa bastante com a parte de comunicação, possuímos hoje um site para clientes e fornecedores, contamos também com um sistema de intranet para os funcionários; neste podemos saber de todas as campanhas que estão em vigor, ações regionais realizadas, datas de aniversários de todos os funcionários, comentários dentre outros. Alem disso temos cursos de reciclagem e uma a revista interna, onde todo mês são publicados temas como organização, atendimento, criatividade, tendências, etc, tudo para contribuir no crescimento e desenvolvimento de seus funcionários. Recentemente foi inaugurada uma faculdade com vários cursos profissionalizantes.
Quanto ao seu púbico externo (Clientes), temos várias ações de relacionamento como:
· Comemoração de aniversariantes
· Cine Pernambucanas,
· Cursos variados de capacitação
· Projetos sociais
Acredito que não existe um limite para criações de meios e métodos para trabalharmos cada dias mais a comunicação, e tenho muitas expectativas de juntamente com minha formação acadêmica acrescentar ainda mais nesta empresa.

Anônimo disse...

André/ 5º periodo noite
A empresa escolhida é a FIAT, também posso dizer que a valorização da comunicação é muito importante, tanto no profissionalismo quanto nas estratégias utilizadas; observo o mural de recados, que parece ser simples mas é bem utilizados por funcionarios; a interativa que é a intranet FIAT, no qual tem todas as informações, desde oportunidades de trabalho até um link de uma ouvidoria, que se chama Fale com o Superintendente; jornais que circulam em alguns setores, as revistas da fundação FIAT, além de outdoors internos que estimulam assuntos diversos como um lançamento de um carro; e a transparência com todo o público que precisam de alguma informação, tanto no site como em e-mails. Isso é umas das possibilidades que posso observar e relatar como eficazes.

Anônimo disse...

Bruno Esteves Coutinho 5°periodo RP noite

Trabalho em uma pequena empresa de caráter familiar direcionada para o comércio de ferro e aço para serralheria. Por ser uma empresa de pequeno porte não se estabelecem funções pré-definidas para cada setor ou funcionário. Assim com o passar dos anos eu e meus dois irmão percebemos a necessidade de melhorar a forma de nos comunicarmos com o nosso público alvo e também alcançar uma parcela maior neste segmento.
Reunimos-nos e estabelecemos metas para viabilização de ações estratégicas aproveitando os nossos recursos e o nosso tempo. Após está discussão levamos para nossa Direção que é representada pela Nossa Mãe o que enxergamos que poderia ser melhorado e utilizado de forma mais eficaz, uma das ações seria a distribuição de brindes para clientes em parceria com os fornecedores selecionamos brindes que chamariam a atenção do público e facilitariam a realização de seu oficio como: agendas, canetas, escala de medidas, calendários, camisas e bonés.
Por trabalhar com um público que muitas vezes nem tem o ensino médio completo, esse foi o meio encontrado para presentear e nos aproximar de nossos clientes. Passaram-se cinco anos e a concorrência no setor de ferro e aço é muita grande por isso selecionamos como um diferencial da nossa empresa a ação de visitar e presentear nossos clientes continua semanalmente estreitando cada vez mais as relações e fidelizando-o.
Reuniões rápidas todos os dias pela manhã foi outra forma de aproximar os nossos colaboradores para os acontecimentos dentro da organização. Com a minha inclusão no curso de Relações Publicas sempre que possível e de acordo com o meu aprendizado tento implantar melhorias não só na comunicação interna e externa para um crescimento do grupo.

Anônimo disse...

Nome: Amanda Vidotti E. Marques
Relações Públicas - 5° P./ Noite

A empresa analisada será o Banco Bonsucesso S.A., que trabalha com Crédito Consignado para aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Militares e faz captação de clientes para investimentos. O Bonsucesso tem lojas próprias nas principais capitais e atua em todos os estados brasileiros através de seus coorrespondentes e corretores, sua sede fica em Belo Horizonte. O Banco é uma empresa de porte médio, tem em média 600 funcionários.
Os públicos são colaboradores, correspondentes/corretores e clientes finais.
A comunicação interna é feita através da intranet, quadro de avisos e workshop.
A comunicação com os correspondentes e corretores é feita através de extranet(Comunidade Estrela Guia e Portal do Agente), programa fidelidade (Corresponder), catalogos de divulgação de campanhas e promoções, revista fichário com reportanges sobre o mercado e entrevistas com empresários que são enviados mensalmente, encontros anuais e eventos especificos.
O setor de marketing é divido em Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa (que trabalha em conjunto com o RH), trade e institucional.
Temos um Call Center (0800)com 70 posições, que faz o atendimento aos clientes e correspondentes de todo o Brasil.
A comunicação com os clientes finais é feita de maneira sistemática através de mala direta, campanhas em rádios locais, mídia, outdoores e o site do Banco.
Patrocinamos eventos relacionados ao seguimento de crédito e captação de clientes.
Temos diversos seguimentos de materiais publicitários para os convênios trabalhados, envelopes e papeis com o timbre do Banco.
O Banco faz parte do projeto Junior Achievement, ajuda mensalmente o hospital da baleia e faz projetos na área cultural através da empresa coligada Culturinvest.
Uma falha que eu vejo é que a comunicação interna do Banco poderia ser mais explorada, através de campanhas e treinamentos. Muitas vezes as novidades do Banco (algum comercial que esta sendo veiculado, um novo outdoor)patrocinios) não são repassados aos colaboradores e acho importante que todos saibam dos projetos desenvolvidos, isso pode ser um meio de motivar os funcionários.

Anônimo disse...

Maria Cláudia, cuidado com acentuação e pontuação dos seus textos. No texto do BMG, há momentos repetitivos, onde a vírgula é esquecida. Revise e aprimore. Quanto à análise, é isso aí. Está muito boa: funcionários necessitam de zelo, informação e integração e o jornaliznho interno é uma forma de viabilizar isso.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Thiago Carvalhães. A Magnesita é uma ótima empresa. Valeu ter citado e relacionado sua conclusão ao Marins. Certíssimo. A parte gráfica e visual também precisam ser cuidadas. Sua análise é bem completa e revela bom conhecimento sobre as áreas da comunicação e todo seu ferramental. Vamos explorando isso. Com carinho,Bia

Anônimo disse...

Amanda Marinho. A Agerp tem ações de comunicação muito eficientes realmente. Agora, não podemos nunca dizer que em uma empresa não há falhas de comunicação ou nada a melhorar. Preste atenção: as empresas estão sempre buscando funcionários com perfil de inovação. Viu o vídeo do Marins no primeiro dia de aula? Não? Então pegue a fita. Cuide de seu texto também. A informalidade, falta de acentuação e pontuação incorreta denigrem a imagem de quem escreve. Capriche mais nos próximos. Bia

Anônimo disse...

Lou, não conheço a Microlins, nem os projetos que ela desenvolve, citados por você. Zele pela acentuação e pontuação dos seus textos, certo? Agora, em relação ao plano de ação em comunicação, fique atenta, pois, ao longo da disciplina irá percebendo como fazer melhor isso, ok? Conhecer os pontos fortes e fracos da empresa é o primeiro passo. Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Olá!
Escolhi a empresa onde eu trabalho, Comércio e Participações Ltda localizada na Av: Américo Vespúcio, nº1711 no bairro Nova Esperança, cidade Belo Horizonte –MG.
A Coimpar Comercio e Participações Ltda, faz parte do Grupo Iturri fundado em 1947 na Espanha. No Brasil ele está presente desde 2004, através da compra da Coimpar e vem inserindo sua filosofia de trabalho presente em todas as suas filiais garantindo a eficácia de seus serviços através da iso 9001, iso 14001.
A Coimpar possui matriz na Espanha e São Paulo e suas filiais são: Belo Horizonte, Alemanha, França, Inglaterra, Marrocos e Portugal.
O ramo de atividade da empresa é EPI- Equipamentos de segurança individual, o foco principal a qual falo é na filial de Belo Horizonte –MG onde eu atuo como vendedora dos equipamentos de segurança. A Coimpar atinge um público enorme; indústrias em geral, onde há a necessidade de proteção para os funcionários evitando acidentes de trabalho.
Na filial BH é composta de dois estagiários e nove funcionários e a matriz em SP é composto por 27 funcionários.
Trabalha com ótimos parceiros tais como: 3M, M.SA, Marluvas, Bracol, Orvec, Promat, Mucambo, Ansell e etc. E de dois em dois anos participa da feira “Minas Seg”. Oferece aos seus clientes palestras, visitas técnicas e desenvolvimento de produtos.
A Coimpar tem uma comunicação interna muito boa, utilizamos de e-mail, internet, skype, quadro de aviso, telefone e reuniões. Pode fortificar ainda mais com um jornalzinho interno ou até mesmo um blog como estamos utilizando.
A comunicação externa realizada com os clientes e fornecedores existem como ferramentas o cartão de visita, fax, telefone, celular, e-mail, skype, site, catálogo e usa se também responder as cotações sempre em folhas timbrada com a logomarca da empresa.
Acredito no potencial da empresa e acho muito escasso o fato de não existir um setor ligado à comunicação, poderia explorar mais a forma de comunicação, usufruir das novas tecnologias, investir na intranet e extranet, por exemplo.
Acredito na importância de investir em projetos sociais, hoje a Coimpar não participa de nenhum.

Amanda Cota
5º período- noite

Anônimo disse...

Luise, seu texto é muito bom. Sua análise muito completa, também. Agora, cuide de evitar erros graves, tá? No seu texto só achei um: ascensão. Veja no seu texto, aparece com "ç". Mesmo assim, você deixa muito claro o que é e o que quer sua empresa Global com o Minitab. Vamos aperfeiçoando sempre. Poderia ter explorado mais as sugestões, sua opinião, certo?
com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Breno. EM uma análise nunca estamos errados, pois expomos o nosso ponto de vista. Agora, como expomos é que gera dúvidas ou não. Cuidado com pequenos erros de concordância. Também zele por elaborar textos com frases curtas. Os períodos longos nos fazem incorrer em confusão e erros de pontuação, concordância verbo-nominal, mais ou menos graves. Há frases incompletas. Cuidado, observe:" Conta atualmente com um quadro de aproximadamente funcionários".? Faça sempre uma revisão de seus textos, antes de postar ou enviá-lo.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Isabel, o NHTRANS é mesmo um Núcleo muito bacana. Agora, vamos dar informações consistentes, com muito cuidado com o português. Se você garantir um bom relacionamento com esses profissionais e empresas com as quais tem se relacionado diariamente no estágio, poderá abrir portas no mercado. Mas frases com erros de pontuação e acentuação dificultam seus entendimento e pôem a perder os objetivos da comunicação. Fique sempre, muito e muito atenta. Revise seu texto e verá onde melhorar nesse sentido.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Rita de Cássia. Muito bom seu texto. Cuidado para não descuidar onde está a tentação da maioria, no final. Muito boa sua visão de atuar onde ainda há pouco investimento em comunicação. Muito haverá, certamente, de mercado. Capriche e esteja antenada com o que há de vir sim! Teremos muita aprendizagem pela frente.
Com carinho, Bia.

Aloysio Fernandes disse...

Aloysio Fernandes 5º período RP-noite

A empresa escolhida por mim para analisar sua comunicação é a Remil-Refrigerantes Minas Gerais. Franquia ligada à Coca-Cola Company, na qual trabalho há quase dois anos.
A Remil é uma empresa de grande porte, está no segmento de alimentos e trabalha com a produção e comercialização de bebidas carbonatadas e não carbonatadas( refrigerantes, sucos, chás, isotônicos, energéticos, etc...)
Sua comunicação interna e externa obedece diretamente às políticas internacionais de comunicação da Coca-Cola Company.
A Remil possui diversos ambientes de comunicação internos feitos exclusivamente para funcionários. Entre eles, os principais são: Planeta Coca-Cola: Revista mensal com assuntos diversos, tais como: Lançamentos de produtos, atividades para funcionários, Carta do diretor, etc.
Agendão: Folheto produzido pela área de RH para informar as atividades desse setor.
Mural de recados: Um mural onde são colocados atividades, anuncios de vagas internas, anuncios de funcionários vendendo algo, etc...
Além desses, possui também os canais de comunicação por TI, tipo:
internet, intranet, email, Webaula( cursos oferecidos pela empresa pela internet aos funcionários da média liderença).
A comunicação externa é feita também respeitando as politicas internacionais da empresa e são gerenciadas por um escritório no Rio de janeiro, que centraliza as diretrizes para as irformações que serão disseminadas.
Nesse aspecto existe várias subdivisões. Por se tratar de uma área que a empresa considera extremamente estratégica é normalmente gerenciada pelo setor de Marketing. Nesse local os profissionais da comunicação integrada trabalham conjuntamente e basicamente fica assim subdividido:
Comunicação aos clientes, aos consumidores, eventos específicos, lançamento de produtos, etc...
Na comunicação com a mídia, há uma assessoria de imprensa bastante atuante, haja vista que a marca representada ( Coca-cola) possui forte recall por onde está presente. Dentro da comunicação à mídia, há um grupo designado especificamente para gerenciar possíveis crises geradas por alguma situação acidental causada por algum produto ou algo semelhante. Na assessoria de imprensa fica também a responsabilidade de comunicação com o governo. Portanto, viu-se de forma bem resumida toda a estrutura do organismo corporativo da Remil e da própria Coca-Cola. Assim, atende-se a demanda por informações de todos os públicos da organização.
E finalmente, gostaria de dar destaque aqui, mesmo que já mencionado, sobre as grandes e volumosas campanhas feitas com impressionante penetração quando se trata de comunicação ao consumidor. Campanhas essas, que são as grandes responsáveis pela forte aceitação dos produtos no mercado e sem a qual não haveria tanta força da marca por onde ela está presente.
Sendo assim, considero pessoalmente não só como colaborador da empresa, mas como consumidor dos produtos, como majestosa a comunicação da Corporação, pois o sentimento que tenho é de pertencimento à organização e de paixão quando vejo a empresa refletida em tudo que se chama Coca-Cola.

Anônimo disse...

Érika Queiroz, a mudança na Seestel nos comprova o quanto os recursos humanos têm que estar alinhados com as estratégias de comunicação. Bacana revelar isso. Agora, atente-se, quanto ao texto aos erros de português. Exemplo: sempre que falamos há, no sentido de haver passado o tempo, usamos "h". Tipo: ...trabalhei na empresa há dois anos.../Revise seu texto sempre antes de enviar e encontre novos pontos a serem aprimorados, como no final, onde há pequenos deslizes na concordãncia. Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Carla Moreira, então aproveite a oportunidade, antecipe leituras. O cartão merenda é uma ferramenta que agiliza a vida das crianças, a rotina da escola melhora e pais se sentem mais seguros e confortáveis para programar a rotina financeira. AS vantagens são muitas, mas se não houver boa comunicação o produto não consegue adesão. Vamos explorando os assuntos das aulas, mas parcerias para esta empresa em BH, principalmente, são fundamentais!
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Fernanda Nayara. A Web Aula é uma empresa de olho no futuro. Não pode descuidar da comunicação. Sua análise é pertinente. Cuidado, pois educação a distância não tem crase como aparece no seu texto, certo? Aproveito para lhe parabenizar pela passagem em primeiro lugar no concurso do TJMG, como me informou, na vaga de RP. Estou muito feliz por sua conquista! Antecipe suas leituras para garantir a posse no cargo, quando for nomeada.
com carinho,
Bia

Anônimo disse...

A empresa escolhida e a Brindes Rimar LTDA onde trabalho a 6 anos, tem como segmento representação de brindes promocionais para eventos, empresas e etc.
Uma empresa com 3 funcionários para produção dos produtos 2 representantes, e meu pai como proprietário, uma firma que leva muito em consideração os valores da família, com isso já esta no mercado a 28 anos promovendo empresas, empresa de pequeno porte. Localizada na região de Contagem e atuando em toda Minas Gerais.
Em relação a comunicação da empresa com os funcionários se da diretamente com o proprietário por ser pequena, temos uma grande liberdade de conversar e discutir opiniões a respeito da empresa, seja para elogiar ou chamar atenção, o veiculo comunicação usada entres os funcionários e empresa e somente verbal.
E a comunicação entre os clientes e somente com visitas e cartões de visita, ainda esta em desenvolvimento um site que devera entrar em atividade no inicio do ano de 2008, etem como propaganda anúncios em catálogos e sites.
Pois acho que o meio de comunicação usado pela empresa já tem trago muitos benefícios e não tenho nada que reclamar .
Pedro Antonio / 5º RP noite

Anônimo disse...

Giocarla, gostar da empresa onde trabalhamos é um primeiro passo, fundamental, para nosso sucesso. Descobrir bons argumentos do porque a comunicação acarretaria benefícios para os empresários hoje é a forma de trabalhar o convencimento interno e abertura de portas para novas ações. Agora, quanto ao texto, vamos ser sempre objetivos nos nossos textos, por exemplo, para abrir, você poderia simplificar a expressão "A empresa que eu escolhi foi a que eu trabalho", por algo assim: "A empresa escolhida foi xxx, onde trabalho há xx tempo." Mais direto, menos queísmo. Vamos aprimorando. Com carinho,Bia.

Anônimo disse...

Ricardo, o texto saiu da informalidade, mas observe:
o segundo parágrafo está imenso, sem um ponto final se quer, quando poderia ter sido subdividido em três frases com idéias distintas, para dar mais clareza sobre o que expõe, ok?

Quanto ao comentário, você não deu o endereço da sua Lan (faça a propaganda, querido!) e nem da comunidade no orkut. Este tipo de dado, em um texto jornalístico, dá mais credibilidade e eficácia aos objetivos que se pretende com a comunicação. Vamos aprimorando, certo?
Com carinho,
Bia

RP - Tempos Modernos disse...

Nome: Izabella Lacôrte Lovisi Travassos
Relações Públicas/5º p. - noite

A empresa analisada foi a K9, que trabalha no ramo tanto de varejo quanto de atacado de moda feminina. Seus produtos são 80% criados e produzidos internamente e os 20% restantes são produtos comprados de determinados fornecedores.
A K9 possui 5 lojas em Belo Horizonte, nos principais shoppings: BH Shopping, Diamond Mall, Shopping Cidade, Shopping Del Rey e Minas Shopping. E ainda uma loja em Campinas/SP no Shopping Iguatemi. No bairro Santo Agostinho localiza-se o Showroom, onde são vendidos produtos K9 no atacado para comerciantes fora de BHZ e de Minas Gerais. Ainda faz parte do grupo a loja D'ellas no bairro Barro Preto, que inicialmente funcionava por atacado, mas hoje em dia trabalha no segmento de varejo.
Os clientes da K9 se diferenciam bastante, pelo fato de ser uma marca que existe em 5 shoppings, um com públicos completamente diferentes do outro. Mas, de uma forma geral, pode-se dizer que a K9 abrange mulheres de 20 a 40 anos, de classe média a classe média alta.
É uma empresa de porte médio a grande, por ter mais de 5 lojas e com pouco mais de 100 funcionários.
Sua comunicação deve ser analisada em partes, pois a K9 faz diversas ações de Comunicação e Marketing ao londo do ano, visando normalmente as datas comemorativas e temporadas de promoção. Estas ações são feitas de modo específico para as datas mais importantes em seu ramo de atuação e para seu público-alvo. Analisando como exemplo a 2ª data mais importante do calendário da K9, o Dia das Mães contou com duas estratégias de Marketing, criadas por uma agência de publicidade, todas duas seguindo o briefing do setor de Marketing da empresa. No briefing passado à agência, a principal informação foi de que, o objetivo da K9 neste Dia das Mães era que o maior número de clientes entrasse na loja, e desta forma, as chances de aumentar as vendas ficariam maiores. Tais estratégias, serão melhor explicadas na aula de hoje. Então, a comunicação com os clientes K9 é feita através de estratégias de marketing em datas específicas (como citado acima), através de uma revista semestral (Revista Nove), o site www.k9fashion.com.br, malas-diretas informativas de promoções e datas comemorativas, o Programa de Relacionamento e Fidalidade (Cartão Fidelidade 10xK), e no caso do Showroom, a cada troca de coleção acontece o Coquetel de Lançamento.
A comunicação interna é feita através de e-mail, quadro de avisos, informativos eletrônicos com conteúdos diversos, treinamentos e workshop.
A K9 sempre participa de eventos do seu ramo de atuação, podendo ser citados como exemplo o bazar Griffe Show realizado 2 vezes por ano no Espaço Séculos e um evento que está acontecendo este mês, o Imagine, uma feira que tem como objetivo incentivar os negócios do setor de moda.
O processo comunicativo da K9 possui pontos muito positivos e foram eles que garantiram a evolução da marca, desde seu surgimento em 1992. Porém, vejo que sua comunicação interna ainda está pouco desenvolvida e existem várias ferramentas de comunicação interna e endomarketing que deveriam ser exploradas, como House Organs direcionados aos funcionários e suas famílias. Acredito muito que se as famílias dos funcionários compram a idéia da empresa e sabem como ela funciona, o apoio dentro de casa faz com que os funcionários tenham mais prazer e motivação de trabalhar.

Anônimo disse...

Janilde, ok. Natura é Natura. E brasileiríssima! Bom, seu texto ficou longo, mas está ok. Revela muitas ações comunicativas e uso de tecnologia, tal qual a empresa tem feito. Agora, cuide de citar a fonte, quando extrair textos da internet ou de outros locais, para dar credibilidade ao seu texto. Há três formas de fazê-lo:

1) quando eu cito a fonte e reproduzo tudo dentro de aspas, tipo: Conforme entrevista do fulano de tal, à Revista Saúde, publicada em maio de 2005, " a Natura é uma empresa.....".
2) quando eu me aproprio da fala de terceiros citando os dados com minhas palavras, tipo: Conforme entrevista de fulano de tal, à revista Saúde, publicada em maio de 2005, a Natura é uma empresa totalmente brasileira, que lidera o mercado de produtos para higiene, perfumaria e cosmética no país.
3) Poderia simplesmente citar, edentando o texto. SEgundo a Revista Saúde, publicada em maio deste ano:
"A Natura é uma empresa
brasileiríssima, líder
do mercado de cosmética
no país", afirma o
presidente da empresa.

Tirem proveito destas informações para todos aprimorarem seus textos e evitar o plágio, certo?
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Letícia, em que setor trabalha na DMA? Há muitos alunos meus que atuam na DMA, fazendo Administração e que contam as mesmas coisas que você. Interessantíssimo o case da DMA. Levem muitas peças para nossa mostra de comunicação hoje e dinâmica de estudo sobre as peças, ok?
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

FErnanda Rabelo. Seu texto é super objetivo, claro, transparente e correto, do ponto de vista da língua e estruturação dos conteúdos. Parabéns. A Difato poderá crescer muito com sua análise criteriosa e propósito de mudanças, viu?
Leve peças para nossa aula.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Rivania, senti falta, como em tantos outros textos dos colegas, de informarem o site, para podermos conhecer mais. Isso é fundamental nos textos futuros, dados que me permitam checar as informações, entrar em contato, enfim, estabelecer a comunicação efetivamente com a empresa. Agora, quanto à sua análise, está muito bem feita. A FEAM é um órgão essencial para a sociedade. Trabalhar a comunicação integrada geraria, com certeza, resultados muito mais satisfatórios. Vamos levar material pra mostra hoje, certo? (segunda-feira).
Com carinho, Bia

Anônimo disse...

Karla, Gomes. Esqueceu de falar da revista da AMIRT!!! Bom, quanto à sua análise: qual o site da empresa? De quanto em quanto tempo é feito o clipping? Como é feito o Mural? Os emails são sistematizados? Enfim, cuidado com a percepção de que tudo é ótimo. Lembra o vídeo do Marins, onde ele fala que o que o cliente quer é ser supreendido, inventar algo que ele não sabia que era possível ainda? Então, vamos incutir esse olhar curioso para que você tenha sempre sucesso nesse aprendizado, certo?
Com carinho,
Bia
ps... traga as peças comentadas aqui no Blogger, para nossa aula de hoje, certo?

Anônimo disse...

Rafaela Rosa, a Amis é um excelente case de comunicação. Há um trabalho primoroso, basta vermos a credibilidade da mesma no mercado e junto à imprensa. Sua análise é extremamente bem feita, com conclusão final clara e condizente com o que argumenta. Parabéns pelo seu texto. Traga as peças pra gente, hoje, na nossa mostra em sala, ok?
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Tomás, as empresas de agronegócios têm um amplo mercado, aberto a novas propostas, que venham a concretizar sua metas, aprimorar seus lucros e fortalecer suas imagens no mercado. Mas lidar com este público é o grande desafio. É preciso muito conhecimento, técnica e ótimo relacionamento para abrir portas de modo consistente. Esse semestre será muito útil pra isso. Zele sempre pelo seu texto, certo? (pontuação e acentuação dão clareza às frses.)
Traga o que tiver de peça para nossa mostra hoje.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Kézia, empresa de produtos para festas, como casamentos, debutantes, enfim. É preciso muito afinamento entre as equipes. Muito bom humor, qualidade e divulgação via parcerias. Um site, dependendo do público, facilita a vida demais. Preços de aluguel e compra também devem ser informados com clareza, para ajudar os clientes a tomarem a decisão sozinhos, de longe, muitas vezes. Você precisa ficar atenta aos cuidados com o português, erros de acentuação, pontuação e frases longas demais, certo?
LEve algumas peças para a sala de aula, para partilharmos na mostra, ok? Hoje, nos vemos à noite.
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Náyra, seu texto é muito bom. O trabalho da PBH muito bem reconhecido pela população, Brasil e até fora do país. A comunicação tem estratégias muito afinadas e parece funcionar muito bem a integração. Conheces o Acy Benfica? É um amigo meu, jornalista, que veio dar palestra pra gente outro dia em outro curso.
Traga muito material bacana para nossa mostra, ok?
Com carinho,
Bia

Gabriela Coelho disse...

GABRIELA COELHO
5°Período - RP - Noite

A “Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT”, mais conhecida nacionalmente como Correios, é uma empresa que tem como missão, facilitar as relações pessoais e empresariais mediante a oferta de serviços de correios com ética, competitividade, lucratividade e responsabilidade social. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Exame em Julho de 2007, a ECT foi classificada como a 5ª maior empresa Estatal do Brasil, sendo assim, de grande porte, possuindo milhares de funcionários nos mais diversificados setores em todo o país.
Os principais serviços prestados pelos Correios estão ligados à entrega de cartas, telegramas e encomendas, dentro e fora do país, e o banco postal. A empresa atua desde as grandes Metrópoles até as pequenas comunidades, podendo assim, o cliente inicial (remetente) escolher vários tipos de entregas, como: Cartas e encomendas simples ou registradas, Sedex, Sedex 10, Sedex Mundi entre outros.
Há cinco meses, trabalho no setor de Assessoria de Comunicação, onde nosso principal foco é a comunicação entre funcionários, clientes, governo e imprensa. Realizamos projetos na área de Responsabilidade Social, Boletim Interno produzido uma vez por semana, Clipping que é feito diariamente, Jornal Mural feito de recortes dos principais jornais do Estado também diariamente, Mailings sendo eles: culturais, oficiais, grandes clientes, governamental etc, Intranet de cada Diretoria Regional (de cada estado), Cerimoniais e Eventos para lançamento de selos e inauguração de agências, Comunicação Interna para informação nos setores, Mala Direta transmitindo informações aos clientes, brindes etc.
A comunicação na ECT é bastante eficaz. Utilizamos meios adequados de acordo com cada necessidade, visando o melhoramento cada vez mais da empresa. Gosto muito de trabalhar na ECT, estando na área me sinto cada vez mais realizada na profissão que escolhi! Agora, basta estudar para concurso! (Risos) Abraço a todos!

Anônimo disse...

Luciana, tem sim, muito trabalho pela frente. E se souberem trabalhar bem, as multinacionais também têm grande abertura de mercado para o comunicador. Basta ter pelo menos mais um idioma fluente e ter conhecimento técnico, cultural sobre a empresa, para se criar ótimas soluções comunicativas. Traga peças de comunicação para nossa mostra. Você não deu o site pra gente consultar. Seu texto é muito corretinho e positivamente objetivo, ok?
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

FAbrícia, seu texto é muito bom. Mas evite textos opinativos demais, pois tiram a credibilidade por parte de quem escreve. Você dosa bem isso, quando dá números, ranking, dados sobre melhorias na empresa, premiações, etc. Agora, na finalização, como comunicadores, não podemos ser tão parciais. Deixemos que as próprias informações forme a opinião do leitor. Menos adjetivos, portanto.

Traga muitas peças comunicativas originais e citadas por você, ok?
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

DILSON....
Seu comentário foi postado no local errado. Você é aluno da turma de Turismo. Republique-o lá, ok?
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

REnata Gomide. Seu texto é muito bom, corretinho e sua análise também tem início,meio e fim. DAdos concretos dão consistência ao seu texto. Parabéns. Vou aproveitar o texto do Tempo para lembrar algo a todos:
Ao invés de dizer... "fica situada, está situada", use somente, "situada em...", isso limpa o texto e dá mais clareza.

Traga material para nossa mostra de hoje, não esqueça, REnata!
Você tem um mostruário imenso aí.
com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Graziella. A Bayer é uma super empresa. Agora, querida, releia seu texto e faça correções em pontos graves,de concordância, certo? Nada que uma boa revisão não cerque no dia a dia, ok?
Traga material comunicativo, jornalístico para a nossa mostra hoje, ok?
Com carinho,
Ana Beatriz Goulart Pereira

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ana Carlolina, o que entende por Brainstorm? Antes de usar uma palavra, certifique-se de que seu significado está sendo usado de modo correto, ok? Um Brainstorm com quem? Sobre o quê? Certamente, seria útil, mas só para dar um "start" nos processos de melhoria. E depois?
Pesquise e verá. Traga peças para nossa aula daqui a pouco no campus.
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika Reis. O BMG tinha inclusive um programa de televisão. Acabou?
Enfim, boa análise. Agora preste atenção ao uso do há de haver sempre quando se referir ao tempo passado. E também ao uso da crase em alguns pontos do seu texto. REveja e verá. Venha com peças para nossa mostra e dinâmica hoje, logo mais em sala.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika Reis. O BMG tinha inclusive um programa de televisão. Acabou?
Enfim, boa análise. Agora preste atenção ao uso do há de haver sempre quando se referir ao tempo passado. E também ao uso da crase em alguns pontos do seu texto. REveja e verá. Venha com peças para nossa mostra e dinâmica hoje, logo mais em sala.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

ok, Thiago Coelho. Sua análise e seu texto são primorosos. Quanto à visão da comunicação, vamos aprofundar hoje em sala, com uma mostra de peças comunicativas, publicitárias ou jornalísticas. Traga as suas, para contribuir, ok?
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Núbia, é uma grande empresa. Então aproveite, aprenda bastante e faça a diferença no quadro de comunicadores da mesma. Tenha humildade para conhecer primeiro e depois ter suas idéias e sugestões para aprimoramentos. Agora, atenção ao português sempre: esta sem acento ou frases como temos xx loja, denigrem o texto. Revise e zele nos próximos. Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

André, você precisa aperfeiçoar seu texto. Sua redação não pode ser superficial, uma análise exige atenção a todos os tópicos que estão sendo pedidos, para merecer um valor adequado a sua produtividade e profundidade. Por favor, capriche mais nos próximos. Ainda mais em relação à Fiat. Há muito a ser dito e observado, ok?
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bruno, é isso aí. A comunicação é um processo e na sua fala a gente vê clareza nisso. Agora, cuide do seu português. Pequenas falhas, nem que sejam de digitação, denigrem em muito a credibilidade de quem escreve, interferindo nos seus resultados também nos negócios.
Venha com peças para nossa mostra de tudo que têm na empresa: têm cartão? Têm logomarca, papel timbrado? Enfim... vasculhe.
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Amanda Vidotti, assessoria à imprensa é tudo, quando uma empresa realiza projetos sociais e não divulga, está perdendo um potencial imenso para fortalecer sua imagem. AGora, uma aviso que serve a todos: segmento de mercado não escreve como seguimento de seguir alguém, certo?
Observem e não errem mais!
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Boa análise Amanda. Bom texto também. Traga material de divulgação da empresa, brindes, enfim, tudo que conseguir reunir pra nossa aula hoje.
Ate´lá.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Aloysio, é assim que se sente um funcionário quando a empresa é boa! Quando a comunicação é eficiente e quando a imagem está cada dia mais fortalecida!
Leve material para nossa mostra hoje. Sua análise foi muito completa e com ótimo texto também.
Parabéns.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Pedro Antônio, sei que empresas familiares têm mais dificuldade e menos recursos para implantar e vislumbrar uma comunicação eficiente. Mas nós, comunicadores, não podemos deixar de avançar na análise, nos posicionando com espírito crítico para fazer somar ao que é feito hoje, certo? Sua análise tem que refletir o que tem aprendido na faculdade. A pergunta é: tem como melhorar? Que fazer então? Outra coisa: tome cuidado com o há de haver, pois ele deve ser usado sempre que nos referimos a tempo passado: estamos há anos no mercado, por exemplo. Também cuide do uso adequado da crase! Isso dá credibilidade ao seu texto e mais resultado para sua comunicação. Traga material para nossa mostra.
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Izabella Lacôrte. Que boa empresa a K9. E que boa análise a que você apresentou. Leve peças interessantes para nossa mostra hoje, daqui a pouco, em sala de aula, ok?
Será uma aprendizagem grande.
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gabriela Coelho,
Você é a última que vou ler hoje, antes da nossa aula. Traga peças para nossa mostra e aprendizagem durante dinâmica de estudo, ok?

Os Correios têm nome e tradição em eficiência. Mesmo depois da crise, onde estiveram envolvidos com falcatruas, ainda assim a imagem não se desestruturou por isso. Ótima descrição e análise a sua. Agora, não use expressões informais em textos formais, ok? tipo (rs)... Isso só vale em comentários que não têm cunho profissional, nem avaliativo, certo?
Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

A empresa escolhida foi a Multimarcas Consórcios Ltda, onde trabalho há quatro anos. Sua matriz é situada em Belo Horizonte na Rua Lavras nº20 São Pedro, com representantespor várias cidades de Minas Gerais e nos estado do Maranhão e Tocantins. Atua cerca de 30 anos no mercado de consórcios com planos de carta de crédito de imóveis, automóveis, kit reforma e moticicletas.
A comunicação interna da empresa é feita através de emails, msn, telefone, CI, reuniões mensais e mural. O mural nos informa sobre datas de aniversariantes, exposição do jornal mensal, atualmente sobre a mudança de endereço da matriz entre outros.
O jornal "Multinforme" enviado mensalmente aos consorciados, junto a boleta de pagamento, informa eventos, mudanças e projetos ocorridos na matriz e filiais.
Os clientes contam com nosso site que disponibiliza além de várias informações, 2ª via de boleto.
Como toda empresa, pequenas falhas acontecem em relação a comunicação, mas em geral na Multimarcas tem sido de fácil acesso, produtiva e eficaz.

Anônimo disse...

Gilmara Fabiane Ribeiro/ Relações Publicas / 5º período – noite

Empresa escolhida: Boliche Del Rey


O Boliche Del Rey é uma empresa de pequeno porte, localizada no principal ponto estratégico as demais regiões de Belo Horizonte - o shopping Del Rey, em seu amplo espaço tem a disposição para seu público: self-service de segunda a sexta-feira, 18 pistas computadorizadas, fliperama, salão de bilhar e mais três salões disponíveis para eventos e acomodações para clientes. Atua no setor de entretenimento, bar e restaurante, com vinte anos de mercado, presta serviços de: buffet, eventos com pacotes fechados para empresas, excussões escolares, campeonatos profissionais, amadores e festas em geral para clientes diversificados. A empresa ainda, conta com a colaboração de uma equipe com 70 funcionários, divididos em dois turnos que iniciam suas atividades de 10:00 às 18:00h e o próximo turno de 18:00 às 02:00h da manhã.
A empresa investe na qualidade de relacionamento, sua comunicação externa que é realizada mediante um site contendo todas as informações necessárias para o consumidor, comunidade no orkut visando o entretenimento e aproximação dos funcionários e clientes. Para divulgação de seus trabalhos são utilizados diversificados meios de comunicações - propagandas na rádio Extra FM, emissora MTV, folder, panfletos, afixados nos locais estratégicos de estabelecimento, cartão de visita, catálogo de fotos das festas e eventos, painel contendo fotos com descrições sobre os campeonatos e um quadro com classificações e divulgação dos mesmos, todos contendo o logo da empresa. Para o público interno, possui reuniões informais de acordo com a necessidade de cada setor, quadro de avisos com escala de trabalho e folgas, mensagens de motivação, atualidades e recados afixados no refeitório e um encontro anual promovido pela empresa, no próprio estabelecimento para confraternização de cada turno. O Boliche também realiza trabalho social com a creche Ministério da Criança Feliz, no qual uma vez por mês convida uma das casas que geralmente comporta 10 a 18 crianças com os respectivos responsáveis para jogar uma hora de boliche e almoçar, proporcionando lazer e confraternização entre as crianças, ajuda também cedendo o espaço de uma vitrine para exposição do trabalho artesanal realizado por eles.
O Boliche Del Rey, apesar de ter estatus de empresa pequena possui uma comunicação balanceada entre seus públicos, mas poderia investir mais em recursos para o publico interno, uma vez que estes são responsáveis pela entrada e o insumo, ou seja, o repasse da imagem da organização, fidelização dos clientes e prestação de serviços. Poderia realizar reuniões esporádicas independente da necessidade dos setores, programas de treinamento para conhecimento e o relacionamento entre seus funcionários, um jornal semestral para divulgação de mudanças ocorridas, com atualidades, reportagens sobre o esporte, regras, novidades de equipamentos, informações sobre os atletas e campeonatos ligados à federação de Minas Gerais e agenda de programações ao longo do semestre que poderia ser utilizado ate com os freqüentadores do local, promovendo a divulgação e orientação para dois públicos afins. A empresa não possui projetos ambientais e não presta serviços públicos, mas atua na área social.
Para conhecer o espaço e obter mais informações visite o site da empresa: www.bolichedelrey.com.br

Anônimo disse...

Cláudio Bueno 5ºperíodo/RP Noite
A empresa escolhida é O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), um programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
Inaugurado dia 12 de junho de 2007 o CMRR é uma instituição de médio porte, não tendo personalidade jurídica própria, sendo um projeto da Secretaria do Estado de Meio Ambiente. Conta com aproximadamente 50 colaboradores, entre servidores públicos, terceirizados e contratados.
A Instituição abrange os setores privados, públicos e terceiro setor, atua como núcleo irradiador de informações, projetos e parcerias com o objetivo de estimular a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos. O objetivo é promover a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais em todo Brasil.
O CMRR realiza a comunicação com seus funcionários por meio de boletim interno “Aqui entre nós”, fixado nos murais junto a comunicados de caráter informativo administrativo, e-mail, manual de orientações técnicas e básicas, reuniões, palestras e treinamentos.
Realiza atendimento personalizado com equipe técnica e treinada aos gestores municipais e privados. Implantará uma Newsletter direcionada ao governo, iniciativa privada e ong’s, também produzirá um jornal trimestral voltado aos gestores municipais.
Disponibiliza uma série de cartilhas focadas a técnicos e não técnicos. Não investe em publicidade, apenas utilizando mídia gratuita.
Contribui socialmente oferecendo um Curso De Qualificação de Gestão em Negócios e Resíduos gratuitamente para 250 alunos do Ensino Médio de escolas estaduais
Possui site (www.cmrr.mg.gov.br), folder, flyr, logomarca própria, no entanto não a utiliza em papelaria como timbre. Não investe em publicidade, aproveitado apenas das mídias gratuitas. Desenvolveu junto a UFV um Sistema de Inventário de Resíduos Sólidos de Minas Gerais (conhecida também por Árvore Hiperbólica), que apresenta o monitoramento dos dados levantados nas atividades fiscalizatórias realizadas pela FEAM nos municípios de Minas Gerais. Esta tecnologia da informação esta disponível em site a qualquer cidadão a partir de setembro.
Por se tratar de uma Instituição recente não resta muito a falar com relação as melhorias necessárias, pois o plano de comunicação ainda esta em processo de implantação e execução, no entanto por ser exatamente novo, o Centro Mineiro deve focalizar seu esforço em construir uma imagem positiva e sedimentada com seus diversos públicos, concentrando todos esforços na promoção da mesma, avaliando o desenvolvimento dos projetos delineados e adequando de acordo com os resultados obtidos.

Anônimo disse...

Caroline Tamietti - 5° RP - Noite

A empresa estudada é a Carbel S/A, concessionária Volskwagen localizada na Zona Sul de Belo Horizonte e tem por objetivo oferecer a seus clientes produtos e serviços com maior inovação tecnológica. A Carbel é a única concessionária de veículos do Estado onde toda a comunicação interna de dados é feita através do sistema Wireless, que permite o contato em tempo real também com as outras empresas do Grupo Bonsucesso, do qual a concessionária faz parte.
A empresa também investe constantemente em pesquisas de satisfação com o cliente, garantindo a necessária atualização e eficiência nos produtos comercializados e oferecidos. Além da preocupação com seus clientes, a mesma leva em consideração a opinião e motivação de seus funcionários, promovendo festas em datas comemorativas, buscando a integração entre os setores; oferece presentes de aniversário a todos os seus funcionários, e também como presente, o colaborador recebe em sua residência uma carta-presente, que o benefia com 2 horas livres no dia do seu aniversário; o funcionário destaque do mês recebe uma quantia em dinheiro. Essas são várias das ações motivadoras nas quais os funcionários mantêm seu trabalho bem feito e ainda trabalha por prazer.
A Carbel utilizando e investindo em novas tecnologias, tem como prioridade uma boa comunicação interna. Com isso, dentro da empresa e em setores diferentes, está afixado um mural chamado “Olho Vivo”, onde são veiculados todos os tipos de notícias e informações que sejam interessantes e/ou necessárias para o conhecimento dos funcionários. Setores importantes utilizam o meio para tornar públicas aos colaboradores suas notificações, como RH(Recursos Humanos) Marketing e Administrativos. Nas publicações de jornais internos com informações diversas feito pelo Marketing, os funcionários têm acesso à Intranet da empresa, meio no qual constam informações da empresa, aniversariantes, informações do Departamento Pessoal, mudanças que ocorrem, previsão do tempo, links úteis, dentre outros. A empresa possui também um programa de comunicação interna chamado “Dealer”, por onde se passam os recados em tempo real facilitando a comunicação entre os setores.
Pensando em criar uma sociedade solidária e se mostrando preocupada com sua imagem social, a Carbel cria campanhas esporadicamente para interação de funcionários e clientes, e para que os mesmos possam se preocupar com uma melhoria na sociedade brasileira.

Anônimo disse...

Renata Fabiane Alves/Curso: Relações Públicas/ Turno: Noite


A empresa escolhida foi Carbel S/A, pois se trata da empresa onde trabalho. A Carbel é uma consessionária de veículos da marca Volkswagem, uma empresa de médio porte que atua na região da Savassi, ela faz parte do grupo Bom Sucesso que abrange as empresas: Banco Bonsucesso, Bonsucesso Corretora de Seguros, Audi Carbel, Strada Veículos e Garra Veículos.
A Carbel possui em torno de 200 funcionários, entre oficina e venda de veículos Novos e Usados.
A comunicação interna da Carbel é feita pelo setor de Marketing da empresa, ela possui cartas e papeis timbrados, cartões de aniversários timbrados que são entregues para os funcionários em seus setores e enviados para residência de cada um, cada funcionário que recebe o cartão em casa apresentando no setor de marketing recebe de presente um par de sandálias havaianas personalizadas da Carbel, é enviado também cartões de aniversário para os clientes ( o cliente que recebe o cartão ganha de presente um check list e alinhamento gratuito), foi a pouco tempo a intranet da empresa onde é divulgado todos os acontecimentos internos da empresa, como: Entretenimento, lista de ramais, e-mails, aniversáriantes do mês, previsão do tempo, espaço RH, sites úteis, entre muitos outros. Em todos os prédios da empresa (Veículos Novos, Veículos Semi-novos e Oficina) existe um Jornal Mural que foi batizado de “Olho Vivo”, onde a empresa divulga todos notícias como: Atualidades, Agenda Cultural, Campanhas internas e externas da empresa, Comunicado, funcionários destaques do mês e esportes. A empresa também conta com o site onde é disponibilizado para os cliente todas as informações sobre a empresa e seus produtos. Toda comunicação interna entre os funcionários é feita através de e-mail, do sistema Carbel spress e de um sistema interno que é similar ao MSN.
A Carbel trabalha com projetos sociais como: o projeto do menor aprendiz (no qual a maioria das empresas de médio e grande parte fazem parte), a campanha do agasalho (que foi criada a partir de Maio, para clientes internos e externos com intuito de ajudar pessoas carentes), a campanha tudo por um sorriso ( criada internamente para os funcionários, com intuito de ajudar crianças carentes) e a campanha adote o verde que ainda esta em andamento ( a Carbel possui um selo de licença ambiental).
Em minha opinião o processo de comunicação da Carbel funciona, mais precisa de ajustes que já estão sendo providenciados, o que eu acho mais falho é o processo de comunicação com os clientes, pois, no site mesmo existem muitos processos que não funcionam como agendamento de serviços, conversa com os setores de relacionamento e vendas e os telefones, o processo de atendimento da Carbel via telefone é muito desgastante, pois, acredito que seria preciso um setor de relacionamento mais extenso e com funcionários suficientes para atender as demandas. A comunicação entre funcionários e clientes muitas vezes também são falhas, pois, nem todos os funcionários ficam por dentro de todas as promoções que são feitas pelas empresas e até divulgadas na mídia. Acredito que isto atrapalha muito, pois, a partir de processos de comunicação como estes, é o que se faz a imagem de uma empresa.

Unknown disse...

Empresa avaliada: Nonna Recursos Humanos e Eventos.
É uma empresa que presta serviços de mão de obra tercerizado, temporário e efetivo, que tem como foco principal atender ao varejo. Possue 15 anos de mercado.
A empresa se comunica com clientes atravez de site, foolders, anuncios em revistas e baners. Com o seu público interno a comunicação funciona por email e CI.
Encontra-se em um processo de reestruturação interna com grandes mudanças para serem feitas, principalmente na sua comunicação com os diversos públicos.Esta entre as empresas mais conceituadas no seu segmento de mercado.

site: www.nonnaeventos.com.br
Fone: (31) 32280080

Crolina Alves F. 5° periodo.

Carol disse...

Nome: Carolina Moreira de Oliveira
RA: 4034575
Jornalismo Empresarial - Noite

O Centro Universitário Newton Paiva é uma das faculdades particulares mais tradicionais de Belo Horizonte. Há 04 anos prestando serviços para essa Instuição, percebo que a Comunicação é a grande aliada da Faculdade na captação de novos alunos e na tentativa de se manter no mercado competitivo atual entre escolas de ensino superior. A Newton Paiva, como é conhecida entre os alunos, há mais de 30 anos, se firma como instituição de excelência e qualidade no ensino superior.Possui um corpo de docentes e admnistrativos extenso, e possui um setor que há pouco mais de um ano foi denominado de Assessoria de Comunicação Integrada. Nesse setor, as diversas áreas da comunicação se interagem, empenhadas na produção sinergética do produto final: a Identidade da Newton Paiva. Tanto no aspecto Visual quanto no aspecto Instuicional, a preocupação com o mercado e com a divulgação na imprensa esses são os pontos trabalhados pela equipe de funcionários formados por publicitários, Relações Públicas, Jornalistas e profissionais da área de Marketing.
Com um desafio semestral de inovação e de criar atrativos para buscar mais alunos, a Newton Paiva trabalha com pesquisas e um projeto ligado a satisfação do cliente. Além da implantação do CRM, ela ainda oferece aos alunos um canal direto com o Reitor, através do programa de ouvidoria denominado "Conversa com o Reitor". Outro recurso utilizado pela instuição é o fortalecimento de sua marca, com o slogan "Compromisso com o conhecimento". O Endormarketing ainda é pouco trabalhado e fica sobre os cuidados do RH o tratamento direto com os funcionários.
Outro diferencial da Instituição é o seu grande trabalho com a prática do aprendizado acadêmico. A Campanha do Vestibular de 2007 se intitulava "Aqui se estuda, aqui se pratica" e apresentava números dos atendimentos realizados pelos diversos Centros e núcleos de prática acadêmica.
A Faculdade ainda está engatinhado no que diz respeito a Comunicação Integrada, já que o projeto foi criado recentemente. Mas já mostra indícios de que a mudança pode ser totalmente favorável à sua imagem e aceitação no mercado. Mais uma valiosa ferramenta para o crescimento iterno e externo da Instituição.

Anônimo disse...

CAROLINA FERREIRA BAETA 5ºPERÍODO NOITE

A EMPRESA QUE REPRESENTO HOJE E ESOLHIDA PARA OBJETO DE ESTUDO É A CONCESSIONÁRIA PEUGEOT VERNON DA PAMPULHA ONDE TRABALHO A 4 ANO. TENHO UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PEUGEOT DE 7 ANOS E ACOMPANHO CADA PASSO DA FÁBRICA DESDE SUA FUNDAÇÃO NO BRASIL EM 2001. A PEUGEOT SEMPRE INVESTIU EM PROPAGANDAS EM TV FECHADA QUE É O SEU FORTE POIS, INICIALMENTE A FÁBRICA IDENTIFICOU SEU PÚBLICO EM UMA CLASSE MÉDIA ALTA. O MERCADO MUDOU MUITO DESDE ESTA ÉPOCA E HOJE A CONCESSIONÁRIA TRABALHA EM CONJUNTO COM A FÁBRICA, INVESTE HOJE EM RÁDIO E JORNAL IMPRESSO, QUE SEGUNDO PESQUISAS É O QUE GERA FLUXO DE LOJA E ALAVANCA OS NEGÓCIOS. TRABALHO NO DEPARTAMENTO DE VENDAS, E PERCEBO QUE PARA NOSSO PÚBLICO ESTAMOS BEM ADEQUADOS PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS PELA EMPRESA. QUEM PASSA PELA AVENIDA ANTONIO CARLOS DIARIAMENTE, FIXA EM SUA MENTE O LEÃO DA PEUGEOT EM UMA PLACA DE 6 METROS DE ALTURA DIFÍCIL DE PASSAR DESPERCEBIDA. A LOCALIZAÇÃO TAMBÉM É UMA REFERÊNCIA E ESTAMOS SEMPRE COM JINGLE NA JOVEM PAN, E COM PROMOÇÕES NO ESTADO DE MINAS. PARA MINHA ÁREA DE TRABALHO, É UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ, E NOS TRAZ RESULTADOS REAIS E POSITIVOS. A EMPRESA NÃO POSSUÍ UM JORNAL INTERNO, E ACREDITO SER ESTA UMA GRANDE FALHA PARA CONQUISTAR MAIS SEUS FUNCIONÁRIOS QUE SE SENTEM UM POUCO DESVALORIZADOS.

Anônimo disse...

A empresa escolhida foi Diplomata.
A Diplomata Industrial e Comercial é uma empresa avícola com gestão integrada de todos os processos de suprimentos em sua cadeia produtiva, desde a criação de aves, ao processo de industrialização da carne, com o objetivo de garantir a seus clientes a melhor qualidade em carnes de aves. A sede corporativa do grupo está localizada na cidade de Cascavel, estado do Paraná, Brasil. A maioria de suas unidades de produção está estratégicamente localizada no sul do Brasil, mais especificamente no oeste paranaense e catarinense. As vendas e distribuição de seus produtos atendem aos principais mercados brasileiros e internacionais.
A empresa tem desenvolvido programas educacionais de base e avançados treinamentos para garantir a seus colaboradores a capacidade de adaptação ao mais competitivo mercado de trabalho. Como parte do programa, a Diplomata estabeleceu uma parceria com a entidade SESI, que colabora em projetos de recrutamento e educação.

Devido ao avanço em suas técnicas de administração, a empresa iniciou o processo de certificação do sistema de gestão ISO 9001:2000 para garantir excelência e qualidade com reconhecimento nacional e internacional.
O meio de comunicação da Diplomata é atráves da Internet, jornal interno, catalogos, participação em feiras, apoia campanhas sociais(campanha do agasalho).
A comunicação interna é feita atráves de quadros de aviso, reuniões e e-mails, todo o documento da empresa possui logomarca da Diplomata e papel timbrado.
Acho que a empresa é um pouco fraca na comunicação so possui ferramentas necessárias para poder se comunicar com os seus funcionarios
Rejane Aparecida 5º/RP/Noite

Anônimo disse...

Noite - Relações Públicas
Leonardo Linardi

Empresa: Plantar Siderúrgica S/A.

A Plantar Siderúrgica S.A., atua nos mercados brasileiro e internacional desde de 1985 produzindo ferro gusa de qualidade e de alta aplicabilidade, garantido pelo compromisso empresarial de um dos mais importantes conglomerados de empresas florestais do Brasil, o Grupo Plantar, fundado em 1967.
No que se refere à atividade industrial, as plantações de eucalipto do grupo visam garantir sustentabilidade à siderúrgica da Plantar, para a produção de ferro gusa, utilizando energia renovável (carvão vegetal) e atendendo inclusive, a princípios do Protocolo de Kyoto.
A Plantar Siderúrgica S.A., se localiza na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais, sendo uma das maiores na região sudeste.
A Plantar Siderúrgica S.A. sendo uma empresa do Grupo Plantar, é qualificada como empresa de grande porte, com um quadro de funcionários elevado à mais de três mil.
A empresa adota a comunicação com seus funcionários, parceiros, clientes, governo e imprensa, como uma das maiores prioridades.
Com os funcionários são adotados vários sistemas de comunicação, sendo através da intranet, quadros de avisos, comunicados internos, jornais, cartazes e faixas espalhadas por toda a empresa. Com seus parceiros, são feitos através de email, correspondências registradas, telefones, e conferênciais via internet. Já com seus clientes, na maioria das vezes são feitos por email e contatos telefônicos. Já com o governo e imprensa, vários avisos e informações estão disponíveis no site do grupo, quando essas informações são insuficientes para os mesmos, são promovidas reuniões e entrevistas para facilitar a veiculção dessas informações.
A empresa investe muito nos seus meios de comunicação, veiculando jornais e revistas internos para seus colaboradores, atualizando sempre seu site, intranet e extranet, para atender da melhor maneira possível seus navegadores, fazendo propaganda da empresa no meio visual, e alimentando sempre sua papelaria com papéis timbrados e cartões de visitas para seus colaborados.
O Grupo Plantar, sempre promove e participa de eventos no meio ambiental e social. Ela também promove vários projetos sociais, como contrução de escolas, doação de mobiliário para intituições de vários segmentos. Promovem também no campo, várias parcerias com médicos, dentistas, cabelereiros, para atender a população ao entorno da empresa.
Por isso acredito que o Grupo Plantar hoje, não é falho no seu processo de comunicação.

Anônimo disse...

Braserv Rent a Car
Visando construir e solidificar uma boa imagem junto aos colaboradores, parceiros e clientes a Braserv Rent a Car visa investir cada vez mais na Comunicação Interna e inserir no seu planejamento estratégico. Compartilhando desafios e experiências entre as empresas do grupo, ultilizando o benchmarketing e desenvolvendo ações que potencialize a sua imagem da organização.
Dentre as mais tradicionais ferramentas de comunicação interna a Braserv ultiliza os impressos, murais, comunicação verbal e intranet. A Braserv junto ao seu público interno, solicita ao colaborar, contribuir para a criação de um ambiente propício à participação e ao engajamento, em todos os níveis da empresa.
Os colaboradores são constantemente convidado a dar sugestões o que facilita a aceitação de todo o processo de comunicação gerado pela Assessoria de Comunicação Social.
Trazendo um entrosamento ideal entre os empregados e a empresa, o que lhe confere grande credibilidade entre seus colaboradores.
Patrícia Galgani Pires
Turma de Relações Públicas - 5º Período - Noite

Anônimo disse...

Breno Bunier Rp 5 período noite

A emprasa escolhida por mim é a Renauto Peças Elétrica ltda. Uma empresa que atua no mercado de comercio por atacado e varejo de pecas e acessórias para veículos.
Trabalha na prestação de serviços de eletricidade para autos e na venda de produtos elétricos para veículos em geral.
Localizada em minas gerias na região metropolitana de contagem, sua sede se encontra na Rua Tereza Gonçalves Nº. 131, Bairro inconfidentes . Seu publico alvo sai às transportadoras, mineradoras, oficinas elétricas e o consumidor final (pessoa física)
Sendo uma empresa de pequeno porte conta com 20 funcionários sendo. Sua comunicação interna feita através de reuniões e quadros de avisos e sua comunicação externa feita através de e-mail, fax, internet, telefone e correspondência. Para ínvio de documentação e comunicação interna ao externo utiliza papel timbrado com sua logomarca.
No setor automotivo, participamos das feiras automec ocorridas em são Paulo de 2 em 2 anos e esta ocorrendo no parque do expo minas em Belo Horizonte .Não participa de projetos ambientais e sociais mas oferece serviço publico quando solicitado pela comunidade local
Para um crescimento maior da empresa ,sua gerencia admitem que tem que melhora na comunicação interna com seus funcionários fazendo mais reuniões e colocando os funcionários a par do funcionamento da empresa bem com seus lucros e projetos para motivação do mesmo

Anônimo disse...

Entrevista com o Assessor de imprensa

Instituição:Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nome:Joubert Lúcio de Oliveira

Há quanto tempo trabalha na área?
09 anos de atuação na Assessoria de Comunicação

Há quanto tempo nesta instituição?
14 anos no TJMG

e-mail:
joliveira@tjmg.gov.br

- O que é o setor de assessoria à imprensa? Como funciona, e quais seus objetivos?

O setor de Assessoria de Imprensa é o órgão de uma empresa ou instituição, encarregado de incentivar, aperfeiçoar e manter a comunicação da instituição com a imprensa de sua localidade, e na medida do possível e da necessidade, com a imprensa nacional e até mesmo mundial, informando a imprensa sobre as ações relevantes da instituição, repassando informações solicitadas e intermediando o contato entre os representantes da imprensa e da instituição.

- Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? (Acrescentei a pergunta a seguir, por considerar relevante). Por ser uma instituição governamental, há mais facilidades ou dificuldades?

Para se manter o relacionamento com a imprensa, é necessário primeiro iniciá-lo. O primeiro passo é estabelecer o contato inicial, através de e-mail, carta, telefone, fax, ou seja, o que for mais eficiente para a Assessoria de Imprensa e as empresas com as quais se pretende relacionar. Tem que se fazer uma pesquisa sobre os órgãos de imprensa e seus contatos, diretamente, ou com algum parceiro que possa fornecê-los. O envio de informações relevantes, vai aproximar e fidelizar os veículos de comunicação, a partir do momento em que identifiquem aquela instituição, como uma boa e segura fonte de informações. Quanto a diferença por se tratar de órgão governamental, sim, há dificuldade em vencer o preconceito de que as estatais são fechadas e sonegam informações. Por isso, a precisão das informações e o bom atendimento às solicitações , são fundamentais, para se tornar a instituição confiável em termos de contato com a imprensa.

- Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Que cuidados se tem que tomar?

O correto é não priorizar nenhum veículo. Na medida do possível, criar mecanismos capazes de difundir as informações ao mesmo tempo para todos os contatos. Se receber solicitação somente de determinado veículo, melhor repassar as informações apenas para ele, ou pelo menos com prioridade. Os cuidados são o de deixar claro para todos os veículos que nenhum deles terá privilégios e realmente não criá-los. O principal resultado é a confiança.

- Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à impressa na rotina diária?

Releases, sugestões de pauta, programas de TV, agência de notícias para rádio.

- Têm mailling especializado, para envio de release? Em que casos?

Sim, mailing sepaado por tipo de mídia – rádio, TV, impressos, revistas, profissionais de direito, instituições etc.

- Fazem clipping? Realizam mídiatraining

Clipping diário, com prioridade para informações sobre ou relacionadas à instituição. Apostilas e vídeos para os dirigentes e representantes, seminários anuais.

- Qual o impacto e relacionamento da assessoria à imprensa com a diretoria e o público interno?

Com o tempo e os resultados obtidos, identificados principalmente pela publicações e inserções positivas da instituição namídia, somos procurados em quase 100% dos casos, para intermediar o contato com a imprensa. Os dirigentes nos procuram para informar ou mesmo responder a matérias sobre a instituição, o que sinaliza a confiança conquistada pela Assessoria de imprensa.

- Cite um caso ou evento de sucesso sobre a instituição, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.

Caso dos 25 mortos em Ponte Nova durante uma rebelião dos presos. A Assessoria entrou em contato com os juízes responsáveis e o presidente da instituição, reuniu informações, e apurou que a mesma havia alertado sobre o problema com antecedência, por escrito. Buscou cópia do documento , o que levou seu presidente a manifestar-se publicamente sobre o caso. No dia seguinte, foi capa de um dos principais jornais de BH, a crítica à inércia de outra instituição. Nada foi citado contra nossa instituição.
Aí está a entrevista feita com o Jornalista Joubert Oliveira,apresentador do programa de TV,JUSTIÇA EM QUESTÃO. Suas respostas muito contribuirão para nosso aprendizado.

Obrigada,
Rita de Cássia - 5º P RP - Noite

Anônimo disse...

Tomás C. de Camargos
5° período – noite
Entrevista com a assessora de imprensa Éden Maria Bahia de Camargos, jornalista graduada pela PUC-MG e assessora de imprensa da Prefeitura de Pará de Minas

• O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria de imprensa é o setor onde é centralizado o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo para os veículos de comunicação e vice-versa. É prestada a pessoas físicas e jurídicas de caráter público ou privado. De natureza dinâmica e versátil, a assessoria de imprensa é responsável por múltiplas atividades e desempenha papel estratégico na política de comunicação dos assessorados. O ideal é que ela tenha jornalistas, publicitários e relações públicas que, em conjunto, trabalharão a chamada comunicação integrada.
• Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O relacionamento com os profissionais que trabalham nos meios de comunicação é de bom nível. A Prefeitura é a principal fonte de informação da cidade e o relacionamento com os repórteres e editores é bastante próximo. Geralmente, o dia desses profissionais começa na assessoria, onde buscarão informações a serem divulgadas. É absolutamente necessário que este relacionamento seja pautado pela confiança.
• Quais veículos se prioriza? Porquê?
Geralmente priorizamos as rádios e a emissora de TV da cidade devido à agilidade e a audiência desses meios. Pode-se dizer que os critérios nos quais se baseiam essa escolha são a audiência, a credibilidade e a rapidez da transmissão da mensagem que desejamos divulgar.
• Quais têm sido os resultados?
Os resultados têm sido ótimos, como atestam as pesquisas de opinião pública freqüentemente realizadas para sondagens junto à comunidade.
• Cuidados que se tem que tomar?
Como atuo em uma assessoria de imprensa de um órgão público, no qual a vinculação político-ideológica é alta, devemos ter sempre o cuidado de exercermos nossa profissão com seriedade, isenção e responsabilidade, sem o viés partidário. Devem ser respeitadas as particularidades dos veículos de comunicação quanto ao tratamento dado à informação, velocidade no atendimento e ao nível de detalhamento que costumam dar a notícia. É necessário também que a assessoria de imprensa esteja permanentemente atualizada, sintonizada e cientificada acerca dos posicionamentos, estratégias e objetivos da administração pública, pois, caso contrário, sua atuação se revelará pouco eficiente ou totalmente inútil. Cultivar bom relacionamento com as fontes e conquistar sua confiança também devem ser ações do assessor de imprensa atento.
• Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
Fornecemos diariamente a todos os veículos da cidade informações sobre atos da administração e outros assuntos de interesse do cidadão, através de releases; preparamos clipping diariamente; elaboramos súmulas diárias dos jornais transmitidos pelas emissoras de rádio; acompanhamento do noticiário em geral; agendamos e acompanhamos coletivas e entrevistas individuais com agentes políticos; atendemos às solicitações específicas dos órgãos de imprensa; preparamos textos de apoio, correspondências oficiais; planejamos campanhas publicitárias institucionais e coordenamos a criação, produção e veiculação de suas peças; registramos eventos e organizamos o acervo de fotografias do município; edição do jornal Pará Todos (tiragem de 35 mil exemplares, distribuído gratuitamente nas zonas urbana e rural do município) e o Pará Você (tiragem de 2000 exemplares, voltado para os servidores da administração municipal) e atualização do site da Prefeitura (www.parademinas.mg.gov.br), entre outros.
• Fazem clipping?
Sim, conforme descrito anteriormente. Esse produto ou serviço da assessoria de imprensa permite o conhecimento e o acompanhamento da informação divulgada e de seu tratamento pelos veículos., servindo também para o enriquecimento de banco de dados para leitura imediata ou armazenamento.
• Realizam midiatraining?
Apesar de sentirmos essa necessidade, não fizemos ainda por falta de abertura de alguns membros da administração. É uma resistência a ser vencida e que está em nossa meta.
• Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Temos mailing especializado e os releases são enviados diariamente.
• Em que casos?
Em situações de interesse da administração e de utilidade pública.
• O que a empresa ganha com as ações da área?
Principalmente visibilidade e credibilidade para a instituição pública. Há conquistas importantes também relacionadas à conscientização do cidadão sobre seu papel e alto índice de cobertura e eficácia de campanhas de cunho educativo.
• Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno? Excelente. Inicialmente, éramos vistos com certa desconfiança, mas diante dos resultados, conquistamos a simpatia e o respeito da maioria dos secretários. Com a implantação de ações de endomarketing, como a edição do informativo Pará Você, constatamos melhoria no relacionamento com o público interno da Prefeitura.
• Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Posso citar a adesão da comunidade ao Orçamento Participativo, implantado pela Prefeitura em 2001. O alto nível de participação dos cidadãos foi resultado direto da política de comunicação adotada pela assessoria de imprensa, que incluiu não só contatos com os veículos de comunicação, como canais alternativos para informação da comunidade.

Anônimo disse...

Tomás C. de Camargos
5° período – noite

A primeira empresa visitada foi a Bombril e pode ser encontrado no site o nome completo e contatos do responsável pela assessoria à imprensa, assim como um espaço para cadastros para recebimento de promoções, concursos e lançamentos da empresa que manterá contato enviando as novidades da bombril para os e-mails cadastrados e através da senha acessar todos os serviços e áreas do site. O site é bem estruturado fazendo com que o contato com a assessoria de imprensa seja facilmente visualizado.
A segunda empresa visitada foi a Companhia Vale do Rio Doce que por sua vez também apresenta site bem estruturado com releases, um link com as principais notícias da Vale, a possiblidade de visitar a sala de entrevistas, agenda, fazer o cadastramento, além de fornecer todos os contatos dos assessores de imprensa da organização.
A globominas foi o teceiro site visitado e este apresentou um espaço para cadastros com o intiuto de recebimento de newsletters, “fale conosco”, contatos da equipe globominas.com incluindo o gerente de comunicação institucional, o coordenador da globominas, editores e estágiarios.
CEASA MINAS foi o último site a ser visitado e este apresentou o contato com a ouvidoria, telefones de contato, banco de notícias, mas não foi possível o acesso à releases ou qualquer tipo de cadastro para o recebimento de newsletters.

Anônimo disse...

Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A – CeasaMinas
www.ceasaminas.com.br
Composição do Departamento de Comunicação da CeasaMinas (Decom)
Chefe: Cláudio Fernandes – RP
Emily Dourado – RP
Verlan Andrade – Jornalista / assessor de imprensa
Thiago Ventura – Jornalista assistente
Stefânia e Virgínia – estagiárias de Jornalismo
Júlia e Tatiane – estagiárias de RP
Jéssica – Office Girl
decom@ceasaminas.com.br

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

Antes de mais nada é importante distinguir “assessoria de imprensa” de “assessoria de comunicação”. Por assessoria de comunicação, entende-se todas as atividades nesse campo realizadas pelo departamento de comunicação da CeasaMinas, como eventos, publicidade, comunicação interna e mídia. Já a Assessoria de Imprensa é uma das atividades desempenhadas pelo Decom, no que tange o relacionamento da empresa com os veículos de comunicação. Dessa forma, não existe um “setor” de assessoria de Imprensa e sim uma função realizada, principalmente, pelo jornalista Verlan Andrade, com suporte de Thiago Ventura.
A missão da Assessoria de Imprensa na CeasaMinas é consolidar a empresa como referência nacional em informações sobre o mercado hortigranjeiro. Dessa forma, todas as matérias que envolvem aumento/ queda no preço de alimentos, produção rural, políticas públicas para o mercado Hortigranjeiro devem ter a Ceasa como fonte. E isso é que normalmente acontece. Jornalistas de Economia dos mais diversos veículos frequentemente buscam fontes da CeasaMinas para informações e dados sobre esses assuntos.


Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

A busca pela manutenção de um relacionamento permanente e aberto com os veículos de comunicação tem sido fundamental para o surgimento de matérias de mídia espontânea, além daquelas estimuladas por releases. A Assessoria de Imprensa tem englobado desde a indicação de uma simples fonte para enriquecer uma matéria de algum veículo, até a produção de materiais de divulgação, acompanhamento das coberturas jornalísticas no entreposto de Contagem, orientações quanto ao enfoque das matérias e aos assuntos específicos referentes à empresa.

Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados?

Não existem veículos “prioritários” e sim, conteúdo prioritário. Quando temos dados ligados ao universo hortigranjeiro, essa informação é oferecida à toda imprensa, por ser um assunto de interesse geral.
Informações e eventos de alcance local e regional são encaminhados a vários jornais da cidade de Contagem, que têm um bom relacionamento com a empresa.
Temos disponíveis dados quantitativos do 1º semestre de 2006. Nesse período, o Decom produziu 57 releases voltados para as mídias impressa e eletrônica (rádio e TV). No período foram publicadas 84 matérias em jornais locais, sobretudo de Belo Horizonte e Contagem, além de três cadernos especiais sobre a CeasaMinas nos jornais Folha de Contagem (01) e Jornal de Contagem (02). As emissoras de televisão veicularam 22 matérias diretamente ligadas à CeasaMinas e as rádios produziram 29 inserções.

Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?

A Assessoria de Imprensa sempre tem um bom relacionamento com a Diretoria Executiva da empresa, uma vez que várias matérias dos veículos envolvem entrevistas com presidente ou diretores. Além disso, claro, todas as ações de Comunicação devem estar em conjunto com as diretrizes da Diretoria.
Um dos problemas para a Assessoria de Imprensa ocorre no caso de algumas chefias de departamento, que “amarram informação”, por julgar que a divulgação da mesma seria “prejudicial à empresa”. Não é, contudo, um pensamento geral, de forma que o relacionamento da Comunicação com as várias fontes da empresa é muito bom.

Clipping? Realizam mídia training? Têm mailing especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos? O que a empresa ganha com as ações da área?

O trabalho de Clipping é realizado sob orientação da relações públicas da Ceasa, Emily Dourado. Todas as matérias sobre o mercado hortigranjeiro, além das reportagens em que envolvem a CeasaMinas são repassadas para a Diretoria Executiva, em forma impressa e para todos os funcionários, de forma eletrônica. O clipping é coletado dos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo, Folha de São Paulo, Diário do Comércio e Gazeta Mercantil. No caso de matérias sobre a empresa, também são consultados jornais de Contagem.
O Clipping de TV e Rádio é feito por uma empresa especializada, a Ícone.
O Decom dispõe de mailling de imprensa, utilizado em ocasiões de eventos da CeasaMinas e para divulgação de informações diversas, tanto do universo hortigranjeiro (pesquisas, cursos etc), quanto de ações da empresa (responsabilidade social etc).

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.

Um bom exemplo foi a inauguração do Prodal Banco de Alimentos, uma ONG criada pela CeasaMinas para combater o desperdício de alimentos, que são repassados para instituições beneficentes, como asilos, creches, projetos etc. O evento, realizado em junho de 2007, contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, da prefeita de Contagem, Marília Campos, o então presidente da Ceasa, Amarildo de Oliveira, além de várias autoridades civis e militares.
A Assessoria de Imprensa foi fundamental para divulgação do evento para os veículos de Comunicação, além do auxílio aos repórteres que cobriram a Inauguração. O Decom produziu press kits e organizou uma entrevista coletiva com o ministro e demais autoridades.

Sobre a CeasaMinas

A Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) é uma empresa de economia mista, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 1974. São seis unidades no estado: Contagem, Barbacena, Uberlândia, Caratinga, Governador Valadares e Juiz de Fora. O entreposto em Contagem, na Grande BH, é o mais diversificado do Brasil e ocupa o segundo lugar nacional em vendas de hortigranjeiros.
Somando-se todas as unidades, são 703 empresas instaladas e cerca de 12,6 mil produtores cadastrados. Quase 4,2 mil produtores rurais em média comercializam mensalmente. O valor comercializado de hortigranjeiros, cereais e produtos industrializados alimentícios e não alimentícios chega a R$ 2,9 bilhões anuais, com oferta de 2,72 milhões de toneladas.
A CeasaMinas contribui de modo efetivo para a política de segurança alimentar do governo federal. O movimento anual de negócios nos seus entrepostos se aproxima do Produto Interno Bruto (PIB) de um município do porte de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que ocupa o sétimo lugar no total das riquezas geradas em Minas Gerais.
Para cumprir sua tarefa de elo logístico entre a produção e o consumo de alimentos, a CeasaMinas conta com cerca de 480 profissionais entre colaboradores diretos e terceirizados; é parceira de universidades e centros de pesquisa e tecnologia, instituições públicas e privadas, e busca sistematicamente otimizar seus recursos, imprimindo mais eficiência em seus resultados.
Negócio
Soluções em Abastecimento.
Missão
Promover soluções de abastecimento para o desenvolvimento equilibrado do sistema agroalimentar.
Princípios
• Ética
• Cooperação
• Responsabilidade social e ambiental
• Inovação
• Qualidade
• Valorização profissional
Visão
Ser reconhecida mundialmente como um centro de excelência em soluções para o abastecimento alimentar.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Paola, o comentário depois da mostra tinha que ser ainda mais completo. Uma análise não pode ficar no superficial, ok? Se poderia melhorar, em quê? VAmos revelar conhecimento e informação ao escrever nossos textos, sempre!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gilmara, parabéns. O Boliche Del Rey foi realmente descrito em todas as suas áreas da comunicação, aprofundando ainda na crítica, em relação ao que tem faltado.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Cláudio, perfeito. o CMRR - Centro Mineiro de REferência em Resíduos foi todo descrito em detalhes: jornal interno, ações e peças de todas as áreas.Visão ampliou muito depois da mostra.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina Tamietti, bacana, ótimo relato sobre a Carbel. Objetivo, mas super abrangente.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Renata Fabiane Alves,
vou aceitar pois comentário sobre Carbel está ainda mais completo.
Jóia.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina Alves, relato muito curto, sem substância e conteúdo de análise... só uma descrição curta sobre a empresa. Mas não era só isso que era pra fazer!!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

CArolina Moreira, ok. SEu relato sobre a Newton Paiva mostra a estratégia da comunicação integrada sendo implantada na prática. BAcana mesmo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina Ferreira BAeta, cuidado! Na internet, nem em lugar algum, nunca devemos escrever em letras maiúsculas. Parece que estamos gritando, uma indelicadeza. Evite a todo custo, viu?

A Peugeot é um ótimo case. Jóia!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

REjane, sua análise está boa, mas enfraquece na hora de dar opinião sobre empresa, encerrando sem argumentar e provar o que está falando. Que pena, estava indo bem.

Vamos cuidar de finalizar bem nossos textos, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Leonardo Linardi, já corrigi o seu trabalho no impresso, certo?
Ficou mais completo e mais bacana também.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia Galgani, seu comentário está genérico, não aprofunda nas peças de comunicação, não dá detalhes, fica no superficial, geral. E atenção à revisão para evitar erros de concordância e outros, certo? Confira.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Breno, seu texto está com erros mais ou menos graves, como letras minúsculas para nomes próprios, verbo auxiliar trocado por formas orais, jeito de falar ( tipo: para eu falar... para eu fala... a segunda não existe!)ATenção! E você não fala sobre a comunicação, já com conhecimento ampliado pela mostra! Caprichar nos próximos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rita , já respondi no outro link, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Tomaz, ok, li sua entrevista com assessor à imprensa aqui. EStva postada no lugar errado.
ABraços.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Tomás,sua análise também está fora do lugar. Sua análise está com erro de português, palavras de nome próprio com letras minúsculas e outros de concordância. REvise para observá-los e não errar mais, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Luiza, bacana a citação da Ceasa. Pena a entrevista estar no lugar errado. Mas veleu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Aqui se encerram os comentários da primeira atividade do semestre!