sexta-feira, 24 de agosto de 2007

TURMA DE RP - ASSESSORIA À IMPRENSA

Olá, turmas de RP - manhã e noite!

De modo geral, fiquei bastante satisfeita com os resultados e retornos dados por todos os alunos de ambas as turmas manhã e noite em relação à primeira atividade aqui no blogguer e à mostra que fizemos em sala. Pudemos conhecer na prática o que as empresas dos mais variados setores estão fazendo em termos de comunicação. Atividades já foram todas comentadas no blogguer.

Agora vamos avançar mais um pouco. E atenção às regras, ok?

Como vimos até aqui, a Comunicação dentro das empresas tem acontecido de maneiras diferentes, em graus diferentes. Algumas adotam uma ação mais estratégica, já incluindo peças e ações nas áreas visual, institucional, mercadológica, inclusive na área de assessoria à imprensa. Outras ainda fazem serviços esporádicos, contratação para circunstâncias específicas, sem um planejamento integrado, por isso ainda disperdiçam muitos esforços e recursos, deixando de obter resultados mais duradouros e abrangentes.

Daí a importância de conhecermos as áreas da comunicação, para sabermos criar ações e peças adequadas dentro de nossas empresas, como comunicadores que encontram nestas estratégias soluções para problemas internos ou externos na organização.

Só assim, a comunicação, com soluções inteligentes, integradas, passará a produzir os frutos necessários para ganhar credibilidade junto a seus públicos, junto aos empregadores e também junto à sociedade, avançando para uma posição estratégica dentro das empresas.

É por esta razão que venho pedir a todos os alunos mais uma pesquisa de campo, para iniciarmos os estudos em relação à Assessoria à imprensa.

Atividades:

Você deverá fazer as duas atividades abaixo e postar aqui no blogguer para ampliar conhecimentos de toda sua turma. Atividades propostas para estudo no blogguer:

1) Com base na leitura do livro De cara com a mídia, de Francisco Viana, que foi tema de nosso seminário em agosto, entreviste um assessor à imprensa de uma empresa turística e traga informações sobre: O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos? Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Cuidados que se tem que tomar? Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária? Fazem clipping? Realizam midiatraining? Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos? O que a empresa ganha com as ações da área? Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno? Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Não esqueça de dar nome completo do assessor, nome da empresa e também contatos, para fazermos divulgação a todos, certo? Mínimo 20 linhas. Valor 2,5.

2) Visite pelo menos 4 sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet. Descreva-as, revelando qual tem sido a estratégia no site para envio de informações ao jornalista: fazem menu com releases? Postam boletins ou jornais no ambiente on line? Cadastram para envio de newsletteres? Qual a periodicidade? Analise e descreva a qualidade das informações disponibilizadas via newsletteres na sua opinião (qualidade gráfica da peça, qualidade da organização dos conteúdos por seções ou colunas, qualidade das informações apresentadas, periodicidade, conforme critérios de noticiabilidade) ? Mínimo 20 linhas. Valor 2,5.

Atividades no blogguer são opcionais:

Os alunos deverão realizar as propostas no blog, conforme prorrogado em sala de aula, até 12/09 (impreterivelmente).

Os alunos só serão avaliados se fizerem sua identificação do modo indicado: nome completo, curso/turno. Ao postar, se dispõem e autorizam automaticamente a receber comentários via blog público, aberto a todos, para ampliar nossa aprendizagem.

Caso desejem entregar na versão impressa, deverão respeitar a mesma data (05/09), em sala de aula, direto pra professora, também individual.

Critérios de avaliação:

Português correto (acentuação, crase, concordância, uso de preposições, conjunções, frases com sentido lógico claro), boa estrutura do texto com início, meio e fim, credibilidade e originalidade do conteúdo, completude da resposta em relação ao que se pede, riqueza de dados expostos para aprendizagem de toda a turma.

133 comentários:

Anônimo disse...

Izabella Lacôrte
RP - 5º período/noite

Entrevista com Assessor(a) à Imprensa

A entrevista foi feita com a Assessora Cristina Reis, que tem uma empresa que presta Assessoria à Imprensa a empresas. Porém, ela atua bastante na CDL-BH, pois lá, segundo a própria, a demanda é muito grande.
Cristina é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva e em Relações Públicas pelo UNI-BH. Trabalha com assessoria há 8 anos e assessora a CDL há 3.
Perguntei a Cristina como é a assessoria que ela faz. Ela me explicou que cria demanda (pautas), mas que recebe bastante demanda também pelo fato de a CDL envolver questões econômicas ligadas ao comércio.
Em datas comemorativas para o comércio são realizadas pesquisas nesta área, pela própria comissão de pesquisas da CDL. Com os resultados que se chega através da pesquisa, são criadas as pautas e são feitas coletivas com a imprensa para divulgar as informações.
Para Cristina, existem três coisas que são essenciais em sua assessoria: Ter credibilidade, ter a informação e ter a fonte. Segundo ela, é importante também despertar o interesse do editor, da imprensa. E, por Belo Horizonte ser uma cidade com poucos veículos e conseqüentemente diminuir a demanda, é preciso criar pautas interessantíssimas.
A última pergunta que eu fiz à Cristina, foi quais são os resultados principais que se consegue com uma boa Assessoria à Imprensa. A resposta dela foi curta e objetiva: Visibilidade para a empresa, criação e manutenção da credibilidade e ponto de referência na área em que a empresa atua. E o retorno pode ser ainda maior do que em propagandas, porque não são pagas.
__________________________________

Bia, vou mandar um e-mail para a Cristina Reis aprofundando mais na entrevista, mas como eu já havia te falado na sala segunda-feira, meu tempo estava corrido e o dela também. Mas de qualquer forma fiz a entrevista já e achei melhor postar para quem tiver o interesse de ver.

Obrigada!

Izabella Lacôrte

Anônimo disse...

Aluna: Isabella Machado Alves
Curso: Relações Públicas, Centro Universitário Newton Paiva, 5° Período, Noite.
Disciplina: Jornalismo Empresarial.


Questionário direcionado para a profissional:
Eliana Fonseca, Empresa Link Comunicação.


1. O que é e como se realiza as atividade de um assessor de imprensa?

Isabela, atualmente, um assessor de imprensa tem uma série de desafios: o nosso principal intuito não é sugerir, exclusivamente, uma pauta de algum produto, serviço ou evento de algum cliente para os diversos veículos de imprensa (jornais, rádios, TVs, sites, blogs). Temos de focar nossas ações em um projeto de comunicação que enfoque, globalmente, o que o cliente quer comunicar e se o que ele quer comunicar é, realmente, uma notícia. Então, a primeira ação é conhecer, verdadeiramente, quem é o cliente, qual o seu produto, quais são os concorrentes, o que há de novidade, quais são as perspectivas desse produto ou lançamento e o que a empresa deseja com esse produto. De posse dessas informações, listamos quais as possibilidades dessas comunicações e fazemos nosso planejamento. Mas, também, fazemos estudos para vermos como está a comunicação do nosso cliente com seu público interno (funcionários, prestadores de serviços) e externo (fornecedores, clientes etc).


2. Qual a rotina de trabalho e adversidades encontradas por um profissional deste setor?

Geralmente, nossa rotina de trabalho consiste em análise de veículos de comunicação, reuniões com clientes, interlocução com jornalistas, eventos dos clientes e muita leitura de jornais, revistas. Mantermos-nos atualizados é uma das premissas básicas já que é preciso saber quais são os veículos que mais interessam aos nossos clientes; descobrir as potencialidades das novas mídias (vide os blogs, que atualmente são uma mídia em potencial para a comunicação); enfim, ir sempre além do que o cliente espera: não é mais ser uma assessoria de imprensa, mas, sim, de comunicação. São inúmeras as adversidades tanto objetivas quanto subjetivas: para citar uma quando ligamos para sugerir uma pauta, nem sempre vamos pegar um repórter atento já que ele estará em uma redação, pode estar sobrecarregado no dia etc. Nem sempre uma estratégia dá certo, então é preciso revê-la e apontar quais foram os erros.

3. Quais as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades de um assessor de imprensa?

Eu, particularmente, vim do jornalismo diário. Fui repórter do jornal O Tempo, na editoria de Cultura, por sete anos e meio. Acho que, primordialmente, as competências e habilidades devem ser as mesmas de qualquer profissional voltado para a área de comunicação: é preciso estar atento ao que acontece no mundo e fazer com que seu cliente dialogue, através de seus produtos, com esse mundo globalizado. Para exemplificar, se o meu cliente vende papel preciso saber sobre meio ambiente, reflorestamento, principais tecnologias, quais as ações sociais que realiza etc. Qualquer profissional de comunicação deve ficar atento ao que acontece e levar essas transformações para o seu dia-a-dia.

4. Qual o perfil dos clientes que geralmente mantém vínculo com este setor?Quais as suas solicitações básicas e seus maiores objetivos?

São grandes empresas como a Petrobras, Fundação Getúlio Vargas, Paranasa (construção civil), shoppings Diamond e BH Shopping para citar alguns. Não há solicitação básica se pensarmos que qualquer demanda de um cliente deve ser sempre bem atendida e planejada. Há assuntos mais complexos. Porém o objetivo nunca é diferente: nossa principal preocupação é fazer com que nosso cliente se sinta seguro de que estamos pensando em todas as soluções para a sua comunicação.


5. Como se desenvolve a assessoria de imprensa direcionada aos públicos externos e internos?

Não podemos enxergar a assessoria de imprensa como uma faceta isolada da comunicação da empresa. Quaisquer que sejam os focos do trabalho da assessoria, tanto externo quanto interno, é preciso que haja um trabalho integrado entre as diversas comunicações da empresa para que ela consiga verdadeiramente atingir uma boa comunicação com todos os públicos da empresa.

Bia,
Segue acima a entrevista, conforme combinamos.
E como você também me pediu para lembrá-la, não se esqueça do que conversamos referente a 1° atividade do semestre.
Bjs.
Isabella Alves

Anônimo disse...

Carla Moreira Sidonio
RP - 5º período/noite

Entrevista com Assessor de Imprensa

Para a realização deste trabalho que consiste em fazer uma entrevista com assessor de imprensa, foi escolhida a Instituição Filantrópica Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. Essa Instituição presta assistência alimentícia, médica, hospitalar e de ensino a pessoas carentes, sem nenhuma distinção.
A entrevista foi realizada com a Sra. Paula Chaves Carvalho, que coordena o setor de Promoções Sociais na Instituição há 12 anos. Ela informou que no Núcleo não existe uma Assessoria de Imprensa, mas que estão trabalhando no sentido de contratação de estagiários para realização deste trabalho. Mesmo não sendo uma assessora de imprensa, foi realizada a entrevista, pois a mesma desempenha esta função na Instituição.
Segue abaixo a entrevista realizada.

Nome completo:
Paula Chaves Carvalho

Nome da Empresa:
Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (www.caminhosparajesus.org.br)

Contato:
Paula C. Carvalho
(31) 3408 3000
(31)3408 3022

O que é o setor de assessoria à imprensa?
Não existe bem um setor de assessoria de imprensa; coordeno o setor de Promoções Sociais há 12 anos, cuja missão é: “Promover, divulgar e captar recursos financeiros e materiais para o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus”.

Como funciona?
Promove, divulga e busca captar recursos financeiros e materiais visando à manutenção das atividades assistenciais do NACJ, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, com apoio dos setores ligados à área de Promoções Sociais: PABX, RECEPÇÃO, TLMK, CPD e ESCRITÓRIO.
Ferramentas de comunicação mais utilizadas: MÍDIA IMPRESSA (jornais anuais, folders, banners e cartazes); MÍDIA ELETRÔNICA (Vídeos institucionais, homepages e e-mail); Participação em programas de rádio e televisão; Outdoor e Backbus. Um trabalho de divulgação bem estruturado facilita o acesso da Instituição a novos segmentos da sociedade, conferindo transparência e credibilidade essenciais na captação de recursos.

Quais seus objetivos?

“Promover, divulgar e captar recursos financeiros e materiais para o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus”.

Como é mantido o relacionamento como os jornalistas?
Esporádicos e voluntários.

Quais veículos prioriza? Por quê?
Em se tratando de uma Instituição Filantrópica, sustentada por contribuições de pessoas físicas, nem sempre existe uma verba disponível. Dependemos muitas vezes de mídia espontânea; não direcionamos para nenhum veículo prioritariamente.

Quais têm sido os resultados?
Nem sempre são mensuráveis; quando acontecem, com certeza são sempre positivos em virtude da imagem e credibilidade da Instituição junto à população.

Quais os cuidados que se tem que tomar?
Estamos buscando parcerias com órgão especializados em Assessoria de Imprensa a fim de ampliar nosso leque de relacionamento com os jornalistas e a mídia.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

Como ainda não trabalhamos com um órgão especializado, a idéia seria propor estratégias que potencializassem a divulgação pró-ativa, positiva e espontânea do NACJ junto a grande imprensa em BH. O trabalho da agência parceira/ e ou contratada, seria gerar espontaneamente notícias na mídia que reforçassem a presença do Núcleo e suas ações sociais e eventos, objetivando a necessidade de captar contribuições para manutenção e sustentabilidade da Instituição.

Fazem clipping?
Não.

Realizam midiatraining?
Não.

Tem mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Enviamos releases dos eventos principalmente para Rádios, sempre que está programado um evento.

O que a empresa ganha com as ações da área?
Com certeza acreditamos que o ganho será positivo e fortalecedor para a imagem da Instituição, uma vez que há 38 anos presta serviços gratuitos, assistenciais e pioneiros à comunidade . A população precisa tomar conhecimento dessas ações.

Anônimo disse...

ERIKA DA SILVA REIS
RP - Sala 104 /Noite

PESQUISA A SITES

Os sites que pesquisei, claro, por serem de assessoria a imprensa, deixam muito claro, um objetivo comum, destacar e divulgar as atividades da empresa/cliente junto aos diversos públicos internos ou externos através dos diferentes tipos de veículos de comunicação, jornais, revistas, sites, rádio etc.

Ao traçarem os planos de ações são utilizados diversos recursos, como criação de pautas, seleção de mailling, release, press kits, reuniões periódicas, organização entrevista coletiva.Estas ações têm seu principal intuito a criação de uma imagem representativa da empresa/cliente perante os formadores de opinião, tornando-se uma fonte de informação procurada e respeitada por jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação.
Pude observar as principais ações de estratégia utilizadas pela empresas de assessoria, como por exemplo:
-Levantamento sobre os clientes, direcionando as ações para onde interessa estabelecendo aonde quer chegar.
-Divulgar as atividades da empresa/cliente através da criação de boletins, jornais, revistas, para o alcance de seus públicos-alvos.
-Preparação dos clientes através do media training um programa de treinamento onde os clientes são capacitados para atuarem de forma independente perante os veículos de comunicação.
-Seleção de maillings, presskit para que seja enviado para os veículos que se deseja manter um relacionamento que beneficie a empresa/cliente.
- Inclusão da empresa/cliente no mailling dos veículos de comunicação como fonte informação.
-Criação de ações especiais de comunicação de acordo com as atividades e necessidades do cliente, como eventos específicos, divulgação de projetos especiais etc.
-Criação de releases
-Coleta, arquivo e montagem de clipping para fornecer a empresa/cliente o material publicado na imprensa escrita divulgado em emissoras de radio e TV que seja relacionado ao assessorado.
Com essa pesquisa pude observar com mais clareza a responsabilidade do assessor de imprensa, pois seu trabalho tem como intuito principal estreitar os laços entre as fontes de informação e seus clientes em potencial, conseguindo assim o fortalecimento e a credibilidade da imagem da empresa/cliente perante ao publico jornalístico,seja de interesse da comunidade em geral ou públicos especializados na mídia.

Sites pesquisados:
www.lp17comunicaçao.com.br
www.firemidia.com.br
www.riopress.com.br
www.litoralpress.com.br

Anônimo disse...

Érika Queiroz
Relações Públicas
Quinto período/ Manhã

Pesquisa em sites de comunicação

Pesquisei um site de uma empresa de comunicação chamada Fireminas e observei que é uma empresa muito organizada, fazem criação de pautas, release, press kits, reuniões periódicas para coleta de dados, organização de entrevistas coletivas, produção de material fotográfico, seleção de mailing, possuindo assim o serviço completo de comunicação e assesoria.
Possuem um conteúdo bastante enriquecido, com muitas informações a respeito do que a empresa oferece as seções e colunas são muito bem divididas permitindo que a pessoa acesse apenas o que lhe interessa e o critérito de noticiabilidade é muito bom, sendo passados todos os serviços prestados pela a empresa e oque significa cada um deles.A Fireminas oferece também serviços como e mail marketing, newsletters e informativos.
Pesquisei também sites como da revista veja, exame, jornal estado de minas e percebi que todos vendem o seu produto, alguns como da revista exame e estado de minas oferecem uma tabela para consultas de preços mas não passam mais informação a respeito dos serviços oferecidos por eles então fiquei um pouco perdida, pois gostaria de saber mais informações, como eles trabalham, qual critérito eles usam para divulgação das peças e não consegui nenhuma informação on line, devido a isto não gostei do critérito de noticiabilidade de nenhum dos sites citados acima, com exeção da firemidia.
Sites pesquisados:
www.firemidia.com.br
www.estaminas.com.br
www.vejaonline.abril.com.br
www.portalexame.abril.com.br

Anônimo disse...

Aluna: Giocarla Gonçalves da Silva
Curso: Relações Públicas, Centro Universitário Newton Paiva, 5° Período, Noite.

Assessoria de imprensa peça fundamental para a comunicação empresarial

Nome do profissional:
Isabella Cristina de Almeida Ferreira

Nome da instituição:
Casdec - Caixa de Assistência Social, Desportiva e Cultural da Fundac – BH
www.unibh.br

Contato:
(31) 3378-2993
(31) 8412-8146
casdecjr@unibh.br
casdecpe@unibh.br

Entrevista realizada com a assessora de imprensa da Casdec - Caixa de Assistência Social, Desportiva e Cultural da Fundac – BH. Está entrevista teve como objetivo verificar a importância da assessoria de imprensa dentro das instituições, qual o papel do assessor, o seu relacionamento com a mídia em geral e principalmente o trabalho desenvolvido dentro da área de comunicação empresarial.

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria de imprensa é um dos setores que compõe a assessoria de comunicação de uma empresa e tem como função garantir a boa circulação das informações entre os públicos interno e externo. É um elo entre a mídia, a instituição e o público.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Da maneira mais cordial possível, o fundamental é o profissionalismo entre ambas as partes. Obviamente cada um tem seus interesses distintos, mas eles não podem ferir a ética.

Quais veículos se priorizam? Por quê? Quais têm sido os resultados? Cuidados que se tem que tomar?
Como somos uma empresa de pequeno porte, para ser mais exata, uma associação de trabalhadores, priorizamos os veículos internos, principalmente o Núcleo de Imprensa da faculdade. É importante identificar quais as mídias mais se aproximam do público da empresa. Assim temos obtido resultados satisfatórios, já que com nossas ações alcançamos o que queremos.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária? Fazem clipping? Realizam midiatraining? Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Fazemos um clipping com tudo o que é publicado na mídia. Quando promovemos eventos especiais, é feito um clipping exclusivo. A produção de release é feita de acordo com a demanda de eventos e ações, não há uma periodicidade definida.

O que a empresa ganha com as ações da área? Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
A empresa conquista uma relação mais próxima ao seu público. São muitos associados e sem a assessoria de imprensa seria praticamente impossível à divulgação precisa das informações, provavelmente muita coisa pertinente se perderia. Do mesmo modo a assessoria facilita aos associados fiscalizarem as ações da diretoria.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Recentemente passamos por um reajustamento de verbas, nesse momento não só a assessoria de imprensa, mas toda a assessoria de comunicação foi fundamental. Coube a nós repassar essa informação para o púbico, de maneira que gerasse o menor prejuízo possível para a empresa e para sua relação com os associados.

Comunicação disse...

Luise Neves
RP - 5º período / Manhã

1) A empresa na qual eu tive contato com o assessor de imprensa, Marco Antônio Corteleti, foi a USIMINAS.
A assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma instituição ou pessoa física com a imprensa. No geral, o trabalho dela consiste em levar ao conhecimento público as ações de uma empresa ou pessoa. Os objetivos básicos são estabelecer relações com os meios de comunicação, sendo uma fonte de informação para eles; oferecer cobertura sobre as atividades do assessorado, a fim de ter uma boa imagem junto à opinião pública; apresentar informações aos interesses do assessorado; capacitar o assessorado a lidar com a imprensa.
A USIMINAS mantém com os veículos de imprensa diariamente, seja atendendo a solicitações de pauta dos próprios meios, seja através de sugestões que a própria comunicação encaminha para os veículos. Procuram também manter sempre um relacionamento cordial com os jornalistas, tentando atendê-los dentro do prazo que eles necessitam para não atrasar as pautas.
Segundo Corteleti, nenhum veículo é priorizado, pois todos tem a sua importância. Mas é claro que no caso de algumas pautas estratégicas a tendência é emplacar reportagens ou notas em veículos de circulação nacional, como Folha, Estadão, O Globo, Valor Econõnico e Gazeta Mercantil. Porém, há pautas direcionadas aos veículos de BH e até mesmo aos de Ipatinga, dependendo do alcance que a assessoria avalia que cada notícia tem. Os resultados desse trabalho são geralmente muito bons. Ele disse que com freqüência consegue bons espaços na mídia nacional, mineira e local.
As peças e ações utilizadas pela assessoria a imprensa na rotina diária são os atendimentos de imprensa, elaboração de releases e notas, follow (quando enviam alguma matéria importante e querem saber se o jornalista tem intenção de aproveitar o material), estratégias de divulgação de grandes eventos, dentre outras. Além disso, a USIMINAS conta com uma empresa especializada que faz o clipping diariamente. Contam também com vários mailings: responsabilidade social, economia, cultura, etc.
Marco avalia o trabalho da assessoria de imprensa como muito importante, pois através dele a empresa consegue espaço na mídia espontânea (sem, portanto, ter que pagar nada por isso), o que aumenta a visibilidade das suas ações em diversas áreas: nos negócios, nas ações sociais e ambientais e várias outras iniciativas. Desta forma, a empresa passa a ser melhor vista tanto na sociedade quanto junto aos seus acionista. A comunicação, portanto, é uma ferramenta que dá transparência às ações da empresa.


2)a)O primeiro site escolhido para analisar o que a empresa tem feito com relação à assessoria de imprensa foi o da Companhia Vale do Rio Doce, cujo site é www.cvrd.com.br. No menu do site, tem o tópico sala de imprensa, em que contém informações sobre a empresa, as principais notícias da vale, releases, resultados, imagem, multimídia, sala de entrevistas, agenda, cadastro, links, cadastro de pautas, e meu cadastro. O site é muito bem estruturado, uma vez que para procurar uma notícia ou release, tem a opção de achá-la através de sua categoria, período, região ou veículo. Através do site, os jornalistas podem fazer o cadastro para estarem acessando alguns links específicos, assim como receberem noticias sobre a empresa. O mais interessante é que na área de cadastro de pautas qualquer pessoa pode mandar uma sugestão para a instituição. Com relação à qualidade das informações disponibilizadas, na minha opinião os conteúdos são muito bem divididos, e a qualidade gráfica é muito boa, o que faz o leitor ter interesse em analisar mais publicações sobre a empresa.


2)b)O segundo site escolhido para analisar o que a empresa tem feito com relação à assessoria de imprensa foi o da Gerdau, cujo site é www.gerdau.com.br. No menu do site tem o tópico imprensa, em que contém informações sobre noticias da empresa, newsletter, apresentações, cadastro de jornalistas, contatos com assessoria e links. As notícias são apresentadas de forma clara e objetiva, em que a qualidade gráfica facilita o entendimento do leitor, e os conteúdos são bem desenvolvidos. Nesse caso, tem como procurar uma notícia através de uma palavra chave, o que facilita a busca de um conteúdo específico. O newsletter é feito mensalmente, e qualquer pessoa pode recebê-lo, para isso basta se cadastrar no site. A qualidade gráfica dessa peça é excelente, uma vez que as notícias são apresentadas de forma clara e sucinta, contendo na maioria das vezes fotos e/ou ilustrações sobre o assunto abordado. O link sobre contatos com assessoria informa nome, telefone e e-mail para entrar em contato com a assessoria de imprensa da Gerdau. E, para os jornalistas, tem um link específico de cadastro. Como avaliação final, posso dizer que fiquei com uma visão boa sobre a empresa, uma vez que achei muito bem desenvolvido a parte do site analisada.


2)c)O terceiro site escolhido para analisar o que a empresa tem feito com relação à assessoria de imprensa foi o da CEMIG, cujo site é www.cemig.com.br. No menu do site tem o tópico notícias, em que são contém informações sobre as últimas notícias, releases, clipping, informativos, tv cemig, campanhas publicitárias, concursos e audiência pública. Achei interessante a parte de últimas notícias, pois apresenta publicações curtas relacionadas ao ramo de atuação da empresa. A qualidade do material como um todo é bem simples, mas as informações são objetivas. O clipping é feito diariamente, e qualquer pessoa pode acompanhar pelo site. No que diz respeito à qualidade dos informativos, é um material muito bom, rico em informações e ilustrações, o que desperta o interesse do leitor, sendo feito mensalmente. Para incrementar a TV Cemig, há um link que permite mandar e-mail dando sugestões de matérias para os próximos programas, sendo uma forma de aproximar a empresa e seus diversos públicos. Na minha opinião, há carência de uma parte direcionada ao cadastro de jornalistas, e ao contato específico com a assessoria de imprensa da empresa.


2)d)O último site escolhido para analisar o que a empresa tem feito com relação à assessoria de imprensa foi o do laboratório Aché, cujo site é www.ache.com.br. No menu do site tem o tópico imprensa, em que contém informações sobre notícias, releases, banco de imagens, campanhas de mídia e publicações. Na minha opinião, a parte de assessoria de imprensa deixa muito a desejar. Os jornalistas não têm como fazer cadastro pelo site, o que pode dificultar o contato com a empresa. Além disso, a parte gráfica não é muito legível, uma vez que a letra é rosa, dificultando o entendimento do leitor.

Anônimo disse...

Aluna: Graziella Maia
Relações Públicas - NP - 5ºperíodo - noite

A assessoria imprensa que encontrei descobri por uma busca realizada no google. O funcionário da FSB Comunicação teve total disponibilidade de me atender no mesmo momento em que liguei. Conversei com o Thiago que é formado em Jornalismo pela PUC-MG e agora cursa Relações Públicas na mesma, já fez estágio em diversos ramos, trabalhou na Record, Secretaria da Saúde e atualmente trabalha na empresa desde de sua abertura aqui em Belo Horizonte que, foi aconteceu em dezembro de 2006.
Procurando mais informações ele me disse que as FBS Comunicação tem 27 anos de mercado e atua em mais três localidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, seu principal foco é empresas direcionadas para instituições. Deixo a disponibilidade de todos os contatos da FBS, pois o mesmo disse que esta a nossa disposição e vale a pena nos informamos sobre a mesma.

Site: www.fbs.com.br
Telefone: 3228-1000 / 3228-1001
Endereço: R. Fernandes Tourinho, 147/1102.
Bairro: Savassi
Cep: 30112-000


Quais as principais atividades de um assessor de imprensa?

Uma das principais atividades do assessor de imprensa é estar interado com o cliente, sempre estar por dentro das atualidades tanto regionais quanto nacionais, ter um bom planejamento, conhecer o ramo de atuação, ser focado nas necessidades em cima de cada objetivo a ser trabalhado.

Qual o perfil de um assessor de imprensa o que este profissional deve ter de habilidade?

O Tiago me cita três princípios básicos ao seu ver que são: criatividade, agilidade e boa redação, mas no final da resposta lembra-se também de que o profissional deve saber trabalhar em grupo e este trabalho não inclui apenas os colegas de trabalho e sim o cliente.

Dentro do dia-dia do trabalho com assessoria de imprensa o que mais desgasta a rotina deste profissional?

Um dos maiores problemas é o horário, várias pessoas abandonam este direcionamento da área de comunicação pela falta de horário fixo, o assessor deve entrar na rotina do cliente, cobrir o furo da matéria, o evento independente se for no local onde reside ou se for em horário comercial. Alem disso dependendo do trabalho a falta de privacidade.

Geralmente são empresas de pequenos ou grandes portes que fazem trabalho de assessoria de imprensa?

Com as experiências em que o Thiago já teve, pois como citei no inicio ele
passou por diferentes áreas de meio de vinculação disse que o que pode notar é que não tem de maneira alguma uma restrição para o contrato de um assessor de imprensa e que nenhum segmento foge da necessidade deste serviço, que pode ser usado tanto para divulgar boas notas como para “esconder”. Mas as empresas em que acreditam e dão mais valor a este trabalho são as multinacionais ou de grande porte as outras necessitam de todo um trabalho institucional e funcional para que contratem o trabalho do assessor e disponibilize informações para realização dos objetivos as serem atingidos.


Teve algo em que aprendeu na faculdade e que na pratica do dia-a-dia não funcionou?

Realmente algumas coisas em que aprendemos na faculdade não se encaixam na rotina de um profissional de assessoria de imprensa porque perde a agilidade, a praticidade em que temos que ter durante algumas publicações, mas em geral a base do conteúdo não tem como fugir, pode-se pular alguma etapa, mas nunca deixar de fazer, concluir.

Existe muita dificuldade em conseguir parceiros?

Não, porque é uma via de mão dupla no mesmo momento em que a assessoria precisa da radio, do jornal, da televisão e outros para divulgar uma matéria, passar uma informação os mesmos precisa de assuntos importantes que sejam criativos para divulgar em seus veículos, é um trabalho realizado por relacionamento de assessoria com veiculo de massa e não tem custo para ambas as partes.

Anônimo disse...

Aluna : Ana Carolina da Silva Alves
Curso : Relações Públicas – 5º Período / Noite

Atividades desenvolvidas pela Assessoria de Imprensa levam ao conhecimento público as ações da Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica é o principal agente das políticas públicas do governo federal e, de uma forma ou de outra, está presente na vida de milhões de brasileiros, atende não só os seus clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil. Em entrevista realizada com a jornalista Sílvia Amâncio, responsável pela assessoria de imprensa da CEF (superintendência estadual de Minas Gerais), é possível perceber a importância que esse departamento exerce para a comunicação empresarial, o papel do assessor e o seu relacionamento com a mídia em geral.

Nome completo do assessor: Sílvia Amâncio

Nome da empresa: Caixa Econômica Federal

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

O setor responsável pelo atendimento à imprensa da CEF trabalha integrado com o de Relações Públicas, sendo uma Assessoria de Comunicação. Todo o trabalho é feito por duas profissionais de RP e uma de Jornalismo, sendo que os eventos da instituição, bem como as ações de Marketing são acompanhadas pelas Relações Públicas e o atendimento à imprensa e a divulgação de notas de esclarecimentos e informações sobre a CEF cabem à jornalista.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

O melhor possível. Quando nossa assessoria é acionada para atender á alguma pauta específica da CEF, fazemos o levantamento das informações e acompanhamento em entrevistas (jornal, rádio e tv). Porém, quando a pauta pode ser respondida por qualquer outra instituição financeira do país, a CEF prefere não conceder entrevistas. Vale ressaltar que, quando o assunto pode comprometer a integridade da empresa, avisamos aos jornalistas que “A CEF não irá se pronunciar sobre o assunto”.

Quais veículos se prioriza? Porquê?

Todos os veículos são atendidos de forma igualitária. Porém, não podemos de ignorar o impacto que a televisão tem sobre a população brasileira. Sendo assim, quando a informação é de interesse público e de serviço à população, como pagamento de PIS, financiamentos imobiliários, preferimos a cobertura da imprensa televisiva.

Quais têm sido os resultados?

Os resultados são positivos, pois assim que divulgamos uma notícia ou cedemos entrevistas sobre produtos e serviços, a resposta dos clientes é imediata, através do aumento de movimento nas agências, além da grande procura por informações através da central de informações por telefone.

Cuidados que se tem que tomar?

Com a veracidade das informações e os detalhes que são divulgados. Tais detalhes são de suma importância para que não haja erros de interpretação por parte dos clientes e também dos futuros clientes. Em especial com valores, datas, prazos e locais de atendimento. Tudo isso são enfatizados durante a entrevista ou nos releases que enviamos à imprensa.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

A grande parte das informações são passadas através de releases. Estes podem ser nacionais (elaborados pela matriz em Brasília) ou regionais (elaborados pelas superintendências estaduais).

Fazem clipping?

O clipping é elaborado em Brasília, por uma empresa especializada, que repassa para a Intranet todas as notícias que citaram a CEF em jornais e revistas do país.

Realizam midiatraining?

Em parte. Tal ação só é utilizada quando há a iminência de uma coletiva de imprensa que envolve outros profissionais que não pertencem à área de comunicação.

Têm mailling especializado, envio release?

Sim. Nosso mailing engloba todos os veículos de comunicação do Estado, em especial as editorias de Economia, Política, Gerais e de Esporte (devido ao patrocínio ao Atletismo brasileiro). Todos são informados através de releases.

De quanto em quanto tempo? Em que casos?

O tempo pode variar devido às informações. Há dias que temos de três a cinco releases para divulgação. Mas também há dias em que não há novas informações para serem divulgadas.

O que a empresa ganha com as ações da área?

Percebemos que todas as ações e eventos acompanhados de perto por nossa assessoria, são mais organizados, aproveitados e muito mais divulgados pela imprensa especializada.

Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?

A princípio a assessora não é vista com tanta importância em uma empresa. Porém, notamos que algumas medidas de comportamento e mesmo de divulgação são antecedidas por uma consulta prévia da diretoria e dos funcionários. A assessoria tem total acesso à Diretoria, para lidar, tanto com o público interno e externo.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Há cerca de uma semana, foi divulgado na imprensa o novo prazo de financiamento para a casa própria. Antes da imprensa nos procurar, desenvolvemos uma estratégia de comunicação com direito à coletiva de imprensa, presskit (um kit de informações do tema), além da presença dos principais gerentes e responsáveis por tirar todas as dúvidas acerca do assunto. O resultado foi o melhor possível. Tivemos a presença de 15 veículos de comunicação do Estado (isso é raro), além do visível aumento pela procuras do serviço em nossas agências. Sem esse trabalho da assessoria as informações não seriam corretamente divulgadas e em muitos casos, nem citada.

Maiores Informações:

Home-page: www.caixa.gov.br
E-mails : caixa.imprensa@caixa.gov.br / caixa.jornalismo@caixa.gov.br

Anônimo disse...

Aluna: Caroline Michelle Tamietti Coelho
Relações Públicas - 5° Período/ Noite


O ponto forte de uma instituição

Entrevistei a assessora de imprensa, Luciana Aquino Capello Coelho, da Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais - DRT-MG, que é jornalista profissional (MG05330JP), tem 36 anos é Graduada em Jornalismo e Pós Graduada em Novas Tecnologias em Comunicação. Após realizada a entrevista eu pude perceber o quão é importante um bom profissional de comunicação em uma instituição, principalmente instituições do governo, é preciso estar atento a todos os acontecimentos internos ou externos, conhecer a empresa por inteiro, para então, passar para a mídia o que for necessário e interessante para toda a sociedade.

Informações:
Home-page: http://www.mte.gov.br/delegacias/mg/
E-mail: luciana.coelho@mte.gov.br
Endereç: DRT - MG
Rua Tamoios, 596 - Centro
Tel.: (31) 3270 -6100

Segue a entrevista:

1- QUE TIPO DE ASSESSORIA VOCÊ FAZ?

Sou assessora de imprensa da Delegacia Regional do Trabalho em Minas Gerais. Trabalho em articulação com a Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego (Brasília). Coordeno e oriento a execução de planos e programas de comunicação social; organizo e mantenho atualizado o arquivo documental sobre veículos de informação e agentes formadores de opinião, bem como o cadastro de autoridades. Planejo, coordeno e executo a organização e realização de conferências, encontros, palestras, seminários e simpósios voltados à divulgação das ações da Delegacia. Focamos todo o trabalho do Ministério do Trabalho em Minas Gerais como o de fiscalização seja urbano ou rural, combate a exploração do trabalho degradante, escravo e infantil. Divulgamos matérias referentes aos resultados alcançados através das ações de fiscalização em todo Estado de Minas Gerais. Outro foco importante está na prevenção de acidentes de trabalho. Munimos a imprensa de assuntos relativos ao emprego formal (CAGED), trabalho do deficiente, convenções e acordos coletivos de trabalho, direitos trabalhistas, entre outros.

2 - COMO SE DESNVOLVE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA ?
Na nossa Assessoria realizamos um levantamento das atividades, projetos, ações e serviços da Delegacia Regional do Trabalho em Minas Gerais, fazendo o possível para que isso se torne notícia a ser publicada de forma gratuita na mídia; Somos responsáveis pelo agendamento e acompanhamento de entrevistas coletivas, facilitando o trabalho do entrevistado e do entrevistador; realizamos contato permanente com a mídia, sugerindo pautas e fazendo esclarecimentos necessários para a eficiência da matéria jornalística a ser publicada; elaboramos textos (releases), que são enviados para os veículos de comunicação; divulgamos nossos eventos; Editamos um House- Organ (atualmente online); organizamos as entrevistas coletivas; orientamos os dirigentes do órgão como lidar com a imprensa; Montamos clippings - (eles reúnem recortes de jornais e revistas nos quais a Delegacia Regional do Trabalho em Minas Gerais apareceu ou matérias veiculadas na TV através de um clipping eletrônico; sugerimos assuntos - através de avisos de pauta - que podem ser interessantes para a mídia regional ou nacional.

3- QUAIS OS OBJETIVOS DE UM ASSESSORIA DE IMPRENSA?

O trabalho da assessoria de imprensa tem como objetivo tornar o cliente mais conhecido nos meios de comunicação e a função do assessor de imprensa é divulgar as atividades daquela empresa ou instituição, um produto ou um serviço, e despertar o interesse da mídia para os assuntos relacionados ao cliente. No meu caso específico, a divulgação é feita junto aos veículos de comunicação da região, do Estado e do País, dependendo da necessidade e da possibilidade. Sempre avalio antes de todo trabalho, a adequação correta para cada tipo de veículo (rádio, jornal, revista e emissoras de televisão locais, regionais, estaduais e nacionais).


4- O QUE É PRECISO PARA SE FAZER UMA BOA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Para se fazer uma boa assessoria de imprensa é necessário que o assessor de imprensa seja altamente capacitado e que tenha um bom relacionamento com outros jornalistas da mídia escrita, falada e televisiva, para facilitar o acesso e a publicação de reportagens referentes ao tema que é alvo do trabalho. O contato é feito normalmente por telefone, fax e internet, buscando sempre eliminar as dúvidas dos jornalistas, além de despertar o seu interesse, com releases criativos, contendo informações precisas e corretas, que se não forem utilizadas imediatamente, podem servir para uma futura pauta. Um detalhe importante para o cliente, no meu caso na DRT-MG é que ao mesmo tempo em que eu encaminho a sugestão de pauta para mídia, eu como assessora de imprensa não posso dar garantias de que a DRT-MG vai sair em determinado veículo de comunicação. O retorno e os resultados vêm com o reforço da imagem e da credibilidade alcançada durante anos de assessoria.


5- QUE TIPO DE DIFICULDADE UM ASSESSOR ENCONTRA?

Muitas são as dificuldades. O assessor de imprensa é o profissional que intermedia a relação entre empresa ou instituição e imprensa. Muitas vezes os colegas da mídia são muito imediatistas e querem a informação para "ontem". Muitas vezes nos ligam fazendo a solicitação muito "em cima da hora" e em muitas vezes não conseguimos resgatar os dados necessários ou mesmo não o possuímos, pois não são da nossa alçada. Na Delegacia Regional do Trabalho temos experiências em relação a dados estatísticos ligados aos níveis de emprego e desemprego, como pesquisas de mercado de trabalho.

6 - QUE TIPO DE RESPONSABILIDADE PRECISA PARA ATUAR NESSE MERCADO?

Credibilidade e ética profissional são palavras chaves para uma boa assessoria de Imprensa. O assessor consegue espaço nos meios de comunicação em função da credibilidade que conquistou ao longo dos anos, por apresentar apenas dados que sejam de real interesse da imprensa e por saber a hora e o momento certo do envio de cada informação.

7- QUAL O PERFIL E OS RESULTADOS DE UM BOM ASSESSOR DE IMPRENSA?

Para um bom resultado de trabalho, é necessário que o assessor analise o que o cliente deseja divulgar e como pretende mostrar suas ações ao público. A partir do objetivo definido, o profissional irá explorar as potencialidades jornalísticas e definir as estratégias de divulgação. É nesta fase que ele irá selecionar para quem enviar o material de divulgação, definir os programas, as editorias e colunistas que têm o perfil ou que irão se interessar pelo assunto que será divulgado. É um processo bastante importante para que não se corra o risco de perder espaço na imprensa. Quando a instituição necessita divulgar as suas ações nos meios de comunicação, cabe ao assessor explorar as suas potencialidades jornalísticas, elaborando um release (texto) coeso e enviá-lo para o jornalista responsável o mais rápido possível, a fim de ver a matéria de seu interesse publicada. Ou então, quando partir de um jornalista a necessidade de uma entrevista ou de dados , é também o assessor quem irá levantar as informações junto ao cliente e agendar entrevistas. É importante saber que, embora o assessor estimule matérias, não é da competência dele a publicação de matérias. Esta é uma decisão interna de cada veículo. Portanto, o assessor não faz matérias e não elabora notas em colunas. Ele também não paga para que as matérias sejam publicadas.



8- COMO É MANTIDO O RELACIONAMNETO COM OS JORNALISTAS?

O relacionamento com os jornalistas tem que ser o melhor possível. Dependendo do assunto que se está divulgando, a imprensa se interessa em fazer uma cobertura jornalística ou mesmo de marcar um programa de entrevistas. Neste caso, o assessor vai indicar à imprensa um responsável para falar sobre o que se está divulgando. O assessor agenda o encontro entre a imprensa e o cliente e poderá acompanhá-lo durante a entrevista, dando dicas de como se portar diante das câmeras, entre outras.


9- QUAIS OS VEÍCULOS PRIORIZADOS? POR QUE?

Não priorizo diretamente nenhum veículo, mas como nosso assunto é mercado de trabalho, fiscalização, geralmente enfocamos as matérias para os cadernos de economia, política e cidades. A mídia televisa e rádio são muito solicitadas em eventos.

10- QUAIS OS CUIDADOS QUE PRECISAM SER TOMADOS?

Um bom assessor deve ser sempre atencioso com todos da mídia. Deve conhecer bem sua instituição e procurar desenvolver bons projetos de comunicação interno (público interno) e externo (mídia e população em geral). Existem várias formas de poder apresentar ao jornalista o assunto que se pretende divulgar. No entanto, cada formato utilizado dependerá de como o assessor planeja fazer a divulgação daquele evento ou matéria. Na Delegacia Regional do Trabalho utilizamos vários instrumentos de trabalho como releases, press-kits, notas, sugestões de pauta, distribuição de material para mídia e follow-up distribuição e o clipping. É importante que exista um fotógrafo contratado para registrar um evento ou o produto que se está divulgando. Um fotógrafo de jornal só vai registrar aquilo que ele considera notícia. E depois, a imprensa pode não comparecer para fazer a cobertura. Por isso, garantindo boas fotos em mãos, conduzidas pelo próprio assessor, existe uma possibilidade maior de se ter uma imagem do cliente publicada.


11- EXISTE UM TIPO DE MAILING ESPECIALIZADO?

Sim, mas no nosso caso temos o mailing completo das empresas jornalísticas no Estado de Minas Gerais (Rádio, impresso, Revista e TVs).

12- QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UMA ASSESSORIA À IMPRENSA?

Nos dias de hoje, de nada adianta conquistar um diferencial de qualidade se ninguém toma conhecimento desse esforço. É importante fazer eco no mercado com esse reconhecimento. A assessoria de imprensa parte do princípio de que quanto maior for à abrangência do público que vai se interessar pelo assunto, maior será o potencial do fato virar notícia. A importância fundamental é essa: ser um Canal direto com os formadores de opinião e traçar um planejamento estratégico adequado a cada cliente (seja ele uma empresa, uma peça de teatro, um show, um produto ou serviço) . A assessoria de imprensa é uma ferramenta eficaz, ao lado de outras ações de marketing e promoção .Por meio dela, é possível ter estampadas matérias e reportagens nos principais jornais de seu Estado e até no Brasil, além de conceder entrevistas em programas conceituados em emissoras de rádio e TV e ainda sair com destaque em colunas sociais prestigiadas.

13- QUAL O IMPACTO DE UMA ASSESSORIA À IMPRENSA PARA A SOCIEDADE?

O papel do assessor de imprensa e de uma assessoria profissional em nossa sociedade é de suma importância. Seja nas empresas ou instituições públicas. É importante que a assessoria de imprensa tenha bastante credibilidade é ética na divulgação de suas informações para os meios de comunicação e que muitas informações sejam utéis para a sociedade. No nosso caso, a Delegacia Regional do Trabalho é um órgão importante para a vida do trabalhador, seja no papel de instituição fiscalizadora dos direitos trabalhistas, como mediadora de conflitos e de luta pelo cumprimento das leis trabalhistas, além das orientações que são realizadas através de eventos sociais como o DRT Itinerante. A maioria de nossas notas e matérias são de prestação de serviço à sociedade.

14- CITAR UM CASO EM QUEO ENTREVISTADO VIVENCIOU AO FAZER UMA ASSESSORIA.

Um caso muito importante para mim e para a assessoria desta Delegacia Regional do Trabalho em Minas Gerais foi o da Chacina de Unaí, onde três fiscais e o motorista oficial do Ministério do Trabalho foram brutalmente assassinados quando fiscalizavam fazendas na cidade de Unaí-MG. Além de colegas de serviço, o bárbaro acontecimento chocou toda a instituição e a sociedade brasileira. Como assessora de imprensa do órgão , tive o dever de passar todas as informações aos jornalistas, além de realizar a maior coletiva que já vi, eram jornalistas de vários lugares do país, além de apurar as informações e acompanhar todo os procedimentos da Polícia Federal e agora da Justiça. Essa é uma pauta que infelizmente ainda estará estampada em muitos jornais deste país, pois até hoje, após 3 anos do ocorrido, não houve julgamento de nenhum dos acusados da Chacina.

Anônimo disse...

Assessoria de Imprensa: Credibilidade e Visibilidade

Assessoria de Imprensa é um instrumento na comunicação utilizado nas empresas para que as informações possam ser transmitidas, pois como sabemos, a comunicação tem um grande papel no desenvolvimento das organizações.
A pesquisa foi realizada em alguns sites que apresentam Assessoria de Imprensa, durante a análise foi percebido que cada site focaliza sua estratégia com ferramentas importantes para a comunicação com a imprensa, todos se preocuparam com a comunicação, mesmo não sendo eficiente em alguns casos.
O site da Ford (www.ford.com.br) apresenta os últimos releases, informa as últimas notícias, e tem um espaço reservado para buscas de notícias no arquivo. Também são disponibilizados aos jornalistas que queiram mais informações sobre a Ford os telefones de cada área da imprensa (institucional ou produto).
A COPASA (Companhia de Saneamento de minas Gerais) (www.copasa.com.br) em sua sala de imprensa disponibiliza aos jornalistas, notícias dos meses anteriores e do mês presente (newsletteres). Não informa telefones para contato. Por se tratar de uma empresa do governo, sua sala de imprensa deixa muito a desejar por não ter um relacionamento muito próximo com os jornalistas que queiram saber mais notícias sobre a Companhia.
A Prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.org.br) utiliza na sua assessoria a imprensa clippings, entrevistas, listas de assessorias de comunicação da prefeitura, as últimas notícias de cada mês. Os clippings são diários. Disponibiliza um link fale conosco para o relacionamento direto com os jornalistas onde são apresentadas as informações das publicações e eventos, tem o acesso rápido e o Diário Oficial.
A assessoria à imprensa realizada no site da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (www.almg.gov.br) é muito completa. Apresenta links como Assembléia Informa, Clipping, Fotos, Perguntas e Respostas, Cadastro e Fale com a Assessoria, nos quais as informações podem ser adquiridas. Podem ser consultadas notícias da Assembléia e o cadastramento para recebimento de notícias por e-mail. Disponibiliza os telefones para contatos, e um link direto Fale com a Assessoria.

Anônimo disse...

Letícia P. Carvalho
RP - 5º período / Noite

Assessoria de Imprensa

As empresas estão cada vez mais, implantando departamentos de assessoria de imprensa, já que a comunicação envolve resultados, novidades, perspectivas e até mesmo as crises. As empresas precisam transmitir informações de forma segura e correta para tornar favorável a sua imagem.
Através dessa necessidade, realizei pesquisas em algumas empresas para entender e saber diferenciar os métodos utilizados para assessoria de imprensa.

O site da empresa BOMBRIL (www.bombril.com.br), apresenta tópicos ligados à responsabilidade social que a empresa faz. Traz também eventos que acontecem na empresa, como congressos, reuniões, premiações, notícias, entre outros. Disponibiliza o contato (telefone, e-mail e endereço), para jornalistas que queiram entrar em contato. Traz todo histórico da empresa envolvendo propagandas e produtos mais antigos.
Mas pelo que percebi o site não é atualizado frequentemente e falta informação nova e atual. Mas possui o link de cadastros para os interessados em receber informações.
O site da Companhia Vale do Rio Doce (www.cvrd.com.br) é bem estruturado e completo, possui o link SALA DE IMPRENSA, onde traz releases que são atualizados diariamente, possui imagens, vídeos institucionais, agenda, links, resultados, cadastros de pautas, principais notícias da Vale, dados sobre a empresa (quem somos, onde estamos, estrutura, perfil, histórico, meio ambiente e investimento social).
Possui também o FALE CONOSCO e o endereço com contatos da SEDE da CVRD.

O site das lojas Renner (www.lojasrenner.com.br) apresenta o link IMPRENSA, onde encontramos o contato dos responsáveis pelas notícias, um link BUSCAR NOTICIAS, que é um espaço com dia, mês e ano para que o público possa buscar notícias de toda a história da loja. Utiliza também clippings na sua assessoria e traz releases falando sobre lançamentos, eventos, etc. O site é bem completo e possui facilidade para quem navega.

A Arcelor Mittal Brasil, é uma das principais siderúrgicas da América Latina e mesmo seguindo um ramo diferente das outras empresas citadas acima, possui um espaço em seu site para a imprensa e disponibiliza clipping da assessoria, notícias atuais, link de responsabilidade social, vídeos institucionais e eventos que acontecem na empresa. Apresenta também o fale com a imprensa que permite ao leitor, levar suas dúvidas e obter respostas.

Anônimo disse...

Fernanda Moraes Rabelo
5º período - RP/Noite
Atividade 2:

Internet agiliza informações à imprensa e aos demais públicos das organizações


A internet tem se sido, cada vez mais, utilizada nas relações entre as organizações e seus diversos públicos. As empresas têm descoberto a importância desse instrumento de comunicação e interação. Principalmente, através de sites informações são transmitidas à imprensa, aos clientes e parceiros de forma rápida e interativa. Num mundo digitalizado, as empresas que não se atualizarem às demandas da Era da Informática, certamente, perderão espaço para a concorrência.
Analisando três sites disponibilizados pela Tam, Unibanco e Usiminas, foi possível observar que estas empresas estão atualizadas e utilizam a internet para manterem contato constante com seus clientes e com a imprensa.

Tam:

A Tam disponibiliza todos os seus serviços no site www.tam.com.br em inglês, português e espanhol. É possível realizar a compra de passagens aéreas, visualizar horários, destinos, preços, promoções e disponibilidade de vôos. Todas as informações sobre a companhia são facilmente encontradas no site. Informações sobre serviços prestados antes de embarcar, no aeroporto, a bordo e depois de pousar são bem detalhadas. A Tam ainda oferece pela internet o sistema de acompanhamento de localização de passagens extraviadas, o check in, o web callcenter (www.webcallcentertam.com.br), os telefones das centrais de atendimento, oportunidades de trabalho, atendimento exclusivo para deficientes auditivos, procedimentos para despacho de cargas, situação dos aeroportos, entre outros.
Através do www.taminforma.com.br, a companhia mantém informações atualizadas para a imprensa e interessados sobre os acontecimentos atuais como: informações sobre o vôo 3054 que se acidentou em Congonhas, apresentação da Tam à CPI da Crise Aérea da Câmara dos Deputados e mudanças dos vôos em Congonhas. Além disso, disponibiliza o número de telefone (0800117900) para atendimento aos familiares das vítimas do vôo 3054 e o website http://www.assistencia3054.com.br/. A assessoria de imprensa da Tam disponibiliza no site o seu e-mail tamimprensa@tam.com.br e telefone (11) 55828795. Os últimos releases também estão disponíveis no site.
Ainda é possível ter contato com a empresa pelo fale conosco e tirar dúvidas, dar sugestões ou fazer reclamações. Isso também pode ser feito através do fale com o presidente. Informações institucionais completas podem ser obtidas pelo site, como histórico da empresa, projetos sociais desenvolvidos, patrocínios, revista Tam e Museu Asas de Um Sonho.
É importante ressaltar que o site da companhia passou por uma reformulação nos últimos meses e foi re-inaugurado no dia 05 de setembro, o que possibilitou maior interação entre os públicos e mais transparência e clareza nas informações sobre a Tam.



Unibanco:

O site do Unibanco www.unibanco.com.br possui informações completas para clientes, futuros clientes, empresas, sobre a instituição e todos os serviços prestados. Oportunidades de carreira, relações com investidores e projetos sociais também são divulgados no site. Os interessados em obter quaisquer informações podem entrar em contato com o banco pelo fale conosco.
Os clientes do Unibanco têm a sua disposição a Internet 30 Horas, que é um canal de atendimento que possibilita a realização das principais transações bancárias 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.
No que se refere à imprensa, o banco divulga notícias atuais, releases atuais e dos últimos três anos, informações financeiras e de mercado, além do fale com a assessoria. O site está disponível em português e inglês.


Usiminas:

A Usiminas disponibiliza seu site em português, inglês e espanhol. Fale conosco, dúvidas freqüentes e serviço de busca são formas de contatar a empresa e, assim, conseguir maiores informações sobre a mesma. O site é amplo e possui informações completas sobre a empresa, produtos e serviços, mercado, construção civil, qualidade e tecnologia, responsabilidade social, relações com investidores, recursos humanos, culturais e sala de imprensa.
Em Sala de Imprensa, é possível encontrar notícias gerais, notícias culturais, artigos e discursos, publicações especiais, newsletters, links e fale com a imprensa.
Notícias gerais: “principais notícias sobre a empresa enviadas aos principais veículos de comunicação do país.”
Notícias culturais: “através do site Usicultura é possível manter-se atualizado sobre os acontecimentos culturais.”
Artigos e discursos: “artigos técnicos e informativos do diretor-presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares.”
Publicações especiais: “publicações especiais do Sistema Usiminas com informações voltadas para os clientes da empresa e seu mercado de atuação.”
Newsletters: “ é possível cadastrar-se e receber notícias do Sistema Usiminas, programação dos cinemas e informações sobre eventos culturais, através de e-mail.”
Links: “sites nacionais e internacionais com informações sobre produção, comercialização e uso de aço.”
Fale com a imprensa: “informações para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Sistema Usiminas.”



Sites pesquisados:

www.tam.com.br
www.unibanco.com.br
www.usiminas.com.br

Gabriela Coelho disse...

GABRIELA COELHO RIBEIRO
RP - 5° período/Noite

ATIVIDADE 1 - Entrevista com Assessor (a) à imprensa.

A entrevista foi realizada com a Assessora Carolina Cotta, graduada em Jornalismo, que hoje realiza seu trabalho no grupo Associados de Minas (Tv Alterosa, Estado de Minas, Uai, entre outros).

Contatos:
Carolina Cotta
Tel: (31) 3263-5750
E-mail: carolina.cotta@uai.com.br

1- O QUE É O SETOR DE ASSESSORIA À IMPRENSA, COMO FUNCIONA E QUAIS SEUS OBJETIVOS?
A assessoria de imprensa dos Associados Minas faz parte da Gerência de Comunicação em Marketing e Eventos do grupo. Eu sou jornalista e repondo pela assessoria de todas as empresas do grupo(Estado de Minas, Alterosa, Aqui, uai, Vrum, Lugar Certo, Guarani FM, Alterosa Cinevídeo e Teatro Alterosa). No caso do Teatro faço apenas o institucional, eles têm uma produtora/assessora específica.
Mantemos contato com a imprensa divulgando nossos produtos,lançamentos, campanhas com a comunidade, além da divulgação das várias ações do grupo diretamente voltadas para a comunidade.(Conquiste a Paz,Show Alterosa de Fogos,Caravana Alterosa,Jornada Solidária Estado de Minas,Ouro Azul etc.).

2- COMO É MANTIDO O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS?
O relacionamento é mantido de formas distintas, variando de acordo com a natureza da divulgação. A TV Alterosa, por exemplo, tem uma assessoria de imprensa diária, ativa. Enviamos para os colunistas de TV os destaques da programação, grade, filmes, novelas etc, além de dados de audiência. Os próprios jornalistas nos procuram pedindo fotos e materiais. Existe ainda o relacionamento sob demanda, quando atendemos pedidos de entrevista. O relacionamento é a base para a assessoria, estamos sempre em busca de conhecer melhor os jornalistas que cobrem nossa área, procuramos trazê-los ao nosso grupo.

3- QUAIS VEÍCULOS SÃO PRIORIZADOS?
Pela diversidade de assuntos, apesar de sermos um grupo de comunicação, isso varia muito. No caso da TV Alterosa são priorizadas as publicações de TV, e as páginas e sites especializadas. Para o grupo como um todo, temos foco nas especializadas de comunicaçao e marketing.

4- QUAIS TÊM SIDO OS RESULTADOS?
Incremento de divulgação, reforço da marca dos Associados Minas, retorno em audiência e em circulação.

5- QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS?
O assessor deve saber equilibrar os interesses da empresa (que não pensa como jornalista) e da imprensa (que tem uma rotina própria e uma filosofia de trabalho que muitas vezes não é entendida pela empresa). Muitas vezes essa distância é menor, mas ainda acontece. O assessor deve ter equilíbrio, mas deve se lembrar que seu público real é a imprensa e não a empresa. É claro que na relação de trabalho isso toma outras proporções. Resumindo, tem que ter jogo de cintura, consciência e conhecimento do mercado.

6- QUAIS TÊM SIDO AS PEÇAS E AÇÕES UTILIZADAS PELA ASSESSORIA À IMPRENSA NA SUA ROTINA DIÁRIA?
Realizamos o clipping, acompanhado diariamente e enviado para o e-mails de funcionarios de interesse. Todos os dias, enviamos notas e fotos da prorgamação da TV, que é uma assessoria muito ativa. Nos outros casos produzimos release e outras peças adequadas a cada divulgação. Eventos maiores contam com estratégia diferenciada, com produção de kits de informação personalizadas.

7- O QUE A EMPRESA GANHA COM AS AÇÕES DA ÁREA?
Reforço da marca e bom relacionemtno com formadores de opinião.

8- QUAL O IMPACTO E RELACIONAMENTO DA ASSESSORIA À IMPRENSA COM DIRETORIA E PÚBLICO INTERNO?
A relação com a diretoria é grande, mas intermediada pela diretoria da área onde está situada a assessoria. A assessoria está dentro do planejamento estratégico da emrpesa e contempla vária atuaçãoes juntamente com outras ferramenteas de comunicação. Com o público interno também é muito importante, até porque nosso público interno muitas vezes é nosso público, já que também são jornalistas.

9- CITE UM CASO OU EVENTO DE SUCESSO SOBRE A EMPRESA, ONDE A ASSESSORIA À IMPRENSA TEVE OU TEM TIDO PAPEL RELEVANTE.
O Troféu Telê Santana é um exemplo. O evento foi criado para trabalhar a imagem da TV Alterosa com o público telespectador, jogadores, imprensa esportiva e organizações esportivas. Todo ano o troféu é coberto até pelos concorrentes, em um trbalho de divulgação da assessoria de imprensa que a cada ano promove uma ação diferenciada para envolver a imprensa. A adesão rompe barreiras e é resultado da nossa assessoria.

Anônimo disse...

Aluna: Giocarla Gonçalves da Silva
Curso: Relações Públicas, Centro Universitário Newton Paiva, 5° Período, Noite.

Assessoria de Imprensa: Peça fundamental para uma boa comunicação empresarial.

As empresas têm percebido cada vez mais a importância da informação para manter as suas imagens sempre positivas perante o mercado, a imprensa e principalmente perante a sociedade. Cada vez mais a assessoria de imprensa tem sido usada à informação de forma segura como peça fundamental de comunicação entre as empresas e a mídia em geral. Visitei alguns sites para verificar como são as estratégias utilizadas para passar as informações para a imprensa.

Companhia Vale do Rio Doce
www.cvrd.com.br
No site tem o link sala de imprensa, onde as pessoas podem encontrar informações sobre a empresa, dentro da sala de imprensa encontram-se outros links, como releases onde são publicadas notas diárias, mantém também boletins e noticias de destaque da empresa. Para os jornalistas existe a possibilidade de se cadastrarem para terem acesso a informações que não estão disponíveis na sala de imprensa, através deste mesmo cadastro o jornalista podem solicitar o envio de newsletter. Somente os jornalistas cadastrados têm acesso ao newsletter.

Cemig
www.cemig.com.br
No site da Cemig tem o link notícias, por ele temos acesso aos releases da empresa, que trazem diversas informações de interesse a mídia e a população mineira. Através deste mesmo link tem-se acesso aos clipping da empresa que são bem atualizados, existe a possibilidade de acesso também aos antigos clipping, possuem também informativos atualizados, TV Cemig e campanhas publicitárias, estas informações estão disponíveis para qualquer pessoa. Para falar diretamente com Cemig existem duas possibilidades, pelo telefone 116 ou pelo e-mail atendimento@cemig.com.br, no site não existe um canal de comunicação especifico para os jornalistas, nem mesmo uma sala de imprensa.

Telemig Celular
www.telemigcelular.com.br
A Telemig Celular no seu site tem o link imprensa, dentro dele encontra-se a sala de imprensa, dentro desta página encontra-se releases atuais e antigos sobre informações sobre a empresa. Para os jornalistas manterem contato com a Telemig Celular existe somente uma possibilidade por e-mail, com a assessoria de imprensa o contato é com Jozane Faleiro maquina.jozane@telemigcelular.com.br e com a coordenação de comunicação é com Andréia Alves andréia.alves@telemigcelular.com.br.

Banco real
www.bancoreal.com.br
Para ter acesso à área direcionada para a imprensa no site do Banco Real é necessário entrar na página conheça o Banco Real, dentro desta sala é só clicar no link Para a Imprensa, lá se encontram diversas informações, como os mais recentes releases do banco, comunicados para a imprensa em ordem cronológica e o setor de relação com os investidores do banco divulga resultados através de press releases neste mesmo espaço. O contato direto com a assessoria de imprensa do banco real é feito através do Institucional e Negócios - Asset Management, Wholesale (atacado) e C&CC - Comercial, Consumer Clients (varejo) pela empresa GWA - Comunicação Integrada, coordenado por Clau Duarte, para conseguir este contato existem somente duas possibilidades pelo e-mail clauduarte@gwa.com ou pelo telefone (11) 3816-3922.

Patricia Galgani disse...

Entrevista com Assessor de Imprensa

Empresa: Sistema Unimed
Nome: Bianca Rodrigues Moura
Endereço: Rua Santa Terezinha, 340
Cidade: Porto Alegre - RS
CEP: 90040-180
Telefone: 0 (XX) 51- 3330-3085
E-mail: bianca@cfd.unimed.com.br

O Assessor de imprensa no Sistema Unimed

Atualmente, a construção, o aperfeiçoamento e o fortalecimento da imagem do Sistema Unimed vem ampliando sua credibilidade, respeito e admiração por parte de seus públicos e isso depende quase sempre dos veículos de comunicação. E o grande desafio do profissional que atua nas áreas de comunicação das cooperativas é, portanto, divulgar a mensagem do Sistema Unimed por meio destes canais, o que exige competência técnica e um trabalho contínuo.
O papel de uma assessoria de imprensa pode ser visto como gerenciamento do fluxo de informações. No trabalho proativo, além de identificar a notícia, planeja a estratégia de cada divulgação, identifica oportunidades e é um mediador do contato com os jornalistas. No reativo, atende e filtra as solicitações dos jornalistas, mantendo o canal de informação sempre aberto. Outra importante função desenvolvida pelo profissional é treinar e orientar entrevistados da cooperativa.
A credibilidade dos veículos de comunicação junto à sociedade torna vital a utilização da Assessoria de Imprensa, não somente para divulgar os produtos e serviços da Unimed, mas difundir os valores da marca. Dessa forma, as cooperativas devem trabalhar organizadamente para fazer da imprensa sua aliada e, assim, conquistar seus clientes e consumidores potenciais.
O relacionamento cotidiano das cooperativas com a imprensa deve ser o mais natural possível. Apesar disso, trata-se de um contato delicado, que deve ser acompanhado pelo assessor de imprensa, profissional com conhecimento dos meandros da atividade jornalística, e dos riscos de que um escorregão, aparentemente inofensivo, prejudique a reputação da Unimed.
Em primeiro lugar, deve-se ter como regra, entre os funcionários da cooperativa, inclusive executivos e dirigentes, que toda e qualquer divulgação sobre a Unimed deve passar pelo crivo do assessor. As secretárias e recepcionistas, em especial, devem estar instruídas para encaminhar prontamente as solicitações de jornalistas à assessoria de imprensa.
Se o assessor não puder atender o jornalista prontamente, deve deixar isso claro a ele, de modo que o profissional tenha tempo para recorrer a outra fonte. Além disso, o assessor deve tentar falar com o repórter de jornais diários sempre antes das 18 horas. Após esse horário, o jornalista estará mais preocupado em fechar a matéria do que em ouvir assessores.
A imprensa também não deve ser cobrada por espaço em matéria, em contrapartida à eventual publicação de anúncios ou veiculação de propaganda pela Unimed naquele veículo. Cabe à assessoria de imprensa analisar a possibilidade de enviar brindes, tematicamente pertinentes, às redações, em datas ou divulgações especiais – estritamente com base em critérios jornalísticos.
O relacionamento com a imprensa requer alguns cuidados básicos, dependendo da realidade de cada região e do relacionamento estabelecido entre o assessor e o jornalista. Em primeiro lugar, os prazos e a rotina do jornalista devem ser respeitados. Devem ser distribuídas informações à imprensa apenas quando o conteúdo for de interesse público.
São inúmeros os meios de divulgação das informações ou da opinião da cooperativa para imprensa: releases; artigos assinados/matérias técnicas; encontros informais dos dirigentes com os jornalistas; entrevistas; visitas da assessoria às redações; sugestão de notas para colunas; pautas compartilhadas e pautas exclusivas.
No caso do Sistema Unimed, temas como relações de consumo, relações éticas, má ou boa prática médica, cartelização, reajustes, coberturas, tecnologia, conflitos políticos, e investimentos e produtos são alguns dos temas mais recorrentes em pautas na imprensa. Mas as cooperativas também devem tentar “vender”, via assessoria de imprensa, notícias sobre ações específicas da Unimed, como lançamento de novos produtos, projetos de responsabilidade social, patrocínios e apoios em geral, entre outros.
Para que isso seja concretizado, é fundamental que os assessores de imprensa tenham fácil acesso aos dirigentes da cooperativa. É, também, essencial que saibam, o mais antecipadamente possível, de todos os fatos relacionados ao universo da Unimed, para que possam atuar com a máxima correção e prontidão, principalmente nos momentos críticos.

Entrevista concedida por e-mail, no dia 06 de Setembro de 2007.

Patrícia Galgani Pires
5° Período de RP - Noite

Anônimo disse...

Rafella Rosa
RP - 5º Período/Noite

O assessor de imprensa que entrevistei chama-se Edwaldo Cordeiro e o mesmo faz parte da assessoria à imprensa da Associação Mineira de Supermercados.

Rafaella Rosa - O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona e quais são os seus objetivos?
Edwaldo Cordeiro - O setor de assessoria à imprensa é um departamento destinado a atender demandas de imprensa, bem como produzir material de divulagação para veículos de comunicação de massa, além de elaborar conteúdo para divulgação interna na empresa. O departamento funciona avaliando assuntos noticiosos de interesse da empresa e de um público específico, ligado logicamente à instituição assessorada. No entanto, sempre respaldando o interesse da opinião pública em geral. O objetivo da assessoria de imprensa é filtrar informações ligadas à empresa, publicar assuntos pertinentes ao ramo de atividade do assessorado, preparar o assesorado para entrevistas, produzir informações para público interno e externo e é claro, atender a demanda de imprensa.
Rafaella Rosa - Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Edwaldo Cordeiro - O relaciomento deve ser sempre de cordialidade. Pois o jornalista precisa muito da assessoria, assim como a assessoria precisa do jornalista e,quem ganha com tudo isso é a opinião pública. Esse bom relacionamento gera credibilidade e o conteúdo informacional ganha em qualidade.
R.R - Quais veículos se prioriza e por quê?
E.C - A prioridade do veículo pode depender de alguns fatores. Um deles pode ser a necessidade de se divulgar algo rapidamente; isto é, um assunto factual precisa de divulgação instantânea, precisa de meios instantâneos. Para isto, os meios eletrônicos (rádio, TV, internet) são as melhores opções para o assessorado. Portanto, a assessoria de imprensa trabalha muito em cima das necessidade de veiculação de informações ligadas ao assessorado.
R.R - Quais tem sido os resultados?
E.C - Alguns dos resultados são:
melhor visibilidade do asssessorado diante da opinião pública; melhor desempenho na produção de conteúdo informacional, tanto para o público interno como externo; aumento na procura de informações pela mídia em geral sobre o assessorado, etc.
R.R - Cuidados que se tem que tomar.
E.C - Em casos de crises, por exemplo, é sempre bom a assessoria agir de forma transparente para não dar margem a especulações. Essas especulações podem destruir a imagem de qualquer empresa.
R.R - Quais tem sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa em sua rotina diária?
E.C - Produção de jornal institucional, revista, atendimento à imprensa, atualização de conteúdo em site, clipping, pesquisa de mercado, envio de releases, midiatraining (este não frequente) etc.
R.R - Fazem clipping?
E.C - Sim.
R.R - Realizam midiatraining?
E.C - Sim.
R.R - Tem mailing especializado, envia release?
E.C - Sim
R.R - De quanto em quanto tempo?
E.C - Quase todos os dias.
R.R - Em que casos?
E.C - A frequencia aumenta próximo a grandes eventos da empresa e divulgação de balanço econômico.
R.R - O que a empresa ganha com as ações da área?
E.C - Ganha visibilidade, credibilidade, retorno financeiro entre outros.
R.R - Qual o impacto e o relacionamento da assessoria à imprensa com a diretoria e o público interno?
E.C - O impacto é positivo, pois o bom relacionamento entre assessoria, assessorado e público interno ajuda a manter equilibrado os negócios da empresa e o convívio interpessoal. Nesse caso, a assessoria serve de ponte entre diretoria e colaboradores em geral.
R.R - Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
E.C - Nós últimos dias, um produto alimentício foi assunto negativo nos principais jornais do País. Para conter a euforia do mercado, nossa assessoria prestou relevante tarefa: acalmar o segmento sobre especulações desse produto. Isso trouxe tranquilidade para consumidores e comerciantes. Agora, o produto voltou a ser vendido normalmente.

Após a entrevista, pude concluir a importância da assessoria à imprensa dentro de uma organização. Como profissional, foi de grande valia aprender sobre esta ramificação da comunicação, esclarecendo algumas dúvidas e vendo na prática o funcionamento da mesma.

Anônimo disse...

Renata G. Albuquerque/ Relações Públicas - Noite
Entrevista com Assessor de Imprensa
Entrevistado: George Cardoso, gerente de comunicação da regional leste da PBH.
Contato: 3277-4719.

Entrei em contato com o jornalista George Cardoso que bacharelou-se em Jornalismo em junho de 2005 no Centro Universitário Newton Paiva, com especializações em Gestão Cultural (Instituto Pensarte/SP) e Estudos Africanos e Afro-brasileiros (PUC-MG). Trabalhou em 2002 no caderno de cultura Magazine, do jornal O Tempo. De 2002 a 2005, integrou como jornalista a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Saúde. Em 2003 foi um dos fundadores da ONG Casa África, tendo sido diretor de comunicação da instituição até março de 2006. Ao longo do ano de 2006 foi redator publicitário da agência Vitória Comunicação Estratégica e atua atualmente na gerência de Comunicação da Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte no segmento “Governo”.

1)O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria de imprensa quando se trabalha em algum órgão de governo tem a específica função de defender a imagem da gestão perante as demandas da população publicizadas pela imprensa. O serviço é cotidiano, com o recebimento de demandas via telefone ou e-mail, de diversas áreas: saúde, educação, limpeza urbana... Como assessor, assim que recebo a demanda identifico a área técnica responsável para apurar a resposta a cerca do assunto. O importante é não deixar a imprensa sem respostas, o que poderia se dar a entender que a PBH negligencia alguma situação. Além das demandas provocadas pela imprensa, existem as pautas que são provocadas pela assessoria: sugestões de pauta e releases a cerca de eventos e inaugurações da PBH.

2)Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O relacionamento com os jornalistas deve sempre ser harmonioso, com muita atenção e zelo para cumprir um bom trabalho.

3)Quais veículos se priorizam? Por quê?
Na assessoria de imprensa da regional não existe prioridade de veículos, atendemos a todos: jornais, rádios e televisões.

4)Quais têm sido os resultados?
Semanalmente diversas matérias são publicadas em jornais sobre acontecimentos diversos na regional envolvendo a PBH.

5)Fazem clipping?
Sim, fornecido pela empresa Idéia Fixa, contratada pela PBH.

6)Realizam midiatraining?
Quando necessário, na maioria das vezes, em entrevistas coletivas.

7)Têm mailling especializado, envio release?
Sim, das editorias de cidades de jornais, rádios e televisões.

8)De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Uma média de dois a três releases por semana, quando se tem inaugurações de obras, campanhas de serviços à população, etc.

9)O que a empresa ganha com as ações da área?
A certeza de que o trabalho é comprovado, pois, são mostradas as ações e realizações.

10)Qual o impacto e relacionamento da assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
O relacionamento da assessoria com a diretoria deve ser o mais direto possível, já que os veículos trabalham em cima de dead line e tem prazo para as respostas.

11)Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
No início do mês de agosto, a Secretaria de Administração Regional Municipal Leste inaugurou a Escola Municipal Vila Fazendinha, a primeira construída pela Prefeitura de Belo Horizonte dentro de uma política de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. A escola é modelo, dentro desse novo conceito de arquitetura proposto pela PBH. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Fernando Pimentel e teve cobertura de todos jornais da capital, rádios CBN e Itatiaia, além de televisões, como Alterosa, Record, entre outras.


Renata Gomide Albuquerque
Relações Públicas – Noite
Assessoria à imprensa via internet

1) Empresa: Emarket - Agência de Marketing na Internet

Endereço do site: http://www.emarket.ppg.br/estrategias_press_releases.asp
Título: Assessoria de imprensa e comunicação online
O site presta serviços de comunicação para outras empresas oferecendo soluções de marketing e publicidade pela internet para a criação e divulgação de sites, lojas virtuais e campanhas de publicidade online. Tem como objetivo permitir que a inserção das empresas na internet sejam bem sucedidas, através de estratégias de marketing e de publicidade, incluindo a elaboração de releases para veículos de comunicação e cadastramento para envio de Newsletteres. As newsletteres são bastante ricas em informações, contento vários links com assuntos diversos como Business, Internet, Tecnologia, Marketing, além de artigos e novidades.
Através dos releases criados por profissionais de Jornalismo, a Emarket proporciona uma divulgação ampla à imprensa de informações sobre as empresas contratantes caracterizando, assim, sua abrangência. Contam com parcerias de empresas no Brasil e na Europa as quais se utilizam de softwares modernos para a criação e envio de Comunicados de Imprensa.
A empresa oferece, além da assessoria à imprensa, outras ações em campanhas de publicidade pela internet como: Sites de busca; Formulário de briefing; Parcerias; E-mail Marketing, etc. Através dos links do site e da newsletter que recebi no meu e-mail, pude perceber que alguns dos critérios de noticiabilidade são informações da atualidade e ineditismo, especialmente, no segmento tecnológico.

2) Empresa: Extra Hipermercado

Endereço do site: http://www.grupopaodeacucar.com.br/imprensa/
Título: Grupo Pão de Açúcar – Imprensa
No site do Grupo Pão de Açúcar encontramos um link específico para a assessoria à imprensa e à comunidade. Dentro desta página há um ícone para “cadastro de jornalistas”, relacionado por áreas de interesse, para que recebam novidades e releases por e-mail e há também um link com informações sobre a empresa que são de interesse da mídia. Clicando na opção “releases” podemos fazer a seleção dos mesmos por área como MKT Institucional Educacional, Esportivo, Social, Ambiental, Cultural, entre outros de acordo com o interesse do internauta.
Percebe-se como alguns dos critérios de noticiabilidade informações de interesse público como, crescimento das vendas, informações dos investimentos para fortalecer a marca, notícias sobre responsabilidade social, entre outras e algumas de caráter inédito como “Extra Fácil terá a 1ª loja em posto de gasolina.” Além disso, podemos acessar uma relação de releases criados que estão disponíveis para leitura. De forma geral, as informações apresentadas são claras e de fácil navegação para o cliente, jornalista ou qualquer um que tenha interesse às informações relacionadas à comunicação da empresa e a assuntos relacionados à organização em geral. A página principal do site do hipermercado tem a opção de cadastro de newsletter para envio das principais ofertas, o que é muito relevante por se tratar de segmento varejista. Portanto, são várias as ferramentas de comunicação da empresa tanto como assessoria de imprensa quanto para os demais visitantes do site que desejam informações sobre a organização, produtos e serviços.

3) Empresa: Banco Santander

Endereço do site: http://www.bancosantander.com.br/portal/gsb/script/templates/GCMRequest.do?page=1473&entryID=1374
Título: Institucional – Sala de Imprensa
O site do Banco Santander conta com uma página especial para a assessoria à imprensa através de um ícone no final da página principal “Imprensa”. Nesta podemos acessar links interessantes como:
- Relações com a Imprensa: Relação da equipe da assessoria de imprensa com seus respectivos endereços eletrônicos e telefones de contato.
- Press Release: Notas de Imprensa com informações divulgadas durante o ano.
- Notícias do Grupo: Informações do Grupo Santander.
- Números do Banco: Divulgação dos resultados do Banco Santander.
De forma geral, o site é muito rico em informações a respeito do Grupo, dos serviços e de tudo relacionado ao segmento e aos interesses dos clientes atuais e potenciais, porém, a assessoria de imprensa, pelo que pude verificar, não é totalmente, realizada via internet. Constam somente os endereços eletrônicos dos assessores de imprensa do grupo para contato, mas não é caracterizada a assessoria de imprensa realizada pela internet.
Não identifiquei link para cadastro de newsletteres, mas há um link “Queremos conhecer você” para o visitante se cadastrar no portal.
Concluindo, o link para a Imprensa é atrativo e possui informações importantes, porém poderia ser dada uma abertura maior para uma interação entre empresa e imprensa proporcionando uma assessoria online mais eficaz, o que seria muito interessante.

Anônimo disse...

1. ENTREVISTA COM ASSESSOR DE IMPRENSA

Nome da empresa: Regina Perillo Comunicação
Nome do entrevistado: Regina Perillo
Contatos para divulgação: reginaperillo@terra.com.br, fone: 31-3481-4888

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
É uma das ferramentas da comunicação, que envolve a divulgação de assuntos relacionados a empresas, instituições, personalidades, eventos. A assessoria funciona como um elo entre “o cliente” e a imprensa e tem como diferencial trabalhar com a mídia espontânea (não paga), o que dá mais credibilidade.

Como são mantidos os relacionamentos com os jornalistas?
Um mailling completo e atualizado constantemente, com o nome dos responsáveis por cada editoria nos veículos, é fundamental. É imprescindível conhecer bem os veículos, acompanhar os novos programas, as novas publicações. Várias vezes eu vou ao jornaleiro ver se têm novidades. O relacionamento deve se basear na ética e no profissionalismo. A história que tanto se fala de “ser amigo” do jornalista do veículo fica para depois. No caso do relacionamento, cada vez mais se torna importante ligar para o jornalista, pois o volume de material recebido por ele é enorme. As ligações são para saber se ele recebeu e olhou o material, e avaliar o grau de interesse, sem jamais pressionar para a publicação.

Quais veículos se priorizam? Porquê?
Depende muito do tipo de assunto e a que público interessa. È lógico que a grande realização do assessor é um bom espaço no Estado de Minas, na Folha de São Paulo, na Globo, pela visibilidade maior. Mas, a filosofia da nossa assessoria é prestigiar todos os veículos, até de bairros, desde que ele tenha perfil para colocar o assunto. Muitas vezes são públicos diferentes que lêem e ao final o resultado é positivo. Trabalhamos hoje também muito com sites dirigidos.

Quais têm sido os resultados?
O trabalho de assessoria de imprensa bem feito tem ótimos resultados para o cliente em termos de imagem e muitas vezes até mercadológicos. É um trabalho de “plantar”, uma pessoa vê o assunto em uma mídia, depois em outra, e vai formando o conceito. É importante dizer que o trabalho de assessoria está cada vez mais difícil, pelo volume de informações e releases que os veículos recebem é uma overdose. Hoje, quem não anuncia encontra cada vez mais dificuldade para estar na mídia a não ser que seja um assunto notícia por si mesmo – como a abertura de um shopping, um grande evento. Vide Ricardo Eletro, se não anunciassem tanto com certeza não teriam o mesmo espaço. Mas, quem vai negar publicar uma matéria para um cliente que gasta milhões em publicidade? A propósito, não é nosso cliente e tem uma ótima assessoria. Tivemos um grande cliente que não anunciava nada, e o espaço obtido era muito pequeno. A maioria dos veículos era clara – esse cliente tem dinheiro e não faz nada, então... Com os clientes menores, desde que a pauta seja boa há mais condescendência. Mas como falei, está cada vez mais difícil conquistar espaço. Uma dica é realizar um trabalho de responsabilidade social e associar isso à empresa. Nesse caso, sempre há espaço para divulgação.

Cuidados que se tem que tomar?
Acho que sempre é importante fazer um excelente texto, bem escrito, como digo sempre: prontinho para publicar, como se o assessor de imprensa fosse o jornalista do veículo. Colocar todas as informações, um português perfeito, atender bem e com rapidez a imprensa. Infelizmente, muitas vezes o cliente não concorda na divulgação de dados que seriam fundamentais para uma matéria de economia. Tivemos um grande cliente assim. Perdemos, por isso, matéria na Exame, no Estado de São Paulo. Com medo da concorrência, eles não revelavam nenhum número e aí como colocar na Economia? O jogo era aberto – sem os dados não sai nada, eles concordavam, pelo menos isso...

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
Hoje, procuramos dar um atendimento mais amplo ao cliente, auxiliando-o nos textos do site, o texto de uma mala direta (não fazemos peças publicitárias), uma apresentação da empresa. Propomos eventos para a imprensa (mas não fazemos eventos), envio de brindes, cartões no dia do aniversário, enfim ações de relacionamento. Propomos sempre que cabível um informativo institucional para os clientes ou para os funcionários, dependendo do tamanho da empresa. No mais, o dia a dia de uma assessoria é - reunião semanal com o cliente para ver as novidades, elaboração – e aprovação – dos releases com ele, envio à imprensa pela Internet, e em casos específicos – reforço por telefone. Quando o release chega à imprensa, tem o outro lado, caso eles se interessem. Marcar a entrevista, arrumar outros fotos entre outros.
Sobre o escopo do trabalho, a Regina Perillo Comunicação optou por ser uma empresa de pequeno porte, com um quadro de três jornalistas fixos, um estagiário, e uma secretária. Temos como foco principal: assessoria de imprensa, textos em geral e publicações institucionais, para clientes ou funcionários. Se o cliente precisa de outros serviços de comunicação indicamos outras pessoas do mercado. A nossa assessoria é de porte pequeno. Prefiro assim, pois eu, como responsável, sou muito cuidadosa e gosto de acompanhar tudo. Na realidade, sempre falo que sou “empresária” por acaso e jornalista de coração. Sou feliz escrevendo um texto e sofro na hora da burocracia da empresa... Por isso, não tenho vocação para ter uma grande empresa, como algumas assessorias estão se tornando. Nada contra, mas não é nosso perfil. Temos hoje uma carteira de 12 clientes, praticamente metade assessoria e metade informativos. Principais clientes: Boulevard Shopping, Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Nasala (boite), Restaurante The Art from Mars, Clinlife – Medicina Integrada, Clínica MelhorAR, DLM Invista, Concessionária Volkswagen Recreio, Concessionária Chevrolet LiderBH, Grupo Lider, Shopping Xavantes (informativo) , Feijoada do Maranhão, além dos eventos e clientes esporádicos (Jobs não fixos)

Fazem clipping?
Dos jornais de BH. Quando é uma cobertura maior esse serviço precisa ser contratado, assim como matérias veiculadas em TV e rádio. Os clientes têm a maior relutância em pagar clipping. É uma pena.


Realizam midiatraining?
Não, mas se houver necessidade fazemos parceria com uma empresa.

Têm mailling especializado?
Sim, relativo aos clientes que trabalhamos. Exemplo: estamos trabalhando com alguns clientes da área de saúde, então ligamos para os jornais, revistas especializadas etc daqui e de fora. Não assinamos nenhum mailling pelo custo – com os clientes que temos, de âmbito mais local, não justifica. A assinatura fica em torno de uns R$ 600,00.

Envio de release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Depende muito do cliente. Por exemplo, a naSala. Enviamos pelo menos dois por semana, para divulgar as atrações. Shopping Cidade (hoje não atendemos mais, estamos com o Boulevard Shopping, em construção) – eram no mínimo três por semana. Depende muito de ter ou não assunto pontual para divulgar. Quando atendemos o Senac, é um por dia...

O que a empresa ganha com as ações da área?
Acho inadmissível uma empresa que tem coisas para dizer não ter assessoria. Ela ganha visibilidade, credibilidade, confiança da imprensa, se fizer um bom trabalho é claro. Além do mais, têm coisas que precisam ser comunicadas, e se a assessoria não faz isso, como fica?

Qual o impacto e relacionamento da Assessoria com diretoria e público interno? Normalmente a assessoria lida com a diretoria ou com um gerente de marketing, que fala pela diretoria. Quanto ao público interno, percebo que gostam muito e se sentem orgulhosos quando vêem a empresa deles aparecer na mídia. No caso de eventos, muitas vezes, a queixa é que a empresa precisava aparecer mais. Nunca vi alguém reclamar pela empresa onde trabalha estar na mídia, a não ser negativamente...

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Não estou mais no sindicato dos médicos, mas iniciei o trabalho lá (hoje fazemos o jornal Trabalho Médico deles). Com o trabalho de assessoria de imprensa, o sindicato conseguiu posicionar muito melhor os médicos na mídia, obter espaço para as reivindicações da categoria, o médico passou a ser ouvido e ser referência em assuntos ligados ao sistema de saúde (SUS). Uma assessoria de sucesso que me lembro foi o Disque-Torta. A estratégia foi enviar uma torta para os jornalistas. Funcionou otimamente, pois a torta era gostosa e uma novidade na época, e saiu em todos os jornais. Também tivemos muito sucesso no trabalho de posicionamento de uma clínica de reprodução assistida. Praticamente todos os clientes chegaram por meio das matérias divulgadas, já que ele nunca fez propaganda, até por ser do ramo de saúde. A clínica é excelente, a assessoria foi bem feita, e o resultado foi muito bom, em termos de clientes.


2. ANALISE DAS EMPRESAS

Usiminas: Na visita ao site da usiminas, encontrei um espaço direto com a imprensa, essa sala é o meio de comunicação da empresa com os jornalistas, tem como objetivo divulgar os principais acontecimentos referentes a Usiminas é atualizado constantemente. Possui o sistema newsletters com as seguintes opções de cultura, notícias do sistema usiminas e cinemas, a pessoa cadastra e escolhe a opção que desejar. Há também vários links constando todas as notícias e informações gerais, culturais, artigos e discursos, publicações especiais, relatório e balanço, ofertas e ações, ou seja, todo material necessário para o jornalista ficar antenado a tudo que acontece.
Site: www.usiminas.com.br .

Gerdau: a segunda empresa analisada foi a Gerdau, ela possui um canal de newsletter em que a pessoa preenche um cadastro e recebe mensalmente, via e-mail, todas as notícias das operações do grupo Gerdau no mundo. È interessante também os links como o de apresentações, em que mostra os prêmios, as ampliações e diversos, em slides para melhor visualização. Vale destacar, que a Gerdau desenvolveu um cadastro direto com os jornalistas, permitindo uma maior aproximação, nesse canal eles podem receber notícias on-line e fazer parte do mailling list.
Site: www.gerdau.com.br .

Arcelormillital Brasil: Já na Arcelormillital o canal de imprensa é muito fraco, não dispõe variedades para os jornalistas, somente um espaço para as notícias, caso não tenha, tem um ícone indicando uma categoria relatando o período e a palavra chave, elas são agrupadas por data. Não possui, mas nada, além dos contatos.
Site: www.arcelormillital.com.br

Anônimo disse...

Érika Queiroz Mendonça
Rp- Quinto período/Manhã

Entrevista com assessora à imprensa

A entrevista foi realizada com a assessora Valéria Regina Parreiras da Silva que trabalha na empresa de turismo Camilotur.
As perguntas foram:
1- O que é o setor de assessoria a imprensa e como funciona?
O setor de assessoria a imprensa, têm como objetivo maior a divulgação da empresa em veículos de comunicação.
2- Quais os objetivos deste trabalho?
É fazer com que a empresa se torne mais conhecida e com a seleção do veículo a ser utilizado é que conseguimos adquirir uma maior confiabilidade do cliente para com a nossa empresa.
3- Que veículos se prioriza e por que?
O veículo que priorizamos é o rádio, pois têm um retorno imediato.
4- Quais têm sido os resultados?
Têm sido muito positivo, principalmente quando há divugação em rádios, pois logo que a propaganda é passada as pessoas já começam a ligar.
5- Quais as peças e ações utilizadas pela assessoria a imprensa na rotina diária?
As peças utilizadas são: revistas, jornais e rádio. Sendo eles: Rádio Liberdade, jornal Estado de Minas, Revista Cristã, CDL, Escola dos pais, O Tempo, Folha de Contagem, Teatro net e site.É feito também patrocínio, como no momento estamos patrocinando o time de futebol de Contagem, não sendo esta uma ação que participa da rotina diária da empresa, sendo feita apenas quando são convidados a participar de eventos como estes.
6- Qual o impacto e relacionamento da assessoria a imprensa com o diretor e público interno?
Quando é estudada a divulgação de alguma peça, esta sempre é pasada pelas mãos do Diretor Joel, que é quem define em primeiro lugar se a peça será divulgada ou não, se esta atende aos requisitos buscados por ele, são divulgadas;quando divulgadas, são passadas para os funcionários, para que participem dos resultados da campanha, sendo muito positivo para a empresa que têm um feedback dos funcionários sobre o que acharam da propaganda. Geralmente tanto o Diretor quanto os funcionários ficam bastante satisfeitos com os resultados.

Após todas as perguntas feitas, pedi para que a Regina nos falasse de algum evento de sucesso sobre a empresa onde a assessoria a imprensa teve ou têm tido papel relevante.

Ela me citou um caso que ocorreu em Maio de 2007, que a Camilotur, junto com a CDL, participaram de um evento chamado Enco em que a empresa de turismo ofertou alguns kits, brindes, fazendo a divulgação da sua marca em um evento de grande porte.
Assessora: Valéria Regina Parreiras da Silva
Empresa: Camilotur
Site: www.camilotur.com.br
Contato: 3361-8183(Regina)

Anônimo disse...

1. ENTREVISTA COM ASSESSOR DE IMPRENSA

Marcelo Almeida
Coordenador de Comunicação
Instituto Cultural Aletria
www.aletria.com.br
(31) 3225-8756 / 9122-5645
marceloalmeida@aletria.com.br


1- O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria de comunicação do Instituto Cultural Aletria, de Belo Horizonte, atua com trabalhos em assessoria de imprensa, produção de newsletter e revista semestral com foco na tradição oral. Especificamente, a área de assessoria de imprensa é responsável pelo relacionamento da instituição com jornalistas e profissionais de comunicação de diversas mídias como rádio, TV, impressos ou internet.
A imprensa é munida periodicamente com sugestões de pauta que, invariavelmente, surgem de pesquisas, estudos ou levantamentos feitos pelos profissionais do Instituto Cultural.
Além disso, é disponibilizado não só e-mail e telefone fixo do assessor, como também, prioritariamente, o número do telefone celular para que nenhuma solicitação fique sem resposta em tempo hábil, seja nos finais de semana, feriados ou dias de semana.
O objetivo da assessoria de imprensa é propagar a importância da tradição oral para a comunidade e, conseqüentemente, favorecer que os profissionais da instituição sejam fonte de informação da mídia.

2- Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Como relatado acima, o relacionamento é mantido via telefone, e-mail e, por meio também de releases, através de envio de sugestões de pauta periodicamente. Além disso, o site do Instituto Cultural é importante meio de informação e relacionamento.

3- Quais veículos se prioriza? Porquê?
Em função da conotação de histórias, foco do Instituto Cultural Aletria, ser pouco difundida no Brasil, não existe a estratégia de priorizar veículos de imprensa. O foco é dado a determinado veículo somente se estiver dentro de uma estratégia de divulgação.

4- Quais têm sido os resultados?
Os melhores resultados têm sido colhidos após o envio de sugestão de pauta contendo números, o resultado de uma pesquisa, por exemplo. Em um ano, é possível medir o grande aumento de procura pelos temas tradição oral e conotação de histórias. Não é possível demonstrar esse aumento em números porque não existe base de dados de 2006.

5- Cuidados que se tem que tomar?
Um simples e único cuidado: a fidelidade da informação.

6- Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
Envio de sugestão de pauta somente após a apuração de informação relevante para a sociedade, constatada em pesquisas ou levantamentos. A ação é divulgar a cultura da tradição oral a partir de números, o que poucas áreas ou empresas fazem.

7- Fazem clipping?
Sim, diariamente.

8- Realizam midiatraining?
Não, pelo menos por enquanto.

9- Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Claro. O mailling especializado é fundamental para colher melhores resultados.

10- O que a empresa ganha com as ações da área?
Ganha a visibilidade de suas ações e, em curto e medido prazo, lucro. É possível medir a repercussão de determinado projeto e relacionar com o lucro obtido por ele com apoio das ações de comunicação.

11- Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
Não existe impacto do trabalho da assessoria sem o envolvimento e efetiva atuação da diretoria e do público interno. Em nenhum momento uma ação é divulgada para a imprensa sem o conhecimento do público interno e sem o aval da diretoria da instituição.

12- Cite um caso ou evento de sucesso
Existem vários. É possível citar, por exemplo, levantamento produzido pelo Instituto Cultural Aletria que obteve repercussão nacional sobre os principais pecados do professor em sala de aula. A pesquisa constatou, por exemplo, que o professor não sabe ouvir e tem postura de “sabe-tudo”. A maioria (44%) elegeu o defeito de não saber ouvir como a principal característica de um mau professor. Logo depois, a postura de “sabe-tudo”, comum entre docentes, foi a mais votada com 19%. Autoritarismo e crítica em excesso, com 15%, a facilidade em desistir de um aluno hostil (12%), não cumprir com a palavra (8%) e ser amiguinho demais dos alunos (2%) foram outros grandes defeitos citados pelos pesquisados.

Pesquisa em sites:

SITES PESQUISADOS:
http://www.agert.org.br/resultloc.asp
http://super.abril.com.br/super/revista/235.shtml
http://www.folha.uol.com.br/
http://vejaonline.abril.com.br
http://www.cemig.com.br

Pesquisei um site de uma empresa da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV chamada Agert, e observei que é uma empresa muito organizada, fazem criação de pautas, release, reuniões periódicas, organização de entrevistas coletivas, produção de material fotográfico, possuindo assim um serviço de comunicação e assessoria.
Possuem um conteúdo bastante enriquecido, com muitas informações a respeito do que a empresa oferece as seções e colunas são bem divididas permitindo que a pessoa acesse apenas o que lhe interessa e o critério de noticiabilidade é muito bom. A Agert oferece também serviços como e mail, newsletters e informativos.

Pesquisei também os sites como da revista veja, super interessante e folha on-line e percebi que todos vendem o seu produto de uma forma clara e objetiva.
Oferecem seções e colunas que são bem divididas, permitindo também que a pessoa navegue apenas onde lhe interessa.
O site da folha e da revista veja é bem detalhado tem o critério de noticiabilidade excelente ao meu ponto de vista. Mais ao mesmo tempo, fiquei perdida com tantas informações.
O site da revista superinteressante possui criação de pauta, organização de notícias, possui newsletter. Percebi que é um site que falta mais informações e que o critério de noticiabilidade não é bom.

Pesquisei o site da Cemig e compreendi que eles trabalham de uma maneira simples e objetiva para que todas as pessoas que acessarem seu site não fiquem perdidas.
A estratégia no site para envio de informações ao jornalista é feita de uma forma clara, utilizando o menu com releases, há um menu com as últimas notícias e um outro link com os releases produzidos nos dois últimos anos. Além disso, há o destaque, notícia atual, que foi gerada a partir de release.
Postam boletins ou jornais. Os informativos Cemig Notícias e energia da gente estão em versão web, com os últimos números em inglês e português.
O mailling de newsletter, atualmente, é composto de acionistas e investidores, que recebem informações financeiras sobre a Cemig, quase diariamente, dependendo da necessidade do mercado.
A qualidade das informações disponibilizadas via newsletteres é bastante rica e completa, podendo gerar um bom critério de noticiabilidade.
JANAINA GOMES- 5º PERÍODO DE RP- MANHÃ

Anônimo disse...

Aluna: Lou Marina Bujosa Mendonça
Curso: Relações Públicas, Centro Universitário Newton Paiva, 5° Período, Manhã.
Disciplina: Jornalismo Empresarial.

Entrevista com assessora à imprensa

Pude realizar a entrevista com o assessor de imprensa e editor do Diário de Contagem, Robson Rodrigues, formado em Jornalismo pela Puc – Minas, a 3 anos. Lamentavelmente não foi possível fazer o contato pessoalmente devido à falta de tempo, mas tivemos a oportunidade de manter e trocar informações por e-mail. Sendo assim trago para todos as informações solicitadas, para ampliar nossos conhecimentos e ficar por dentro dos processos que estamos estudando nesta disciplina.

Entrevista:

- O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

É o setor responsável em administrar as demandas da imprensa, tais como, enviar realeses, matérias prontas sobre a empresa assessorada com fotografias, divulgar eventos usando os contatos do próprio jornalista. É o profissional que precisa ter um bom relacionamento com os jornalistas de todos os veículos para conseguir dar visibilidade ao cliente. Por isso a importância do assessor ser um jornalista também. Outro papel importante do assessor de imprensa é ter a capacidade de gerenciar crises e cuidar do bom nome da empresa, instituição, artista ou atleta assessorado.

- Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

O relacionamento é sempre profissional respeitando a linha editorial de cada veículo de comunicação. A amizade do jornalista assessor de imprensa com os demais jornalistas deve ser estreita para que o cliente tenha a visibilidade desejada.

- Quais veículos se priorizam? Por quê?

Depois de uma pesquisa, podemos saber quais os veículos seria viável priorizar para um determinado cliente. A pesquisa é importante para conhecer o público alvo e definir o veículo de comunicação mais adequado para dar visibilidade ao cliente.

- Quais têm sido os resultados?

Digamos que uma empresa, instituição ou celebridade que tenha um assessor de imprensa, terá mais chances de ter sucesso divulgando seus objetivos. O cliente bem assessorado poderá ter suas boas ações ressaltadas e com isso ganhar a simpatia do seu publico.

- Cuidados que se tem que tomar?

Conhecer bem o cliente antes de iniciar o trabalho, ser sempre ético e profissional. Lembrem-se, mentiras tem pernas curtas e não adianta aumentar muito a expectativa do cliente dizendo que ele terá a visibilidade desejada de um dia para outro. É necessário que o cliente assuma uma postura correta e que o discurso seja afinado, pois opiniões e falas impensadas ditas a imprensa podem causar efeitos catastróficos.

- Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

No caso do Jornal Diário de Contagem On-line procuramos manter uma postura imparcial diante dos fatos. Tentamos nos fazer presentes nos principais eventos da cidade e manter um bom relacionamento com os leitores dando respostas as suas demandas e sugestões de pauta. Usamos para divulgar o jornal os cartões de visita tradicionais e os pequenos usados pelos sites de festas para que todos tenham o endereço do Jornal Diário de Contagem On-line e acessem. Fazemos campanhas de outdoor frequentemente e enviamos o jornal gratuitamente para todos os cadastrados no mailing.

- Fazem clipping?

Sim, é importante para monitorarmos os resultados das nossas ações.

- Realizam midiatraining?

Não, ainda não.

- Têm mailling especializado, envio release?

Sim, temos mailing de toda a imprensa da grande BH com os nomes dos editores e pauteiros.

- O que a empresa ganha com as ações da área?

Ganha visibilidade nas suas ações e produtos, alem do respeito da mídia que poderá contar com informações corretas e seguras de um profissional que sabe o que está fazendo.

- Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?

Geralmente o assessor de imprensa se reporta diretamente com o presidente da empresa e mantêm muito contato com o primeiro escalão, os demais diretores. Mas o assessor precisa ter um bom relacionamento com todos da empresa, desde o faxineiro ao dono da empresa.

Contato: Robson Rodrigues
E-mail: redação@diariodecontagem.com.br
www.diariodecontagem.com.br
Tel: 9103-5790

Anônimo disse...

Aluna: Luíla Cristina Solli de Faria
Curso:Relações Públicas – 5º período - manhã
1.Entrevista com assessor à imprensa.
Briza Martins
Assessora de Comunicação do ECE-BH (Espaço Criança Esperança - Belo Horizonte)
assessoriaece@gmail.com
(31)3259-3885
(31)3259-4015
(31)3287-3781
O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
No Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH) atua o Núcleo de Comunicação, dentro do dele a Assessoria de Comunicação.
A Assessoria é responsável por trabalhar a comunicação interna e externa do projeto junto aos diferentes públicos, diretos e indiretos.
O setor é responsável também pelo contato com a imprensa, além da realização de eventos e suporte nas demais ações do Espaço Criança Esperança.
Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Por se tratar de um produto midiático, o Espaço Criança Esperança possui, junto aos jornalistas, um excelente relacionamento. Esse relacionamento acontece a partir de demandas de pautas sugeridas pela Assessoria de Comunicação do ECE-BH ou através de demandas específicas da Rede Globo ou PUC Minas.
Quais veículos se priorizam? Por quê?
Como o Criança Esperança é um produto da Rede Globo e, aqui em Minas Gerais tem a PUC Minas como gestora, são priorizados esses dois veículos de comunicação – a PUC Minas possui jornais de circulação interna e externa feito por alunos e profissionais, além da PUC TV.
Quais têm sido os resultados?
O Contato com a mídia tem ajudado o ECE-BH a ter cada vez mais reconhecimento junto ao Aglomerado da Serra e a sociedade civil em geral.
Isso porque as pessoas reconhecem como legítimos os trabalhos apresentados na televisão, trazendo assim credibilidade e cooperação dos públicos.
Quais os cuidados a serem tomados?
Existe uma premissa que diz que quem não deve não teme. Por causa disso tentamos divulgar nossas ações, eventos e atividades de forma verídica e sem exageros para que, ao serem divulgadas, apareça como realmente aconteceu.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
Para dialogar com os públicos internos utilizamos jornal mural, cartazes em locais específicos, carro de som e panfletos (se tratando dos jovens atendidos).
No caso dos funcionários há um veículo específico semanal – chamado Nosso Espaço – que é disponibilizado em formato impresso e online.
Fazem clipping?
O Clipping é terceirizado por uma empresa especialista e somente solicitado de acordo com demandas específicas.
Realizam midiatraining?
A assessoria de comunicação tentou, uma vez, realizar midiatraining com a equipe interna. No entanto a atividade não foi bem aceita e suspensa temporariamente do quadro das nossas atividades.
Têm mailing especializado, envio de release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
O Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte possui um mailling com contatos de todos parceiros institucionais, além de veículos de comunicação da capital.
Os contatos do mailling é acionado de acordo com demandas específicas do Projeto. Para cada caso um mailling específico é criado dentro desse grande banco de contatos.
O que a empresa ganha com as ações da área?
Ganha maior visibilidade dos cidadãos comuns, principais responsáveis pela existência do ECE-BH.
Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
Todos os públicos do Espaço Criança Esperança são abordados da mesma forma, com o mesmo vocabulário e escrita. Assim o impacto gerado é o mesmo, já que aqui no ECE-BH é trabalhado uma linha de protagonismo e cooperação.
O trabalho da Assessoria de Comunicação é bastante valorizado e até aguardado (as edições do Nosso Espaço impressas se esgotam no mesmo dia). Além disso a Assessoria é vista como o Núcleo que consegue unir pensamentos e vontades, assim como o fomentador de eventos, passeios e atividades para os jovens atendidos.
Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
A assessoria de comunicação do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte tem papel fundamental na campanha de arrecadação anual de doações, realizada entre os meses de julho e agosto.
Todo ano é preparado um grande evento, com inserções ao vivo na Rede Globo, que são fundamentais para prestar contas à sociedade civil e incentivar a doação das pessoas. Esse ano o evento reuniu mais de 600 crianças e adolescentes em uma manhã de sábado.
2.Pesquisa em sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet.
Empresa: Newton Paiva (http://www.newtonpaiva.br/)
O website do Centro Universitário Newton Paiva não possui menu com releases entretanto, possui boletim, jornal e clipping disponíveis no ambiente on line, além de haver a possibilidade de cadastro para envio de newsletter. Este, é enviado semanalmente com informações relevantes, e de fácil leitura.
Empresa: Microsoft (http://www.microsoft.com/brasil/pr/2007/default.aspx)
No site da Microsoft há um link “para a imprensa”, e clicando é possível visualizar press releases desde 1996. São postadas ainda notícias nacionais e internacionais acerca dos assuntos da Microsoft que não disponibiliza no site cadastro para envio de newsletter.
Empresa:Daslu (http://www.daslu.com.br/conteudo.php?cat_id=65&materia_id=)
O site da loja Daslu não possui menu com releases, mas é publicada no site, trimestralmente, uma revista informando as novidades da loja e tratando de assuntos relacionados, como moda. Há ainda um blog com os últimos acontecimentos da Daslu, fotos e assuntos de interesse do público-alvo. Existe a opção de cadastro no site para recebimento de newsletter, enviado mensalmente e de boa qualidade, pois possui layout moderno e informações que motivam a leitura e atraem a atenção.
Empresa: Azure espaço bem-viver (http://www.azurebh.com.br/)
A academia Azure Espaço Bem-viver não apresenta em seu site menu com releases, porém, existe o link “news”, em que é disponibilizado o newsletter do mês que é enviado também à quem fizer o cadastro para recebimento no site
Qual a periodicidade?
O newsletter é enviado mensalmente, todavia, não é eficaz, porque a qualidade das informações disponibilizadas via newsletter é ruim uma vez que a letra é muito pequena, dificultando a leitura e não atraindo a atenção, nem motivando a leitura.
Empresa: Google (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/press.html)
Estão postados, no site da Google, releases desde junho de 2005, sendo possível visualizar o histórico completo de releases, que são a única forma de interação sobre a Google, pois o site não possui boletins ou jornais no ambiente on line que também não oferece cadastro para envio de newsletter

Anônimo disse...

Isabel Cecilia Gonçalves
RP - 5°período/Manhã

Entrevista com a Assessora de imprensa


Nome: Marilda Kátia Cunha

Nome da empresa: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A – BHTRANS

Contato: ascbht@pbh.gov.br

O que é o setor de assessoria de imprensa?
R: Na BHTRANS, a área de Comunicação Social está estruturada como uma gerência que abriga os núcleos de Imprensa, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing. O núcleo de Imprensa tem como atribuições realizar o atendimento à imprensa, divulgar idéias, projetos e ações da empresa e da Prefeitura de Belo Horizonte em formato jornalístico, analisar os fatos internos e externos que estejam direta ou indiretamente ligados à empresa, detectar necessidades e/ou oportunidades de comunicação com a sociedade e atender as demandas da comunidade via imprensa.

Como funciona uma assessoria de imprensa?

R: Vamos falar do Núcleo de Imprensa (fazemos parte da Gerência de Marketing e Comunicação) no qual trabalho. Ele possui cinco jornalistas, que, diariamente, atendem às solicitações por informações da empresa dos veículos de comunicação de massa, dos veículos de comunicação comunitária, de outras assessorias, de escolas, de estudantes de comunicação, de outros órgãos e entidades.
Uma das primeiras atividades dos assessores é a verificação dos jornais impressos, com especial atenção às editorias de Cidades, que são as que normalmente cobrem assuntos do setor de transporte e trânsito e sobre os assuntos gerais da cidade. Outra editoria importante é a que veicula as cartas de leitores, já que muitos cidadãos recorrem aos veículos de comunicação para realizarem suas solicitações, reclamações e elogios. Normalmente nessa seção dos jornais é que são veiculadas também as cartas elaboradas pela empresa, por meio da assessoria, em resposta aos leitores.
A empresa responde a praticamente todas as cartas de leitores publicadas nos jornais, além responde por meio de notas a rádios e televisões, quando os veículos assim solicitam ou quando a empresa entende ser esse o meio mais adequado em determinado momento.
O Núcleo ou a assessoria (como queira) é responsável por divulgar, por meio de releases, projetos, ações a ser realizadas na cidade, medidas adotadas que vão interferir na vida das pessoas ou que sejam de interesse público. Como a missão da BHTRANS é gerenciar os serviços públicos de transporte e o trânsito de Belo Horizonte, e sendo uma empresa pública, é seu dever dar ampla divulgação à população de suas ações, seus estudos, decisões.
Por outro lado, também é de seu dever escutar as diversas vozes dos mais diversos públicos que compõem a sociedade.
Por isso, a BHTRANS recebe, por meio da assessoria de imprensa, inúmeros pedidos de informações e esclarecimentos, que são respondidos de diversas formas, seja pelo telefone, seja por entrevistas marcadas com as fontes da empresa, por notas, pela internet.
Por lidar com atividades que envolvem a maioria das pessoas, a mídia pauta muito a empresa e, em função disso, o atendimento à imprensa é alto. Para se ter uma idéia, no mês de julho, os atendimentos realizados pela Gerência de Marketing e Comunicação da BHTRANS/Núcleo de Imprensa foram: 156 – televisão; 75 – rádio; 119 – impresso; 01 – Internet e 68 – outros meios. Total: 419 atendimentos, que geram centenas de notícias veiculadas nos meios de comunicação.
O Núcleo de Imprensa faz a intermediação entre os veículos de comunicação e a instituição e suas fontes, presta informações, marca entrevistas, acompanha as entrevistas.
O assessoramento às fontes de informações também é uma das atividades importantes. Cabe aos jornalistas repassar clara e corretamente os pedidos, contextualizar o assunto, enxergar além da pauta exposta pelo repórter e orientar a fonte. No momento da entrevista, um assessor acompanha, auxilia com informações complementares.
Também é inerente à atividade de assessoria de imprensa sempre fazer valer no âmbito da empresa o cumprimento do dever na prestação de informações à sociedade.
A assessoria elabora também textos jornalísticos para a estrutura da Prefeitura e produz matérias para veículos internos, como a revista para os empregados (da revista participam quase todos os profissionais da área, relações públicas, jornalistas, publicitários). Um veículo cultural interno também é produzido, semanalmente, pela assessoria.
O Núcleo de Imprensa produz e edita, quinzenalmente, dois importantes jornais para o público externo: o Jornal do ônibus, uma das mais importantes mídia de toda a Prefeitura de Belo Horizonte e o Jornal Ponto Final, destinado aos 17 mil operadores do transporte coletivo (motoristas, agentes de bordo, despachante e pessoal administrativo). Outro veículo externo é o Jornal do Fórum, produzido a cada 3 meses, e destinado aos técnicos e profissionais, gerenciadores do transporte e do trânsito dos municípios mineiros.
Na estrutura do núcleo de jornalismo há um estagiário pela manhã e dois à tarde, que nos auxiliam na mensuração dos clippings diários, nas redações de respostas às cartas e em textos diversos. Todos os dias as matérias veiculadas em jornais, rádios e televisões são analisadas e mensuradas.
A equipe de jornalismo participa de reuniões em toda a empresa para elaborar estratégias de comunicação e divulgação de ações, projetos, estudos, pesquisas.

Quais são os objetivos de um assessor?

R: construir um relacionamento adequado tanto com os jornalistas/repórteres/ veículos quanto com o público interno (em toda a hierarquia da empresa) para facilitar a existência de um canal aberto de informação útil e correta para a sociedade.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
R: De maneira respeitosa e cordial. Entendemos o papel do jornalista que está no veículo de comunicação e, por isso, nos esforçamos para buscar a informação pedida o mais rápido possível, ou marcar uma entrevista ou ainda atendê-los nas diferentes necessidades. Não deixamos de dar retorno, seja em qualquer circunstância.


Quais veículos priorizam?
R: Pela natureza das atividades da BHTRANS, não podemos priorizar qualquer tipo de veículo ou solicitação de informações. Todos os pedidos são considerados pelo Núcleo de Jornalismo. Esta entrevista, por exemplo, está sendo atendida juntamente com outros assuntos em pauta hoje nos veículos de comunicação de massa, por exemplo.

Por quê? -----------

Quais têm sido os resultados?
R: A empresa tem credibilidade perante a opinião pública, na mídia, entre outras organizações, seja do setor ou não. Mesmo que se divida em relação a algumas medidas adotadas pela BHTRANS na cidade, mesmo que se reclame do transporte por ônibus, que se reclame dos equipamentos eletrônicos de medição de velocidade dos veículos, das multas (e é uma minoria que o faz, as pesquisas de opinião realizadas com a população traz essa revelação), a BHTRANS diariamente se expõe, suas fontes falam, esclarecem, explicam.

Cuidados que se tem que tomar?
R: É importante treinar e manter um “olhar” acima de tudo e de todos (interna e externamente). Um certo distanciamento é necessário a bem de uma análise mais aproximada da realidade, com vistas ao interesse público. O que não podemos perder de vista é que estamos em assessoria, devemos ser corretos com a organização, porém, deve prevalecer a responsabilidade de prestação de contas à comunidade.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria de imprensa na sua rotina diária?
R: Usamos de releases, notas, textos, e-mail, jornais próprios (já citados), organizamos entrevistas coletivas, fazemos press kit, folhetos. Dependendo da situação, podemos lançar mão até de um vídeo (como fizemos na época dos perueiros). Ás vezes, nada substitui uma conversa ao telefone.

Fazem clipping?
R: Dada a grande quantidade de matérias sobre a BHTRANS veiculadas, diariamente, há contratos com duas empresas de produção de clipping. O impresso é realizado pela Idéia Fixa (chegando na empresa, montamos e fazemos cópias) e os de TV e Rádios ficam a cargo da Ícone Vídeo.
A pouco tempo, passamos a avaliação do clipping eletrônico (mensalmente) para a Ícone Informação. São avaliadas as pautas – positivas, neutras e negativas -, além da mensuração quantitativa: total de matérias, matérias por veículo e o tempo por veículo e a veiculação de matérias com fonte e sem fonte.

Realizam mídia training?
R: Já realizamos uma vez, há alguns anos, e temos o propósito de promover outro em breve.

Têm mailing especializado para envio de release?
R: Temos o mailing que usamos no dia-a-dia, produzido e atualizado pelo próprio Núcleo de Imprensa e com auxílio dos estagiários. Quando precisamos de envio a jornalistas, editores, autoridades ou qualquer pessoa que consideramos importante receber nossas divulgações, a própria Gerência de Marketing e Comunicação busca os dados necessários.

De quanto em quanto tempo?
R: Não há um período determinado.

Em que casos?
R: É sempre em ocasiões especiais.

O que a empresa ganha com as ações da área?
R: procuramos o respeito da sociedade na qual a empresa está inserida, trabalhamos por uma imagem que se traduza para a comunidade em ética, seriedade e profissionalismo. Trabalhamos por um ideal: o bem comum. Sobretudo temos em vista: respeito ao cidadão, justiça social, participação da comunidade, transparência, foco no usuário, segurança no trânsito, humanização da cidade, prioridade do transporte coletivo sobre o individual e valorização dos empregados.

Qual o impacto (?) e relacionamento da assessoria de imprensa com diretoria e público interno?
R: Sobre o relacionamento: temos um relacionamento direto com o diretor-presidente, os diretores, gerentes de coordenação, gerentes e todos os demais empregados com alguma função de confiança ou liderança. Temos também um bom relacionamento com os empregados de uma maneira geral.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido um papel relevante.
R: Temos alguns casos interessantes. Mas vou citar um importantíssimo, com o qual, inclusive, fomos premiados pela ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial -, na categoria Assessoria de Imprensa. Foi todo um trabalho desenvolvido pela assessoria no período em que Belo Horizonte conviveu com o transporte clandestino, os chamados perueiros. Naquele momento de conflito foi extremamente instigador estar de um lado da batalha em uma verdadeira guerra de versões e foi muito árduo sairmos vitoriosos. Nosso arsenal nessa batalha era: informação, informação, informação. E informação verídica, consistente, convencedora. Fatos e realidades de cidades da América Latina, como Santiago (Chile), Lima (Peru), Cidade do México e até da Africa do Sul que conviveram com o mesmo problema foram expostos em material impresso, vídeo, palestras. Trabalhamos a mensagem para públicos variados. Havia outros “fronts” na empresa, como a área jurídica e a fiscalização que, juntamente com a área de Comunicação Social foram para a linha de frente e enfrentar os desafios. Foi uma bela vitória.

Anônimo disse...

Bruno Esteves Coutinho
RP- 5°período/noite

Entrevista com equipe de Assessoria do Banco Mercantil do Brasil S/A (MB).

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
O setor de assessoria de imprensa é o setor de uma empresa que é responsável por tornar uma empresa referencia para os principais veículos de comunicação. Funciona criando uma rede de relacionamento entre a empresa e os jornalistas. O objetivo é despertar o interesse da mídia para assuntos relacionados ao Banco, tais como novidades em produtos e serviços. A área atua alinhada à estratégia da instituição, zelando por sua imagem, dando visibilidade às ações do MB e tornando-o referência no mercado financeiro. (Acho importante falar também do papel que a AP tem nas situações de crise)

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O relacionamento com os jornalistas é mantido através de ferramentas específicas de comunicação, como o release ou sugestão de pauta, por exemplo. Além disso, a prontidão para o atendimento de demandas é sempre necessária. Jornalista trabalha com o tempo e atende-lôs dentro do seu "deadline" é o básico para se manter uma relação de confiança e credibilidade.

Quais veículos se priorizam? Por quê?
Depende do objetivo da divulgação. Se a pauta tem uma relevância nacional então se procura veículos nacionais, mas se a pauta é mais regional então se prioriza veículos regionais. Se a pauta interessa o público em geral procuram-se grandes veículos de comunicação, porém se ela é muito específica, como por exemplo, servidores públicos de BH, então se procura os veículos específicos para essa classe.

Quais têm sido os resultados?
Mensuração de resultados é algo muito difícil em comunicação e hoje inclusive é objeto de estudo de diversas pessoas. Em números é complicado dizer, mas pode-se dizer que hoje o banco já é referência para diversos assuntos financeiros e de gestão, isso é fruto do trabalho de relacionamento com os jornalistas durante um bom período de tempo.

Cuidados que se tem que tomar?

Ao ser indicado como fonte para matéria:

Dê respostas curtas e objetivas;
Corrija imediatamente o repórter se ele mencionar algo incorreto;
Fale baseado em fatos, não em hipóteses;
Seja completo em sua resposta, lembre-se de que, muitas vezes, o repórter não domina o assunto.

... e o que não fazer:

Não se manifeste para dar informações para o jornalista antes de fazer o contato com a equipe de Assessoria de Imprensa;
Não responda se não souber a resposta. Avise que vai procurar se informar sobre o assunto ou, se for o caso, diga que não é uma fonte adequada para o tema;
Não diga ao jornalista nada que não possa ser publicado. A informação que a fonte fornecer será utilizada em 99% das vezes, mesmo que tenha sido pedido silêncio sobre o assunto;
Nunca ligue diretamente para o jornalista caso tenha algo a reclamar sobre a matéria. Se for o caso, a assessoria fará isso.

Evite:

-utilizar termos técnicos e jargões;
- interromper o repórter;
- falar sobre concorrentes, seja positiva ou negativamente;
- cuidado com as conversas informais ao final das entrevistas - elas podem se tornar a manchete do dia seguinte.
Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

Fazem clipping?
Sim, temos uma empresa que faz o clipping diário para nós.
Realizam midiatraining?
Sim, antes de cada entrevista a fonte recebe dicas e informações sobre como se portar
Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo?
Temos um mailling especializado.
Enviamos release sempre que temos um assunto que seja relevante de publicação e que possa ser publicado. Em assessoria de imprensa não é interessante mandar releases incessantemente quando não se tem o que falar, a empresa fica "queimada" caso o faça. O interessante é escolher momentos estratégicos para divulgar um assunto e conseguir ser pautado.
Em que casos?
Divulgação do balanço do banco, eventos apoiados pelo banco, novidade de produtos, modelos de gestão, por exemplo,
O que a empresa ganha com as ações da área?
Com a divulgação de suas ações, a empresa ganha uma imagem de transparente e consolidada, além disso, passa a ter uma imagem de credibilidade que esta veiculada com os jornais em que aparece.
Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
Não há um impacto no relacionamento da Assessoria de imprensa com a diretoria e o público interno, o que acontece é uma interação entre os mesmo. Fazemos um trabalho de conscientização da importância da assessoria dentro da empresa para que todas as pessoas compreendam que é necessário responder a imprensa sempre que possível. Dessa maneira temos um trabalho alinhado com as diretrizes da organização.
Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Não esqueça de dar nome completo do assessor, nome da empresa e também contatos, para fazermos divulgação a todos, certo?
Em maio fomos procurados pelo jornal estado de minas para participarmos do caderno Prazer em Ajudar. Fornecemos todas as informações relevantes para o jornalista sobre os projetos sociais do banco e fomos capa desse caderno. Essa publicação foi extremamente importante, pois era específica de políticas de responsabilidade Socioambiental e o MB teve destaque na mesma. O jornal mostrava que a política de responsabilidade Socioambiental do banco realmente é aplicada e traz resultados positivos para todo o país. Essa exposição extremamente positiva só pode acontecer porque tinha uma equipe especializada e pronta para estruturar as informações em tempo hábil.

Anônimo disse...

Caroline Michelle Tamietti Coelho
5º período - Relações Públicas/Noite


A Assessoria de Imprensa junto com as novas tecnologias

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação, a expansão das redes de informação e a criação de interfaces amigáveis, que utilizam os recursos da multimídia e o hipertexto, estão acelerando o processo de digitalização da mídia. É inegável que a Internet é um fenômeno mundial da comunicação. Esse processo influencia diretamente o trabalho do jornalista em todos os campos e não é diferente na Assessoria à Imprensa, que é um segmento especializado do jornalismo empresarial.
Além de ser importante fonte de consulta, a Internet oferece uma série de ferramentas para auxiliar o processo de comunicação desenvolvido a partir de Assessorias de Imprensa. Por isso, sem deixar de lado os meios tradicionais de difusão da informação, a Assessoria de Imprensa adota um novo modelo de trabalho que leva em conta as novas ferramentas oferecidas pela Internet.
Ao pesquisar empresas que utilizam Assessoria de Imprensa pela Internet, percebi o quanto à vulnerabilidade organizacional a crises junto à opinião pública tende a aumentar na sociedade, as informações. Além de manter uma cultura de comunicação, as organizações criam uma comunicação em tempo real, a uma gama crescente de necessidades de comunicação de seus diferentes públicos. É preciso aprofundar relações com a comunidade, disseminar melhorias em sua gestão ambiental, cuidar minuciosamente da comunicação com seu público interno, pois é preciso ser transparente sempre.
Ao pesquisar sobre Assessoria de Imprensa percebe-se a falta de um maior investimento, incentivo e divulgação deste trabalho em torno das novas tecnologias e suas ferramentas. Ao visitar a home-page da Embratel nota-se diferenciados recursos utilizados para uma boa comunicação, o mesmo acontece com a Porto Seguro Seguros, o Canal Fox, e por último a BMW, que possuem um apoio de uma empresa especializada em uma boa Assessoria de Imprensa, apoiando nela para a realização de um bom planejamento estratégico de comunicação, para então realizar uma assessoria de imprensa organizada.
Em todas as home-pages visitadas nota-se, que é feita uma Assessoria de Imprensa junto à mídia, porém voltada para o público alvo da empresa, é feito também um relacionamento com stakeholders, uma relação com empresas interligadas para um contato público, um bom monitoramento de pesquisa de comunicação utilizando o ‘Fale Conosco’ facilitando a comunicação para aqueles que utilizam e tem maior facilidade no uso da Internet, é utilizado também link para sugestões, dúvidas freqüentes e reclamações.
Na home-page da Embratel são divulgados em tempo real notícias que envolvem a empresa para conhecimento da sociedade ou seja há utilização de releases. A Porto Seguros Seguros também utiliza de releases, além de links como ‘Sala de Imprensa’, onde tem informações, para aqueles que desejam entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da empresa, para atender a solicitações da imprensa sobre produtos e questões relacionadas à empresa, e divulgar informações e notícias da companhia para os jornalistas, proporcionando um bom trânsito de informações entre a Porto Seguro Seguros e a mídia. O Canal Fox, por ser um serviço que opera 24 horas por dia e chega a 17 milhões de residências em 19 países da América Latina, têm a necessidade de se ter uma boa Assessoria de Imprensa, realizando envio de releases para o público alvo, criação de pautas para envio para a mídia estratégica, elaboração de press-kit, é elaborada também mailing-list para o envio de informações para divulgação e organização de coletivas de imprensa. E a BMW possui o apoio de uma Assessoria de Imprensa que utiliza a análise da imagem corporativa junto à mídia, já que uma empresa preocupada com a imagem, é feito também um monitoramento full-time de reportagens publicadas, além do monitoramento da home-page da empresa e de grande importância também é realizado relatórios estratégicos para análise e retorno da mídia.


Sites visitados
www.embratel.com.br
www.mundofox.com.br
www.portoseguro.com.br
www.bmw-motorrad.com.br/index3.htm

Anônimo disse...

Edilane Alves
RP - 5°período/manhã

Pesquisei os seguintes sites:

Banco Mercantil do Brasil (www.mercantildobrasil.com.br)- Achei o site muito bem definido e claro. Na página principal tem um menu que facilita a procura por informações específicas, tem por exemplo, o link para "sala de inprensa", nesta página são colocados releases com notícias variadas da empresa (sobre faturamento, prêmios, eventos, projetos sociais etc.). Enfim, gostei da qualidade geral do site, transmite notícias atuais e interessantes.

Rádio CBN (www.cbn.com.br)- Neste caso, o site não tem um link específico para a imprensa, mas oferece todas as informações noticiadas durante o dia, sempre atuais. Têm links para editorias, comentaristas, boletins, serviços e Especiais.
É um site bem chamativo e interessante, mas, acho que poderia ser mais completo.

NET TV(www.net.tv.br)- A NET reserva em seu site um espaço para a imprensa, são feitos press releases só com notícias atuais, que fica sempre à mostra, mas são disponíveis também notícias mais antigas. É um site bem moderno e clean, é discreto, muito fácil de se navegar, noticia conteúdos bem variados, desde prêmios ganhos a lucro semestral, no geral, é um site bem organizado.

UNIMED BH (www.unimedbh.com.br)- O site da UNIMED BH também não tem um espaço reservado à imprensa, mas tem em sua página principal todas as notícias atuais sobre a organização. Pela grande expressão que a empresa tem nacionalmente, poderia oferecer um site mais moderno e mais atraente. No segmento em que está inserida - "saúde" - todos os assuntos são de grande noticiabilidade e interesse, por todos os públicos. Acho que a UNIMED peca um pouco por não dá muita importância para isso.

Anônimo disse...

Aluna : Ana Carolina da Silva Alves
Relações Públicas – 5º Período / Noite

Assessoria de Imprensa na Internet, novos desafios aos assessores

No mundo atual onde transmitir informações é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, a Assessoria de Imprensa entra como peça fundamental na execução deste trabalho, que consiste em levar ao conhecimento público as ações de uma empresa. O serviço de Assessoria de Imprensa é hoje um amplo campo de trabalho e também está presente na internet, apresentando, novos desafios aos assessores. A internet estabeleceu um novo paradigma comunicacional, rompendo barreiras do tempo e do espaço, alterando o ritmo dos relacionamentos, criando novos espaços de convivência, modificando hábitos de consumo e, principalmente, otimizando a circulação de informações.
Em análise a home-page de quatro empresas que possuem seções especialmente destinadas à Assessoria de Imprensa pela Internet, verifica-se que geralmente nestas seções, contêm notícias atuais, listas de contatos, arquivos de releases, informação sobre produtos e serviços, sistema de newsletter e de buscas no site.
A pesquisa foi realizada com a indústria de cosméticos Boticário, a empresa de transportes Jamef, o time de futebol Cruzeiro Esporte Clube e a empresa de telefonia móvel Telemig Celular. Percebe-se uma fraca exploração dos meios de comunicação na web, uma vez que as empresas poderiam investir mais na comunicação digital, pois o avanço tecnológico da mídia acabou gerando um receptor mais informado, mais seletivo, mais exigente, mais participativo, acompanhando de perto as ações das organizações com as quais se relacionam.
Em todas as home-pages visitadas, constatei que as mesmas direcionam o contato para empresas especializadas em Assessoria de Imprensa que prestam total apoio na disponibilização de informações que sejam de interesse público, além do link Fale Conosco que permite uma comunicação em tempo real.
Enfim, o desafio para os assessores de imprensa consiste em entender a essência da atividade e associá-la às características da web, de maneira que venha agregar valor à sua empresa, trazendo prestígio, reconhecimento e uma boa imagem.

Sites :
www.boticario.com.br
www.jamef.com.br
www.cruzeiro.com.br
www.telemigcelular.com.br

Anônimo disse...

ALUNA: CAROLINA F. BAETA NEVES
RA 4026218
EMPRESAS QUE REALIZAM ASSESSORIA À IMPRENSA

PEUGEOT.COM.BR

A PEUGEOT REALIZA HOJE UM TRABALHO DE ASSESSORIA Á IMPRENSA DENTRO DO SITE, ONDE OS JORNALISTAS SE CADASTRAM E CONSEGUEM ACESSAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS ATRAVÉS DE UMA PÁGINA EXCLUSIVA. DENTRO DESTA PÁGINA, OS JORNALISTA TEM ACESSO AS PRINCIPAIS MATÉRIAS POSTADAS TANTO NOS SITES MAIS IMPORTANTES DE VEÍCULOS, QUANTO REPORTAGENS DE REVISTAS E JORNAIS IMPRESSOS. SENDO UM ACESSO EXCLUSIVO, OS CLIENTES NÃO SE CADASTRAM, SOMENTE JORNALISTAS, E É UM AMBIENTE VIRTUAL INTEGRADO ONDE SÃO POSTADAS AS NOVIDADES, E AS GRANDES NOTÍCIAS A RESPEITO DA MARCA, SEU CRESCIMENTO NO MERCADO BRASILEIRO E LANÇAMENTOS. OS JORNALISTAS RECEBEM NEWLETTERES A CADA LANÇAMENTO QUE ACONTECE NUM PERÍODO BIMESTRAL ( INFORMAÇÃO ESTA QUE TIVE ACESSO POR SER FUNCIONÁRIA DA EMPRESA). COM ACESSO AUTORIZADO A ESTA PÁGINA, CONSEGUI VISUALIZAR O AMBIENTE EXCLUSIVO. AS INFORMAÇÕES FORAM DISTRIBUDAS NO SITE COM ACESSO FÁCIL E RÁPIDO, COM SECÇÕES BEM ESPECIFICADAS E INFORMAÇÕES BEM COMPACTAS E OBJETIVAS. COM O CRESCIMENTO DA PEUGEOT NO BRASIL AINDA É SEU MAIOR OBJETIVO, A COMUNICAÇÃO Á IMPRENSA HOJE É RÁPIDA E INSTANTÂNEA,FOCADA NO CAMINHO CORRETO NA MINHA OPINIÃO, O DA TRANSPARÊNCIA.

TOYOTA.COM.BR

A TOYOTA É UMA EMPRESA RELATIVAMENTE NOVA NO BRASIL E É UMA MONTADORA DE TRADIÇÃO. A ASSESSORIA A IMPRENSA É UTILIZADA DE FORMA ABERTA A TODOS CLIENTES E JORNALISTAS. JÁ NA PRIMEIRA PÁGINA SE TEM ACESSO A IMPRENSA, MENU COM RELEASE, ULTIMAS REPORTAGENS E INFORMAÇÕES COMO RESPONSABILIDADE SOCIAL E CAMPANHAS RECENTES. SE AS INFORMAÇÕES DO SITE FOREM INSUFICIENTES, EXISTE UM CONTATO POR TELEFONE E EMAIL. ACHEI A PÁGINA DE FÁCIL ACESSO AOS LINKS DESEJADOS, JÁ NEWSLETTERES, SÃO ENVIADOS APENAS COM CADASTRO. É UM SITE DE MUITO BOM GOSTO,QUE DÁ VONTADE DE CONTINUAR NAVEGANDO.

VW.COM.BR

A VOLKS DO BRASIL POSSUÍ UM SITE BEM COMPLETO PARA ACESSO DE SEUS CLIENTES, MAS FRACO EM ASSESSORIA. NÃO EXISTE UM LINK PARA ENTRAR EM ASSESSORIA À IMRPENSA, É PRECISO IR EM “BUSCA” E ENTÃO ENCONTRAMOS UMA CONCENTRAÇÃO DE REPORTAGENS E NOVIDADES SEPARADAS POR DATAS A RESPEITO DA MARCA. NÃO EXISTE NÚMERO DE TELEFONE NEM CONTATO EPECÍFICO PARA QUE JORNALISTAS POSSAM TIRAR SUAS DÚVIDAS. SÃO POSTADOS BOLETINS COM INFORMAÇÕES E REPORTAGEMS COMPLETAS COM FOTOS E PARCERIAS EXCLUSIVAS DA MARCA. NÃO EXISTE UM CADASTRO QUE POSSA SER FEITO PARA ENVIO DE NEWSLETTERES, MAS SIM UM CADASTRO PARA ENVIO DE INFORMAÇOES VIA EMAIL.

CITROEN.COM.BR

A CITREON TRABALHA DE UMA FORMA MUITO PARECIDA COM A PEUGEOT, ONDE É NECESSÁRIO UM CADASTRAMENTO PARA RECEBER INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELA IMPRENSA. A FRASE PUBLICADA NO SEU SITE: “A diretoria de Relações Públicas e Imprensa tem por missão garantir a perfeita imagem da Citroën do Brasil, assegurando a coerência das mensagens emitidas com as ações e políticas desenvolvidas pela marca.”, REFLETE UM POUCO DO OBJETIVO DA MARCA NO BRASIL COM ASSESSORIA EXCLUSIVA ONDE NÃO ENCOTRAMOS INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS NO SITE.

Anônimo disse...

André Queiroz Fonseca
RP- 5º período/noite

Entrevista com Assessor de Imprensa

Na realização deste trabalho, que foi uma entrevista realizada para um assessor de imprensa, escolhi a A Madeirense Moveis do Brasil Ltda, que tem uma história de mais de 50 anos de especialização na produção de móveis para escritório, tornando-se uma das mais prósperas companhias neste segmento no Brasil.
A entrevista foi realizada com a Sra. Marilene Dacache Balieiro, que é responsável pela área de Comunicação Social da empresa, mas que estão reestruturando a área para priorizar alguns veículos de comunicação. Apesar de não ser assessora de imprensa, busca sempre está a disposição para esclarecimentos e colocar em prática o papel do assessor.

Abaixo esta a entrevista que foi realizada.

1) O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

A assessoria de imprensa, na Madeirense, é responsável por tornar transparentes as relações da Empresa com os meios de comunicação. Com isto, procura estimular a formação de opiniões favoráveis sobre a Empresa para encontrar na mídia o espaço necessário para ser ouvida nas questões de seu interesse .

2) Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

Através do atendimento imediato e da divulgação de matérias, onde a transparência e a verdade são questões fundamentais.

3) Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

Na verdade, a Madeirense está reestruturando a sua área de comunicação. Neste momento, fazemos apenas leitura de jornais para acompanhar as notícias que nos interessam de perto, organizando o clipping e fazendo análise de conteúdo. Produzimos também releases ou notas para a Imprensa, sempre que necessários. A Assessoria cuida ainda da elaboração do Jornal Mural, do Boletim Interno e do Jornal Institucional da Empresa.

4) Têm o mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?

Temos mailing especializado sim. Os releases são enviados quando surgem fatos que merecem divulgação.

5) Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.

Devido à reestruturação da área, não temos cases recentes a relatar.

6) O que a empresa ganha com as ações da nessa àrea da comunicação?

O posicionamento estratégico da Comunicação, incluindo aí a Assessoria de Imprensa, busca implementar ações integradas e dirigidas a todos os seus públicos, contribuindo para a formação de uma imagem positiva da Empresa, com ações efetivamente voltadas para resultados.
Busca ainda fortalecer esta imagem institucional da Empresa, ampliando sua visibilidade.


Visita de sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet.


Com a crescente competição de mercado exige das empresas a adoção de estratégias de assessoria à imprensa pela internet cada vez mais ousadas, agressivas e, principalmente, dotadas de muita criatividade e uma comunicação eficiente. Somando linguagem, periodicidade, conteúdo, apresentação gráfica, o site feito pelo Gol Linhas Aéreas transmite várias notícias até no mesmo dia, cumprindo o rigoroso prazos e distribuição sua publicação e também a NET TV por assinatura que envia press releases mais recentes, nem sempre muito atualizado como a Gol, talvez por falta de informações, mas os releases existentes são bem claros e com todas as informações sobre a programação e serviços, deixando também transparentes os contatos com a imprensa, e colocando o banco de imagens para a divulgação da marca, e além disso, criou uma ouvidoria virtual para seu público externo; Assim certamente irá alcançar seus objetivos, garantindo o retorno e as expectativas criadas em torno do material.

As empresas profissionais, que desenvolvem a atividade de otimização de sites, como a TIM que direciona uma área do seu site apenas para a imprensa, que consegue explicar o institucional, os projetos sociais, corporativo, eventos, e lançamentos tudo no link; Deste modo costumam ter uma preocupação que vai muito além, se preocupando verdadeiramente e trazem resultados através do site da empresa.

Com certeza a otimização de sites, levará muitos visitantes ao site, isso que muitas empresas como a TV alterosa já está buscando em colocar em seu site, o serviço para a Imprensa, pois o site está ausentado dessas informações, mas já parece estar preocupado em coloca-lá, pois está com seu link formado, no qual têm um interesse para que esses visitantes permaneçam no site, conheçam mais a empresa e venham a converter essa visita em negócios. É necessário essas ações por parte da empresa, para manter sempre atualizada e desenvolver a Sala de Imprensa de acordo com a TV Alterosa, tudo para aprimorar as funcionalidades do site.

Já a Globo Minas criou um cadastramento de newsletter, várias promoções com os visitantes que estão sempre sendo atualizadas na medida em que são cadastrado seus e-mails e ocorrendo o sorteio, já consigui ser premiado pelo site e foi efetuado o retorno do site com sucesso, têm o serviço CAT Fale com a Globo Minas, tem toda sua programação atualizada e usa essas ferramentas para divulgar os serviços prestado pela emissora com meios diferentes dos outros sites, mesmo não criando um vínculo apenas com a imprensa, mas consegue estabelecer um contato e divulga as atividades da empresa com seus públicos-alvos através de uma publicação estratégica efetiva. Sendo esses fatores que são importantes e devem ser considerados pelas empresas.

Sites visitados
http://www.tim.com.br/
http://www.voegol.com.br/
http://nettv.globo.com
http://www.alterosa.com.br/
http://globominas.globo.com/

Anônimo disse...

Rivania de Paula - 5° Período de RP - Noite



As empresas que disponibilizam um espaço destinado à assessoria de imprensa em seus sites, querem se manter o mais próximo da sociedade, fazendo com que seus interesses e suas ações sejam divulgados para a imprensa, através de releases, newsletter, press kit, etc. Para a divulgação dessas ações é preciso ter um ambiente organizado, prático, de fácil acesso, que tenha um conteúdo alinhado ao negócio da organização, criando assim uma maior aproximação com o público alvo.
Ao investir neste sistema, a empresa deve estar atenta ao planejamento das ações de relacionamento com os jornalistas e com seus diversos públicos, a credibilidade da notícia que será veiculada, a manutenção e atualização das informações entre outros cuidados.
Para o trabalho proposto, analisei quatro sites que disponibilizam um espaço para a assessoria de imprensa. São eles:

§ Cimentos Liz – Soeicom

A Soeicom disponibiliza em seu site (www.cimentosliz.com.br) os informativos bimestrais da empresa “Liz Notícias”, que podem ser visualizados através de realização de downloads. Mas esse canal de informação precisa ser melhorado uma vez que, ele não foi atualizado desde março de 2006, fazendo com que não haja interação entre os jornalistas e a empresa e conseqüentemente ineficiência do relacionamento com a sociedade.

§ Instituto Estadual de Florestas – IEF

O site do IEF (www.ief.mg.gov.br) possui um link chamado “Notícias” que disponibiliza todas as informações e ações que foram ou serão realizadas pelo IEF. Esse canal de informações cria um elo entre o instituto e os jornalistas, pois, todas as notícias são publicadas neste espaço. No site encontra-se disponível também, a “Agenda”, onde são informados todos os eventos que serão realizados, informando o dia, horário e local da realização. Desta forma, a imprensa estará sempre atualizada no que se refere aos acontecimentos do IEF.

§ Banco Real

O site do Banco Real (www.bancoreal.com.br) reserva um espaço exclusivo para os jornalista. Através do link “Para Imprensa” os profissionais da noticia tem acesso a: “Ultimas Noticias”: que são os últimos releases que foram divulgados para a imprensa; “Contatos”: onde são disponibilizados aos jornalistas os contatos das duas Agências de Relações Públicas que prestam serviços de Assessoria de imprensa ao Banco Real; “Arquivo”: que reúne todas as notícias que foram divulgadas para a imprensa em ordem cronológica; e o “Press Releases”: que reúne todos resultados obtidos e divulgados pela área de relação com os investidores. Apesar de possuir um avançado e satisfatório meio de comunicação voltado a imprensa, existe uma grande falha. A última atualização deste espaço foi realizada em janeiro de 2007, criando assim um grande problema para a divulgação das informações e um distanciamento da mídia.


§ Tim Maxitel

O site da TIM (www.tim.com.br) possui uma página voltada somente a imprensa. Nesse espaço são encontrados os releases de todas as ações promovidas pela empresa em todo o país, e são divididos em categorias: Planos e Promoções, Serviço de Valor Agregado, Lançamentos, Institucional, Corporativo, Mercado Financeiro, Projetos Sociais e Eventos. Nesse portal também são encontrados os contatos de todos assessores de imprensa da Tim no Brasil.


Rivania de Paula

Anônimo disse...

Náyra Prado
Relações Públicas- 5º período/Noite

Entrevista com Assessor à Imprensa

A entrevista foi feita com o Assessor Adjunto da PBH -Rogério Tavares.
O que é o setor de assessoria à imprensa e quais seus objetivos?
R: È o setor que administra as relações da instituição assessorada com os órgãos de imprensa. Seus objetivos são fornecer as informações pedidas, sugerindo pautas ou entrevistas e fortalecer uma imagem institucional positiva diante da sociedade por meio da imprensa.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
R: O relacionamento é mantido através de release, sugestão de pautas, reuniões e e-mails convidativos para eventos.

Quais veículos se priorizam?
R: Não priorizamos os veículos, mesmo porque fazemos parte da administração pública e todos os meios devem ter o acesso às informações que serão levadas ao conhecimento da sociedade.Todos são bem visto pela equipe.

Quais têm sido os resultados?
R: Muito bons. Confirmamos através de pesquisas de opinião quantitativa e qualitativa a aprovação dos cidadãos belohorizontinos referente as ações da administração pública.

Cuidados que se deve tomar?
R: Ao sugerir uma pauta. Ela deve ser de fácil entendimento ao público e verdadeira.

Fazem clipping?
R: Sim

Têm mailling especializado, envio release?
R: Temos sim.Nossa lista conta com aproximadamente 600 jornalistas e editores.

De quanto em quanto tempo?
R: Eles recebem essas notícias diariamente.

Em que casos?
R: Quase todos, para informar aos cidadãos sobre a prefeitura e as realizações do prefeito em seu mandato.

Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
R: No nosso caso, em se tratar de empresa pública nosso público não interno são todos os belohorizontinos. O impacto tem sido positivo e é confirmado através de pesquisas de opinião.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
R: Um caso de sucesso, aliás muito sucesso,foi a mobilização de inúmera pessoas através do OP DIGITAl. Que prôpos aos cidadãos que votassem em alguma das obras pré- escolhidas para que fosse feita a revitalização. Tivemos aproximadamente 170.000 votos, o que significa 10% dos eleitores.Isso é bastante significativo,afinal essas pessoas por alguns minutos pararam o que tinham para fazer para votar.Para atingir toda a população,utilizamos todos os meios de comunicação possíveis, como televisão,jornal impresso,internet,rádio e até o messenger (que é muito utilizado pela população mais jovem).

Entevistado: Rogério Tavares
Empresa: Prefeitura de Belo Horizonte
Cargo:Assessor Adjunto à Imprensa
Contato: (31)3277- 4945
E-mail:rtavares@pbh.gov.br

Anônimo disse...

Larissa Guedes
RP/Noite sala 104

Visitas a sites

O sites pesquisados visam prestar serviços de consultoria, com vasta experiência no relacionamento com públicos diversos e fidelização. Consistem no planejamento, execução e controle de atividades de comunicação no sentido de divulgar, reforçar e consolidar produtos e marcas em seus mercados - seja para projetos especiais, consultoria preventiva, gerenciamento de crise - consolidando marcas ou reconstruindo e gerenciando imagens, em lançamentos de produtos - apresentações e introduções de marcas, desenvolvendo estratégias, assessoria de imprensa, e entre outros assuntos.
A partir do conhecimento mais aprofundado da proposta do cliente, em relação aos produtos e serviços que oferece, é definido um público-alvo, ao qual serão dirigidos todos os esforços de marketing como: elaboração e envio de press releases,contato com todos os veículos de comunicação do país, sugestão, elaboração e acompanhamento de pautas, organização de coletivas.
Ações estratégicas:
• Divulgar as atividades da empresa/cliente a seus públicos-alvos através de uma publicação estratégica dirigida (boletim, jornal, informativo e/ou revista)
• Contatos com as emissoras de rádio e televisão para sugestão de entrevistas com representantes da empresa/cliente e possíveis participações em programas;
• Inserir a empresa/cliente no mailling dos veículos de comunicação como fonte de informação;
• Organização de entrevistas coletivas, com a convocação de toda a imprensa local e sucursais instaladas na cidade;
• Ações especiais de comunicação, de acordo com a atividades e necessidades do cliente;
• Desenvolvimento de projeto gráfico e editorial
• Coleta, arquivo e montagem de clipping para fornecer ao cliente o material publicado na imprensa escrita ou divulgado em emissoras de rádio e TV que diga respeito ou seja de interesse do assessorado.
Com a pesquisa pude ter uma base de como é feito o trabalho de um assessor de imprensa com mais eficácia e dentre os sites buscados as informações observei que as estratégias das empresas não mudam muito e que a comunicação empresarial é uma visão de futuro em todas suas vertentes.
www.litoralpress.com.br
www.aonde.com
www.mapb.com.br
www.via6.com

Anônimo disse...

Daisy Hansen
RP - 5º período/noite

Entrevista com Assessor de Imprensa

Esta entrevista foi realizada com o assessor Julio Cesar. Ele é graduado em Relações Públicas e atualmente trabalha como free-lancer.

Nome completo: Julio César de Souza Júnior.
contato: 31 9915-1250

1) O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
- A Assessoria de Imprensa é uma ferramente bastante utilizada dentro dos departamentos de comunicação de várias empresas.
A assessoria de imprensa tem com objetivo manter o bom relacionamento da instituição, organização junto à imprensa. Já se tratando de eventos pontuais, ou seja, festa, festival, feira, enfim eventos independentes a assessoria é utilizada para fomentar a veiculação na mídia de informações do mesmo, bem como sua divulgação.
A assessoria de imprensa é a interface dos veículos de comunicação junto à organização, ou seja, se entra-se em pauta alguma matéria relacionada a esta empresa ou serviço por ela prestado, o primeiro contato do veículo de comunicação será com o assessor de imprensa e o mesmo irá levantar as infrmações solicitadas e se necessário intermediará uma entrevista junto a pessoa responsável pelo empresa ou que domine o assunto a ser tratado. O assessor serve como filtro destas informações

2) Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
- O relacionamento com os jornalistas é mantido de várias formas, através do envio de releases, através de um Fun Press*, através da realização de coletivas, envio de press kit, enfim o relacionamento com os jornalistas deve ser feito da melhor maneira possível, uma vez que são eles que detêm a pauta dos veículos de comunicação.

* Fun Press: consiste em levar jornalistas seja da mídia local, estadual ou mesmo nacional, dos principais veículos de comunicação para uma visita coordenada e direcionada, seja à empresa, ou a uma região que a empresa ou instituição coordena ou apoia, afim de divulgar suas ações e através disso conseguir mídia espontânea.


3) Quais veículos se prioriza? Porquê?
- Os veículos a serem priorizados na maioria das vezes são televisão e jornal escrito, uma vez que os mesmos têm uma abrangência muito grande, bem como índices elevados de "consumo". Deve-se priorizar os veículos de comunicação de maior porte e de maior abrangência, no intuito de conseguir a maior maior abrangência, coertura, consequentemente obter os resutados almejados; Ex: TV Globo, Estado de Minas, SBT, O Globo, Folha de São Paulo. Esta prioridade deve estar alinhada com os interesses da organização.

4) Quais têm sido os resultados?
- Os resultados obtidos têm sido os melhores possíveis uma vez que procuro ter um relacionamento bastante estrito junto aos jornalistas responsáveis pelas áreas de interesse.

5) Cuidados que se tem que tomar?
- Os cuidados que devem ser tomados são:
* Pronto atendimento às solicitações;
* Preocupação com as datas, pois notícias tem validade;
* Cuidado com as informações a serem divulgadas;
* Buscar concentrar o repasse das informações sempre em uma pessoa;
* Atentar aos horários de fechamento da redação e de pauta.

6) Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
- As ferramentas mais utilizadas são os releases.

7) Faz clipping?
- É feito clipping diariamente, através de empresa contratada, especializada em clipagem.

8) Realiza midiatraining?
- Busco realizar o Midiatraining sempre que possível, uma vez que esta ferramenta é bastante eficaz, pois prepara as pessoas para dar entrevista, atender à imprensa.

9)Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
-Tenho um mailling bastante apurado e direcionado por assuntos em específico; Ex: caderno de esporte dos principais veículos, caderno gerais, caderno econômico. O envio da informação deve ser direcionado de acordo com as áreas de interesse e um mailling atualizado, organizado tem a possibilidade de atingir os resultados almejados. De preferência deve-se fazer o envio de release diariamente. Em caso de acidentes, ou projetos de grande repercussão, a periodicidade de envio de release deve ser aumentada; Ex: um de manhã outro anoite, de 4 em 4 horas...

10) O que a empresa ganha com as ações da área?
- A empresa ganha transparência, publicidade e na maioria das vezes mídia espontâneo, o que favore em muito na elaboração do orçamento da área de comunicação, pois as inserções de mídia nos principais veículos de comunicação são muito caros. O trabalho desenvolvido pela assessoria têm como termômetro e como métrica de suas ações a mídia da empresa junto aos veículos de comunicação, ou seja, a quantidade de matérias espontâneas que veiculam na mídia com referência à empresa, organização ou evento.

11)Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
- O impacto junto aos públicos internos em geral têm sido bastante favoráveis, uma vez que proporciona uma maior visibilidade das ações desenvolvidas. Dá-se publicidade a pessoas ou projetos antes não divulgados.

12)Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
- Tenho como caso de sucesso a Copa Ametur de Mointain Bike que era de abrangência local e com pouca acessabilidade. Após reestruturação de toda a estrutura de assessoria de imprensa, o evento passou a ter abrangência dos principais veículos de comunicação, site próprio, credenciamento de impresa. Hoje a Copa Ametur tem veiculação na ESPN, Globo, SBT, Rede Minas. A Copa de Mountain baike tem uma repercussão muito grande junto à mídia, justamente porque foi reestruturada toda a estrutura de comunicação do evento, bem como modificada a visão referente à comunicação para todo o evento.

Anônimo disse...

Carolina F. Baeta Neves
RA:4026218 noite

Entrevista com Assessor de Imprensa Peugeot do Brasil

Thiago Iamnhuque
Relações Externas e Imprensa


A assessoria é uma forma de estreitar os laços e contatos com as maiores fontes de informação e divulgação de nossa marca, procurando sempre proteger e preservar a imagem institucional. Utilizamos press release, press kits, marcamos visitas entre outras formas de nos mantermos interagidos com a mídia e a imprensa. Temos um relacionamento aberto com os jornalista são eles que acabam divulgando nossa imagem e os acontecimentos mais recentes.
Usamos de contato por email continuamente com os canais de comunicação, meiling e relases com uma periodicidade mensal. A assessoria trabalha abertamente com a diretoria Peugeot e os integrantes de todos os departamentos, participam de forma ativa aso acontecimentos e notícia divulgadas na mídia. Temos como missão promover e zelar pela imagem da marca Peugeot no brasil, bem como seus produtos e serviços.
Estabelecer uma relação próxima e duradoura, formar a base dos discursos estratégicos da marca junto aos formadores de opinião com os jornalistas especializados, esta dentro de um de nosso objetivos, divulgando novos produtos, informando inaugurações de concessionárias, resultado de vendas, entrevistas com executivos, não esquecendo de reforçar continuamente a presença, os valores e atributos da marca junto ao público interno e externo, melhorando continuamente a imagem da empresa perante a marca e seus produtos. Aumentar o espaço obtido com mídia espontânea e amenizar posições críticas dos jornalistas em caso de crise envolvendo a Marca, são fatores chave para nos manter com um bom relacionamento.
Divulgamos ações e iniciativas que valorizam a “brasilidade” da marca e seu compromisso com a sociedade. Difundir as informações e discursos da empresa para o público interno e externo. Nosso trabalho não mede esforços em aumentar o espaço obtido com a mídia espontânea e amenizar posições, procurando sempre contornar as críticas de jornalistas envolvendo a marca.

Unknown disse...

A entrevista foi feita com a assessora Amanda Ribeiro, que tem uma empresa que presta assessoria á imprensa, além dos demais serviços ligados a area de comunicação.
Empresa ABC comunicações.
Contato: 31-2127-0360

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria de imprensa é um serviço que oferecemos às empresas com o objetivo de veicular notícias na mídia de forma espontânea, sem serem pagas. A assessoria envia uma sugestão de pauta aos jornalistas e eles a veiculam ou não vai depender do interesse pela notícia.
1.Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O mercado é muito pequeno e por isso os jornalistas já conhecem os assessores que estão sempre enviando pautas. O relacionamento é muito saudável.
2.Quais veículos se prioriza? Porquê?
Não priorizamos veículos. Às vezes o cliente tem preferência por algum e neste caso damos a prioridade, mas geralmente enviamos pautas para todos os veículos.
3.Quais têm sido os resultados?
Na ABC Comunicação temos um retorno muito bom e construímos um relacionamento muito saudável. Emplacamos 100% das pautas sugeridas.
4.Cuidados que se tem que tomar?
O cuidado principal que devemos tomar é com alguns jornalistas que às vezes publicam informações que não foram ditas pelo entrevistado, no caso nosso cliente ou que mudam o enfoque da matéria sugerida para causar mais sensacionalismo. Outro problema é quando enviamos uma sugestão de pauta e o jornalista mas a matéria mas não cita a fonte, ou seja, não sai o nome do nosso cleinte.
5.Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
Não entendi muito bem a pergunta. Mas para conseguir um bom retorno de mídia, geralmente realizamos ações que dêem uma grandiosidade na pauta, como, por exemplo, promovemos uma coletiva de imprensa quando o assunto é pertinente, realizamos coquetéis e convidamos a imprensa, realizamos parcerias com empresas conhecidas, etc.
6.Fazem clipping?
Sim. Diariamente
7.Realizam midiatraining?
Sim mas não é muito procurado.
8.Têm mailling especializado, envio release?
Claro, toda assessoria deve ter. Fundamental e precioso.
9.De quanto em quanto tempo? Em que casos?
A ABC possui mailing especializado e dividido por cidades. Os releases são enviados de acordo com a demanda, na medida que vão surgindo notícias. Não considero saudável “bombardear” os jornalistas com sugestões de pauta, mas acredito que quando as sugestões são filtradas e de qualidade, temos mais credibilidade junto aos jornalistas e mais retorno de mídia.
10.O que a empresa ganha com as ações da área?
Matérias veiculadas na mídia sobre a empresa com certeza trará mais reconhecimento e credibilidade. E dependendo do setor de atuação pode resultar em aumento de clientes e vendas.
11.Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno? A assessoria de imprensa deve estar sempre muito próxima da diretoria e dos colaboradores, pois eles são de fundamental importância para o trabalho da comunicação. Inclusive eles são as fontes de entrevistas e além disso a assessoria próxima aos assessorados permite uma visão mais clara do que pode ser notícia sobre a empresa.
12.Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Um dos clientes da ABC Comunicação é a Associação de Frigoríficos do Estado de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. Recentemente foi feito um trabalho na imprensa, e ele ainda continua, sobre uma luta dos frigoríficos de mercado interno, na busca da desoneração do Pis e Confins da carne bovina. O trabalho de assessoria de imprensa surtiu efeito e foi veiculado nos principais jornais do país. A notícia na mídia acarretou em uma grande pressão sobre o Governo para resolver a situação, uma vez que foi noticiado que está havendo cartel entre os grandes frigoríficos exportadores que são privilegiados pelo não pagamento destes tributos. Neste caso considero que o trabalho da assessoria de imprensa resultou em uma polêmica pressionando Governo e parlamentares para resolverem a situação, que acaba influenciando no dia a dia da população consumidora da carne bovina.

Amanda Marinho 5ºp RP manhã

Anônimo disse...

A assessoria à imprensa têm o objetivo de estreitar o relacionamento da empresa com os órgãos da imprensa para que todos os assuntos relevantes sejam transmitidos à sociedade.Para isto, são usadas várias ferramentas de comunicação.Os sites que visitei foram:

www.cenibra.com.br;
www.usiminas.com.br;
www.tam.com.br;
www.morenarosa.com.br

No site da Cenibra pude observar que esta empresa de celulose possui espaço reservado para os jornalistas denominado "Sala de Imprensa".Este espaço contém várias notícias da empresa não só do ano vigente,mas de anos anteriores também. Neste site há link sobre a história da empresa,outro sobre o instituto Cenibra,que destaca todos os parceiros,suas obras de ação e cidadania.Há também um espaço para se cadastrar e receber por e-mail notícias sobre a empresa.
Enfim,através de uma simples visita no site desta empresa é possível saber mais sobre sua história.

No site da Usiminas também há um espaço para os jornalistas chamado "Sala de Imprensa".Neste espaço tem notícias gerais,culturais,artigos e discursos,publicações e newsletters para que os jornalistas consigam informações suficientes para transmitir à sociedade sobre esta instituição.
No site há como o jornalista se cadastrar e receber uma newsletter sobre um dos assuntos pré-estabelecidos pela empresa.Este também é um site que permite ao jornalista e a qualquer outro visitante conhecer mais da empresa.

No site da TAM não há um link "Sala de Imprensa" para os jornalistas como nas duas empresas citadas acima,mas há um link "TAM Informa" no qual é possível saber algumas notícias da empresa. Há um link da revista da TAM, na qual o visitante pode ler as matérias que são publicadas mensalmente pela empresa.Também é possível que o visitante tenha acesso as edições anteriores da revista.Mas,no site não vi espaço reservado propriamente para a imprensa.

No site da indústria de roupas Morena Rosa há um link "coleção" onde é possível ler um release sobre a mais recente coleção da empresa. Outro link voltado aos profissionais da comunicação que é o "Imprensa", este contém notícias e clipping da empresa.

No geral,percebi que estas empresas visitadas através de seus sites tentam de certa maneira fazer com que os jornalistas tomem nota sobre ela e a conheçam mais.Algumas empresas como a TAM ao meu ver têm como objetivo maior a venda de seu serviço,portanto o espaço para que a imprensa a conheça é menor do que a Celibra por exemplo que tem um site bastante institucional e um trabalho mais aberto à Imprensa.

Anônimo disse...

Beatriz,desculpe-me o comentário acima foi postado por mim,mas me esqueci de colocar nome.

Náyra Prado
Relações Públicas/Noite
5ºperíodo

Anônimo disse...

A entrevista foi realizada com a assessora Priscila da agência Acesso Livre. Em nosso primeiro contato por telefone já havia me dito que não era tão complexo o trabalho lá.


*Assessória no caso da Pross desenvolveria um trabalho comercial,contatos com jornais e divulgação do nosso produto e trabalho.

*Os meios que usamos para divulgação ,tem sido jornal e rádio.Por que são os de mais rápida circulção.

*Só reconhecemos os resultados quando entrevistamos nossos clientes dentro da loja,então sabemos qual meio o atingiu.

*Cuidados comuns ,escolhemos sempre dentre os meios que usamos ,o de mais credibilidade e cofiabilidade ,para que nossos produtos e serviços sejam bem tratados diante nosso clientes .

*Como estamos começando neste seguimento , pneus e rodas,a apenas 4 meses,apesar dessa empresa ja ter 43anos no seguimento semlhante, essa filial não tem ainda uma carteira de clientes formada,estamos trabalhando para que isso aconteça em breve .

*Temos feito esse trabalho de formação de carteira ,promovendo em nossa loja ,encontros semanais para os amantes de pneus , rodas e acessórios em geral para carros .

Bia tente contato mais vezes com Priscila para apronfundar mais sobre a empresa e o questionamento, mas não consegui retorno.

PAOLA LAMOUNIER RP NOITE 5º PERÍODO

Anônimo disse...

Bruno Esteves Coutinho
5°- período/ noite

2- Visite pelo menos 4 sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet. Descreva-as, revelando qual tem sido a estratégia no site para envio de informações ao jornalista: fazem menu com releases? Postam boletins ou jornais no ambiente on line? Cadastram para envio de newsletteres? Qual a periodicidade? Analise e descreva a qualidade das informações disponibilizadas via newsletteres na sua opinião (qualidade gráfica da peça, qualidade da organização dos conteúdos por seções ou colunas, qualidade das informações apresentadas, periodicidade, conforme critérios de noticiabilidade)?

Como a pesquisa se trata do mesmo assunto assessoria à imprensa a minha percepção dos sites visitados é que o conteúdo é bem semelhante, mas a forma de distribuição dos serviços é especifica de cada empresa analisada. A assessoria à imprensa trabalha com a gestão do relacionamento entre uma pessoa física ou uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores e a imprensa, visado estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada. Cria situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter (e, em alguns casos, recuperar) uma boa imagem junto à opinião pública. É impossível para os meios de comunicação ficarem sabendo de tudo o que ocorrem em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um assessor de imprensa.
Observei que os sites possuem menu com releases, boletins semanais, o cadastro para envio de newsletteres e de fácil localização aonde a informação passada vem de forma precisa, clara e de fácil entendimento. As peças são de boa qualidade. Os sites são auto - explicativos e simples o que ajuda as pessoas que não possuem o conhecimento do assunto bem à vontade para navegação. Foi um bom aprendizado observar o funcionamento de organizações que prestam assessoria à imprensa.

Sites visitados
http://www.luckyassessoria.com.br
http://www.firstcom.com.br
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa
http://www.simplesconsultoria.com.br/midia/assessoria

Anônimo disse...

Thiago Carvalhaes
Relações Públicas - 5º período/manhã
_______________________________________________
ATIVIDADE 1

EMPRESA: Centro Universitário Newton Paiva
ENTREVISTADA: Sílvia Iglésias
_______________________________________________

A assessoria de imprensa faz parte das atividades da área de comunicação e trata da gestão do relacionamento entre a organização e a mídia, que por sua vez, consiste em levar ao conhecimento público as ações de interesse da empresa.
Em entrevista com Sílvia Iglésias*, assessora de imprensa da Newton Paiva, ela pontua os principais benefícios desta atividade como sendo a visibilidade que a empresa ganha no mercado, o prestígio diante da opinião pública e a economia de recursos financeiros, já que as informações são divulgadas pela mídia sem nenhum custo, por serem de caráter noticioso e não comercial.
A assessoria da universidade trabalha integrada aos outros setores de comunicação, criando uma sinergia capaz de articular esforços e ações estratégicas em busca de objetivos em comum.
A divulgação de informações à imprensa é feita com toda cautela, de acordo com viabilidade da notícia para ambas as partes e com base no bom senso.
Freqüentemente, são elaborados releases para jornalistas, com os quais são mantidos um relacionamento informal. O mailing é abrangente, tem constante atualização e não há uma priorização de nenhum veículo ao divulgar as pautas à imprensa. O clipping é feito por uma empresa terceirizada.
De acordo com Sílvia, o apoio da diretoria e de todo público interno é fundamental para que o trabalho da assessoria seja eficaz e apresente os resultados esperados.
Um caso de sucesso no qual a assessoria de imprensa da Newton Paiva teve papel relevante aconteceu quando o curso de Direito foi indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB entre os quatro melhores cursos da área. Na época a instituição estava em período de férias e foi procurada pela mídia para maiores esclarecimentos. A assessoria prontamente organizou-se, acionou responsáveis pelo curso e a pró-reitora e solicitou a volta imediata de um professor que estava viajando apenas para conceder uma entrevista para o telejornal que divulgaria a notícia. Na conclusão do fato, tudo aconteceu como o planejado.
Percebe-se que o trabalho da assessoria de imprensa, na maioria das vezes, não gera resultados imediatos. Segundo Francisco Viana, autor do livro “De cara com a mídia”, o bom assessor é aquele que conhece a fundo a organização onde trabalha, para que saiba quando informar, como informar e a razão pela qual informar.
Contudo, a assessoria de imprensa da Newton Paiva é fundamental para consolidar a imagem da universidade no mercado e com isso agregar um valor intangível à instituição.

*Sílvia Iglésias é formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Newton Paiva.

_______________________________________________
ATIVIDADE 2

EMPRESAS:
*RAF Comunicação (www.raf.com.br)
*VipComm (www.vipcomm.com.br)
*FirstCom (www.firstcom.com.br)
*Lucky (www.luckyassessoria.com.br)

Ao pesquisar as quatro empresas citadas que prestam o serviço de assessoria de imprensa pela Internet, nota-se que apesar da semelhança das homepages e dos serviços prestados, o diferencial está no modo processual de operacionalização e em serviços opcionais.
Em geral, os serviços oferecidos são a elaboração de Press Kits, newsletters, releases, organização de coletivas de imprensa, media training, entre outros.
Todas as empresas possuem na página inicial do site um espaço fixo com um quadro de notícias, o qual consta os últimos releases. A VipCom e a FistComm deram destaque a este espaço, assim como deram títulos criativos e objetivos aos releases.
Em todos os sites há uma lista de clientes, entretanto a RAF Comunicação dá destaque a eles em sua pagina inicial.
Os diferenciais oferecidos são a solicitação de custo e viabilidade que a FirstCom apresenta e os cases que a VipCom disponibiliza. São serviços extras que valorizam a imagem da empresa e dão ao cliente um maior potencial de escolha.
Apenas a FistCom e a RAF Comunicação fazem o cadastro de clientes pelo site, o que possibilita a essas empresas desenvolver um relacionamento antes mesmo de efetivar clientes.
Após esta análise, percebe-se que em uma área competitiva e com serviços tão similares, é preciso ter foco nas necessidades do cliente e criar diferenciais que se tornarão pontos positivos no ato da compra do serviço oferecido.

Anônimo disse...

Fernanda Alves - 5º RP Manha

Bia, sem querer postei a atividade relacionada ao site incompleta, então vou postar novamente aqui a atividade da análise do site completa e com os respectivos endereços. Segue abaixo.

2- Análise Sites

A internet é um meio que veio para provocar transformações na vida das pessoas e proporcionando rapidez no processo de comunicação, além de permitir o contato à distância das empresas pelos seus dirigentes e comercialização de produtos e serviços. Segue abaixo a análise de alguns sites que prestam assessoria à imprensa via internet.


Análise do Site da empresa JARI Celulose –
O Site da JARI Celulose apresenta um menu com diversos links. O primeiro contém o perfil da empresa, pelo qual relata toda a sua trajetória ao longo dos anos. Depois disponibiliza informações sobre suas operações florestais e industriais, contém informações sobre seus produtos e sobre o processo de comercialização e produção, responsabilidade social e ambiental, pólo de desenvolvimento, sala de imprensa, relatório anual e serviços on line. O link serviços on line contém a parte de suprimentos, sendo voltado para atender as empresas que tem interesse em fornecer algum tipo de produto ou serviço a JARI.
O menu sala de imprensa contém as principais notícias que envolvem a JARI Celulose, pelo qual as notícias são postadas de três em 3 meses. A empresa divulga os releases no site e disponibilizam os contatos de duas assessoras voltados para atender a imprensa. Outro ponto interessante é o link sobre fato irrelevante, tratando informações aos acionistas e investidores sobre os investimentos relativos à empresa. O site disponibiliza informações sobre ética ambiental e o trabalho desenvolvido pela empresa em inglês, espanhol e português. Outro aspecto relevante é o link da revista Ambiente & negócios, sendo distribuída trimestralmente para todos os colaboradores do Grupo Orsa, a revista tem como objetivo principal integrar ainda mais as pessoas que nele trabalham. A revista apresenta matérias que mostram as atividades desenvolvidas nas unidades, suas metas e projetos. Já foram publicadas três edições da revista, sendo que todas são do ano de 2006, a última publicação foi em Dezembro.
Enfim, analisando o site percebe-se que é bem estruturado, fornece todas as informações necessárias sobre a empresa, com uma linguagem clara e apropriada para cada segmento que visa atender, tanto que se preocuparam em disponibilizar informações em mais de um idioma. O método usado como estratégia para atingir os jornalistas é a postagem de notícias e releases no site, porém, poderiam atualizar numa periodicidade diária, pois as notícias estão bastante desatualizadas.


Análise site USIMINAS –
Percebe-se logo de cara a preocupação da empresa em adaptar o site de acordo com a necessidade dos seus diversos públicos, disponibilizando assim o site em inglês, espanhol e português.
O site contém o menu com um link sobre a empresa, relatando a sua história, seus produtos e serviços, catálogo de produtos, logísticas, relatório anual, suprimentos pelo qual os fornecedores podem se cadastrar, análise de mercado no segmento em que a empresa atua, responsabilidade social, relações com investidores e sala de imprensa. O link para a sala de imprensa disponibiliza notícias gerais relacionadas à empresa, notícias culturais, artigos e discursos, publicações especiais, newsletters e o fale com a imprensa, contendo os contatos da assessoria da USIMINAS, e também há um link para preenchimento do cadastro para que os jornalistas ou qualquer pessoa interessada possam mandar sua mensagem para a USIMINAS. O site disponibiliza um link para as pessoas cadastrarem o e-mail para que possam receber o Newsletter da USIMINAS contendo informações sobre a organização.
Nota-se que o site da USIMINAS preocupa-se em atender as necessidades de seus clientes, disponibilizando até três idiomas. É um site bem estruturado, os links contém todas as informações sobre a empresa, é bastante organizado, a linguagem é de fácil entendimento. A sala de imprensa é o principal meio de comunicação da USIMINAS com os jornalistas, é a estratégia que a empresa adotou para divulgar as principais notícias, por isso fazem atualizações constantes, para atender tanto as suas necessidades quanto à dos jornalistas. As notícias e releases são publicadas no site diariamente.


ANÁLISE DO SITE DA EMPRESA RP 1 COMUNICAÇÃO

A RP 1 COMUNICAÇÃO é uma agência de comunicação com sede em São Paulo, Brasília e Nordeste. É uma organização voltada para fortalecer de forma estratégica a marca, a imagem, os produtos e serviços de empresas e organizações. A agência divulga no site o newsletter todo mês, publica artigos, os releases são publicados diariamente, disponibilizam um campo para preenchimento de dados e envio de mensagem para a assessoria da agência.
O site relata um pouco sobre o perfil da agência de comunicação, sobre os profissionais que trabalham lá, suas propostas de trabalho, sobre os produtos que prestam, divulgam os seus clientes, que são diversas empresas muito conceituadas no mercado e que necessitam do uso de uma consultoria de comunicação. A agência trabalha com marketing institucional, eventos, media training, gerenciamento de crises, análise de clipping, auditoria de imagem, Marketing editorial e comunicação interna, pelo qual disponibilizam um resumo de cada área que a empresa presta serviços.

Enfim, o site é bem estruturado, disponibiliza todas as informações possíveis para que a imprensa e os clientes conheçam o trabalho que é desenvolvido na agência, descreve um pouco do perfil dos profissionais. O Newsletter é realizado constantemente, é muito bem elaborado e distribuído. A primeira parte do Newsletter remete aos valores e objetivos da empresa, depois associam o sucesso alcançado com a forma de como trabalham, mostra exemplos de parcerias que fizeram, de antigos clientes que conquistaram, encontros que a RP 1 promoveu.
Depois vem o outro tópico falando de clientes que a RP 1 atendeu dentro de diversos segmentos, conta um pouco da história e o desenvolvimento, do sucesso e o trabalho que a empresa que a RP 1 atendeu realiza, fala sobre seus produtos, sobre sua referencia no mercado, enfim, divulga a RP 1 e a empresa que a agência presta assessoria/ consultoria.
O newsletter divulga a logomarca das empresas que citam, dentro do texto procuram destacar o nome da RP 1 em vermelho, disponibilizam o link do site da agência, no final o endereço, e-mail e telefone. Enfim, o Newsletter divulga informações precisas, de interesse público e que chamem atenção.
Os releases são publicados diariamente, favorecendo assim aos jornalistas que procuram sempre por novas pautas e atendem a necessidade da agência em divulgar suas informações. Recomendo que todos acessem ao site, principalmente por ser voltado para a nossa área de atuação. Tenho certeza que adentrar no mundo de profissionais que já atuam no mercado e conhecer suas políticas e métodos de trabalho vai nos agregar muito conhecimento e valor. Ter a percepção de como um profissional de comunicação trabalha, analisar suas ferramentas de trabalho é de suma importância para a nossa formação profissional.


Análise UNIPRESS EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

A Unipress é uma das principais assessorias de Imprensa do país, em sua qualificada carteira de clientes constam empresas e ou entidades de diversas áreas.

O site relata a história da empresa, sua missão e prestação de serviços, pelos quais se destaca o serviço de assessoria de imprensa prestado às empresas e eventos. A organização divulga a logomarca das empresas que a contrata, disponibiliza o seu contato e coloca em disposição as notícias relacionadas as empresas que a Unipress presta assessoria.
Enfim, o site disponibiliza bastante informações sobre o que é a empresa e o que ela faz, as informações divulgadas são atualizadas constantemente, são atuais e de interesse público.

Análise VERVE COMUNICAÇÃO
A Verve Comunicação foi fundada em 1998 e encontra-se sediada em São Paulo.
A empresa está apta a atender organizações nacionais e internacionais dos mais diversos setores.
O site da Verve Comunicação divulga os serviços que a empresa presta, tais como assessoria, fotografia, media training, projeto editorial e clipping, relata um pouco sobre todos os departamentos da organização, funcionários e clientes. A sala de imprensa mostra os clientes atendidos, clipping das empresas, disponibiliza releases, informações e resumo dos clippings. O site disponibiliza um link para preenchimento do cadastro para que as pessoas e jornalistas possam encaminhar mensagem a empresa. Disponibilizam e-mail, endereço e telefone também.
Enfim, o site da empresa é bem organizado, cumpre o papel de levar ao conhecimento do público as informações referentes aos produtos e serviços oferecidos pelos seus clientes, propiciando assim o acesso rápido aos jornalistas através da divulgação dos releases e notícias atuais e de interesse público.

http://www.jari.com.br/web/pt/perfil/historia.htm
http://www.rp1.com.br/redator/item19192.shtml
http://www.unipresscomunicacao.com.br/noticias.htm
http://www.usiminas.com.br
www.verveweb.com.br

Anônimo disse...

Aluna: Kézia Cristini de Lacerda
Curso: Relações Públicas - Noite
Sala : 104



Os sites pesquisados têm como principal objetivo da Assessoria de divulgar positivamente e atuar como porta-voz, junto à mídia nacional, levando ao conhecimento do público temas e pautas relativas às atividades, eventos, convênios, parcerias com outros organismos, seminários e publicações do órgão, cuidando da melhoria e preservação da imagem do mesmo junto à imprensa especializada.
Lançando mão do bom relacionamento com a grande imprensa, a Assessoria utiliza as principais ferramentas da comunicação, como distribuição de press-kits, releases, sugestões de pautas, media training e reuniões com editores, entre outras estratégias.
No site www.curriculum.com.br encontra informações sobre as novidades da Curriculum, como anúncios na mídia, eventos e artigos assinados. Disponibilizando ainda serviços da assessoria fornecendo nomes, telefones, e email.
No site www.com. br fornece na página de imprensa notícias personalizadas somente sobre o assunto que você procura e ainda mostra a preocupação que a organização tem com seu público, mostrando seu trabalho de responsabilidade social, como manter o Centro Rexona-Ades de Voleibol, que trabalha com educação, cidadania e formação de crianças e adolescentes por meio dos valores do esporte. Tudo isso disponível para todos os interessados. Com isso sua marca tem consolidado e ampliado sua presença por meio de uma constante inovação em sua linha de produtos, formulações e embalagens.


Sites pesquisados:
www.newtonpaiva.br
www.irib.org.br
www.curriculum.com.br
www.rexona.com.br

Anônimo disse...

RICARDO AZEVEDO MACEDO
RP - 5° período/Manhã

ATIVIDADE 1 - Entrevista com Assessor (a) à imprensa.

A entrevista foi realizada com a Assessora SÍLVIA IGLÉSIAS, que hoje realiza seu trabalho no Centro Universitário Newton Paiva

Contato: 31 3516-2319 e 3516-2320 (Marise Martorano e Sílvia Iglésias)

O QUE É O SETOR DE ASSESSORIA À IMPRENSA?
A assessoria de imprensa da Newton Paiva integra a comunicação integrada que, além da imprensa, reúne outras áreas de atuação: cerimonial e eventos, marketing, publicidade e propaganda, programa de relacionamento.

COMO FUNCIONA E QUAIS SEUS OBJETIVOS?
Mantemos contato diário com os jornalistas nas redações realizado por meio de produção de artigo, oferecendo pautas e enviando releases com assuntos de interesse público. É um trabalho de relacionamento e ajuda mútua, com atendimento ativo (nós fazemos o contato por telefone, e-mail e visita às redações em casos específicos) e passivo - de acordo com a demanda que nos é solicitada facilitando o trabalho do jornalista nas mídias indicantes fontes e especialistas para entrevistas direcionadas. O objetivo principal da assessoria de imprensa é manter um bom relacionamento com a imprensa. Para isso, temos de ler diariamente os principais jornais e acompanhar constantemente as notícias específicas da nossa área de atuação – no caso da Newton Paiva, os cadernos de educação são os principais veículos, mas outras editorias também têm sua utilidade.

COMO É MANTIDO O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS?
Sempre atuando de forma estratégica para facilitar o trabalho dos jornalistas nas redações, já que esse relacionamento é uma via de mão dupla. A assessoria deve atender às demandas periódicas – tanto as que são solicitadas, em qualquer hora e dia, quanto oferecer pautas de acordo com a linha editorial do veículo e/ou cadernos/editorias.

QUAIS VEÍCULOS SE PRIORIZA? PORQUÊ?
Não há hierarquia ou prioridade quando se diz respeito a relacionamento, já que uma assessoria de imprensa preza, principalmente, é pelo bom relacionamento com as diversas mídias.
QUAIS TÊM SIDO OS RESULTADOS?
O nome da instituição é citado diariamente de alguma forma: por meio de entrevista de professor, artigo de docente, aluno ou corpo diretivo e ainda com informações/eventos da Newton Paiva. Isso é medido apenas na mídia impressa. Nas tvs e rádios o acompanhamento é feito pelo retorno que temos de quem é entrevistado ou dos próprios jornalistas que procuram as fontes.

CUIDADOS QUE SE TEM QUE TOMAR?
Entre muitos, o principal é preservar a imagem/nome da instituição. Para isso, quando se oferece alguma pauta tem de se ter uma retaguarda para atender de forma plena à demanda da imprensa, ou quando indicar algum especialista ter o cuidado de não deixar o jornalista perder tempo em não conseguir o contato imediato conforme exige-se o trabalho diário nas redações. O assessor de imprensa tem de facilitar ao máximo a execução das atividades do jornalista da redação.

QUAIS TÊM SIDO AS PEÇAS E AÇÕES UTILIZADAS PELA ASSESSORIA À IMPRENSA NA SUA ROTINA DIÁRIA?
Envio de notas, releases e artigos de assuntos atuais e de interesse público sempre de forma direcionada para a editoria ou o caderno específico de acordo com a demanda nas redações.

FAZEM CLIPPING?
O serviço de clipping é tercerizado. As matérias são digitalizadas e disponíveis em uma página específica para a instituição. Isso facilita o trabalho diário da assessoria em ampliar a divulgação aos professores, corpo diretivo e pessoas estratégicas da empresa.
REALIZAM MIDIATRAINING?
É um projeto que ainda não foi colocado em prática devido às atividades diárias das pessoas envolvidas.
TÊM MAILLING ESPECIALIZADO, ENVIO RELEASE? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO? EM QUE CASOS?
O mailling é direcionado e atualizado de acordo com a leitura diária dos jornais e acompanhamento do trabalho jornalístico nas rádios, tvs e portais na internet.

O QUE A EMPRESA GANHA COM AS AÇÕES DA ÁREA?
Economia de dinheiro porque a assessoria de imprensa trabalha com mídia espontânea, ou seja, não se paga para aparecer o nome da Newton Paiva nas mídias e prestígio porque se mantém relacionamento e divulgação constante na mídia.

QUAL O IMPACTO E RELACIONAMENTO DA ASSESSORIA À IMPRENSA COM DIRETORIA E PÚBLICO INTERNO?
Temos muita facilidade em trabalhar na Newton Paiva porque a assessoria já consolidou as ações estratégicas direcionadas para a imprensa e isso o corpo diretivo da instituição e corpo docente têm consciência da importância do trabalho da assessoria de imprensa.

Anônimo disse...

Bia entrevistei:
- Renato Soares
- Jornalista formado pela PUC Minas em 2005
- Atualmente trabalho como produtor/redator do site www.guiabh.com
- Já que a entrevista é sobre assessoria, falei sobre o meu trabalho (estágio) na BHTrans. Isso foi há três anos


A assessoria de imprensa funciona como interface entre empresa e veículos de comunicação. O departamento funciona como uma redação, só que do outro lado do processo de construção da notícia. Jornalistas - e também publicitários e relações públicas - trabalham com o objetivo de sugerir pautas à imprensa, acompanhar entrevistas com fontes da empresa, orientar e auxiliar a produção da notícia e, sobretudo, lidar com rigor com a imagem que a empresa quer ter diante do grande público. No plano ideal, o relacionamento com o jornalista deve e merece ser amistoso, porque um profissional precisa do outro. A empresa quer emplacar notícias com teor positivo. O jornalista quer agilidade e um bom material de suporte para redação. Nessa troca, pode, sim, haver muito equilíbrio e amizade. No entanto, há casos complicados... Para definir quais veículos a assessoria prioriza, é preciso saber com que área se trabalha. Exemplo: a BHTrans, empresa onde trabalhei com assessoria de imprensa (isso foi há três anos), envolve-se com todo tipo de mídia. Jornal impresso, TV, rádio, web e outros veículos estão no foco do trabalho de comunicação. Os resultados são satisfatórios. No momento de divulgar um aumento de tarifa de ônibus, por exemplo, a assessoria consegue trabalhar a notícia da melhor forma possível, para que a imagem da empresa são se desfacele. A assessoria trabalha basicamente com releases. Neles, a informação precisa estar completa e atraente aos olhos dos jornalistas. Textos, imagens, telefones e sugestões de entrevistas e boas dicas não podem faltar. Já o clipping, muito importante no processo, faz uma sondagem detalhada do que a assessoria conseguiu emplacar nos veículos de comunicação. Na BHTrans, o clipping é feito diariamente e é distribuído para todos os setores da empresa. Assim, diretoria e público interno em geral têm noção exata do rendimento do trabalho da assessoria. O clipping é um balanço do trabalho, por assim dizer. Um dos casos que posso citar, já que presenciei, é o fato de a assessoria de imprensa da BHTrans conseguir suavizar o impacto da notícia sobre o aumento da tarifa de ônibus. Não é ético da minha parte falar sobre as estratégias usadas. O que vale a pena ser destacado é só isto: a assessoria nunca mente, mas conquista muito sucesso com se souber, da forma mais inteligente possível, divulgar o que a empresa tem de novidade. Seja ela positiva ou negativa.


NÚBIA SCANUFFO... RP NOITE..5ºPERÍODO

Anônimo disse...

Aluna: Kézia Cristini de Lacerda
Curso: Relações Públicas - Noite
Sala : 104

Entrevista com assessor de Imprensa

A entrevista foi feita com a Assessora Regina Perillo, ela é formada em Comunicação pela Universidade de São Paulo, em 78. Na capital paulista atuou como chefe de publicações da antiga Telesp e redatora dos jornais das Tintas Coral e Bradesco, além de free-lancer do jornal Folha de S. Paulo. Em 90, veio residir em Belo Horizonte onde atuou por cinco anos como Assessora de Imprensa da RC Comunicação, uma das três maiores agências do mercado mineiro. Há nove anos, montou a Regina Perillo Comunicação. Sobre a sua empresa ela disse que tem como principal foco o trabalho de assessoria de imprensa e publicações empresariais. Fazendo ainda publicações para várias empresas. Atualmente trabalham na empresa três jornalistas e duas estagiárias.
Segundo ela a Assessoria de Imprensa é uma importante ferramenta no composto da comunicação. Ela trabalha com o que chamamos mídia espontânea, ou seja, espaços editoriais e não publicitários ou comerciais, e por isso tem uma credibilidade maior entre os leitores. Seu papel é dar visibilidade a empresas, pessoas, eventos de uma forma positiva, através do envio de releases e contatos com jornalistas.
O trabalho do assessor de imprensa, ao meu ver, é dar visibilidade a essas ações, através de contatos com a mídia local, procurando obter espaço para o produto e empresa nos veículos estrangeiros. Não esquecer também que a visibilidade deve começar no Brasil, país de origem, mostrando que a empresa está fazendo um trabalho de projeção internacional.
O trabalho de assessoria de imprensa tem uma dinâmica própria, não importa o setor. Em primeiro lugar são necessárias boas informações para a produção de textos consistentes, que tragam informações de interesse para a sociedade. É importante nunca se limitar ao assunto em si, mas ampliar as informações, ou seja, contextualizar uma feira, um evento, dentro de um cenário maior de economia, comportamento etc. Depois são necessárias boas fontes, pessoas para serem entrevistadas, representativas dos diversos setores (empresarial, entidades do segmento, consumidor, designer). Precisamos também de boas fotos para divulgação. A outra etapa é ter um bom mailling, quanto mais completo melhor, com os principais veículos de tv, rádio e mídia imprensa, inclusive segmentada, para ser trabalhado. Isso significa também contatos nas diversas editorias de cada veículo pois o assunto tem várias vertentes, economia, consumo, moda, evento, serviços. Cada um desses aspectos deve merecer um release próprio e um enfoque diferenciado. No momento da feira em si, é preciso um esforço maior no sentido de motivar a imprensa para fazer a cobertura do evento, além doenvio de uma sugestão de pauta. O telefone em assessoria sempre funciona muito bem, lembrando, no entanto que ele deve ser objetivo, curto e realizado na hora certa para não atrapalhar o andamento das redações.
Para quem está começando antes de montar o próprio negócio, o jornalista deve buscar uma vivência maior com uma assessoria já existente. O trabalho de assessoria tem muitas peculiaridades para ser bem sucedido, e é muito mais desgastante, mas também gratificante, do que se imagina. É uma verdadeira escola, mas em resumo acho que o bom empresário em assessoria deve conjugar as duas partes (se quiser mesmo ser empresário) , conhecer de negócios e conhecer bem o papel e o mecanismo de uma assessoria de imprensa. Normalmente o que acontece é que nós jornalistas abrimos a Assessoria sem ter a parte empresarial bem estruturada, essa é uma dificuldade que nós jornalistas temos. Isso é realidade na maioria das empresas, inclusive na própria Regina Perillo Comunicação. Escrever um texto para mim é sempre muito mais prazeroso do que administrar uma empresa de comunicação.

Anônimo disse...

Renata Fabiane/ RP Noite - 5º período

A entrevista foi feita com a Assessora de imprensa da Carbel S/A Daniela Barbosa, que é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva e trabalha com Assessoria a 3 anos, a Carbel é uma empresa do ramo automotivo que esta ampliando o seu setor de Marketing e criou um setor de assessoria de imprensa recentemente, no qual Daniela atua.

O que é o setor de Acessória de imprensa, como funciona e quais são os seus objetivos?

O acessor de imprensa a grosso modo, tem a função de estabelecer um relacionamento com a imprensa, atendendo as suas solicitações quando necessário e ao mesmo tempo defender os interesses da instituição/empresa na qual o acessor exerce essa função, contribuindo para uma boa imagem da mesma diante dos veículos de comunicação bem como desenvolver e defender a credibilidade do local em que ele trabalha.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O relacionamento com os jornalistas se dá de forma transparente e objetiva, visando atender as expectativas de ambas as partes.

Quais os veículos se priorizam? E quais tem sido os resultados?
Os veículos priorizados no trabalho de acessória de imprensa são: os jornais (inclusive impressos internos), intranet, quadros de avisos e a empresa está planejando um espaço na internet onde serão postados e atualizados releases, clipping das principais notícias relacionadas a empresa, e outros veículos que ainda estão sendo estudados. Como o setor de acessória aqui na empresa é novo os resultados obtidos ainda não são uma base concreta para análises mais aprofundados.

Como é o relacionamento da Acessória de imprensa com a Diretoria?
O relacionamento da assessoria de imprensa com a diretoria e o público interno é muito positivo, uma vez que este canal de comunicação além de ser o responsável por estreitar os laços do público interno, contribui para uma melhor imagem institucional.

Cite um caso ou um evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria a imprensa teve ou tem tido um papel relevante.
No âmbito interno criamos um projeto no qual sempre que a equipe alcança resultados positivos acontecem eventos de comemoração e homenagens que são muito bem aceitos pelos colaboradores internos.

Nome da Assessora: Daniela Barbosa Pereira
Telefone: 9176-7746/3280-9501

Anônimo disse...

Renata Fabiane/ RP Noite - 5º período

2º Trabalho/ Pesquisa dos sites


Atualmente, transmitir informações é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, a assessoria de imprensa entra como
principal peça na execução deste trabalho, que consiste em levar ao
conhecimento do público as ações de uma empresa, sejam elas de
interesse político, social, religioso, comercial, financeiro e outros que necessitem de respaldo na opinião pública. Com isto, a maior parte das empresas vem aderindo a este setor, de várias formas, o principal é a acessoria de imprensa inserida nos sites, onde na maior parte constam Releases, boletins, jornais, e várias outras estratégias de
acessoria de imprensa.
Pesquisando na internet encontrei empresas que disponibilizam
acessoria de imprensa pelos sites, como a LitoralPress, a Lider Taxi
áereo, o Habib's e o Life Center, todas elas disponibilizam em seus
sites uma sala de imprensa com realeses, artigos, Newsletters e
atendimento on-line. No caso da Lider taxi áereo é disponibilizado
artigos referentes a assuntos relacionados a empresa, ou, que tem a ver com o seu ramo de atuação nos quais são apresentados por ordem de datas, peças de qualidade e bem organizadas, mas que demoram muito
para serem atualizadas, portanto, as infomações antigas ficam
postadas no site por muito tempo. No Habib's são postados press
releases com assuntos referentes a promoções, notícias sobre a empresa
e assuntos que tenha a ver com o seu ramo de segmento da empresa, seus releases são bem feitos, mas, não são atualizados constantemente. No
Hospital Life Center constam releases com várias notícias, referente
ao hospital, doenças, saúde e várias outras informações que tenha
haver com o seu ramo de atuação, os releases apresentam boas e
importantes informações, mas que também não são atualizados
constantemente, existem muitas notícias no site com datas do ano
passado, ou seja, noticias muito antigas. No site da Litoral Spress
uma empresa de comuniação empresarial é disponibilizado um espaço para
postar um release, uma sugestão de pauta, críticas, dúvidas, ou
sugestões, cada material é analisado e se aprovado tem a chance de fazer parte do trabalho de divulgação da empresa, neste espaço constam
dados como: nome, formação, cargo, veículos, telefone, fax, e-mail e
release.
Todas as empresas mencionadas acima, apresentam um ótimo espaço em seus sites para acessoria de imprensa, mas, não exploram este espaço
de forma produtiva, eles poderiam atualizar sempre seus releases,
oferecer espaço de cadastro para o envio de Newsletteres, postar
boletins informativos e várias outras estratégias importantes para o relacionamento da empresa com seus públicos.

Anônimo disse...

Fernanda Nayara
RP - 5ºperíodo/manhã

Olá Bia!

Pesquisei o site da Coca-Cola, da Fiat, da Avon e da Garoto.
No site da Coca-Cola Brasil há um link de imprensa, que contém apenas menu de releases e fotos. O menu de releases é dividido por categorias: 1. Releases sobre a coca-cola Brasil; 2. Releases sobre as marcas da Coca-Cola Company e suas parcerias; 3. Releases sobre a Responsabilidade Social; 4. Releases sobre meio ambiente. Como pude notar , a assessoria de imprensa da Coca-Cola Brasil poderia ser mais adequada no site. Não há um cadastro para envio de newsletters nem mesmo boletins ou jornais no ambiente on line. Ao se tratar da “Coca-Cola” esperei uma assessoria de imprensa melhor, mas não achei essa atividade um aspecto positivo no site. Nem sequer encontrei algum resultado quando digitei no link de busca as palavras “newsletter”, “clipping”, e outras. O portal em si é bem estruturado, com layout e conteúdo limpo, portanto tinha capacidade de oferecer um maior suporte aos jornalistas via internet.

O segundo site acessado foi o da Fiat. No Fiatpress é que se encontra todas as informações sobre a Fiat Automóveis e Alfa Romeo no Brasil, especialmente para a imprensa. Nele contém informações sobre a empresa, notícias classificadas por data, cadastro para recebimento de newsletter, releases divididos por categorias (Produtos Fiat; Economia; Institucional; Competição; Alfa Romeu), informações sobre o mercado (com dados de vendas/quantidade), contato com assessoria e outros sites que podem complementar a busca de informações sobre a empresa. O site é muito bem estruturado, as notícias são apresentadas de forma clara e objetiva ,segundo os critérios de noticiabilidade, e as informações são bem desenvolvidas.

O terceiro site visitado foi da empresa Avon, que possui uma Sala de Imprensa bem projetada. Nela contêm releases sobres os produtos Avon, matérias relacionadas à empresa, cidadania , eventos e link com press kits. Também conta com um “fale conosco” ao público externo e principalmente aos jornalistas que desejam obter informações sobre a Avon, seus produtos e ações da companhia, detalhar suas pautas ou solicitar entrevistas. Os releases publicados seguem os critérios de noticiabilidade, são bem elaborados e estruturados, porém não adotam uma estratégia de envio sistemática. São publicados vários releases numa mesma data, na distância de um dia, de uma semana ou de um mês. A meu ver é um site bem organizado e que oferece um bom suporte aos jornalistas.

O último portal que pesquisei foi o fábrica de chocolates Garoto. Há um link de comunicação, e é onde se encontram releases, notícias, campanhas institucionais, programa de visitas a empresa e link de cadastro de jornalistas. Os releases recentes estão publicados na página e os publicados nos últimos anos estão em um arquivo da empresa, acessível aos jornalistas. Os releases, são muito bem elaborados, seguem os critérios de noticiabilidade e a “sala de comunicação” como um todo é muito bem organizada e, a meu ver, supre as necessidades dos jornalistas.

BRENO AUGUSTO disse...

BRENO AUGUSTO DA COSTA 5º/RP/MANHÃ

PLANIN
http://www.planin.com/
No site tem o link sala de imprensa, onde as pessoas podem encontrar informações sobre a empresa, dentro da sala de imprensa encontram-se os logotipos das empresas clientes, onde a pessoa que estiver com acesso poderá entrar nas logos e verificar todos os releases realizados para cada uma das empresas. Existe ao lado dos logotipos de seus clientes o telefone de contato e e-mail, assim percebe-se que diferente de outras empresas o acesso é bem fácil.
TRAMA COMUNICAÇÃO
www.tramaweb.com.br
No site da Trama Comunicação o acesso ao link de assessoria de imprensa é complicado e após o acesso, ele nos trás informações bastante simples e objetivas com o foco na construção de relacionamento junto à imprensa, com objetivo de tornar a corporação e seus produtos/serviços conhecidos no mercado. Ao lado do link tem uma janela com o endereço completo da empresa, porém não consta o endereço eletrônico. Percebe-se que faltam maiores detalhes sobre a empresa e sua assessoria de imprensa.
UNIFESP
www.unifesp.br
No site da Unifesp o link de assessoria de imprensa esta situada na Home Page no item Comunicação Unifesp. Nota-se que na página de comunicação existe uma caixa de texto com vários links explicativos e de auto-ajuda, onde possuem nesta página vários releases e a pessoa que esta acessando pode ter informações de releases de até 60 dias anteriores a contar da data atual e todos em ordem cronológica. Em outros links na mesma página possui o endereço completo, aproximadamente seis telefones de contatos, e-mail, horário de funcionamento, nome de todos os funcionários incluindo o do coordenador e ainda podemos agendar entrevista com profissionais da universidade com ajuda dos assessores de imprensa e ainda conferir o que a mídia impressa tem publicado sobre a Unifesp.

Anônimo disse...

Gilmara Fabiane Ribeiro
RP/ noite 5º período
Entrevista sobre assessoria á imprensa

Nome da empresa: RC2 Comunicação de Resultado
Nome do entrevistado: Bárbara Araújo Vieira
Site: www.rc2consultoria.com

A entrevista foi realizada com a Relações Públicas Bárbara da faculdade PUC - Minas que trabalha na empresa RC2 que presta serviços de assessoria de imprensa para várias empresas dentre elas os projetos sociais da FIAT.
O que é o setor de assessoria á imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
O setor de assessoria á imprensa é responsável pela mídia espontânea de uma determinada empresa. Ela quem filtra a notícia e a posiciona perante a imprensa.
Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O relacionamento é mantido via telefone, e-mail e, por meio também de releases, através de envio de sugestões de pauta periodicamente.
Quais veículos se priorizam? Por quê?
Os veículos priorizados são aqueles que são absorvidos pelo público que a empresa quer atingir. Por exemplo, quando se fala em economia um importante veículo local é o diário do comércio/ Estado de Minas. É preciso reconhecer o público que se quer alcançar.
Quais têm sido os resultados?
São as veiculações na mídia e a repercussão que trará para a empresa positivamente.
Cuidados que se tem que tomar?
Os cuidados é estar sempre com discurso alinhado com os diretores e responsáveis pelos setores de comunicação, para que não haja ruídos.
Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria á imprensa na sua rotina diária?
A ação mais utilizada é coletiva de imprensa, as peças são release, envio de press kit, follow-up.

Fazem clipping? Realizam midiatraining? Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo e em que casos?

Sim fazemos clipping, midiatraining e temos os mais diversos maillings. Os releases são feitos de acordo com a necessidade específica e enviado para esse mailling.
O que a empresa ganha com as ações da área?
Ela ganha visibilidade, confiança e respeito.
Qual o impacto e relacionamento da assessoria á imprensa com diretoria e público interno?
O impacto é positivo quando todos conseguem alinhar o discurso. Para que a imprensa tenha uma boa visão da imprensa, é preciso que todos estejam em harmonia, trabalhando pelo mesmo objetivo.
Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria á imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Certa vez um dos clientes apoiou uma festa. Esse apoio foi a venda de convites. Durante a festa algumas pessoas passaram muito mal pelo uso excessivo de drogas ilícitas. O cliente que participou somente com o ponto de venda foi mais acusado, do que os próprios organizadores da festa. Por causa da existência da assessoria de imprensa e seu bom relacionamento com a imprensa que a empresa não perdeu sua credibilidade no mercado.

Anônimo disse...

Daisy Ellen Hansen
RP - 5º período/noite

Pesquisa em sites

Para etuar esta pesquisa, foram visitados vários sites de empresas com nome reconhecido no mercado. As análises relacionadas à imprensa foram realizadas nos site´s da Infraero. da VIvo e da BHTrans.

Observações:

INFRAERO
A Infraero em seu site possui um link direcionado à imprensa em sua home. A página de imprensa é bem simples, não possui variações de cores nem de seções. Possui link´s com notícias sobre todos os aeroportos brasileiros, divulgações de investimentos e artigos/discursos direcionados aos aeroportos.

VIVO
O site da empresa de telefonia celular móvel Vivo, possui em sua página principal um link para a imprensa que é bem dividido, com esquema de cores e seções. Nesta página possui informações sobre a empresa, sobre os programas que promove, possui uma galeria de fotos das campanhas realizadas, além de possuir um link para contatos com a assessoria de imprensa da empresa.

BHTRANS
O site da BHTrans contém um link direcionado à imprensa denominado Sala de Imprensa, onde estão disponíveis os releases já encaminhados á imprensa sobre todas as novidades e mudanças no trânsito de Belo Horizonte. Também possui um link onde são postados todos os jornais de ônibus, folhetos distribuídos e campanhas publicitárias. A única desvantagem é que todos estes link´s estão disponíveis em arquivo PDF, o que dificulta a vizualização dos mesmos.

Sites pesquisados:
www.infraero.com.br
www.vivo.com.br
www.bhtrans.pbh.gov.br

Anônimo disse...

Aluna: Graziella Maia
Relações Públicas – Newton Paiva – 5ºperíodo - noite

Escolhi quatro sites do mesmo setor para pesquisar sobre assessoria, todos são sites de Laboratórios Farmacêuticos.
Em sua pagina inicial a Novartis encontra-se dois link`s de assessoria a imprensa que é dada o nome onde tem Novartis na Imprensa com uma pauta com o seguinte chamado que causa bastante impacto e curiosidade para saber mais, a segunda opção é a Sala de Imprensa onde disponibiliza press release mensalmente, média depot que é direcionado para os jornalistas que podem ter acesso ao banco de mídia com matérias, fotos, vídeos, entre outros e para finalizar utiliza-se o contato onde é um canal entre a assessoria e os jornalistas a fim de promover informações da empresa para o mundo todo.
Já a Roche disponibiliza um link em seu site que tem com nome de Notícias, neste link encontra-se duas opções de assessoria uma é o clipping e a outra a sala de imprensa, onde ela destaca sobre responsabilidade social e seus projetos, têm também o release nacional e internacional atendendo diferentes públicos, uma outra opção é newsletter que é sempre atualizado. Ao pesquisar a Sala de Imprensa da E.M.S Sigma Pharma encontrei ferramentas bem parecidas com a da Novartis e a da Roche, o press release que é atualizado por datas e um link que se chama E.M.S na Mídia que são pautas geradas para publicações de matérias em jornais, revistas e no próprio site, no final disponibiliza um espaço que possamos postar comentários, dar opiniões, tirar duvidas e muito mais.
No site da Libbs encontra-se fotos editoriais, release, e um cadastro para jornalistas, onde ele fica por dentro de todas as atualidades do laboratório.
Como pode-se notar todos os quatro sites visitados disponibiliza praticamente da mesma ferramenta.

Anônimo disse...

Rosimara Moura
Rp-5ºperíodo/manhã

Atividade 1
Assessor de Imprensa

O assessor que entrevistei foi Álisson Coutinho da Ong AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente).
Segundo ele o objetivo da assessoria de imprensa na AMDA é ampliar relacionamentos da entidade com a mídia e para isso faz contato permanente com jornalistas,dando-lhes informações sobre a área em que atua,de política ambiental.
O trabalho de entrar em contato com jornalistas e editores passa, basicamente, pelas sugestões de pautas, envios de releases, e atendimento a demandas surgidas pelos próprios profissionais de imprensa.
As principais formas de contato que é mantido com os jornalistas são através de e-mail e telefone.
Na Organização não há prioridade de veículos. Porém quando vão sugerir uma pauta que tem como característica mais forte as imagens que sua apuração pode gerar, dão prioridade para o contato com veículos de TV. Esse tipo de especificidade pode orientar o trabalho da Assessoria de Imprensa da Amda, mas, salvo casos como esses, a priorização de veículo X ou Y não é tido como orientação.
Os resultados do trabalho de assessoria de imprensa são difíceis de serem medidos. No entanto, a divulgação da entidade aumentou bastante desde que ele faz a contabilização das aparições da Amda na mídia. Somente este ano, apareceram mais 200 vezes nos mais variados veículos de imprensa.
Os cuidados básicos são os mesmos para qualquer jornalista,segundo Álisson. Como uma especificidade, que a apuração das notícias não pode ser feita com base somente no que a entidade tem a dizer. É claro que isso deve ser o principal das matérias produzidas pela assessoria de imprensa. Mas, o compromisso com apuração e divulgação de opiniões diferentes - mesmo que para outra fonte rebater - é um cuidado permanente. Não se pode fazer publicidade, mas jornalismo.
As peças e ações utilizadas pela assessoria á imprensa são releases, sugestões de pauta, entrevistas coletivas, publicação de todos as matérias produzidas no Portal da Amda (www.amda.org.br).
Fazem clipping diário dos jornais impressos e de internet. Não tem estrutura para acompanhar televisão e rádio, mas compram anualmente as matérias que saem nesses veículos.
Desde que ele entrou como assessor da AMDA não foi feito mídia training. As explicações sobre termos e assuntos mais técnicos têm sido feitas com contatos telefônicos.
Possui mailling especializado e envia releases duas ou três vezes na semana, no caso de eventos e reuniões que a entidade promove ou participa. Além disso, quando algum assunto factual é de interesse da Amda, também é divulgado release com a opinião da entidade.
Com ações estratégicas de comunicação a AMDA vem ganhando em visibilidade. Com o tempo, se tornou referência para diversos assuntos. Hoje, vários jornalistas quando querem alguma informação sobre a área ambiental procuram direto a Amda.
A Amda é uma ONG com estrutura interna enxuta. Por isso, a comunicação interna é facilitada. A comunicação com conselhos diretores e consultivos, que têm mais pessoas, é feita pela assessoria institucional, por uma relações públicas.
Quando pedi que citasse um caso ou evento de sucesso importante da AMDA Álisson descreveu que o mais interresante e gratificante do trabalho é ser reconhecido pelos próprios jornalistas.E a AMDA ser referência em vários assuntos sobre o meio ambiente,refletindo uma postura firme e atuante dos dirigentes da entidade.
Álisson Coutinho
Assessor de Imprensa
imprensa@amda.org.br
http://www.amda.org.br
31 3291.0661 / 8844.8071

Atividade 2
Análise dos Sites

EMPRESAS:
*Companhia Vale do Rio Doce (www.cvrd.com.br)
*Cemig (www.cemig.com.br)
*Hospital da Baleia (www.hospitaldabaleia.org.br)
*Avon Brasil (www.br.avon.com)

Ao pesquisar os sites dessas empresas, percebe-se o interrese das organizações contemporâneas de criar vínculos com a imprensa e principalmente com jornalistas.
A Companhia Vale do Rio Doce e a Cemig por exemplo tem uma excelente estrutura eletrônica para os jornalistas, apresentando nos sites as principais notícias,releases ,clipping digital,cadastro de pautas e newsletter além de informativos.
O hospital da Baleia há qualidades nas informações através do site, e o que me chamou atenção foi o newsletter, bem diagramado,chamativo,com fotos,últimas notícias, matérias em destaque,iniciativas apoiadoras,enfim tudo para manter relacionamentos duradouros e eficazes com a imprensa.
A empresa Avon tem um site bem interressante,possui um link Fale Conosco somente para jornalistas que desejam obter informações sobre a empresa , seus produtos e ações da companhia.Além de outros links, como releases dos produtos,matérias relacionadas aos eventos,Press Kit,e entre outras informações.
A importância de se aliar, relacionar e sempre manter vínculos com os jornalistas é pelo fato de serem formadores de opinião e transmissores de informação.Quem ganha com isso é a própria empresa, em lucros, imagem e principalmente agregam valores para organização.

Patricia Galgani disse...

Pesquisa em sites

Empresa: Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo
Site: www.ipt.br
Na visita ao site pode perceber que existem serviços como Maxpress e o Comunique-se, que agilizam o envio de press releases. E as outras ferramentas da Internet, especialmente e-mail, são ferramentas do dia-a-dia, extremamente úteis. O trabalho do Assessor de imprensa do instituto é a produção de noticiários para o site, envio de press releases e o próprio atendimento à imprensa, entre outras atividades. Há também um link imprensa, que traz notícias, o instituto na mídia, clipping sobre a empresa. Essas ferramentas usadas utilizadas pelo instituto no site facilitam a troca de conteúdo entre outros sites e o acesso às notícias por parte de clientes, parceiros e internautas em geral, disponibilizando notícias sobre projetos, pesquisas e serviços tecnológicos produzidas pela assessoria de imprensa do instituto. Os retornos são gerados automaticamente a cada inserção de notícias no site do instituto através dos serviços que foram criados especialmente para o site.

Empresa: Caixa Economica Federal
Site: www.caixa.gov.br
No site há um link de contato direto com assessoria de imprensa da Caixa Economica Federal, podendo der enviado por e-mail ou Boletim Eletrônico. Postando mensagens, notícias e realeases. Informações sobre eventos, atualidades,notícias, comercial, agenda e artigos. Esse processo envolve elaboração de matérias, notas e sugestões de pauta para os diversos veículos, divulgando ações e aproximando a emprensa da imprensa.
Empresa: Best Car Web Site
www.bestcar.com.br
Já esse site tem uma diferença, pois nele você encontra uma troca de informações completa e confiável sobre o mundo do automóvel. Há um link “ Artigos”, onde fornece um conteúdo completo, variado e atualizado e com qualidade reconhecida aos assinantes, que podem adquirir pacotes básico ou completo. Neste site eles vendem as notícias para jornais, revistas e leitores cadastrados. Há também um link Escreva-nos onde a empresa recebe artigos dos internautas e faz a divulgação. E o cliente acessando o site e cadastrando, ele recebe boletim atualizado, com novidades nacionais e estrangeiras.

Empresa:Ministério do Trabalho e Emprego
Site: www.mte.gov.br
Neste site há um link direto com a imprensa que traz artigos, galeria de Imagens, publicações e lista completa de notícias sobre trabalho, emprego e atualidades.
Há também media training a fim de melhorar a interatividade de executivos com os jornalistas em entrevistas pautadas pela assessoria ou pelos veículos de comunicação.Todas essas ferramentas com o propósito de melhorar a administração pública e tornar suas ação mais transparente.

Conclusão
A Assessoria de Imprensa definitivamente deve fazer parte da empresa pois reúne e administra todas as informações que possam se tornar atraentes, publicadas ou divulgadas pelos veículos de comunicação. Também realiza um trabalho de orientação sobre o tratamento que se deve dispensar à Midia em geral, inclusive o relacionamento com os jornalistas.

Patrícia Galgani Pires
5° Período - Noite

Anônimo disse...

Larissa Guedes
RP Noite 5o P sala 104

A entrevista foi realizada por email com a Jandira Valença de Almeida. Cargo: Chefe da Assessoria Comunicacao Social. Area: ASCOM/GM. jandira.gouveia@mma.gov.br
1-O que é assessoria de imprensa?
A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa.

2-Qual a principal tarefa de um assessor de imprensa?
Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores e a mídia, com vistas ao equilíbrio da opinião pública.

3-Em outros paises um assessor de imprensa esta relacionado a qual formaNo Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas e em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de relações-públicas.ção?

4-Quais são os objetivos de um assessor de imprensa?
• Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
• Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
• Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.
• Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.
• Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

5-O assessor de imprensa pode atuar em outra área? Devido a área de comunicação ser bastante ampla.
Em certas ocasiões, uma Assessoria de Imprensa atua como produção de eventos, atividade que não é sua, de origem.
Festas, coquetéis, cerimônias, seminários, oficinas, palestras, entre outros, são eventos que podem ser úteis à Assessoria para divulgar novidades ou atividades do assessorado. O público destes eventos pode ser tanto externo quanto interno, e eles devem contar com a presença de agentes da mídia (jornalistas, editores, fotógrafos, publicistas) para que sejam bem-sucedidos.

Anônimo disse...

RICARDO AZEVEDO MACEDO
RP - 5° período/Manhã

ATIVIDADE 2) - Visitar pelo menos 4 sites de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet.

Boa noite, quatro sites foram visitados, todos prestam serviço de assessoria a imprensa e trabalham na área da comunicação em geral, abaixo estão citados e comentados:

http://www.optmidia.com.br/index.htm

Empresa de assessoria de comunicação, que também preocupa em trabalhar a imagem do cliente junto aos seus diversos públicos, com o objetivo de gerar conhecimento, credibilidade e relacionamento. Tem um site muito interessante, com imagens dinâmicas, informações condizentes ao ramo, links bem elaborados e dinâmicos, possui uma coluna que contêm curiosidades, que dá versatilidade no site e provoca uma leitura mais agradável, uma falha no meu ponto de vista é que não possui fotos das pessoas da empresa, nem nomes, nem contatos diretos.


http://www.ktoyama.com.br/index.html

Mais uma empresa de assessoria de comunicação, no site contêm vários links, todos com relevância para a profissão e ao setor de comunicação, ao que tudo indica é uma empresa de origem japonesa, pelo observado no site, já trabalhou em diversos veículos de comunicação, tanto em massa quanto interno, no site, você encontra o histórico da empresa, do diretor, contatos, reportagens, releases, jornais boletins impressos e outros, pode-se observar também a gama de clientes que a empresa atende.


http://www.mariopersona.com.br/

Um site rico, muito rico em informações de diversos tipos, não fugindo do âmbito comunicacional, já que é este o ramo de atividade de Mario Persona, palestrante, escritor e estrategista, trabalha a comunicação em diversas formas, no site, todos têm acesso às mais diversas modalidades de links, curiosidades, estratégias, vídeos, palestras, treinamentos, etc. Um site bem simplificado e estrategicamente simples.


http://www.tramaweb.com.br/servicos.asp

Trama comunicação, uma empresa que também trabalha a comunicação de diversas maneiras como por exemplo: assessoria de imprensa, auditorias de imagem e opinição, media training, eventos, etc. Um site chamativo, mas que no meu ponto de vista ainda falta dinamismo, ou seja, o internauta que acessa tem que procurar exatamente o que ele quer, ou seja, se qualquer internauta, por mais leigo que seja, acessar este site, rapidamente vai sair, mas se o site fosse mais simples, com chamadas na home, enfim, tivesse acessos mais dinâmicos e chamativos, talvez seriam melhor vistos por que acessa.

Anônimo disse...

Assessoria a imprensa essencial para a formação de sua imagem
Esta entrevista deve como objetivo mostrar um pouco sobre importância do profissional em assessoria a imprensa para a formação de uma imagem institucional, pois ela cuida exatamente da imagem da empresa junto aos principais formadores de opinião, os jornalistas.
Entrevista realizada com a assessora de imprensa Sabrina Beckler, da empresa COM VOCE COMUNICAO-BH-MG-
Perguntas:
1-Como funciona o setor de assessoria à imprensa?
UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA É RESPONSÁVEL POR COLOCAR SEUS CLIENTES NA MÍDIA, DE FORMA ESPONTÂNEA, ISTO É, SEM QUE ELES PRECISEM PAGAR PARA TER O NOME DE SUA EMPRESA "ESTAMPADO" NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
EM TESE, AS ASSESSORIAS DE IMPRENSA, DEVERIAM DISPOR DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE JORNALISMO, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE, MAS, NA PRÁTICA NEM SEMPRE É ISSO QUE ACONTECE, DEVIDO AO ALTO CUSTO DE TODOS ESSES PROFISSIONAIS. O QUE VEJO POR AÍ, E É O QUE ACONTECE AQUI TAMBÉM, É UM NÚMERO DE PROFISSIONAIS FIXOS REDUZIDOS E A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, APENAS PARA REALIZAR CERTOS TRABALHOS, COMO DIAGRAMAÇÃO DE REVISTAS, BOLETINS ELETRÔNICOS E ATÉ MESMO DE MATÉRIAS PARA REVISTAS, JORNAIS INSTITUCIONAIS, ETC, QUANDO A DEMANDA É MUITO GRANDE.

2-Quais as competências que um profissional deve ter para desenvolver com qualidade as atividades de um assessor de imprensa?
SIMPATIA E CRIATIVIDADE, NA MINHA OPINIÃO, SÃO ESSENCIAIS. É O SEGUINTE: OS JORNALISTAS QUE TRABALHAM NAS REDAÇÕES SÃO "BOMBARDIADOS", DIARIAMENTE, COM CENTENAS DE SUGESTÕES DE PAUTAS DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA, POR ISSO, QUEM PRODUZ A SUGESTÃO DEVE TER EM MENTE QUE ELA DEVE IR ALÉM DO QUE O JORNALISTA QUE VAI RECEBÊ-LA ESTÁ ESPERANDO. AS PAUTAS DEVEM SER CRIATIVAS, SAIR DO CONVENCIONAL E TER INFORMAÇÕES QUE REALMENTE VÃO FAZER ALGUMA DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS. A SIMPATIA ENTRA NA HORA DE CONVERSAR PESSOALMENTE OU MESMO NA HORA DE ENVIAR UM E-MAIL. A VIDA NAS REDAÇÕES É MUITO CORRIDA, POR ISSO, NINGUÉM MERECE UM ASSESSOR DE IMPRENSA COM MAU HUMOR, NÉ? A GENTE PRECISA TER JOGO DE CINTURA PARA VENDER A PAUTA, FALAR APENAS O ESSENCIAL NA HORA DE SUGERI-LA, JÁ QUE O TEMPO QUE OS JORNALISTAS DISPÕEM PARA CONVERSAR CONOSCO É MUITO PEQUENO.

E CLARO, O TEXTO DO ASSESSOR TAMBÉM DEVE SER BOM, ELE DEVE TER MUITO JOGO DE CINTURA TAMBÉM PARA ATENDER A VÁRIOS CLIENTES AO MESMO TEMPO. UMA HORA VC TÁ PRODUZINDO UM RELEASE SOBRE ECONOMIA E VEM UM JORNALISTA E TE PEDE UMA FONTE PARA UMA MATÉRIA SOBRE GASTRONOMIA E NA SUA CAIXA DE MENSAGENS UM OUTRO PEDINDO PARA AGENDAR UMA ENTREVISTA SOBRE COM UM PERSONAL TRAINING...UFA...O BICHO PEGA! MAS, NADA QUE UM PROFISSIONAL COMUNICATIVO E EFICIENTE NÃO CONSIGA RESOLVER.

3-Como se desenvolve a estratégia de envio de release para a mídia?
AS ETAPAS SÃO:
- REUNIÃO DE PAUTA: PARA APURAR O QUE O CLIENTE QUER DIVULGAR, COLHER INFORMAÇÕES, FONTES. ESSA FASE É TAMBÉM DE PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO, ISTO É, PARA QUAIS VEÍCULOS SERÃO ENVIADOS OS MATERIAIS, SE IREMOS ENVIAR TAMBÉM BRINDES, ETC,
- PRODUÇÃO DO TEXTO
- APROVAÇÃO DO TEXTO PELO CLIENTE
- ENVIO DE TEXTO PARA A IMPRENSA, DENTRO DAS ESTRATÉGIAS PRÉ-ESTABELECIDAS.
- FOLLOW: CONTATO TELEFÔNICO COM OS JORNALISTAS, DE ACORDO COM A EDITORIA A SER TRABALHADA, GASTRONOMIA, EDUCAÇÃO, TURISMO, ETC.
- REZAR PARA QUE TODOS ELES PUBLIQUEM SUA SUGESTÃO...HEHEHEHEH...
- CLIPPING DAS MATÉRIAS QUE SAÍRAM SOBRE O CLIENTE PARA MOSTRAR O RESULTADO DO TRABALHO

4-E quais veículos de comunicação vocês priorizam?Qual objetivo?
DEPENDE DO TIPO DE DIVULGAÇÃO. SE NÃO TEMOS IMAGENS LEGAIS, DE NADA ADIANTA ENVIAR O MATERIAL PARA A TV. NORMALMENTE, ENVIAMOS PARA TODOS OS VEÍCULOS: RÁDIO, TV, IMPRESSO E SITES. O QUE DIFERENCIA É A HORA DE TRABALHAR CADA UM DELES.

5-Uma dica para os futuros Assessores à imprensa
NÃO DESISTIR NUNCA. SE A SUGESTÃO DE PAUTA NÃO FOI ACEITA EM UM VEÍCULO, PARTE PRA OUTRO. SE O SEU RELEASE NÃO TÁ AGRADANDO, MUDE. SE O SEU FOLLOW NÃO TÁ DANDO CERTO, MUDE A ESTRATÉGIA. O QUE NÃO PODE É FICAR PARADO, POIS SUA SUGESTÃO DE PAUTA NÃO VAI "BROTAR" NOS JORNAIS.
Contato: Sabrina Beckler
Tel:31-3309-9500/9738-2947
Skype :comvoce
Sabrina@comvocecomunicacao.com.br

Anônimo disse...

Rita de Cássia Fernandes da Silva
RP - 5ºP - Noite

Entrevista - Assessoria de Imprensa

Meu entrevistado é o Jornalista Joubert Oliveira - Assessor de Imprensa do Tribunal de Justiça -MG e apresentador o Programa Justiça em Questão - TVC - Canais a Cabo 13/WAY e 06/NET


Instituição:Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - Fórum Lafaiete - Belo Horizonte

Nome:Joubert Lúcio de Oliveira

Há quanto tempo trabalha na área?
09 anos de atuação na Assessoria de Comunicação

Há quanto tempo nesta instituição?
14 anos no TJMG
e-mail:
joliveira@tjmg.gov.br



1 - O que é o setor de assessoria à imprensa? Como funciona, e quais seus objetivos?

O setor de Assessoria de Imprensa é o órgão de uma empresa ou instituição, encarregado de incentivar, aperfeiçoar e manter a comunicação da instituição com a imprensa de sua localidade, e na medida do possível e da necessidade, com a imprensa nacional e até mesmo mundial, informando a imprensa sobre as ações relevantes da instituição, repassando informações solicitadas e intermediando o contato entre os representantes da imprensa e da instituição.

2 - Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? (Acrescentei a pergunta a seguir, por considerar relevante). Por ser uma instituição governamental, há mais facilidades ou dificuldades?

Para se manter o relacionamento com a imprensa, é necessário primeiro iniciá-lo. O primeiro passo é estabelecer o contato inicial, através de e-mail, carta, telefone, fax, ou seja, o que for mais eficiente para a Assessoria de Imprensa e as empresas com as quais se pretende relacionar. Tem que se fazer uma pesquisa sobre os órgãos de imprensa e seus contatos, diretamente, ou com algum parceiro que possa fornecê-los. O envio de informações relevantes, vai aproximar e fidelizar os veículos de comunicação, a partir do momento em que identifiquem aquela instituição, como uma boa e segura fonte de informações. Quanto a diferença por se tratar de órgão governamental, sim, há dificuldade em vencer o preconceito de que as estatais são fechadas e sonegam informações. Por isso, a precisão das informações e o bom atendimento às solicitações , são fundamentais, para se tornar a instituição confiável em termos de contato com a imprensa.
3 - Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Que cuidados se tem que tomar?

O correto é não priorizar nenhum veículo. Na medida do possível, criar mecanismos capazes de difundir as informações ao mesmo tempo para todos os contatos. Se receber solicitação somente de determinado veículo, melhor repassar as informações apenas para ele, ou pelo menos com prioridade. Os cuidados são o de deixar claro para todos os veículos que nenhum deles terá privilégios e realmente não criá-los. O principal resultado é a confiança.

4 - Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à impressa na rotina diária?

Releases, sugestões de pauta, programas de TV, agência de notícias para rádio.

5 - Têm mailling especializado, para envio de release? Em que casos?

Sim, mailing sepaado por tipo de mídia – rádio, TV, impressos, revistas, profissionais de direito, instituições etc.

6 - Fazem clipping? Realizam mídiatraining

Clipping diário, com prioridade para informações sobre ou relacionadas à instituição. Apostilas e vídeos para os dirigentes e representantes, seminários anuais.

7 - Qual o impacto e relacionamento da assessoria à imprensa com a diretoria e o público interno?

Com o tempo e os resultados obtidos, identificados principalmente pela publicações e inserções positivas da instituição namídia, somos procurados em quase 100% dos casos, para intermediar o contato com a imprensa. Os dirigentes nos procuram para informar ou mesmo responder a matérias sobre a instituição, o que sinaliza a confiança conquistada pela Assessoria de imprensa.

8 - Cite um caso ou evento de sucesso sobre a instituição, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.

Caso dos 25 mortos em Ponte Nova durante uma rebelião dos presos. A Assessoria entrou em contato com os juízes responsáveis e o presidente da instituição, reuniu informações, e apurou que a mesma havia alertado sobre o problema com antecedência, por escrito. Buscou cópia do documento , o que levou seu presidente a manifestar-se publicamente sobre o caso. No dia seguinte, foi capa de um dos principais jornais de BH, a crítica à inércia de outra instituição. Nada foi citado em desfavor desta organização.

Aproveito para dizer a que resolver fazer críticas aos trabalhos apresentados, que primeiro se preocupe com seu próprio português, e, estando este perfeito, aí sim, faça críticas.

Anônimo disse...

Izabella Lacôrte
RP - 5º período/noite

Atividade 2 - Análise de Assessoria à Imprensa em sites

Os sites pesquisados por mim nesta atividade de análise do espaço para assessoria à imprensa são:

Nestlé www.nestle.com.br
Grupo Votorantim www.votorantim.com.br
Shopping Iguatemi Campinas www.iguatemicampinas.com.br

Análise do site Nestlé:

Por ser uma organização de grande porte, a Nestlé oferece um site bem completo em relação a qualquer tipo de informação sobre empresa e/ou seus produtos. Falando mais detalhadamente do espaço para a imprensa, é disponibilizado dentro do Menu "A Nestlé", o sub-menu "Imprensa". Nele se encontram o título e data dos sete últimos releases, que ao serem clicados ficam disponíveis por inteiro. Existe ainda a possibilidade de serem pesquisados os releases mais antigos que ficam arquivados online. No mesmo sub-menu, há um link "Fale com a Gente", onde são informados os contatos (telefones e e-mails) da Nestlé e um espaço para cadastramento de recebimento de newsletter.
Fazendo uma análise mais profunda, achei o direcionamento da Nestlé para a imprensa bom, pois dá a oportunidade de receber e-mails com perguntas, sugestões e informações de quem quise mandar, inclusive os jornalistas. Porém, o ponto que eu considerei mais relevante foi a redação dos releases, que é completamente voltada para os produtos.

Análise do site Votorantim:

As atividades e serviços/produtos do Grupo Votorantim abrangem não só o Brasil, mas tem também presença internacional. Por isso, seu site está disponível em português, inglês e espanhol para atender a todos os visitantes de maneira excelente.
O espaço para os jornalista é um menu chamado "Sala de Imprensa", onde ficam divididos os 8 segmentos de atução da empresa: Agroindústria, Celulose e Papel, Cimentos, Energia, Finanças, Metais, Novos Negócios e Química. Em cada um destes segmentos é possível obter informações mais específicas de cada área, funcionando como "pautas" para releases. Estratégia que considerei boa, pois não é um texto pronto, por isso não fica explícito a demonstração da marca e seus produtos.
Outro ponto relevante é que o Grupo Votorantim, apesar de ter muitos assuntos para serem desenvolvidos textos maiores em boletins informativos, eles fazem uso do "Notícias Votorantim" que é uma espécie de news eletrônico com informações 24 horas por dia, dando a imprensão de informação em tempo real. Ótimo ponto trabalhado pois ainda dá a idéia que estão a frente nas tecnologias.

Análise do site Shopping Iguatemi Campinas:

A rede Iguatemi possui mais de 8 shoppings espalhados pelo Brasil. Um deles é o de Campinas, sendo considerado o shopping mais sofisticado da cidade.
Seu site é bastante atrativo, contendo várias informações já na home-page. E, para se chegar ao espaço destinado aos jornalistas, deve-se ir no menu "Imprensa". Lá a imprensa tem acesso aos press-releases de cada mês, estando na página principal os releases do mês corrente.
É aberto um canal onde existem disponíveis as perguntas mais freqüentes, o que pode ajudar muito um jornalista a escrever notícias com assuntos relacionados a shoppings, ou até mesmo dar idéia de pautas.
Existe também, os contatos (telefone e e-mail) da empresa de comunicação que faz a assessoria à imprensa para o shopping.
Fazendo uma análise geral, apesar de oferecer canais de abertura para exposição de opiniões, idéias e sugestões, eu acho que o espaço para a imprensa neste site poderia ser melhorado com recursos que chamassem mais a atenção do jornalista e despertasse sempre uma grande surpresa em cada acesso dos visitantes deste espaço.

Anônimo disse...

Fernanda Nayara
RP/ 5º período/ manhã

Bia,

segue abaixo minha entrevista com o Assessor de Imprensa Leandro Rocha, do Instituto Reciclar:

Leandro, como é seu trabalho de assessor de imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

Assessor de imprensa é o profissional de comunicação responsável e focado no contato com a mídia em geral, seja com veículos, seja com jornalistas e repórteres e demais profissionais que trabalham no setor. O assessor de imprensa trabalha com o objetivo de manter sua instituição e demais organizações para qual presta serviço em total sintonia com a mídia. Esse contato funciona através do envio de releases, mostras de produtos e demais materiais que possam evidenciar o real trabalho que a empresa/instituição/órgão executa, além de informar sobre tudo que está sendo feito ou que ainda acontecerá.


Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

Através do contato constante e do envio de materiais que possam interessá-los. Informar sobre eventos, em geral, e sobre acontecimentos sem o propósito, necessariamente, de beneficiar a assessoria ou algum de seus clientes é uma forma de manter um excelente relacionamento com os jornalistas. Outra forma é prestigiar o trabalho dos jornalistas acompanhando suas trajetórias e méritos. O reconhecimento do trabalho é sempre importante.


Quais veículos se priorizam? Por quê?

Depende muito do propósito dos clientes, mas, geralmente, a mídia imprensa (jornal) e a TV são os mais procurados. Geralmente, os assuntos que precisam ser divulgados pela mídia precisam de repercussão, por isso, nada melhor do que as redes televisivas ou os jornais impressos de grande circulação local/nacional.


Quais têm sido os resultados?

A imprensa tem mantido um relacionamento muito bom com as assessorias de imprensa. O importante é saber que tipo de relacionando manter e, principalmente, que tipo de material enviar. Focar o assunto e direcionar de acordo com a especialidade de cada veículo/jornalista é um fator que ajuda muito no resultado esperado. Outro fator que maximiza o resultado é enviar matérias que beneficiem todos, ou seja, nada de matérias e releases puramente mercadológicos. O enfoque tem que ser social. Tem que objetivar o benefício de todos. Mostrar o que está sendo feito para contribuir para o bem da sociedade, de uma comunidade ou de bairro, em específico. A chave é o enfoque do material.


Cuidados que se tem que tomar?

Selecionar o que vai para a imprensa é de extrema relevância. Saber o que está dizendo e, acima de tudo, mostrar de forma clara que as fontes são seguras e verossímeis é um dos maiores cuidados que um assessor deve ter.
Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?

Envio de releases institucionais e informativos que merecem destaque, além do contato permanente com as mídias especializadas quando surge algum acontecimento que a eles podem interessar, seja eventos, comemorações, informações relevantes...


Fazem clipping?

Sim. Diariamente, de âmbito nacional, e especificamente e esporadicamente, de âmbito internacional.


Realizam midiatraining?

Ainda não.


Têm mailling especializado, envio release?

Sim. Trabalho focado no terceiro setor. Por isso, o mailing especializado desse segmento é de extrema importância para meus resultados.


De quanto em quanto tempo? Em que casos? O que a empresa ganha com as ações da área?

Mantemos contato semanalmente com a mídia, jornalistas e especialistas. Todas as ações merecem serem transmitidas para a sociedade, afinal nosso enfoque é social e ambiental. Visibilidade, conscientização e mobilização são o que objetivamos com o nosso trabalho e o que recebemos quando reportados pela imprensa.


Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
O impacto é sempre muito positivo. A diretoria e demais colaboradores precisam saber e acompanhar a visão que a instituição possui. É importante mostrar o que está sendo reportado e, principalmente, como a sociedade civil está acatando nosso trabalho. O feedback é sempre muito importante, mesmo quando negativo. Afinal, o trabalho da comunicação é esse, não é? Trabalhar a imagem, mantê-la positiva e criar uma visão compatível com a missão, crenças, objetivos e, acima de tudo, com a imagem que objetiva-se ter. Desafio grande!


Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante:

O envio semanal de releases para a imprensa tem trazido excelentes resultados por tratarmos sempre de questões sociais e que objetivem o bem da sociedade e da comunidade em geral. A exposição da missão da instituição na mídia tem aberto a porta para a TV, revistas e jornalistas especialistas. Além, é claro dos constantes contatos da população querendo saber mais.

Anônimo disse...

Fernanda Nayara S. Alves
5º período/ RP/ manhã

Bia,
esqueci-me de colocar o contato do Assessor de Imprensa entrevistado:

Leandro Olavo de Carvalho Rocha
Relações Públicas
Instituto Reciclar-T3
34954540/96749436

Anônimo disse...

Fernanda Nayara S. Alves
5º péríodo/ RP/ manhã

Olá novamente Bia!

Conforme te expliquei por email, consegui uma entrevista com um Assessor de Imprensa que não me respondeu na data que combinamos. Consegui fazê-la com outro Assessor (entrevista acima), e agora a pouco o primeiro acessor que entrei em contato me respondeu!

Acabei ficando com duas entrevistas!

Como achei interessante, segue abaixo a entrevista feita com Diego Pereira Camilo, da Partnersnet Comunicação Empresarial:

Diego, o que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

--> Assessoria de imprensa é o braço da comunicação institucional que cuida do relacionamento da instituição (empresa, órgão governamental, pessoa etc.) com a imprensa. Pode ser proativa (divulgação), reativa ou de gerenciamento de crise de imagem. Em qualquer uma dessas modalidades, a assessoria de imprensa é a responsável por administrar todo o fluxo de informação de interesse jornalístico assim como criar ferramentas e canais de relacionamento da instituição com todas as mídias.

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
--> Através de contatos telefônicos, e-mail e encontros formais ou informais.

Quais veículos se prioriza? Porquê?
--> Depende do perfil do cliente. Geralmente, a maior importância é dada aos veículos de TV e impressos, por sua abrangência. No entanto, é sabido que utilizar rádio e Internet como mídia de sustentação otimiza os resultados, principalmente nas ações proativas de divulgação.

Quais têm sido os resultados?
--> Essa pergunta é muito relativa. Cada cliente obtém um resultado diferente e proporcional à importância que ele dá ao relacionamento com a imprensa. Em linhas gerais, vale destacar que ninguém perde dinheiro investindo em assessoria de imprensa. O custo benefício é excelente, principalmente se levarmos em conta o retorno em credibilidade, fundamental para fortalecer a imagem institucional.

Cuidados que se tem que tomar?
--> Vários e também variam de acordo com o cliente. Os principais: responder às demandas com agilidade e transparência; ter bom senso e entender o perfil editorial dos jornalistas e veículos-alvos das ações; ser proativo; ser claro, objetivo e cuidadoso com os conteúdos; sugerir pautas relevantes e facilitar o acesso dos jornalistas às informações desejadas (quando de interesse do cliente); respeitar os horários das redações e o "timing" da imprensa; entre outros.


Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
--> Releases, positions papers, press kits.

Fazem clipping?
--> Sim

Realizam midiatraining?
--> Sim

Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
--> Mailing especializado é fundamental. O Envio de releases é de acordo com o conteúdo e o "valor notícia" da informação. Não há periodicidade definida. Se há informação, se há fato, há release.

O que a empresa ganha com as ações da área? Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
--> O ideal é que a assessoria de imprensa tenha trânsito livre nas camadas gerenciais e da direção de uma instituição. Ela, no entanto, deve se reportar à uma gerência de comunicação integrada. O retorno para a empresa é o de fortalecimento da marca e da imagem institucional e dos dirigentes. Esse é o papel da assessoria de imprensa.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
--> Gestão de crise de imagem da DNA Propaganda. Nesse caso, assim como em todos os casos de crise de imagem, a imprensa funciona como um "tribunal paralelo", que "julga", "condena", especula. Cabe à assessoria de imprensa o papel de "advgado" de seu cliente junto à mídia, para amenizar ao máximo os arranhões na imagem e evitar que informações incorretas sejam veiculadas, mesmo que o cliente esteja realmente envolvido. No caso da DNA, foi isso. A assessoria de imprensa era a responsável pelo monitoramento de notícias, por esclarecer o que era divulgado incorretamente e por facilitar o fluxo de informações, de modo a garantir menos especulações e a correção da informação.

 Grupo Orguel: holding formada por 11 empresas, que está implantando Governança Corporativa e pretende abrir capital na bolsa nos próximos anos. O trabalho da assessoria de imprensa tem sido decisivo no sentido de fortalecer, em âmbito nacional, a imagem do Grupo, de modo a valorizar a marca e abrir espaço para cada uma das empresas e filiais nas mídias especializadas. É um suporte que visa dar credibilidade ao Grupo e suas empresas, além de gerar retorno financeiro com a valorização da imagem.

Diego Pereira Camilo
Coordenador do Núcleo de Negócios da Partnersnet Comunicação Empresarial
Tel [31] 9149.9353 | 3029.6873

Anônimo disse...

Karla Gomes
RP - 5º período/ noite

Entrevista com assessor de imprensa

O nosso entrevistado é Coordenador projeto de Assessoria de Imprensa da Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT, Menoti Andreotti. Formado em Comunicação Social – Relações Publicas pela Newton Paiva, e Jornalismo – FAFICH, Pós – graduação em novas tecnologias – FAFICH e preparação em mestrado disciplina isolada Narrativas mediáticas: estratégias, autores e receptores" pela FAFICH.

Contato: (31) 3274.5700
(31) 3516.2566

O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
A assessoria funciona como ponte de informação entre empresa e publico alvo. Ajuda na divulgação de produtos /serviços da empresa. E assessora a empresa ou organização

Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
O contato é mantido através de releases, encontros pessoalmente e encontros casuais, como jantares, almoço informais.

Quais veículos se prioriza? Porquê?
Isso depende de cada caso. Não há preferência, varia de acordo com a estratégia adotada pela empresa. Citamos o caso da Vale do Rio Doce, devemos contatar com o caderno econômico e cultural de algum jornal.

Quais têm sido os resultados?
O resultado esperado é de acordo com cada objetivo pré-determinado pela empresa/ organização.

Cuidados que se tem que tomar?
O primeiro cuidado é com a estratégia(ação) que irá se adotada, nunca mentir ou mascarar o problema para seu publico alvo, e analise da estratégia adotada e retorno.

Quais têm sido as peças e ações utilizadas pela assessoria à imprensa na sua rotina diária?
As peças utilizadas é a produção de clipping, releases, matérias, atendimento ao publico, entrevistas coletivas.

Fazem clipping?
Sim. Esta peça é de grande valia pois ajuda na mensuração da informação.

Realizam midiatraining?
Sim. O midiatraining serve para auxiliar o assessorado na hora da entrevista coletiva ou até mesmo no discurso.

Têm mailling especializado, envio release?
O mailing deve ser atualizado semanalmente pelo Relações Públicas, para que possa criar confiabilidade. O envio de releases deve ser diário de acordo com a produção.

De quanto em quanto tempo? Em que casos?
O release deve ser enviado de acordo com demanda. Caso a empresa/ organização queira fazer a divulgação de um evento. O assessor deve encaminhar os releases aos meios onde tenham grande visibilidade.

O que a empresa ganha com as ações da área?
Comunicação bem feita, cria credibilidade e boa imagem no mercado e aos seus públicos.

Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
O relacionamento com a diretoria deve ser feito diariamente, pois assim podem elaborar uma estratégia de comunicação eficiente e com isto antecipar problemas futuros. E o publico interno deve ver a comunicação como alternativa de benefícios além do salário, tornando assim mais confiável, efetiva e evitando demissões.

Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Podemos citar o caso da divulgação da Lei de Incentivo a Cultura, realizado pela assessoria de imprensa do Ministério da Cultura. Que através da boa estratégia adotada, criou-se credibilidade aos olhos do público alvo.

Carol disse...

Carolina Moreira
RA: 4034575 / RP-NOITE

Análise: Serviço de Assessoria de Imprensa em sites


Prefeitura Municipal de Nova Lima: www.novalima.mg.gov.br

O site possui serviço de Assessoria de Imprensa, disponibilizando releases dos principais eventos da cidade. Analisando o texto, as notícias são bem escritas, linguagem formal. Durante o estudo, constatei que as notícias estão desatualizadas. O que faz com que o site perca credibilidade. O site também disponibiliza um campo para cadastro e recebimento mensal de newsletter, mais a mesma não é adicionada.

Ambev – Companhia de Bebidas das Américas: www.ambev.com.br

O site da empresa possui de forma bem estruturada serviço de Assessoria de Imprensa. O serviço é disponibilizado por dois itens: Releases e Contatos.
Os releases são cadastrados com chamadas e resumo da notícia. O texto é bem escrito e linguagem formal. Os releases são atualizados constantemente, sendo que os antigos são separados conforme data de realização. Não existe no site campo para cadastro para recebimento de Newsletter.

Vale do Rio Doce: www.cvrd.com.br

Bem completo, o site da empresa Vale do Rio Doce, possui o serviço de Assessoria de Imprensa de forma estruturada, o que facilita a navegação e o entendimento de cada item (Empresa, Principais notícias da Vale, Releases, Resultados, Imagens, Multimídia, Sala de Entrevistas, Agenda, Cadastro, Links, Cadastros de Pautas, Meu cadastro). Essa estratégia usada pela empresa faz com que a informação fique organizada, além de dar mais credibilidade e legitimidade às informações e para a empresa. Os releases são organizados por datas e chamadas. Os textos são bem escritos. Utilizam a linguagem formal. As notícias são atualizadas constantemente, conforme demanda de acontecimentos. E as notícias antigas também estão disponíveis no site para consultas. A navegação é por meio de datas, período e região. No site existe campo para cadastro e recebimento de Newsletter.


Localiza: www.localiza.com

No site da empresa Localiza existe o serviço de Assessoria de Imprensa. O serviço é disponibilizado por meio de releases, que são estruturamos por meio de datas e chamadas. Os releases são atualizados anualmente. Utilizam linguagem formal, o que faz com que o texto fique bem escrito. O site também disponibiliza um campo para cadastro

Carol disse...

Carolina Moreira
RA:4034575/RP-Noite

Entrevista ao Assesor de Imprensa

Nome: Raquel Santiago, 27 anos, assessora de imprensa, há seis meses, do vereador Fred Costa (PHS), o mais jovem parlamentar da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

1)O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?

Num mundo globalizado, investir no relacionamento com a imprensa é vital – e bastante compensador. Afinal, esta é uma via de mão dupla que interessa aos dois lados.

A empresa tem interesse em mostrar-se para a sociedade, ampliar sua visibilidade e consolidar-se com credibilidade. Para os meios de comunicação, a intenção é divulgar o que é de interesse geral e despertar a atenção de seu ouvinte, leitor, telespectador.

A maneira mais eficiente – e com melhor custo/benefício – de aproximar-se de seu público-alvo é a inserção na mídia. No entanto, essa exposição precisa ser feita com critério e a partir de estratégias específicas. Afinal, as ferramentas utilizadas com sucesso para uma empresa podem não ser tão eficazes para outra. Por isso, esse trabalho precisa ser baseado em responsabilidade, competência, profissionalismo e credibilidade perante a mídia. A Assessoria de Imprensa deve ser criativa e competente para estimular os veículos de comunicação a divulgar os fatos relacionados ao cliente de maneira positiva.



2)Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?

Por meio de releases, sugestões de pautas, informativos eletrônicos quinzenais, audiências públicas, reuniões plenários, informações sobre determinado assunto da mídia.


3)Quais veículos se prioriza? Por quê?
Aqueles que nós, a assessoria e o cliente, acordamos e identificamos como prioritários para atingir o público-alvo. Dessa forma, priorizamos os que atingem um maior número de pessoas, como rádios, tv, impressos, jornais de bairro, portais e revistas, exatamente nessa ordem.
• editorias de cidade;
• editorias de política;
• editoria de meio ambiente;
• instituições, órgãos ambientais;
• jornais de TV e rádio;
• colunistas de política;
• programas de entrevistas.;
• sites de notícias e ambientais;
• programas de TV.


4)Quais têm sido os resultados?
Um pouco acima do esperado. A estratégia aplicada atingiu e superou as expectativas, graças a Deus. Porém, esse trabalho é analisado diariamente, por meio de relatórios de mídia e imagem. Há que se matar um leão por dia. O relacionamento com a imprensa é extremamente importante.


5)Cuidados que se tem que tomar?
Excesso de informação; avaliar o que é e que não é notícia. Ninguém agüenta receber informações diárias e irrelevantes, até porque o ritmo das redações é intenso. Não há uma periodicidade fechada. Costumamos informar os jornalistas semanalmente. Mas também sugiro pautas.

7)Fazem clipping? Realizam midiatraining?
Não só o clipping, mas também a auditoria de mídia (acompanhamento de outros vereadores) é feita diariamente. O treinamento foi feito no início do trabalho, após análise da equipe e de qual seriam as estratégias a serem utilizadas, bem como pontos positivos e negativos.

8)Têm mailling especializado, envio release? De quanto em quanto tempo? Em que casos?
Para cada tipo de pauta, há um mailling a ser trabalhado. Meu trabalho, por exemplo, resume-se às ações políticas do vereador, que cria os projetos de lei, e às conseqüências que estes causarão à vida da população. O vereador que assessoro tem foco voltado para segurança, educação e meio ambiente. Quase sempre trabalho as editorias e os colunistas de política, cidades. Também trabalho meio ambiente e as colunas sociais, quando há eventos e homenagens, aqui na Câmara.

9)O que a empresa ganha com as ações da área?
Ganha visibilidade, credibilidade, relacionamento, interesse da população por projetos e ações do cliente, além do retorno de eleitores, que sentem feliz por ter depositado o voto no vereador.

10)Qual o impacto e relacionamento da Assessoria à imprensa com diretoria e público interno?
Eu por exemplo tenho construído um bom relacionamento com a mídia, fazendo com que a assessoria do vereador vire referência. Não são poucos os jornalistas, que me ligam para saber como está o clima na Câmara Municipal, quais projetos foram aprovados e o que há de novidade. Como a assessoria em questão trabalha, em parceria, auxiliando os jornalistas com personagens e informações adicionais. Pois, sendo jornalista, entendo e faço o possível para entender os mesmos.

11) Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante.
Vereador Fred Costa e equipe continuam sendo elogiados;
Exemplo de como o vereador Fred Costa tem se tornado referência para a imprensa: a jornalista Flaviane Paixão, do jornal O Tempo, solicitou ao vereador, um depoimento para a campanha “Exijo respeito”. A campanha é nacional e o jornal a aderiu e Fred foi o único parlamentar da CMBH que participou da campanha;
Estado de Minas, O Tempo, Rádio Inconfidência, Rede Record e Hoje em Dia constantemente, ligam para a assessoria de imprensa do vereador Fred Costa para saber mais informações sobre o que tem acontecido na Câmara Municipal, demonstrando estreitamento da relação do vereador com a imprensa.

Carol disse...

Carolina Moreira

Correção: Assessor de Imprensa

Anônimo disse...

Pesquisa de Assesoria a Imprensa

Segue abaixo os comentários a respeito do trabalho realizado em links de assesoria a imprensa em 03 sites distintos:

1): Empresa: BOMBRIL

Ao analizarmos o trabalho de imprensa no site www.bombril.com.br, encontramos um ícone em sua página principal que nos direciona ao campo: assesoria de imprensa.Ao entrarmos o mesmo, apenas localizamos um outro diretorio nos dizendo que as informacoes a respeito devem ser dirigidas a um jornalista representante em uma empresa de assesoria a imprensa.
Durante toda a busca pelo site, nao encontramos informacoes do genero, apenas algumas outras sobre o setor de comunicacao, como por exemplo a responsabilidade social e publicidade.
Sugiro que alem de um jornalista como difusor de informacoes, seja tambem proposto a divulgacao de algumas materias que estejam atualizadas periodicamente, afim de tornar conhecedor informacoes relevantes a respeito de empresa e tambem atrair outros leitores para materias deste genero.

2)Empresa: UNIBANCO

O site analizado: www.unibanco.com.br, dispoe em sua pagina inicial, um link para a imprensa que posteriormente nos direciona para outro link neste setor, mais amplo e com alguns releases a respeito da empresa.
Este espaco se encontra dividido em duas partes tematicas: a primeira com informacoes e esclarecimentos a respeito dos servicos mais procurados no banco, suas funcionalidades, informacoes financeiras, de mercado e fale conosco.
Logo ao lado, encontramos outra divisao de informacoes, como releases divulgados no site com uma periodicidade de em media 3 vezes ao mes.Estes possuem temas diversos a respeito de todos os trabalhos, atividades e projetos desenvolvidos pelo banco, nao deixando de pontuar suas prospeccoes e visoes de mercado.
O site se encontra rico em informacoes e tem sido uma boa ferramenta de divulgacao da empresa e contrucao de imagem institucional.


3)Instituicao: UNICAMP

Ao visitar o site a procura de um link sobre assesoria de imprensa, encontramos em sua pagina principal um link que nos direciona a um portal com o seguinte nome: Unicamp na midia.
Neste portal encontramos as noticias publicadas de forma impressa e on-line, a respeito da instituicao Unicamp, postadas de segunda e sexta-feira, com informacoes do genero economico, cultural, profissional, estudantil, dentre outros.
As materias divulgadas sao ricas em conteudo, mas para acessa-las nao existe nenhum tipo de titulo antecessor que nos informe o assunto, dificultando assim a busca por determinados tipos de informacoes.
Este veiculo de comunicacao pode ser trabalhado de forma que facilite a busca por parte da imprensa e alunos e tambem aprimorar a divulgacao destas informacoes.

Aluna: Isabella Machado Alves, Curso de Relacoes Publicas,quinto periodo, noite.
RA: 4043127

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bom texto Izabella Lacôrte. E parabéns pela coragem e iniciativa de sair à frente! O mercado precisa disso sempre!Esse texto é um perfil temático, ok? Viu o que falamos em seminário na prática? A CDL é fonte de credibilidade junto à mídia, graças ao trabalho sério que desenvolvem na assessoria à imprensa também.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Isabela Alves, que ótima entrevista. A Eliana foi muito feliz em colocar a relevância da Assessoria à imprensa, lembrando seu papel em relação a todas as demais áreas da comunicação empresarial. Informação é tudo para diferenciar este profissional. Viu o primeiro passo, visto em sala de aula? Ótimo complemento, ainda mais com a Link, empresa super referência em BH hoje. BAcana.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carla, parabéns por ter escolhido uma ong, assim divulgamos o trabalho da mesma no blog para mais pessoas. Também a Paula foi muito feliz ao revelar as dificuldades para agir sem uma área específica. Diga a ela que com certeza, um estagiário poderá ajudar e muito a organizar e potencializar os contatos e relacionamentos com a mídia, fortalecendo em muito esse trabalho, de 38 anos, realizado com carinho e esforço até aqui!
Mercado aberto, hein, gente?
Sugira à Paula ler as entrevistas com vários assessores aqui no blog, ok? Ela terá ainda mais visão de como um relações públicas pode ser útil neste trabalho.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika, vou considerar por ter sido a primeira a postar análise de sites, ok? E foi bom também que ninguém vai poder dizer que não tem a matéria resumida aqui, não é mesmo? Reforçou o estudo, com certeza, mas a análise era pra ser feita em relação a 3 ou 4 empresas diferentes, de diversos segmentos, para observar as técnicas que estão sendo utilizadas para falar com jornalistas pela internet, certo? Como explicado várias vezes em sala. Mas missão cumprida pela saída à frente. Quando faço um relato de análise, tenho que citar cada objeto analisado, principais pontos observados, para depois fechar uma visão geral, ok?
(Já falamos em sala, mas vale reforçar isso aos colegas!)

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika, cuidado pra não confundir conceitos. Critérios de noticiabilidade são os que os jornalistas usam para selecionar o que vai ser divulgado ou não naquele determinado veículo de comunicação de massa (tv, rádio, jornal, revista...).

Estratégia para montar um site é outra coisa, ok? Vão considerar outros critérios, necessidades, metas, objetivos da empresa específica! (vender, criar relacionamento, etc... lembra: problema/solução).

Cuidado com nomes próprios, sempre em letras maiúsculas nas iniciais: Veja, Estado de Minas, etc...

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Giocarla, ótima entrevista. Pena não nos ter dito qual a formação da Isabella, quanto tempo está na Casdec. Mesmo assim, você revelou um outro dado importante: muitas vezes, as instituições vão focar em veículos de massa que falem diretamente com seus públicos, veículos de comunicação interna, como nesse caso. Um ótimo exemplo. Mas sempre é bom lembrar que , ainda assim, estão abertos e de olho em outros veículos de massa de cobertura local ou regional, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

LUise, ótima entrevista com Marco Coteleti, da Usiminas. Seu texto também está muito bacana, bem construído, só no início que reformularia. Ele nos deu visão do quanto grandes empresas precisam terceirizar alguns serviços, confirmando o falado em sala de aula, não é mesmo?

Quanto às análises dos site:você brilhou! Seu texto é primoroso, sua análise foi muito bem escolhida e apresentada. Gerdau, Vale e Cemig são cases de sucesso em termo de mídia espontânea. Viram quanta coisa agilizando o relacionamento pela internet. E você logo percebeu que abrir espaço para cadastrar o jornalista é fundamental, não foi? Muito bom mesmo! òtima contribuição a sua turma. Tomara que todos leiam, pois será um ganho!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Graziella, bom texto de abertura, só não descuide da revisão: vírgulas, pontuação, nome completo do entrevistado, sempre, verbos digitados repetidos "foi, aconteceu", outros, ok?

Quanto à entrevista, que bom que encontrou alguém para falar. Agora, lembre-se: quem edita e publica o comentário é o responsável por revisar o português corrido da internet, certo? Se der uma lida achará alguns erros de concordãncia e pontuação que dificultam entendimento da entrevista, ok?

Atentem-se sempre a isso, como comentado em sala de aula.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ana CArolina, você brilhou na entrevista com a Sílvia Amâncio. E super dentro das perguntas que sugeri no blog! Percebeu a riqueza do que ela falou com relação ao último evento sobre financiamento: todas as estratégias só para divulgar novas informações. É, portanto, um ciclo, um esforço continuo. Outra coisa, mídia training, sempre que tem um assunto especial, coletiva....
VAleu demais, sua entrevista.
Parabéns!
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Caroline, que entrevista fantástica você produziu com a Luciana Capello. E com que carinho ela lhe atentendeu! Você está de parabéns!

AGradeça a ela, por mim. Pois sua entrevista, como tantas outras publicadas aqui, me surpreenderam pela qualidade, indo muito além das expectativas que tive no início da proposta do blog.

Só agora estou vendo o valor real desta iniciativa: vocês estão abrilhantando isso aqui!

Parabén, parabéns!
Leitura imperdível! Viu o caso da Chacina? Coletiva imensa é um grande desafio conduzir! Muito bacana.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carla, muito bacana sua análise dos sites. Copasa, PBH, Assembléia e Ford dão visões diferentes. Senti falta de uma conclusão sobre a análise geral. Em que lhe enriqueceu, ok? Mas seu texto está primoroso e bem descrito.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Letícia, também escolheu empresas excelentes: Bombril, empresa tão grande, com lacuna na estratégia para imprensa, está vendo?

Muito bacana poder ter essa percepção diferenciada para criarem ótimas estratégias no Plano de Negócios de vocês!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda MOraes, ótima análise de sites com ferramentas para assessoria à imprensa. Tomara que seus colegas leiam. A Tam realmente reformulou toda sua estrutura depois do acidente, agilizando e dando ainda mais acesso público a informações antes demoradas.

Caso muito oportuno, obrigada por abrangê-lo em seu estudo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gabriela Coelho, muito bom.
Pegar uma entrevista com assessoria de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil em Minas deu uma visão de como há desafios, para a assessoria à imprensa, neste caso, entrar em outros veículos concorrentes! Mas quando é uma boa causa, como Troféu Tele Santanta, sempre, como dissea Carolina Cotta, se rompe barreiras. E isso é muito bonito.

Viram o uso de press kit? É ocasional e estratégico!

Muito bacana.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Giocarla, valeu análise. Muito bacana colocar emails e contatos das assessoras à imprensa aqui, diferenciando sua apuração da de outros colegas que já cobriram algumas das empresas que escolheu, ok?

Na medida em que vamos conhecendo mais, vamos conseguindo perceber o que devemos criar para empresa do Plano de Negócios, para conseguir bons resultados na mídia, também na estratégia do site, certo?

Muito bom!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia Galgani, gostei demais da sua entrevista, pois traz um conceito novo: trabalho de Assessoria à imprensa - reativo e pró-ativo. Espero que seus colegas leiam, é o que falamos em sala de aula: reagir a crises, momentos difíceis, demandas da mídia. Mas também provocar, plantar informações relevantes para sociedade que fluam para bons resultados também para a empresa ou instituição. Muito bacana!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rafaella Rosa, isso aí. A AMIS também é outra instituição de credibilidade no mercado que é fonte natural da mídia pelo excelente trabalho feito pela Assessoria à imprensa. Destaco como relevante o que o Edwaldo falou sobre o relacionamento com os jornalistas: "O relaciomento deve ser sempre de cordialidade. Pois o jornalista precisa muito da assessoria, assim como a assessoria precisa do jornalista e,quem ganha com tudo isso é a opinião pública. Esse bom relacionamento gera credibilidade e o conteúdo informacional ganha em qualidade."

Parabéns! Adoro textos com conclusão no final, mostrando relevância do estudo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Renata Gomide. Parabéns. Entender a assessoria à imprensa em órgãos governamentais é muito interessante para o acadêmico. Viu o último caso da escola modelo. Pauta em vários jornais. Estão vendo que todos usam o nosso passo-a-paso falado em seminário?
Muito bacana observar isso, certo, turma?

Quanto à análise dos sites:
Cadastro do jornalista, sala de imprensa, envio de newsletter e banco de releases ou últimas notícias sempre atualizadas, têm sido marca registrada nas empresas que têm trabalhado com foco na mídia gratuita, não é mesmo?

Bacana também: no Santander, depois de muita informação, já dá para arriscar sugestões para aprimorar ainda mais, não é?

Isso aí!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Michelle, senti falta de saber a formação da Entrevistada, por falta do texto introdutório! Mas a entrevista está muito boa. Muito prática. A REgina desmistifica a questão do envio de releases. Concordo com ela, a escolha dos veículos deve ser bem feita e aberta. O "burburio", como disse em sala, pode provocar grandes resultados quando ocorre simultaneamente em vários locais!

Também interessante o caso que ela citou do sindicato dos médicos. Essas entrevistas são valiosas para compor uma excelente visão de mercado também em Belo Horizonte. Muitos colegas estão por aqui!
Bacana!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Michelle Simas, ok, para a análise dos sites. Mas poderia ter ficado um pouco mais detalhada. Não consegui compreender as ferramentas em si. Texto ficou confuso! Mas valeu. Na última você chegou a ter visão crítica já sobre a falta de estratégias.
VAmos sempre nos atentar que estamos em um ambiente público, temos que tratar material com descrições e textos sempre claros.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika Queiroz,
Cadê o título criativo e um texto introdutório? Sempre colocar um bom texto chamando atenção dos leitores para o que vai mostrar na entrevista, quem é a entrevistada, sua formação, trajetória, ok? Não esqueça disso!

Quanto ao conteúdo, há um erro pontual grave na entrevista: quando falamos de assessoria à imprensa não estamos nunca falando de propaganda, como citado duas ou três vezes nas respostas da entrevistada. Não sei se foi erro na abordagem. na transcrição da entrevista ou na hora de escolher a fonte. Se a pessoa não for assessora à imprensa, mas assessora de comunicação, ou publicitária da empresa, vai gerar este tipo de conflito engano mesmo.

De qualquer modo pra nossa atividade é um erro: fazemos divulgação para obter mídia gratuita, nunca via mídia paga, caso de anúncios e propagandadas, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Janaína Gomes.
SEm texto introdutório e sem título, a entrevista não vai atrair o público para sua leitura!
Vamos lembrar disso, sempre, ok?!

Marcelo Almeida é o nosso ex-assessor à imprensa? Olha como o texto introdutório é fundamental. Leia outros exemplos, publicados antes da sua entrevista, para visualizar como foram feitas algumas boas entrevistas neste blog, ok? FAzer assessoria a uma instituição não muito conhecida é um grande desafio. As pesquisas mostradas no final da entrevista são muito interessantes e ganham repercussão em vários cadernos de educação! Prato cheio para a imprensa.

Quanto à análise dos sites:

Você não indicou nenhum site das empresas comentadas. Também fez confusão em algumas delas, pois não era pra descrever o site, mas o que tem sido feito para falar com jornalistas. Não há um bom uso da terminologia "Critérios de Noticiabilidade" na sua análise. Não sei porque citou esse termo em vários momentos. Cuidado,quando citamos algo, temos que dar clareza de entedimento sobre o que estamos relatando, dando consistência às nossas análises, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Lou, muito bacana. Gostei muito da parte que ele diz o seguinte:"É necessário que o cliente assuma uma postura correta e que o discurso seja afinado, pois opiniões e falas impensadas ditas a imprensa podem causar efeitos catastróficos. "

É o que falamos em sala, durante o seminário, daí a importância do Midiatraining, que muitas empresas e instituições ainda não se atentaram para sua relevãncia.

Muito bacana, valeu empenho.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Luíla,
você fez uma ótima entrevista, mas não esqueça de colocar sempre o título e texto introdutório, para chamar a atenção do seu leitor e instigá-lo à leitura completa da entrevista, certo? MEsmas dicas do release, lembra? Priorizar um lead. Para mais informações, entre em www.goulartgrossi.com.br/ci.htm e leia mais sobre essas dicas de estruturação do texto. (passadas em sala, quando falamos do release).

Quanto ao conteúdo da entrevista: bacana saber que o projeto tem nucleo específico em Belo Horizonte, não sabia que funcionava assim. Outra instituição com resistência em relação ao mídiatraining, viram?

Sobre sua análise de sites: que bom que pegou empresas diversificadas, sem repetir as dos colegas. De segmentos diferentes também, o que permite observar que atualização em sites vai variar conforme proposta da empresa, quantidade de conteúdo que gera, como já dito por vários outros entrevistados, né?
Missão cumprida.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Isabel, ótima entrevista. A BHTrans tem necessidade diária de uma boa assessoria à imprensa. Viu o caso que ela cita sobre os perueiros? Todos devem ler essa entrevista, rica em detalhes. A parte que mais gostei foi quando fala dos cuidados a tomar:
"É importante treinar e manter um “olhar” acima de tudo e de todos (interna e externamente). Um certo distanciamento é necessário a bem de uma análise mais aproximada da realidade, com vistas ao interesse público. O que não podemos perder de vista é que estamos em assessoria, devemos ser corretos com a organização, porém, deve prevalecer a responsabilidade de prestação de contas à comunidade."

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bruno Esteves, você não cita nome do entrevistado, também não faz título e texto introdutório para clareza e instigar o leitor à leitura.

Quanto ao conteúdo, há erros de português, acentuação e pontuação na entrevista e o responsável é sempre o editor que publica o material em canais públicos, certo?

O Banco Mercantil conquistou capa do Caderno Prazer em Ajudar do Estado de Minas. Isso é um grande ganho e reconhecimento.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Caroline MIchelle,ótima sua análise das quatro empresas: Porto Seguro, BMW, Canal Fox e Embratel.

Isso aí, viu quantas ferramentas diferentes e níveis diferentes de enfoques para abordar o jornalista?

Ótimo estudo!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Edilane, ok. Começa a arriscar análise no caso da Unimed, não é mesmo? Em relação à CBN, trata--se de um portal de notícias. E há sim uma forma de cadastrar para receber newsletteres diários, 2 a 3 vezes por dia, com as informações quentes da programação. Fiquei surpresa com seu comentário. Vou checar!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ana Carolina Silva,
você foi muito genérica na sua análise dos sites, fala superficialmente de todas, não especifica nenhuma. Isso dificulta o entendimento e tira a credibilidade de uma análise, que precisa de dados consistentes, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina Baeta,
que bom que pegou 4 montadoras de veículos, ficando no mesmo segmento. Viu como estão atuando os concorrentes? Cada um dando mais ou menos estratégia ao relacionamento com jornalista e sociedade geral, não é?
Bacana.

Cuidado com português, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

André Queiroz, bacana ambos os trabalhos o da entrevista e o de análise dos sites.

Você foi além do pedido, analisou 5 empresas, diferentes, com bastante senso crítco e amarrando direitinho os textos. Bacana!

Não sabia que portal da Globo já havia sido premiado. VAleu a informação e todo seu estudo, viu?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rivânia, bacana e organizada sua análise!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Nayra, que bela entrevista. Pena que não fez o texto introdutório e título criativo, né?

O caso do Orçamento Participativo Digital foi uma pauta linda, de avanços na prefeitura e na forma de fazer política, que necessitava urgente da adesão da mídia!

Bem lembrado pelo Rogério.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Larissa Guedes, acho que você não compreendeu o que era pra fazer aqui. Não entendi sua análise. Está fora da proposta, confusa, senti enorme dificuldade em entender o que você apresentou.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Daisy Hansen, parabéns. A entrevista com Júlio apresenta dados relevantes. Acho interessante destacar os cuidados citados pelo entrevistado: "Pronto atendimento às solicitações;
Preocupação com as datas, pois notícias tem validade; Cuidado com as informações a serem divulgadas; Buscar concentrar o repasse das informações sempre em uma pessoa; Atentar aos horários de fechamento da redação e de pauta."

Copa Ametur passou mesmo a ser reconhecida em várias partes do país, pelos ciclistas, com grande trabalho da AI.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina BAeta, é difícil fazer entrevista em texto discursivo. Ficou sintetizado, bacana. Gostei e o Tiago permite visão da estratégia da Peugeot. Sempre colocar título estratégico, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Amanda, sem título e sem bom texto introdutório, lead, lembra dicas do release: primeiro parágrafo tem que trazer as respostas aos 6 qs: Que, Quem, quando, onde, como, Porquê?

Quanto ao conteúdo, viu como os assessores dãoimportância ao clipping e ao mailling? Adorei o caso que ela citou, sobre o segmento de frigoríficos. Vejam no trecho abaixo,retirado da entrevista, como os assessores de imprensa podem influir na construção de um mundo mais cidadão ou não:

"Um dos clientes da ABC Comunicação é a Associação de Frigoríficos do Estado de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. Recentemente foi feito um trabalho na imprensa, e ele ainda continua, sobre uma luta dos frigoríficos de mercado interno, na busca da desoneração do Pis e Confins da carne bovina. O trabalho de assessoria de imprensa surtiu efeito e foi veiculado nos principais jornais do país. A notícia na mídia acarretou em uma grande pressão sobre o Governo para resolver a situação, uma vez que foi noticiado que está havendo cartel entre os grandes frigoríficos exportadores que são privilegiados pelo não pagamento destes tributos. Neste caso considero que o trabalho da assessoria de imprensa resultou em uma polêmica pressionando Governo e parlamentares para resolverem a situação, que acaba influenciando no dia a dia da população consumidora da carne bovina."

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Nayra, sua análise trouxe empresas novas como Cenibra e Morena Rosa. Deu pra perceber algumas grandes diferenças na maneira de trabalhar ou focar a imprensa, conforme metas das empresas. Achei legal comentar isso.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Paola, sua entrevista traz muitos erros de português: segmento, escrito como seguimento, umas 3 vezes. Há de haver substituído por a com ou sem crase. Além de estar muito superficial, sem título e sem texto introdutório consistente sobre a entrevistada ou empresa onde trabalha.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bruno Esteves,sua análise do site está confusa. Acho que você não compreendeu o que foi pedido. A descrição está fora do pedido e genérica, sem detalhar o que foi que você encontrou no site ds empresas que está sendo usado como estratégia para falar com os jornalistas, com a imprensa.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Thiago Carvalhães,
Excelente entrevista com a Sílvia, na Newton. Texto bem produzido, discursivo, muito mais difícil que a estrutura PR.

Quanto à análise, se pegasse empresas diversas, de segmentos diversos, você teria descoberto mais ferramentas utilizadas pela internet por essas empresas, para falar com jornalistas e mídia em geral, como pedido no exercício, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda Alves, excelente entrevista com a Marise, que é ótima também, assesora da Newton Paiva. E ótima análise dos sites, com descrição, início, meio e fim, opinando sobre cada uma.
Parabéns.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kézia, sua análise está mal estruturada. Você coloca no final sites de 4 empresas, mas só cita dois, mesmo assim, um está indefinido, incompleto. É preciso dar clareza ao que se comenta, detalhando análise, para dar maior credibilidade aos seus textos, sempre, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ricardo, ok. Mas nunca vamos usar maiúsculas direto, serve pra outros que digitaram entrevistas inteiras em maiúsculas. Parece que está gritando, é deselegante, ok?

Vou considerar, porque ficou diferenciada das dos seus colegas, mas faltou texto introdutório e título criativo para a entrevista PR.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

ok, Nùbia. Boa entrevista,sintética. Agora, tome cuidado, pois quem publica uma entrevista é responsável por esse texto, então, cadê o título, o texto introdutório direitinho, com um parágrafo dizendo quem é o entrevistado, sua formação, etc?

Na primeira parte, você diz, Bia entrevistei fulano: e nos tópicos aparece ele dizendo, trabalho na empresa xxx, etc... verbo na primeira pessoa.

Vamos nos atentar a isso!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kézia, você começa falando da REgina, depois, numa certa altura, entra com o resto do texto todo na primeira pessoa, fala da entrevistada. OU você coloca a entrevista em PR ou você elabora um texto reportagem adequado, do início ao final falando da entrevistada e intercalando entre aspas, falas da mesma, que sejam relevantes. Erro de construção grave esse, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Renata FAbiane, a entrevista com a assessora da Carbel está ok, mas tem muitos erros de português. O mais grave é escrever assessoria com c. Preste atenção, pois isto invalida um texto, por melhor que seja seu conteúdo, certo? Revise sempre para evitar esse tipo de coisa.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

REnata FAbiane, de novo. Você fez um ótimo estudo na análise, mas está com frases escritas sem pontuação adequada, longas. Mas o pior é escrever assessoria com c, de novo! Vamos aprimorar isso!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

FErnanda Nayara, parabéns. Ótima análise, GAroto, Fiat, Coca e Avon.
A Coca é o caso das multinacionais, lembra-se? Têm estratégia centralizada no exterior, deixando a desejar na atuação local.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Breno, muito bacana o site da UNIFESP. Quanto recurso novo: agendar entrevista com fonte específica, muito legal.
Jóia demais.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gilmara, boa entrevista.Faltou título criativo e instigante para estimular leitura. E também tem errinhos que são da responsabilidade do editor revisar, ou seja, quem publica.
Atenção na hora da revisão.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Daisy Hansen, ok para sua análise. Infraero, BHTrans e Vivo. Trouxe empresas novas, mesmo sendo uma das últimas a postar.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Graziella, sua análise mostra estudo no setor farmacêutico. Muito bacana. Mas tem muitos erros de português, pontuação, frases longas e concordância verbo nominal. Vamos treinar fazer frases curtas. Respirar ao finalizar uma idéia. Colocar ponto final, dois pontos, sempre que for explicar, enfim. O texto fica mais claro e mais corretinho, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rosimara, ok. Sua entrevista com assessor da AMDA e sua análise estão ok. Mas tem que tomar cuidado com a redação correta, português, pequenos deslizes, ok? Revise seus textos e verá pelo menos uns 5 ou 6 mais ou menos graves.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia Galgani, bacana sua análise. Bem detalhada e e com início, meio e fim. Ou seja, bem estruturada, com clareza e credibilidade nas suas descrições.
Parabéns pelo estudo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Larissa Guedes, você não fez as perguntas que pedi na atividade, mas ficou bacana. Sem título criativo e sem texto introdutório atraente, que desperte o interesse de leitura por parte do público. Seguir sempre dicas de estruturação de texto dada para release, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ricardo, você se perde na análise do site e não fala sobre as ferramentas e estratégias que empresas usaram para falar com jornalistas via internet (menus especiais, links específicos? ).
Ficou a desejar.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika, que entrevista bacana com a Sabrina, da Com você. Adorei ela falando sobre o bom humor, verdade pura. Mais ou menos o que comentei em seminário em sala de aula, sobre as pilhas de releases que nos chegam todos os dias nas redações dos veículos.

Agora, nunca deixe a entrevista com letras maiúsculas assim. A repsonsabilidade pela publicação é do editor, quem divulga o material. É preciso cuidar da estética também!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rita, ok. Sua entrevista com assessor do TJ ficou muito bacana. Viu como é mportante a criação de mailling especializado, como ele destaca?

Nunca coloque comentário pessoal no meio de uma publicação de conteúdo profissional ou formal, certo? Pode ser confundida pelo seu entrevistado, caso venha a nos visitar no blog.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Izabella Lacôrte, parabéns pela sua análise, seu texto é muito claro e corretinho. Escolheu também empresas totalmente diferentes das que já foram apresentadas aqui. Legal demais.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

FErnanda Nayara, valeu pelas duas entrevistas: com Leandro Rocha, do Instituto Reciclar e com Diego Pereira Camilo, da Partnersnet Comunicação Empresarial. Parabéns pela sua dedicação!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Karla Gomes, parabéns. A Amirt tem se tornado fonte de credibilidade junto à mídia. Grande desafio sendo vencido com profissionalismo.

A Lei de Incentivo à cultura, citada pelo entrevistado, foi realmente muito divulgada.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Isabella Alves,
ok, sua análise está bem completinha e com texto correto.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina MOreira, ótima análise e entrevista que realizou.
Destaco pontos importantes da fala da Raquel Santiago:
"Cuidados que se tem que tomar?
Excesso de informação; avaliar o que é e que não é notícia. Ninguém agüenta receber informações diárias e irrelevantes, até porque o ritmo das redações é intenso. Não há uma periodicidade fechada. Costumamos informar os jornalistas semanalmente. Mas também sugiro pautas. 7)Fazem clipping? Realizam midiatraining?
Não só o clipping, mas também a auditoria de mídia (acompanhamento de outros vereadores) é feita diariamente. O treinamento foi feito no início do trabalho, após análise da equipe e de qual seriam as estratégias a serem utilizadas, bem como pontos positivos e negativos."

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Encerro aqui a avaliação desta atividade para alunos de relações públicas. O sistema estava instável na sexta, por isso notas não foram publicadas ainda. Vou aguardar parecer da monitoria.
Mas no geral foi ótimo estudo.