sexta-feira, 24 de agosto de 2007

TURMA DE TURISMO - ASSESSORIA À IMPRENSA

Olá, turma. Fiquei muito feliz com a mostra que fizemos.

Pudemos conhecer na prática o que as empresas turísticas estão fazendo.
Vou comentar a primeira atividade até domingo, ok?

Agora vamos avançar mais um pouco.

Como vimos até aqui, a Comunicação dentro das empresas turísticas tem acontecido de maneiras diferentes, em graus diferentes. Algumas adotam uma ação mais estratégica, já incluindo as assessorias à imprensa. Outras ainda fazem serviços esporádicos, contratação para circunstâncias específicas, sem um planejamento integrado, por isso ainda disperdiçam muitos esforços e recursos, deixando de obter resultados mais duradouros e abrangentes. Daí a importância de conhecermos as áreas da comunicação, para sabermos demandar ações e peças adequadas dentro de nossas empresas, como turismólogos que fazem a diferença. Só assim, o turismo em Minas Gerais, ganhará cada dia mais o "driver" necessário para ocupar o espaço que lhe é de direito no Brasil, quiçá no mundo, certo?

É por esta razão que venho pedir a todos os alunos mais uma pesquisa de campo, para iniciarmos os estudos em relação à Assessoria à imprensa. Você poderá escolher uma das opções abaixo e postar comentário aqui no blogguer para ampliar conhecimentos de toda sua turma.


Atividades propostas para estudo no blogguer

1) Com base na leitura do livro De cara com a mídia, de Francisco Viana, que será tema de nosso seminário nos dias 05/09/07 e 12/09/07, bem como conteúdo da nossa prova no dia 19/09, entreviste um assessor á imprensa de uma empresa turística e traga informações sobre: O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos? Como é mantido o relacionamento com os jornalistas? Quais veículos se prioriza? Porquê? Quais têm sido os resultados? Cuidados que se tem que tomar? O que a empresa ganha com as ações da área? Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Não esqueça de dar nome completo do assessori, nome da empresa e também contatos, para fazermos divulgação a todos, certo? Mínimo 20 linhas.

2) Entre em pelo menos quatro sites de diferentes tipos de veículos de comunicação de massa,(um impresso, um televisivo, um radiofônico, um digital) como Tv Globo, Tv Bandeirantes, Tv Record, Tv Futura, Tv Alterosa, Jornal Estado de Minas, Hoje em Dia, Tempo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Rádio Brás, Agência de Notícias REuters, Rádio CBN, REvista VEja, Revista Isto é, Revista Sagarana, Sites de turismo(ABBTur e outros), Ministério do Turismo, etc. Pesquise tipos de matérias na área de turismo, valores que estão sendo cobrados no comercial, formas, custos e tipos diferentes de se anunciar (anúncio, merchandising, apoio, parceria, banner, pop up, páginas inteiras, etc). Relate o que descobriu, o que percebeu, o que achou interessante, sites que disponibilizam preços, veículos que não entram nesta questão. Mínimo 20 linhas.

Estas atividades são opcionais:
Os alunos que realizarem uma ou outra destas propostas no blog estarão concorrendo a 2 pontos em cada uma delas, já referentes à avaliação que será realizada no dia 19/09. Só serão avaliados os alunos que fizerem sua correta identificação: nome completo,turma e turno.

Ao postar seu comentário, o aluno automaticamente se dispõe e autoriza a postagem de comentários e críticas da professora, via blog público, aberto a todos, para ampliar nossa aprendizagem. Valor de cada atividade se postadas até 06 de setembro (2 pontos).

Alunos que não postarem atividades neste ambiente, farão a prova normalmente, concorrendo ao valor integral, previstos no cronograma.


Critérios de avaliação:
português correto (acentuação, crase, concordância, uso de preposições, conjunções, frases com sentido lógico claro), boa estrutura do texto com início, meio e fim, credibilidade e originalidade do conteúdo, completude da resposta em relação ao que se pede, riqueza de dados expostos para aprendizagem de toda a turma.

17 comentários:

Anônimo disse...

Fernanda Teixeira Camelo - Turismo noite 7º período

Minha entrevista foi com o Assessor de Imprensa da Infraero - Aeroporto de Confins, Wagner Soares.
O que é o setor de assessoria à imprensa, como funciona, e quais seus objetivos?
Funcionamos apoiando, principalmente, ao superintendente do aeroporto em suas atribuições junto à imprensa. Aqui não atuamos somente como assessoria, mas também realizamos diferentes trabalhos na área de comunicação como: produção de eventos; produção de releases e matérias; produção de house organ; apoio à gerências do aeroporto; atendimentos vip´s; coordenação do centro de informações e coordenação do sistema de ouvidoria, além é claro do atendimento à imprensa, principalmente agora que o aeroporto está em evidência na mídia. Nosso objetivo é manter a imprensa e nossos diversos públicos bem informados a respeito dos aconetcimentos e dos assuntos inerentes à INFRAERO.
Como é mantido o relacionamento com os jornalistas?
Mantemos um bom relacionamento, nesta última segunda feira e na anterior tivemos aqui no aeroporto um grande afluxo de jornalistas de todos os órgãos de imprensa que estavam aqui para cobrir as visitas dos deputados federais e estaduais que realizaram visitas ao aeroporto.
Quais veículos se prioriza? Não temos uma ordem de prioridade, informamos e atendemos a todos.
Porquê? è política da empresa não privilegiar este ou aquele organismo de imprensa , tratamos todos por igual no momento de veiculação de nossas divulgações.
Quais têm sido os resultados? Bons, os jornalistas tem nos atendido e compreendido as mensagens que temos veiculado.
Cuidados que se tem que tomar? Os cuidados principais são como dito anteriormente não privilegiar ninguém, passar as informações corretamente e procurar atender a todos com cortesia e imparcialidade.
O que a empresa ganha com as ações da área? Ganha credibilidade e respeito com a mídia. E o principal, passa uma imagem confiável a seu público alvo.
Cite um caso ou evento de sucesso sobre a empresa, onde a assessoria à imprensa teve ou tem tido papel relevante. Nos recentes casos do apagão aéreo em todo o país, os aeroportos foram duramente atacados - apesar de não terem culpa diretamente nos atrasos dos vôos- mas nossa atuação aqui em Tancredo Neves foi de priorizar as informações para a imprensa, que assim informando ao público em geral minimizou os efeitos da crise.
Wagner Antonio Soares - INFRAERO - 3689-2790

Anônimo disse...

Fernanda Teixeira Camelo - Turismo Noite 7º período
Visitei os seguintes sites: Ministério do Turismo, Revista Época, Radio 98fm e Jornal a Folha de São Paulo.
Esta área de comunicação é como um leque, coisas que eu nunca poderia pensar em saber, aprendi com esta pesquisa. Descobri várias coisas a respeito de anúncios que podem ser feitos de diversas maneiras tanto nos sites, na rádio quanto na revista e Jornal impresso. Os materiais podem ser enviando como arte, fotolito, materiais digitais tipo cds, etc. Na Folha de São Paulo os anúncios podem ser feitos no formato tipo colunas (estreitas ou largas), formato tabloides, sendo que cada formato tem um tamanho diferente e um preço também, vinhetas, classificados, todos de tamanhos diferentes. Outro fator que influencia no preço são as seções que seu anúncio será anunciado. No site tem uma tabela com os preços que variam de R$40,00 a R$10.000,00 reais. Um anúncio no caderno de turismo, em dias úteis, custa em torno de R$600,00.
Já no site do Ministério de Turismo encontrei um cadastro de profissionais Guia de Turismo e Bachareis de Turismo chamado CADASTUR.Estes profissionais tem que apresentar vários documentos, 1 foto 3X4 e pagar uma taxa de R$10,00. O cadastro é executado pelo MTur, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nas 26 Unidades da Federação e Distrito Federal. O cadastro terá validade de 02 (dois) anos a contar da data de sua homologação no Órgão Delegado de Turismo. A validade do crachá de Guia de Turismo de nacionalidade estrangeira estará condicionada à validade do visto de trabalho no Brasil.

No site da radio 98 fm não encontrei nenhum link que falasse em divulgação ou anuncios, só tinha um banner com o escrito: Anuncie Aqui e um número de telefone.

Por último visitei o site da revista Época que divulga na área PUBLICIDADE umas tabelas de preços e informações técnicas que para anunciar custa de R$24.000 a R$108.800, muito caro para minha surpresa, talvez seja porque não entendo do assunto. A revista é semanal, o material para divulgação deve ser entregue no formato de arquivo digital (filmless).

A pesquisa foi interessante.

Anônimo disse...

Sara Eliza Libânio Costa – Turismo Noite – 7º período


A entrevista foi realizada com a acessora de imprensa da Total Linhas Aéreas.

Segundo a entrevistada Renata Vieira, responsável pela acessoria á imprensa da empresa pelo departamento de marketing, a acessoria acontece de duas formas: ou os jornalistas entram em contato solicitando informações operacionais, ou quando a empresa tem algo a divulgar, a Renata que é a ligação direta entre os jornalistas e a Total envia um mailing nacional ou regional de acordo com as necessidades e importância.

Os principais objetivos da acessoria são divulgar a marca, fortalecer no mercado, conseguir mídia expontânea, dentre outros.

O relacionamento com os jornalistas é mantido através de e-mail, telefone, eventos, e, segundo a acessora, a Total não prioriza veículos, os atende de acordo com a necessidade momentânea.

Os resultados do trabalho por meio da acessoria á imprensa tem sido os melhores, diz Renata Vieira e os cuidados a se tomar é não passar informação incorreta ou incompleta e o cuidado em estar sempre disponível já que a mídia não tem horário específico de atuação.

Com a acessoria á imprensa a empresa além de fortalecer no mercado e divlugar a marca, ganha credibilidade e prestígio. Segundo a acessora há uma fidelização dos jornalistas que é obtido pela forma de contato, já que o mesmo é direto com a própria Renata, não tendo intermédios, este tem sido o papel fundamental da acessoria á imprensa.

Renata Vieira – Total Linhas Aéreas – 31 3055 9760.

Anônimo disse...

Bruno Martins Ribeiro – turismo 7º Período/ Noite
Os veículos de comunicação de massa escolhidos por mim foram:
Tv Globo no site www.globo.com , impresso Folha de São Paulo no site www.folhaonline.com.br, Rádio CBN no site http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/home/index.asp e em digital Ministério do Turismo no portal www.turismo .gov.br
Na tv globo, encontrei uma matéria sobre economia e turismo publicada no dia 04/09/2007 que relata sobre investimentos que o Governo fará em turismo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega relata em um evento em Brasília que o setor de Turismo cresceu em 2006 cerca de 30% enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 3,7%. Ele relata medidas que o Ministério da Fazenda irá realizar para o setor. Acredito que investimento no setor será de suma importância para o desenvolvimento do país.
Na Folha de São Paulo no caderno de turismo, encontrei uma matéria que oferece pacotes de viagens para o sete de setembro para as pessoas que querem fugir do caos dos aeroportos. Ela oferece 15 dicas de pacotes com e sem transporte terrestre, entre eles seguem os seguintes destinos Águas de Lindóia-SP, Campinas-SP, Guarujá-SP, Mogi das Cruzes -SP, Itacaré-SP, São Paulo capital entre outros. Os pacotes aparecem com indicações no monitor sobre os lugares e com sites dos hotéis e empresas de turismo. Cujo valor fica entre R$ 600,00 a R$ 2.000,00. Pessoalmente assino a folha de São Paulo e acho o melhor caderno de turismo impresso que já encontrei sempre com matérias interessantes e com informações importantes.
Na rádio CBN, em turismo passeios achei uma reportagem que fala sobre passeios de bicicletas no Rio de Janeiro que por sua vez tem a maior malha de ciclovias do país, ela nos informa que boa parte desta malha passa por cartões postais belíssimos do Rio de Janeiro. Aparece também empresas especializadas em venda e aluguel de bicicletas para os passeios com o número de telefone e valores dos alugueis que são variedades. Fala sobre os lugares turísticos e a importância de se praticar esportes. É uma ótima junção entre turismo e esporte.
No portal do Ministério do Turismo em : Notícias em destaque. Mostra uma matéria sobre o sete de setembro de 2007 falando sobre as ações do Ministério do Turismo para essa semana em Brasília. Uma informação muito importante sobre cursos de qualificação profissional oferecida pelo ministério, junto com passeios turísticos pela cidade contemplando a arquitetura de Oscar Niemeyer. Uma bela programação em Brasília que faz parte do projeto caminhos do Futuro.
Com tudo, pude perceber a importância da informação bem divulgada e praticada.E notar que todas elas estão direcionadas diretamente para os cidadãos e acompanham os critérios de noticiabilidade, pois são atuais, abrangentes, tem utilidade pública, causam impacto, são inéditas, curiosas e provocam sentimento universal.

Anônimo disse...

Fernanda Santos Almeida - Turismo noite

Visitei os seguintes sites:
Ministério do Turismo, Radio 98fm, site oficial do Sbt:Sistema Brasileiro de Televisão, e Jornal A folha de São Paulo.
Achei muito interessante o site do ministerio do turismo, onde contém bastante informações necessárias, para as pessoas que tem curiosidade em saber algo mais como: o setor de turismo, informações sobre o ministério, roteiros e destinos de viagens que desejam escolher, o cadastur onde tem extrema importância para o turismo, pois é um sistema de cadastro executado pelo Ministerio do turismo, em parceria com órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e Distrito Federal,e hoje conta com 25 mil usuários.
Em relação á comunicação, este site está ótimo pois é bastante rico em diversas informações e curiosidades que todas as pessoas necessitam saber, além de oferecer pacotes com hospedagens para qualquer destino desejado seja ele praia, campo, serra, montanha, cidades históricas.
Outro site que visitei foi o da Rádio 98fm, neste site destaca-se mais promoções que a rádio oferece, 98 ao vivo, pop rock Brasil que é divulgado pela 98fm, achei o site bem simples, acho que eles poderiam melhorar mais na estrutura do site, colocando mais novidades, curiosidades que chamam a atenção do visitante.
No site do SBT encontrei bastante informações sobre programas jornalísticos, filmes, novelas, humoristicos entre outros. Encontrei também a programação de cada dia da semana, e também em uma parte, mostrando para quem quiser entrar em contato com a produção de qualquer programa dentro do SBT, para tirar dúvidas ou até mesmo fazer reclamações. Um site interativo , que prende a atenção dos visitantes.
Na Folha de São Paulo encontrei os anúncios que podem ser feitos no formato tipo colunas, formato tabloides, sendo que cada formato tem um tamanho diferente e um preço também, classificados, todos de tamanhos diferentes. Outro fator que influencia no preço são as seções que seu anúncio será anunciado. Neste site a parte da comunicação também é bem rica.Contém informações atualizadas que os leitores desejam saber, além de ter jornais atrasados com noticias passadas que muitos não leram e queriam ler.
Contudo foi de extrema importância para mim, entrar em vários sites de comunicações,pois aprendi mais um pouco a importância da propaganda na vida das pessoas, da divulgação seja ela qual for,e da comunicação bem feita.Estes fatores causam impacto maior na cabeça das pessoas, além de deixar estas mais bem informadas.

Anônimo disse...

Flávia Cruz de freitas - Turismo - Noite
2. Entre os sites visitados de empresas que realizam assessoria à imprensa pela internet estão: http://www.midiamix.com.br/assessoria/relacao.htm; http://www.firemidia.com.br/internet.asp; http://www.emarket.ppg.br/estrategias_press_releases.asp; e http://www.viveiros.com.br/assessoria.php.
As estratégias para envio de informação aos jornalistas têm sido captação de informações jornalísticas sobre a empresa, seus serviços, diretores, consultores e atuação no mercado; envio de material jornalístico para veículos segmentados e de massa; elaboração e permanente atualização de mailing list; preparação de press-kit para eventos ou lançamentos; produção de press release e outros textos para divulgação nos veículos de comunicação; fornecimento de clipping (recortes de jornais e revistas de todo o País) para informar sobre o que dizem a respeito da empresa e/ou sobre o setor de atuação; relatório mensal das atividades e dos resultados; montagem e manutenção de banco de informações sobre a empresa.
As empresas realizam o mailing através de releases, sendo que todas possuem cadastros da imprensa para a divulgação específica, por exemplo, imprensa esportiva, imprensa direcionada às mulheres, entre outros.
Outras estratégias utilizadas são as publicações em sites de busca, formulário de briefing, realização de parcerias em comunidades virtuais, boletins online. Algumas empresas realizam a divulgação através de mailing de quinzenalmente, outras mensalmente.
As informações disponibilizadas via newsletters são de qualidade e eficiente pois permite manter um contato permanente com os clientes, permite incluí-los em sua base de clientes potenciais com os quais poderá criar e manter um relacionamento lucrativo.

Anônimo disse...

João Davidson Cruz - Turismo - Noite

Dentre os sites visitados as estratégias e ações para o relacionamento com a imprensa são alinhadas aos objetivos do cliente, onde o correto posicionamento junto à imprensa garante uma imagem fortalecida e o ponto de vista da empresa. O objetivo é a divulgação das atividades da empresa/cliente junto aos diversos públicos, internos e/ou externos, através dos diferentes veículos de comunicação, regionais e nacionais. Para as empresas, as ações de marketing on-line são fortes aliadas para divulgação da empresa e da marca, para isso algumas estratégias vem sendo adotadas como e-mail marketing, banners, promoções on-line, webmarketing, hot-sites, cd-cards, pdf e otimização para buscadores. A periodicidade depende da necessidade da empresa contratante, e do objetivo da empresa, sendo que a realização da assessoria atinge a públicos específicos, não sendo aleatório, ou seja, uma empresa esportiva, a newsletter será enviada à listagem de imprensa esportiva somente.
Outras estratégias são os formulários de briefing, e boletins online. As informações disponibilizadas pela internet são eficientes uma vez que possibilitam à empresa o contato freqüente com o cliente, em qualquer lugar.

Anônimo disse...

Hugo Lagares Nunes - 7º período = Turismo Noite

Para elaboração da pesquisa, eu visitei apenas um site, porém engloba todos os pré-requisitos. Jornal impresso, Portal, Radiofônico e Televiso.

- Portal Uai (www.uai.com.br)

No Portal Uai, eu encontrei muitas informações, tirei muitas dúvidas e aprendi muito sobre o setor de comunicação. O portal é muito completo e engloba as empresas Estados de Minas, TV Alterosa, Jornal Aqui, Guarani FM, EM Digital e Uai Mídia.

O Uai (Associados de Minas) é um grupo muito forte de Minas Gerais, que está sempre presente, seja na televisão, jornal ou rádio. É um veículo de comunicação que consegur abranger muitas pessoas e presta um bom serviço à comunidade.

Por ser um veículo de comunicação em massa, têm a maioria de suas receitas proveniente de anúncios e propagandas. Por isso, em todos os seus sites associados ele disponibiliza um link para o setor comercial, onde é informado como anunciar, preços, dúvidas e telefones de contato.
Por exemplo, para anunciar na Rádio Guarani FM os preços variam de R$ 32,00 para uma Citação de 5segundos a R$ 1518,00 para uma comunicação especial da empresa. Os preços são bem divididos por horários e duração. O cliente também pode patrocinar um progama direto, atingindo assim seu público-alvo.

A progapanda no Portal Uai também é intensa por meio de banners, pop up, links especiais, vídeo banner, floater e botões pela página.
No jornal impresso Estado de Minas os clientes podem anunciar em seções específicas e também pelo Classificados, um importante meio de propaganda e captação de recursos para o jornal.
Na TV Alterosa os anúncios podem ser feitos nos intervalos dos progamas específicos, os preços variam de R$ 179,00 para um anúncio que será exibido sábado às 03:00hrs para R$ R$ 6991,00 para uma propanda durante os filmes que passam Domingo a partir das 21:00hrs.

Portanto eu conclui que os Associados de Minas abragem grande parte da população mineira com diferentes recursos e canais de comunicação e obtem da propaganda seus maiores recursos e por ser um grupo grande proporciona diferentes meios de comunicação, para atender tanto a pequenos anunciantes quanto a grandes empresas.

Para conclur a pesquisa eu encontrei no portal diveras reportagens e vídeos sobre Turismo e algumas reportagens no caderno dedicado ao assunto no jornal Estado de Minas.

É importante salientar que para acessar diversos recursos do site é necessário ser um associado UAI, outro meio do portal arrecadar fundos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

FErnanda TEixeira, bacana sua entrevista. Oportuna com a crise e momento atual dos aeroportos.
Parabéns. Sempre faça um texto introdutório antes, falando sobre quem é o entrevistado, introduzindo o assunto, enfim, para que leitor tenha vontade de ler, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Parabéns, de novo, Fernanda. Se todos se dispusessem a fazer estas pesquisas, enriqueceriamos nossos debates em sala de aula, com ganhos para todos. Acaba de ganhar 4 pontos extras na sua nota, pelos dois brilhantes trabalhos que me apresentou aqui!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Sara, foi ótimo ter feito a entrevista, mas você escreveu o tempo todo acessoria com c e é com dois ss nos dois pontos: assessoria!!

Que pena! Mas valeu a publicação, ganhou 1,5 extra pela pesquisa.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Parbéns, Bruno. Acaba de ganhar 2 pontos extras por executar esta atividade. A pesquisa é fundamental para enriquecer nossos debates em sala de aula. E você foi feliz ao analisar notícias e ver o quanto as empresas estão fazendo uso da mídia gratuita, com muita eficiência!
Parabéns!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda Santos, entrar em sites como estes permitem ao aluno estreitar relacionamentos, ampliar horizontes, se informar mais sobre seu próprio segmento, observar o que concorrentes estão fazendo, enfim. São tantos os ganhos. Então, continue aguçando a sua curiosidade e acreditando na sua capacidade de resposta! Fazendo bom uso da internet. Sempre!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Flávia, achei seu comentário confuso, mas vou considerar, pois ele remete à pesquisa feita em sites de comunicação. Então viu a quantidade de serviços, pelo que pude entender, que essas agências prestam a seus clientes.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

JOão, você não me deu quais foram os sites visitados. Também está confuso seu comentário, mas vou considerar em partes pelo esforço da pesquisa e entendimento do conteúdo de assessoria à imprensa, seja de onde for que tenha tirado.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Hugo, parabéns, acaba de somar mais 2 pontos extras a sua nota, pela pesquisa excepcional e forma como relatou aos colegas.

Muito importante a todos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Encerrada avaliação...