sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
COMO TEM ACONTECIDO A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS?
Olá, queridos alunos. Neste espaço, você poderá postar a análise da comunicação feita em uma empresa onde trabalha ou já trabalhou, que deverá ser feita com base na metodologia apresentada em sala de aula. Não se esqueça de apresentar a empresa, no primeiro parágrafo, com dados gerais necessários de serem conhecidos por um Relações Públicas antes de realizar a análise das peças e ações utilizadas pela empresa ou instituição escolhida. No final do seu texto, expresse em um parágrafo conclusivo, suas principais observações sobre o que deveria ser feito para solucionar alguns desafios que tenham sido constatados. Não se esqueça de levar para a sala de aula, a maior quantidade de documentos que você tenha conseguido analisar, para compor nossa mostra. Este trabalho já estará sendo utilizado na nossa segunda etapa avaliativa! Portanto, capriche para aprofundarmos os estudos sobre Planejamento da Comunicação e compreendermos o Jornalismo Empresarial nisso tudo. Postar até 01/03/2009, domingo. Nossa mostra é na segunda, certo?
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29 comentários:
Fundada em 1991, a AIX sistemas é uma das pioneiras no estado de Minas Gerais em desenvolver softwares para a gestão acadêmica. A empresa tem como missão auxiliar educadores a extraírem o maior valor da tecnologia aplicada à gestão do ensino. Tem 50 pessoas em seu quadro de funcionários e já ganhou diversos prêmios até 2007 como Prêmio Eco, Concurso Info, Excelência Empresarial, Premio Mineiro da Qualidade entre outros.
Dentre os seus produtos estão o ERP-AIX que são softwares para a gestão de escolas de médio, grande porte e faculdades. GIZ SMARTE que são softwares para escolas e cursos de pequeno porte. GIZ ESCOLA PÚBLICA software para escolas públicas. GIZ BIBLIOTECA software para gestão de bibliotecas e acervos. WEB SITES desenvolvimentos de sites para instituições de ensino. CURSOS A DISTÂNCIA desenvolvimento e hospedagem de cursos a distância. Processo seletivo gerenciamento de processos seletivos. Dentro da parte de responsabilidade social, o seu maior projeto é um software gratuito onde possibilita o professor da rede pública cadastrar várias turmas, acompanhar o desenvolvimento de cada aluno ou de cada turma através de gráficos, armazenar várias questões por níveis de dificuldade e elaboras várias provas utilizando as mesmas questões. O professor pode baixar o programa através do site www.oeducador.net
A comunicação na empresa é muito vasta, desenvolvemos peças gráficas para todos os produtos. E os encaminhamos através de mala direta e também junto com as boletas de cobrança.
Em novembro do ano passado, foi realizado uma atualização de cadastro ( que nunca foi realizada antes) com o intuito de que as peças cheguem realmente ao público desejado, tendo em vista que a rotatividade doa profissionais na área da educação é muito grande e a divulgação não estava chegando ao público alvo.
Outra forma de vender os nosso serviços é através do CIC ( chat intra comunicativo) quando alguma instituição tem algum problema no software entra em contato e o atendente o ajuda a solucionar o problema. Dessa forma ele também pode vender os cursos do Ensino a Distância e receber uma remuneração extra sobre ele.
( Bia, fiquei com dúvida se s problemas e desafios encontrados devem ser somente na área de comunicação, pq la na empresa os problemas são principalmente em outros setores e no diretor e a comunicação tem q ficar tentando achar uma solução.)
Natália Moreno Franco
5° périodo Noite
Trabalho em um showroom de multimarcas, Perpétua,onde oferece todos os segmentos de moda,da linha para o dia-a-dia até os de festa.A loja trabalha com 50 fornecedores, entre roupas e acessórios, sendo que 20 marcas são exclusivas.Oferecemos roupas com estilo, fashion e com modelos que saltam os olhos e fazem o consumidor sentir o prazer em tê-la.
Atendemos lojistas de todo o país e fazemos eventos isolados para o varejo.
A comunicação é totalmente direcionada, os clientes não são apenas clientes e sim amigos, temos uma turma de telemarketing muito eficiente, mandammos mala direta, catálogos, e-mails,e para cada evento de varejo usamos uma estratégia diferente.
Já a comunicação interna é falha,não é clara nem objetiva.
A empresa poderia estar muito melhor se mudasse sua cultura organizacional e trabalhar na valorização de seus colaboradores.
Newton Paiva
O Instituto Cultural Newton Paiva Ltda, foi criado em, 01/02/1972, pelo patrono Newton Paiva Ferreira. O segmento da newton paiva é “Instruir, educar e agregar valores que façam de seus alunos, lideranças reconhecidamente transformadoras e preparar a comunidade acadêmica para vencer a complexidade, propiciando dignidade à vida humana.”
Com quase quatro decadas de historia a Newton Paiva possui em média 30 cursos de graduação, nas modalidades, licenciatura, bacharelado e tecnologia. Atualmente a instituição possui quatro campos de estudos, e um prédio administrativo.
Em junho de 2008 a empresa foi vendida para o Grupo Splice, desde então vem passando por uma reestruturação administrativa.
Analise da comunicação da empresa:
Visual - A logomarca da Newton paiva tem um design discreto de cor azul e fundo branco, apenas uma letra (N) customizada, e com uma frase em baixo, ( compromisso com o conhecinento), assim fortalecendo a atuação da empresa, está presente nos uniformes, fachadas dos campos, timbres de documentos, no site da empresa, e em propagandas. A fachada se destaca pela cor azul e com informativos do campos como nome do edificio e endereço. Sua decoração é simples, vai de acordo com as areas de cursos. O desing do site contém informações dos cursos,da instituição, noticias atuais e com uma linguagem segmentada, algo que prejudica pois não atinge todos os publicos. Cartão de visita, apenas fouders de propagandas institucionais. Uniformes com logomarca da empresa e de cor azul, são usados por funcionários da recepção, do setor de limpeza e por alguns setores em que há a necessidade de uma identificação mais clara. Standes, atualmente não existem dentro da instituição. Normalmente são colocados em locais estratégicos. Ex. shoppings, quando há divulgação do vestibular da Newton Paiva.
Institucional - A Newton Paiva constantemente mostra sua presença em vários tipos de feiras, congressos e seminários. Não só para divulgar os seus serviços, como também para incentivar seus alunos a participar desses eventos a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Existem na Newton Paiva vários projetos institucionais que promovem conhecimento para seus alunos e benefícios para a sociedade em geral. Entre eles estão: O NEWCINE SOCIAL - Leva entretenimento e conhecimento para a comunidade com aprendizagem de cinema através dos filmes debatidos com os professores e academicos. CEJU – Estagiários orientados por seus professores, desenvolvem ações jurídicas para a comunidade. CESPA – Clinica de psicologia em que há acompanhamento terapeudico para a população com preços acessíveis. NHTRANS – Setor que promove campanhas de sensibilização no trânsito. Mais informações institucionais podem ser encontradas no site da instituição: www.newtonpaiva.br
Mercadológica - A comunicação mercadológica da Newton Paiva tem como objetivo buscar novos alunos. As campanhas de mídia pagas são: Propagandas de vestibular em TV aberta, em rádios, Busdoor e Outdoors. A Instituição é aberta à visitações para futuros candidatos. Existem alguns jornais impressos internos da Newton Paiva e também o jornal eletrônico – NEWSLETTER.
Administrativa – Contrato Inicial de matrícula assinado presencialmente no ato da matrícula ou contrato eletronico aceito no ato da matrícula via internet; vários modelos de requerimentos preenchidos de acordo com o pedido do aluno; sistema Cadsoft onde são armazenados todos os dados dos alunos. Além dos documentos administrativos utilizados por funcionários. Ex. Requisisão de materiais, relatórios de reunióes, etc... Sistema Comunicattor e Webmail utilizados para comunicação instântanea e formal entre funcionários.
Social / Imprensa –Menu atualizado no site com o objetivo de divulgar informações e serviços prestados pela Instituição.
Conclusão: Por ser uma empresa de grande porte e vários campus, há uma grande deficiência na comunicação interna e externa (site), principalmente com relação a datas, qu e muitas vezes causam problemas de grande proporção, uma vez que a instituição trabalha em cima de um calendário semestral. Há a necessidade de uma melhoria no setor de comunicação e marketing para que sejam amenizados os problemas de comunicação interna e externa da Instituição.
A Takenet é uma empresa inserida no mercado de SVA (serviços de valor agregado) provedora de soluções móveis. Fundada em 1999, a empresa é sediada em Belo Horizonte e atua no mercado latino americano. Está integrada a todas as operadoras brasileiras e chilenas e possui o maior portfólio de produtos e serviços do continente. Como principal enabler de tecnologia SVA da América Latina, a Takenet presta serviços como integração, distribuição de conteúdo, criação e gestão de portais móveis e soluções para mobile marketing. A Takenet também desenvolve e licencia diversas plataformas que garantem a conexão entre usuários de celular, operadoras e parceiros. Entre seus clientes, estão operadoras como Vivo, CTBC, Nextel e Claro Chile.
A comunicação externa da Takenet é terceirizada – uma empresa especializada em assessoria de imprensa é contratada para tais finalidades. A comunicação interna é desenvolvida por um de seus departamentos, o Núcleo Promocional. Com o objetivo de atingir seus funcionários, a empresa financia alguns veículos de comunicação: mailing-list eletrônico, podcast, jornal mural e um segundo jornal, de caráter mais irreverente, fixado nos toaletes. Os temas abordados são diversos: de informações pertinentes apenas aos funcionários da empresa a dicas culturais, dicas de saúde, notícias do mercado e datas de aniversários.
A comunicação em uma empresa é fundamental para o seu funcionamento. Para atingir seus objetivos comerciais ou manter seus funcionários interados com suas metas e políticas internas, é necessário o desenvolvimento de um plano de comunicação. A comunicação externa tem como público-alvo clientes, parceiros, imprensa e comunidade / sociedade. A comunicação interna, além de explicitar aspectos da política da empresa diante seus funcionários, pode estreitar a relação entre os diferentes cargos através de informações de interesse comum a todos.
Frederico Pinheiro Borges
RA: 4049173
Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária foram criados em 23 de outubro de 1968, pela Lei nº 5.517, que também dispõe sobre o exercício da profissão de médico veterinário. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais está sediado na capital do estado, Belo Horizonte, na rua Platina nº 189, bairro Prado, e tem aproximadamente 50 colaboradores incluindo funcionários, estagiários e terceirizados. O Conselho Federal e os Regionais constituem uma autarquia dotados de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira. Os recursos financeiros são provenientes da arrecadação das anuidades das Pessoas Físicas e Jurídicas nele inscritas.
A Comunicação no conselho de Minas é interna, direcionada para todos os colaboradores, e externa, voltada para os veterinários, zootecnistas e empresas inscritos e também para os fornecedores.
A Comunicação Interna é feita através, principalmete, do mural que fica localizado na copa, onde todos os colaboradores têm acesso. São informações sobre recesso e feriados, prazos para entrega de documentos, plano de saúde, notícias do sindicato, curiosidades, relação de aniversariantes do mês, entre outras. Os colaboradores também utilizam o MSN e ramais de telefone internos para troca de informçãoes entre os setores e a gerência e presidência.
A Comunicação Externa é realizada através do mural exposto na recepção, onde todos os visitantes possam ter conhecimento. São informações sobre palestras de diversos assuntos e áreas específicas dentro da medicina veterinária, datas de congressos, vagas para emprego, informações sobre leis e curiosidades. Além do mural, é enviado mensalmente por mala direta um boletim informativo a todos os filiados, com informações sobre as mudanças, decisões tomadas recentemente e demais notícias. Também é enviado pelo correio a Revista trimestral V&Z e demais informativos esporádicos. O Conselho também disponibiliza no site www.crmvmg.org.br todas as informações referentes ao cadastro de pessoa física, jurídica, taxas de anuidade e outras informações de acordo com as necessidades de cada um.
De uma maneira geral a comunicação é eficaz, e consegue atender a todos os interessados.
Fernanda Corrêa Triginelli
5º Período
Relações Públicas/Noite
Empresa analisada: Solin - Soluções em Informática Ltda.
A Solin foi fundada em 1990 , está situada na Zona Sul de Belo Horizonte e tem como ramo de negócio,a Tecnologia da Informação. A empresa é conceituada no ramo de TI, e possui uma grande cartela de clientes , como Localiza, V&M , Usiminas, dentre outras.
Atende clientes via contrato com prestação de serviços, vendas de equipamentos para informática e trabalha também com telefonia e cabeamento.
A empresa possui um quadro de 80 funcionários e vários parceiros pelo Brasil, onde atende clientes que não estão situados em Minas Gerais.
Dentro de sua realidade foi observado que sua Comunicação Visual é forte dentro da empresa e com os clientes, tendo como cor padrão azul, desde a fachada, paredes, uniformes, papeis timbrados, etc.. Além da divulgação em vários setores de sua Visão, missão, e política de qualidade.
Possui também uma logomarca, que é padronizada e está inserida em todos os documentos, uniformes, fachada, papeis de parede nos computadores, etc. A empresa ainda usa como símbolo que integra a Logomarca um diamante fazendo um elo com lapidação, valor e aprendizado e também faz uma ligação com outras pedras preciosas, dando o nome das salas de reuniões.
Observou-se também sua Comunicação Institucional, tendo presença e participação em feiras no ramo de TI, como INFORUSO, e outros eventos relacionados. Promoção de festas ou eventos para clientes, mostrando lançamentos de linhas de ou matérias, produtos e serviços ligados a Tecnologia da Informação., ou apenas como um momento social de aproximação entre a empresa e seus clientes.
Com freqüência, atualiza seu site e também há a criação de Malling. Possui também coleta seletiva e treinamentos enfatizando a redução de custos, palestras relacionadas à saúde, etc. E o Jornal interno, onde a empresa divulga aniversários, eventos relacionados à empresa, campanhas, etc;
Sua Comunicação Mercadológica se concentra no setor comercial. Procura realizar periodicamente visitas aos clientes, e utiliza de recursos como jornais e folders, com os serviços oferecidos.
A Comunicação Administrativa também tem boa parte no setor comercial, sendo que todas as propostas comerciais seguem um padrão, com a logomarca da empresa. São feitos relatórios, gráficos para acompanhamento das atividades de cada setor. Existe o CRM que é utilizado para dados, contatos, recuperação e prospecção de clientes. São feitas apresentações em Power Point e levadas aos cientes para apresentar os serviços e produtos da empresa, além de enfatizar todos os trabalhos realizados e o tempo que atua no mercado.
Já com a Imprensa existe pouco contato. Existe em alguns casos a divulgação em sites de informática sobre eventos em que a empresa patrocina, tendo amostra sua logomarca, e não há assessoria de imprensa, ou setor de comunicação específico, apenas, o trabalho de profissionais de RH e Marketing, que gerenciam a comunicação interna da empresa.
CONCLUSÃO :
A empresa possui um grande porte e tem fortalecida a sua marca e cultura aos funcionários e clientes, porém, poderia investir mais em relacionamento com imprensa, o que ajudaria na divulgação e prospecção de novos clientes, o que vem sendo seu foco principal.
Dentro deste contexto analisado, foi percebido que a empresa pode explorar ainda mais essas formas de comunicação fora da empresa, principalmente no que se diz contato com a mídia, pois,ela tem suporte e funcionários capazes de desenvolver formas de trabalho com a mídia e prospectar novos clientes e como resultado a empresa poderá crescer mais e se fortalecer no mercado.
Claudiana Costa Leal
Graduanada Relações Públicas - 5° período - Noite - Newton Paiva
Empresa analisada: Foto Stúdio Bh Noivas
A Empresa Foto Stúdio Bh Noivas foi criada no ano de 1976, atuando no setor de foto e vídeo para casamentos. Com a crescente demanda de clientes, a empresa decidiu inovar, em 1991, com a ampliação de seus serviços. A partir desse ano, a empresa muda sua estrutura e começa a oferecer pacotes personalizados para os clientes. Nos pacotes, além da foto e do vídeo, são oferecidos noites de núpcias, dia da noiva e do noivo, making of de fotos de noiva e aluguel de carro com motorista. Os pacotes são montados de acordo com a preferência e o gosto de cada cliente. Atualmente, é sediada na rua Carijós em Belo horizonte e conta com três setores: o de vendas, o da produção e o administrativo. Possuí trinta funcionários fixos e cerca de cem funcionários free lances.
O principal meio de comunicação interna da empresa são os murais que ficam em cada setor. É através deles que a empresa avisa aos colaboradores sobre informações relevantes ao funcionamento da mesma e comunica os aniversariantes do mês. Os ramais de telefones internos entre os colaboradores são veículos para as trocas de informações referentes aos clientes. Além disso, são feitas reuniões semestrais em cada setor. Geralmente essa reunião acontece em algum restaurante proporcionando a interação entre os donos da empresa e seus colaboradores.
Os principais meios de comunicação externa da empresa são o site da mesma, folders, outdoors, anúncios em revistas de noivas, participação em eventos e feiras de noivas .
Para a comunicação visual, a empresa utiliza uma logomarca com as cores preto, vermelho e branco com o nome da empresa. Logo abaixo da mesma vem os dizeres: ”Tranqüilidade é o que você precisa para dizer Sim!”. Vale ressaltar a importância da frase de impacto para dar credibilidade e segurança ao cliente. A logomarca e os dizeres estão inseridos em todas a peças: folders, outdoors, flyers, no site da empresa e nos anúncios em revista . Além de estar presente na fachada da loja, em todos os documentos e no uniforme dos funcionários.
Para a comunicação institucional, a empresa participa de eventos e feiras a fim de criar uma imagem favorável perante seus públicos. Tentando sempre colocar em evidência a excelência de seus serviços , compromisso e o respeito com o cliente.
A comunicação mercadológica tem como objetivo captar novos clientes . Para tal a empresa utiliza a eficácia do seu serviço para que seu público externo fique satisfeito e indique a empresa a novas pessoas. Além desse mecanismo utiliza-se peças como os flyres ,folders e outdoors que são colocados em pontos estratégicos. No caso dos flyres e folders em lojas de aluguel de vestidos e noivas e ternos, dentre outros. E no caso dos outdoors em avenidas movimentadas de Belo Horizonte. Outro mecanismo são as propagandas em revistas de noivas.
Já a comunicação administrativa pode-se perceber através de contratos entre seus clientes e seus colaboradores. Os clientes assinam contratos para a prestação de serviços e os colaboradores contratos de vínculos empregatícios. Além de documentos como fichas de cadastramento de clientes, emails administrativos, dentre outros.
Por ser uma empresa de pequeno porte, a área de imprensa só é realizada em propaganda em revistas, visto que o custo de um propaganda televisiva seria inviável para a empresa.
Portanto conluímos que a comunicação realizada pela empresa é eficaz uma vez que percebe- se uma grande satisfação dos funcionários e uma grande captação e satisfação de seus clientes externos.
Paula Elizabeth de Oliveira
5° Período /RP - Noite
COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA AGÊNCIA EXPERIMETNAL
A Agência Experimental de Relações Públicas – AGERP - do Centro Universitário Newton Paiva, situada à Rua do Trevo sem nº, foi fundada em 21 de maio de 2001. Realiza trabalhos ligados à área de comunicação, tanto em âmbito de suprir as demandas do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, quanto, atender as necessidades institucionais dentro de suas condições. Nesta perspectiva, um dos principais objetivos da agência é poder proporcionar aos alunos uma formação mais crítica, holística, de mundo e mercado de trabalho.
A comunicação visual da AGERP conta atualmente com uma logomarca que sofreu pequenas atualizações ao longo dos anos. Além disto, uma identificação perdeu um pouco: os membros da equipe possuíam uniformes e crachás, porém, atualmente esta identificação não existe mais. Um detalhe é que não só a agência possuiu sua logomarca, todos os projetos possuem uma logomarca própria que é utilizada junto ao nome da AGERP; estas logomarcas são confeccionadas por meio da Massan-z, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da instituição.
Em agosto do ano passado, a agência mudou de endereço, deixando o bairro São Luiz, onde era locado um imóvel mais amplo que o atual e com isto perdeu algumas identificações. Antes, na parede de entrada, havia o nome da agência pintado na parede de modo que facilitava a identificação sendo até um ponto de referência, seu interior era decorado e permitia toda uma assimilação da identidade. Porém com a mudança, visando redução de gastos e melhor estruturação, a agência sofreu algumas adaptações como a “condensação” do espaço físico, mas a mobília ganhou uma renovação com cadeiras, sofás e armários seguindo um padrão institucional referente ao Centro Universitário Newton Paiva, detalhes estes percebidos até mesmo na cor das janelas: azul.
Recentemente a agência recebeu mais algumas incumbências: todos os eventos institucionais do centro universitário, de acordo com a necessidade da assessoria de comunicação e marketing, além das Colações de Grau, atividade hoje que mais envolve os membros e o tempo dos membros da AGERP. Estes eventos podem ser incluídos como comunicação mercadológica, embora não envolva necessariamente dinheiro, é o produto da empresa sendo vendido. Enquadra-se neste tipo de comunicação, também, os eventos realizados e promovidos pela AGERP, bem como os clientes atendidos pelo Centro de Comunicação Integrada – CCI, que trabalha em conjunto com agência, que solicitam vídeos institucionais, criação de missão, visão, valores, “construção de imagem”, dentre outros serviços oferecidos e realizados pelos estagiários denominados estrategistas.
Em relação à Comunicação Institucional ela participa de eventos e premiações de comunicação; sendo o projeto Newcine Social seu carro chefe! A comunicação entre agência e aluno se dá via e-mail, cartazes, telefonemas para
os representantes de turma, pessoalmente e nas salas de aula, uma vez que o objetivo é que o aluno não fique sem informações.
O desconhecimento de grande parte dos alunos quanto a nova sede da instituição é um fator preocupante. O novo endereço da agência é o segundo andar da Unidade Manoel Pedro de Souza “Nequinho”, construída em outubro de 1977. O problema é que este espaço é reconhecido internamente como prédio do secretariado ou prédio do auditório do secretariado, uma vez que por um longo período este curso tinha suas aulas nestas instalações. Este não reconhecimento do espaço é hoje talvez um dos piores problemas de identidade.
Administrativamente, é observado o envio e recebimento de CIs, elaboração de relatórios de todos os seus projetos e atividades, cadastro de alunos e professores, além de envio e recebimento de vários e-mails diariamente.
A AGERP também tem exemplos de ações voltadas à imprensa, como a criação e o envio de releases sempre que alguns projetos são realizados, a elaboração de uma newsletter digital, um clipping da agência e outros de seus demais projetos.
Por fim, cabe ressaltar que a análise minuciosa da comunicação de uma empresa, seja ela pública ou privada é muito importante para o profissional de relações públicas. Sendo, assim, essencial que este saiba reconhecer todas as formas que a empresa se comunica com seu público, a fim de propor, criar, e gerir as mudanças necessárias para a melhoria do relacionamento entre eles.
Sendo assim fica clara a importância em se analisar de forma crítica à comunicação: apenas quando conhecemos somos capazes de julgar, mesmo assim cometemos barbaridades, quanto mais se conhece uma empresa e suas ações e peças mais fácil de julgar as necessidades que a mesma precisa!
Retificando o título: "COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA AGÊNCIA EXPERIMENTAL", corrigindo assim o vocábulo "EXPERIMETNAL" anterior
Alam de Oliveira Silva
5º Período de Relações Públicas / Noite
Análise da comunicação na empresa Tecnomin Projetos e Consultoria Ltda
A organização foi fundada em 1985, inicialmente com o objetivo de prestar serviços de consultoria nas áreas de Economia e Engenharia Mineral.
Por exigências do mercado, ampliou suas atividades de modo a abranger a realização de projetos completos e multidisciplinares, voltados para as áreas industriais.
Esta localizada no bairro Funcionários, em Belo Horizonte e presta serviços as principais empresas de mineração.
Baseando nos estudos apresentados em sala pela professora Ana Beatriz, este relatório tem por finalidade analisar a comunicação nas diversas áreas da instituição:
A área visual é a de mais privilegiada da organização possuindo logomarca; uniformes (em preto), conta também com cartões de visitas dos engenheiros da empresa e do diretor; a cor adotada pela empresa é o azul claro que está presente no site, nos cartões de visitas, na entrada do local. Conta também com uma placa na recepção do prédio onde está localizada.
Na área institucional a empresa organiza uma festa e envia aos clientes/fornecedores/colaboradores brindes (cestas, agendas, calendários e cartões) no final de ano.
Na área mercadológica conta com a divulgação na revista de mineração Brasil Mineral; possui o site conforme foi citado na área visual.
A área que menos tem atenção na organização é a imprensa, pois não conta com esse tipo de comunicação.
Após essa análise conclui-se que a empresa poderia melhorar a comunicação institucional através da participação em algum projeto de responsabilidade social, apesar de ser de pequeno porte, essa medida ajudaria a fortalecer a sua imagem; poderia também criar uma missão, visão e valores para serem adicionado no site, uma vez que esses conceitos contribuiriam para dar credibilidade à instituição.
Na comunicação organizacional seria viável que a empresa adotasse outros tipos de divulgação, podendo assim ampliar o número de clientes.
As vantagens de se adotar a comunicação imprensa é que a empresa fortaleceria sua marca e imagem no mercado. A organização poderia começar criando um jornal, fazendo release, boletim eletrônico e criar no site um meio para que os clientes, colaboradores, fornecedores comentarem e dar sugestões sobre a organização podendo dessa forma estreitar o relacionamento com os mesmos.
Análise da Comunicação na AGERP
Localizada na Rua do Trevo, sem nº no bairro Caiçara, a Agência Experimental de Relações Públicas da Newton Paiva (AGERP) foi fundada em 2001 com o intuito de aproximar os alunos do mercado de trabalho por meio de atividades relacionadas à área de atuação. Eventos, cerimoniais, planejamentos estratégicos, vídeos institucionais, são apenas algumas das atividades desenvolvidas neste setor da faculdade. Em parceria com as demais agências de comunicação da instituição, a AGERP trabalha com o sistema de filosofia integrada e atende clientes reais dos mais variados segmentos.
A comunicação mercadológica é inexistente, já que a agência foi criada para agregar conhecimento aos alunos da instituição e não visa nenhum fim lucrativo com seus trabalhos. A comunicação institucional é feita para fomentar o interesse dos alunos pelo curso e elevar sua imagem junto aos seus mais diversos públicos. O anúncio dos prêmios recebidos e a exposição dos projetos desenvolvidos são as maneiras mais comuns de se fazer esta comunicação. A visual é falha, já que na entrada da agência não possui placa indicativa, não há uniformes e nem identificação dos funcionários, apesar de a logomarca da agência seguir o padrão visual da Newton Paiva. A comunicação administrativa utiliza a intranet e C.I´s para valer a circulação de informações nos setores e é muito eficiente.
Apesar de o fluxo de informações na AGERP ser grande, a comunicação é bem estruturada e funciona muito bem. Como em toda grande empresa, têm alguns pequenos problemas, mas nada que impeça que seu funcionamento ocorra da melhor maneira possível.
Fernanda Fernandes Fontes
5º Relações Públicas / Noite
A Elmo Calçados, foi fundade em 1938, por Inácio Ballesteros Rodrigues, natural de Vila Vieja, Espanha.O primeiro nome de sua sapataria foi Sapataria Moderna. Em 1945, Inácio inaugura sua
2ºloja na Av. Afonso Pena, fazendo grandes divulgações em jornais, revistas e rádio. Na dêcada de 50, foram inauguradas lojas em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Vitória,com seguintes nomes: Herbet Calçados, Eloy Calçados e Inaciu´s Calçados.
Em 1977, toda a população de BH, tinha pelo menos um calçado comprado na Elmo.
A pouco mais de um ano, a Elmo realizou varia mudanças em sua imagem. Por exemplo, sua logomarca teve mudança de desenho ortográfico. Suas cores eram apenas azul e branco, hoje possui as cores laranja, verde e azul.
Sua decoração de balões, adesivos e cartazes promocionais.
A empresa Elmo Calçados, junto com os seus fornecedores, promovem reuniões de treinamento e incentivo a sues funcionários.
Em relação a comunicação mercadologica, a empresa trabalha com propagandas na tv,catalogo e site divulgando promoções.Ela também esta investindo na bustv(tv no ônibus),onde acredita ser uma grande oportunidade.
Na comunicação administrativa, a empresa trabalha com o crachá e reunião.
Conclusão: Trabalhei na Elmo calçados durante 3 anos, e acho que precisa investir mais nos incentivos de seus funcionários, pois, a rotatividade é muitos grande e a maioria saem da empresa muito insatisfeitos.
A empresa RT iluminação Cênica foi criada em agosto de 2006 com objetivo em atuar no segmento de eventos em geral. A idéia de criação veio da parceria de dois jovens primos, Rodrigo Lima e Thiago Lima que com muita ambição de mercado concretizaram essa idéia.
Com o passar dos anos e por divergências mercadológicas, houve a ruptura da parceria que até então estava sendo perfeita. O sócio Rodrigo Lima comprou a parte do seu ex-companheiro e passou tocar seus negócios na raça e ainda com a gana de vencer sempre.
Com visão empreendedora a RT iluminação Cênica atualmente não só oferece luz para eventos, mas sim uma gama de serviços customizados ou não para um público exigente que com o passar dos anos só vem crescendo.
A sede da empresa no atualmente se encontra no bairro Jardins Caiçara, Belo Horizonte, onde presidência, administração, produção e vendas se fundem na pessoa do empresário Rodrigo Lima.
A empresa não possui comunicação interna uma vez que conta apenas com dez funcionários denominados pelo mercado como free lances, mas isso esta mudando, pois o próprio mercado forçando uma nova postura de gestão para a empresa.
A empresa usa para se comunicar com seus diversos públicos, são hospedagens pagas em sites de festas gabaritados no mercado mineiro, alem de continua participação de feiras e exposições a fim de promover e fortalecer ainda mais o seu nome.
Para a comunicação visual como não poderia deixar por menos, pois estamos tratando de uma empresa de iluminação, existe uma logomarca forte e com cores vivas o que ajudam ainda mais divulgar a marca.
É bom destacar que a equipe da empresa durante a realização dos sonhos de nossos clientes trabalha uniformizada, onde mais uma vez a logomarca e cores são os destaques.
Já na comunicação mercadológica que possui como objetivo captar ainda mais clientes, a empresa possui um site de acesso fácil, onde constam vídeos, fotos e outros que apresentam a empresa de uma forma ainda mais esclarecedora aos seus diversos públicos.
Devido a sua estrutura, a empresa RT iluminação Cênica é considera uma empresa de pequeno porte e assim sendo não dispõem de recursos que ajudariam ainda mais a divulgação da marca como, serviço de imprensa e outros.
Em um determinado período o empresário Rodrigo Lima pagou por um pequeno, mas considerado espaço em uma revista de circulação dentro da cidade e vem colhendo bons resultados a cada dia. Assim o empresário percebeu que o caminho a seguir é esse que a alma do negócio é uma divulgação de âmbito maior, onde seus serviços apareçam com ênfase ao seu publico e parceiros de eventos.
Pelos louros colhidos até hoje pela empresa, conclui-se que há falhas, mas que alguma coisa ainda chama “vontade” faz com que a equipe RT iluminação Cênica continue a realizar grandes eventos dando mais luz e brilho e com isso captar ainda mais clientes aumentando assim seu potencial no segmento de festas.
Rodrigo Lima 5ºPeríodo RP / Manhã
Empresa analisada: CDTM- Centro de desenvolvimento de tecnologia mecânica.
O centro de desenvolvimento de tecnologia mecanica foi fundado em 1999, está situada na zona Norte de Belo Horizonte.
O CDTM é uma empresa de treinamento. Onde especializou-se em publicações técnicas, destinadas
ao treinamento à distância.
Líder no segmento automotivo, produz a série Mecânica 2000 para divulgar conhecimento técnico, na forma de manuais, livros,
vídeos, DVD`s e CD-rom's.
As publicações constam de: 42 manuais, 2 livros,
55 vídeos, e mais de 40 CD-rooms, abordando sistemas mecânicos e elétricos de diversos veículos, lançamentos de montadoras, e afins.
Todos desenvolvidos com uma abordagem de alto nível técnico.
Onde conta com uma equipe de 90 funcionarios, uma equipe de engenheiros mecânicos e mecatrônicos, produtores e diretores de vídeos, designers gráficos, programadores visuais, técnicos em informática além de uma moderna equipe de vendas por telemarketing, que efetua o atendimento com a comunicação totalmente direcionada para mecânicos automotivos e SENAI, localizados em todas as regiões do Brasil.
A empresa também conta com uma relações publicas muito eficiente, trabalhando sempre com: mala direta, catálogos, e-mails,e para cada evento de feiras e palestras automotivas, o cdtm usa uma estratégia diferente.
Já a comunicação interna e o sistema com o que ela trabalha é bastante falho, onde poderia está sendo desenvolvido outro tipo de sistema operacional, murais e avisos para q haja mais interação entre os funcionários.
A CDTM possui o contínuo desenvolvimento de materiais direcionados à mecânica, onde permite um aperfeiçoamento visual, gráfico e pedagógico nos seus produtos, se posicionando entre grandes empresas do segmento, tanto nacionais quanto multinacionais.
Mariana Pimenta Bittencourt
5º período- Manhã
Kyoo Fast Food Japa, foi fundada em julho de 2008 por Marco Túlio Diniz e Julio Martins, é uma casa diferente de tudo o que já se viu, um novo conceito em restaurante japonês, que oferece muito mais do que os já tradicionais temakis. O Kyoo desenvolveu sanduíches japoneses inéditos no mercado, feitos à base de arroz grelhado, filet de salmão ou atum. Opções vegetarianas também fazem parte do cardápio. O Kyoo surpreende os clientes com uma decoração arrojada, inspirada na cultura pop japonesa. O endereço é Avenida Prudente de Morais, 557, no Bairro Cidade Jardim.
A casa é uma opção deliciosa para os amantes da comida japonesa, mas também para aqueles que ainda não se habituaram aos sabores exóticos desta saudável cozinha. Os temakis, que são cones de algas recheados com arroz e peixes, serão servidos em várias opções de recheios tradicionais japoneses, mas também serão "abrasileirados", feitos com frango defumado, entre outros sabores.
A decoração é outra atração. Cores fortes, luminárias e ilustrações alegram o ambiente. Sentar no balcão será uma experiência inusitada: luzes se acendem e revelam figuras que não são vistas quando apagado.
A casa funciona diariamente, de 12 às 00 horas da manhã, e de quinta a domingo até às 4 horas. Promoções especiais para a hora do almoço. "O Kyoo tem uma boa alternativa também para a hora do almoço, para quem quer variar o cardápio, ou simplesmente, quer fazer um lanche rápido e ao mesmo tempo saudável!
Em relação a comunicação mercadológica, a empresa trabalha com propagandas em eventos, faculdades, jornais e na região sul de belo horizonte, através de panfletagem, malas diretas e sites parceiros e tambem próprio site da empresa. A empresa vai investir também durante esse ano em radio, e colocar a marcar kyoo nos melhores eventos da cidade, que acreditamos ser uma grande oportunidade. Na comunicação administrativa, a empresa trabalha com o uniforme e reuniões mensais.
Julio Martins / 5º Período / Relações Publicas - Manha
A empresa STC Brasil foi fundada em Janeiro de 2003 com seu mercado formado por empresas de pequeno e médio porte onde seu objetivo é oferecer a seus clientes uma consultoria na área telefônica móvel com a qualidade Vivo.
Sua missão é oferecer a seus clientes melhores planos e serviços através da parceria com a VIVO garantindo-os satisfação em relação a qualidade e redução de custos, tendo profissionais treinados e motivados.
A comunicação visual da STC conta apenas com uma logomarca, criando assim uma identidade para a empresa.
Já a comunicação institucional, tem uma parcela maior na empresa, fortalecendo relacionamentos através do site, intranet e quadro de informações.
Há também catálogo de produtos que visa à venda, as promoções e o lucro, voltados para o aspecto mercadológico.
Quanto a área administrativa, é identificada por reuniões semanais com os consultores e por fim a imprensa que tem como objetivo uma mídia gratuita da organização, não tem nenhuma participação.
Portanto, após a análise da empresa por estes aspectos, percebe-se que a empresa STC deveria investir mais em peças voltadas para a área da imprensa para que sua imagem seja fortalecida, pois apesar de não ser grande o investimento nos outros aspectos já citados, a empresa já tem uma identidade, possui um excelente relacionamento interno e suas áreas administrativas e mercadológicas são bem organizadas, garantindo assim resultados positivos.
Flávia Marques Mayrinck
Nome: Luana dos Santos Rossi 4º período Relações Públicas- manha
No seguinte relatório será analisado as falhas existentes nas áreas de comunicação da empresa NET BELO HORIZONTE, localizada na Rua Renascença 515 Bairro Renascença que atua nos ramos de tv a cabo, internet e telefonia.
Em relação a comunicação visual a NET possui uniformes somente para seus funcionários que se relacionam pessoalmente com os clientes, deixando o restante dos funcionários se vestirem, de maneira adequada, como desejarem. Com essa falha a NET perde uma boa divulgação espontânea.
A empresa possui um foco institucional bem debilitado, pois se realizam projetos sociais, estes não são divulgados para o público, suas propagandas são mais voltadas para o lado mercadológico. E seu mural apesar de ser organizado não possui clareza, pois as informações expostas são complicadas e dificulta o entendimento de todos, o que leva ao desinteresse dos funcionários quanto a essa ferramenta.
A área Administrativa possui falhas quanto ao crachá dos funcionários, pois estes não contém a missão da empresa, pois todos os funcionários possuem crachás e essa seria uma ótima estratégia para disseminar a missão da empresa para todos. Alem de que muitas reuniões que acontecem são improvisadas, no próprio setor e sem aviso prévio, o que restringe a interação do funcionário com o tema abordado, pois ao serem “pegos de surpresa” não tem tempo de verificar todas as suas possíveis duvidas.
A comunicação mercadológica da NET é bastante explorada, como citei antes as propagandas da empresa são voltadas para essa área, a falha nessa área é a periodicidade das propagandas, em media a cada semestre a propaganda muda de foco, deixando o mesmo slogan, mas ganhando formatos e apresentações diferentes, o que pode confundir os consumidores quanto a “imagem” da NET.
Contudo o maior problema comunicacional da NET BH é não possuir um setor de comunicação próprio, utilizando as ferramentas propostas pela Matriz que fica localizada em São Paulo. Com uma área comunicacional própria com certeza a NET poderia estar amenizando e/ou eliminando essas falhas comunicacionais.
Nome: Luana dos Santos Rossi 4º período Relações Públicas- manha
No seguinte relatório será analisado as falhas existentes nas áreas de comunicação da empresa NET BELO HORIZONTE, localizada na Rua Renascença 515 Bairro Renascença que atua nos ramos de tv a cabo, internet e telefonia.
Em relação a comunicação visual a NET possui uniformes somente para seus funcionários que se relacionam pessoalmente com os clientes, deixando o restante dos funcionários se vestirem, de maneira adequada, como desejarem. Com essa falha a NET perde uma boa divulgação espontânea.
A empresa possui um foco institucional bem debilitado, pois se realizam projetos sociais, estes não são divulgados para o público, suas propagandas são mais voltadas para o lado mercadológico. E seu mural apesar de ser organizado não possui clareza, pois as informações expostas são complicadas e dificulta o entendimento de todos, o que leva ao desinteresse dos funcionários quanto a essa ferramenta.
A área Administrativa possui falhas quanto ao crachá dos funcionários, pois estes não contém a missão da empresa, pois todos os funcionários possuem crachás e essa seria uma ótima estratégia para disseminar a missão da empresa para todos. Alem de que muitas reuniões que acontecem são improvisadas, no próprio setor e sem aviso prévio, o que restringe a interação do funcionário com o tema abordado, pois ao serem “pegos de surpresa” não tem tempo de verificar todas as suas possíveis duvidas.
A comunicação mercadológica da NET é bastante explorada, como citei antes as propagandas da empresa são voltadas para essa área, a falha nessa área é a periodicidade das propagandas, em media a cada semestre a propaganda muda de foco, deixando o mesmo slogan, mas ganhando formatos e apresentações diferentes, o que pode confundir os consumidores quanto a “imagem” da NET.
Contudo o maior problema comunicacional da NET BH é não possuir um setor de comunicação próprio, utilizando as ferramentas propostas pela Matriz que fica localizada em São Paulo. Com uma área comunicacional própria com certeza a NET poderia estar amenizando e/ou eliminando essas falhas comunicacionais.
ABRASEL- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURNATES DE MINAS GERAIS.
A Abrasel representa o setor de alimentação fora do lar e desenvolve ações que contribuem para a profissionalização e a qualidade das empresas do segmento e para o fortalecimento do turismo gastronômico no Estado de Minas Gerais.
A Abrasel torna o setor de alimentação fora do lar fortalecido e reconhecido, sendo legítima representante em todo o Estado de Minas Gerais dentro de:
1. Mecanismos de Gestão
2. Sustentabilidade Financeira
3. Ações de Relacionamento
4. Responsabilidade Social
5. Representatividade Político-Institucional
6. Educação e Qualificação
A imagem de uma entidade de classe, assim como a de uma empresa, é formulada com base nas mensagens e informações que seus diversos públicos de relacionamento recebem a seu respeito. Apenas com uma comunicação profissional e eficiente, focada na percepção das mensagens pelos públicos-alvos, a imagem , a reputação e oas valores da instituição serão transmitidos de maneira correta.
A sede Abrasel MG tem um quadro "enxuto",composta por 3 funcionários.Trabalhamos em conjunto e em sintonia um plano de comunicação juntamente com a a Partnensnet Comunicação e LF Mercado desenvolvendo ações com o propósito de apresentar soluções e instrumentos para encher as lacunas no sistema de comunicação da entidade.Temos uma estrutuda comprometida e formal. Para que tenhamos exito em nosso trabalho todos os funcionários da entidade estão engajados no propósito de atualizar e reforçar a importância da comunicação dentro da entidade, que corresponde a um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer empresa ou organização.
O trabalho é constante, mesmo que tenhamos uma assessoria e uma agencia de publicidade que nos atende, todo este trabalho voltado para o setor não seria tão eficaz se não fosse o total envolvimento de todos.
Aproveitando desde já convido a todos a se preparar para o maior festival gstronomico do planeta: BRASIL SABOR 2009 que será no período de 29 de abril a 31 de maio.Vamos saborear o que de melhor temos em gastronomia.
CONHEÇA MELH0R A ABRASEL:
WWW.ABRASELMG.COM.BR
(31) 3282-5533
Esqueci de me identificar:
RAFAELA MARINHO - 5º PERÍODO RP - NOITE
Abraços.
Rafa
A STC Brasil soi fundada em Janeiro de 2003 com a objetivo de oferecer a seus clientes uma consultoria na área de telefonia móvel onde o cliente reduziria seus custos através da aquisição de um produto com a Qualidade anteriormente Telemig Celular e atualmente Vivo. Tem como missão oferecer aos clientes a melhor opção em planos e serviços de Telefonia Móvel, através de uma parceria com a VIVO, a maior e melhor operadora do Brasil.
Como formas de comunicação utilizada pela empresa, podemos citar que como comunicação visual ela se utiliza da logomarca, como forma de reforçar sua identidade. A comunicação institucional é feita através do site, onde visam estreitar seu relacionamento tanto com o publico interno como externo, faz uso também da intranet como forma de comunicação entre os colaboradores. Ainda como comunicação institucional podemos citar as pelestras e treinamentos desenvolvidos para estraitar seu relacionamento com os colaboradores. Como forma de comunicação mercadológica podemos citar também o site da empresa onde pode ser visualisados os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Há também os folders e catálogos de produtos que reforçam esta comunicação. A fim de organizar os fluxos de comunicação da empresa ela utiliza emails, formulários, murais (embora não estruturados formalmente), planilhas e reuniões semanais. E podemos destacar que a empresa não faz uso da cumunicação com a imprensa.
Apartir deste levantamento, percebe-se que a empresa ainda não se utiliza integralmente de todas as formas de comunicação disponíveis, sendo portanto, uma grande oportunidade de trabalho para nós profissinais de Relações Públicas afim de ajudá-la a estruturar sua comunicação e contribuir para o alcance de suas metas.
A empresa STC Brasil foi fundada em Janeiro de 2003 com seu mercado formado por empresas de pequeno e médio porte onde seu objetivo é oferecer a seus clientes uma consultoria na área telefônica móvel com a qualidade Vivo.
Sua missão é oferecer a seus clientes melhores planos e serviços através da parceria com a VIVO garantindo-os satisfação em relação a qualidade e redução de custos, tendo profissionais treinados e motivados.
A comunicação visual da STC conta apenas com uma logomarca, criando assim uma identidade para a empresa.
Já a comunicação institucional, tem uma parcela maior na empresa, fortalecendo relacionamentos através do site, intranet e quadro de informações.
Há também catálogo de produtos que visa à venda, as promoções e o lucro, voltados para o aspecto mercadológico.
Quanto a área administrativa, é identificada por reuniões semanais com os consultores e por fim a imprensa que tem como objetivo uma mídia gratuita da organização, não tem nenhuma participação.
Portanto, após a análise da empresa por estes aspectos, percebe-se que a empresa STC deveria investir mais em peças voltadas para a área da imprensa para que sua imagem seja fortalecida, pois apesar de não ser grande o investimento nos outros aspectos já citados, a empresa já tem uma identidade, possui um excelente relacionamento interno e suas áreas administrativas e mercadológicas são bem organizadas, garantindo assim resultados positivos.
Flávia Marques Mayrinck
5º período RP manhã
Nome: Luana dos Santos Rossi 5º período Relações Públicas- manha
No seguinte relatório será analisado as falhas existentes nas áreas de comunicação da empresa NET BELO HORIZONTE, localizada na Rua Renascença 515 Bairro Renascença que atua nos ramos de tv a cabo, internet e telefonia.
Em relação a comunicação visual a NET possui uniformes somente para seus funcionários que se relacionam pessoalmente com os clientes, deixando o restante dos funcionários se vestirem, de maneira adequada, como desejarem. Com essa falha a NET perde uma boa divulgação espontânea.
A empresa possui um foco institucional bem debilitado, pois se realizam projetos sociais, estes não são divulgados para o público, suas propagandas são mais voltadas para o lado mercadológico. E seu mural apesar de ser organizado não possui clareza, pois as informações expostas são complicadas e dificulta o entendimento de todos, o que leva ao desinteresse dos funcionários quanto a essa ferramenta.
A área Administrativa possui falhas quanto ao crachá dos funcionários, pois estes não contém a missão da empresa, pois todos os funcionários possuem crachás e essa seria uma ótima estratégia para disseminar a missão da empresa para todos. Alem de que muitas reuniões que acontecem são improvisadas, no próprio setor e sem aviso prévio, o que restringe a interação do funcionário com o tema abordado, pois ao serem “pegos de surpresa” não tem tempo de verificar todas as suas possíveis duvidas.
A comunicação mercadológica da NET é bastante explorada, como citei antes as propagandas da empresa são voltadas para essa área, a falha nessa área é a periodicidade das propagandas, em media a cada semestre a propaganda muda de foco, deixando o mesmo slogan, mas ganhando formatos e apresentações diferentes, o que pode confundir os consumidores quanto a “imagem” da NET.
Contudo o maior problema comunicacional da NET BH é não possuir um setor de comunicação próprio, utilizando as ferramentas propostas pela Matriz que fica localizada em São Paulo. Com uma área comunicacional própria com certeza a NET poderia estar amenizando e/ou eliminando essas falhas comunicacionais.
A ITM Channel Marketing - é uma empresa brasileira que atua em sete países da América Latina. Com mais de dez anos de atuação no mercado, a ITM desenvolve e implementam programas de parceria para grandes empresas do mercado de TI, entre elas HP, Microsoft e APC.
Trabalho como estagiário da empresa ITM Chanel Marketing, especificamente na área de promoção, e o produto que realizo as campanhas é da empresa APC-América Power Conversem Corporation.
O trabalho de comunicação é feito para dar uma maior visibilidade às atividades realizadas pela APC, melhorando o percentual de vendas e credibilidade da marca. Em especial os cursos e campanhas para fortalecer o movimento funcional em lojas de informática em Belo Horizonte e região metropolitana no estado de Minas Gerais.
A ITM trabalha com as seguintes peças visando o seu cliente (APC): Revista Informativa, anual, com tiragem aproximadamente de 1.000 exemplares a serem distribuídos em lojas de informática para o publico interno. Neste jornal são publicados artigos e matérias sobre inovações de produtos na área de TI, e equipamentos de informática, informações sobre parcerias e sobre o mercado em geral.
Portal APC, www.apc.com/br sempre atualizado para acesso do publico e funcionário em relações a duvidas sobre produtos, procedimentos e promoções.
É distribuído um catalogo para o publico interno, ou seja, para gerentes, vendedores e estagiários do produto APC.
É utilizado como ferramenta de aproximação do produto ao cliente, brindes, panfletagem. Como formas publicitárias são feitos catálogos, flyers, folder, entre outros, para o publico externo. Acontece uma falha na comunicação na rede das loja onde são feitas as campanhas pela ITM, essa rede demora para finalização dos relatórios de vendas, sendo assim, não possibilita a entrega de brindes para o sucesso das campanhas.
Por fim, são feitas campanhas para o aumento das vendas, com foco total na satisfação do cliente e qualidade dos produtos, buscando agregar novos filiados e aumentar um numero maior de clientes.
Judson Gustavo de Paula Oliveira
Relações Públicas-Manhã
5º período
Fundada em 1982 a Mercearia do João, segmentada no ramo de Alimentos e bebidas, conta com 23 funcionários é uma empresa que tem a comunicação um tanto falha.
Falta um pouco de integração entre os funcionários e também de uma valorização a mais que os sócios deveriam dar aos mesmos.
Cursos, seminários e palestras seriam essenciais no melhoramento da comunicação da Mercearia do João mas no entanto não é bem assim que acontece.
Já a comunicação com o público externo é muito bem feita, dentro da loja contamos com várias placas informativas, temos os anuncios de promoções bem a vista do cliente. Falta talvez um pouco mais de divulgação fora da loja, com faixas pela região, jornais mensais atc...
A empresa tem um potencial muito grande, so dependendo de uma cominicação mais sólida para se dar bem no mercado.
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