quarta-feira, 5 de setembro de 2007

MODELO DE PROJETO EDITORIAL

PROJETO EDITORIAL DO CADERNO
"SUPER FIM DE SEMANA"

Fonte: Trecho extraído do projeto experimental “Caderno de Turismo: Super Fim de Semana”, produzido pelas alunas Carolina Moreira, Síria Caixeta e Hellem Guimarães, sob a orientação da professora Ana Beatriz Goulart Pereira, para efeitos de conclusão do Curso de Jornalismo, no primeiro semestre de 2007, tendo obtido nota máxima pela Banca Avaliadora.

Depois de aprofundar seus estudos nos conceitos de Projeto Editorial e Gráfico, as alunas apresentaram um planejamento inicial da proposta do caderno Super Fim de Semana, com o objetivo de ajustar o foco e a forma ao conteúdo que se pretendia veicular com a peça jornalística em questão. Abaixo reproduzo, para servir de exemplo e modelo a todos vocês, já que o projeto teve excelente repercussão no meio acadêmico e profissional.

Nome: Super Fim de Semana. Todos os cadernos e páginas especiais do jornal Super Notícia são acompanhados da palavra “super”. Sendo assim, aproveitamos o significado da palavra que dá uma idéia de algo grande, bom, estendido e aliamos a palavra “fim de semana”, que nos dá idéia de descanso, lazer, passeio e diversão. O nome escolhido ainda acompanha a idéia de trazer informação para a programação do fim de semana, desvinculando o Turismo da necessidade de viagens longas, associando ao prazer do lazer próximo ao público de Belo Horizonte e das cidades do interior, com a cobertura do Super Notícia.

Público alvo: Classes B, C e D, que representam 95% dos leitores do jornal, segundo pesquisa do Instituto Marplan, realizada no período entre julho de 2005 a junho de 2006.

Tiragem: 200.000 exemplares, quantidade que acompanha a tiragem diária do jornal Super Notícia.

Periodicidade: Semanal. O caderno será veiculado toda sexta-feira devido à proximidade do fim de semana.

Número de páginas: 04 páginas. Decidimos trabalhar com 04 páginas, pois além de informações gerais, matérias, colunas fixas e fotos, ainda vamos disponibilizar espaços para anúncios pagos (comercial), para a sustentabilidade do caderno.

Tamanho: Tablóide 27 cm x 40 cm. O caderno vai seguir o formato atual do jornal Super Notícia.

Tipo de papel: Papel jornal, o mesmo utilizado para impressão do Super Notícia. Nosso caderno piloto também seguirá essa proposta, pois se trata de um produto que será oferecido a um cliente real.

Distribuição do conteúdo:

O caderno Super Fim de Semana terá 4 páginas, divididas em 7 colunas. Todas as páginas devem apresentar leveza. Para isso, utilizaremos fotos, boxes, subdivisões com intertítulos e outros possíveis recursos.

Capa
Cabeçalho: será feito a partir do logotipo do jornal Super Notícia, ficará no alto da página e virá com o fio data contendo local, dia da semana, data, ano do caderno e número da edição.

Matéria Principal: manchete com foto, que ocupará 2/3 da página, e chamada sobreposta para a página 3. Por ser uma página ímpar, terá o seu espaço destinado ao destaque do caderno, que de acordo com os resultados da pesquisa “O Super quer saber: como você se diverte nas horas de lazer?”, merece destaque as pautas sobre Turismo Ecológico ou Cultural, no interior do Estado e na Região Metropolitana de BH, com passeios cujo custo não ultrapasse R$ 500,00.

Chamadas: logo abaixo da foto, terá 4 chamadas para as matérias secundárias e os demais assuntos da edição. Duas dessas chamadas terão fotos e serão sobre as seções Circuitos Turísticos (pág. 3) e a matéria de Turismo Cultural (pág. 3). As outras duas chamadas serão para a coluna Lazer e Oportunidade (pág. 2) e para a seção Me Leva Brasil (pág. 4), que serão fixas em cada edição

Anúncios: o pé da página será destinado a anúncios, que poderão formar um rodapé na página com a altura máxima de 5 cm.

Página 2
A página 2 terá parte de seu espaço ocupado da seguinte forma:

Editorial: texto assinado, onde expressaremos nossa opinião sobre o projeto e o principal assunto em pauta. Terá foto 3/4 do editor do caderno e ocupará 4 colunas do lado esquerdo superior da página. O editorial terá título e olho para “quebrar” o texto.

Palavra do Leitor: espaço destinado às opiniões, críticas e sugestões dos leitores que serão enviadas por cartas, para o endereço do jornal, para o e-mail
superfimdesemana@yahoo.com.br, pelo telefone 3369.3939 ou fax 3369.3950. Ocupará 3 colunas do lado direito da página. Nesse espaço vamos manter a interatividade com o leitor, conhecer o perfil e atender às demandas desse público. Porém, a cada edição faremos uma enquete com alguns leitores, que constituirá todo o conteúdo da edição piloto. Nas demais edições, o espaço também será aberto para as cartas, e-mails, etc. As formas de contato sempre deverão ser disponibilizadas em destaque.

Lazer e Oportunidade: espaço destinado a artigos escritos por especialistas, com foto do autor, para tratar de assuntos relacionados à pauta de cada edição do caderno, sendo que o principal intuito desse artigo será prestar serviço aos leitores, dar dicas de como aproveitar, programar um passeio turístico e até ganhar dinheiro com o turismo. O objetivo dessa coluna é abrir espaço para futuros parceiros e anunciantes do caderno. A coluna será assinada, ocupará 4 colunas e virá abaixo do editorial.


Box Explicativo – Quando for necessário, esta coluna deverá vir com um box explicativo que resuma dados, contatos e informações de destaque da edição.

Expediente: virá na parte inferior direita da página, com o nome dos diretores do Super Notícia, editor-chefe do caderno, repórteres, diagramação e endereço de correspondência do jornal.

Página 3
Matéria Principal: é o texto de destaque da edição e será distribuído em 3/4 da página, na parte superior, com 2 fotos que ocupem 3 colunas. Além disso, a matéria terá 2 retrancas. Nesse espaço, o destaque sempre será para Turismo Ecológico ou Cultural, no interior do Estado ou na Região Metropolitana de BH, com o valor de passeios em até R$ 500,00. O objetivo dessa matéria será trazer opções de passeios turísticos, com descrição do local, atrativos turísticos, informações sobre hospedagem, alimentação, como chegar, etc.

Matéria Secundária: a parte inferior da página terá 1 matéria secundária (de 2 colunas), do lado direito. Se a matéria principal for sobre Turismo Ecológico, a matéria secundária será sobre Turismo Cultural e vice-versa. Essa é uma forma de mostrar ao leitor que ele tem outras opções para descansar, divertir e obter conhecimentos. Neste espaço, também podemos explorar o turismo local de Belo Horizonte como museus, parques e praças.

Circuitos Turísticos: Em Minas Gerais temos 54 circuitos turísticos. Os dez mais conhecidos são: Circuito das Águas, dos Lagos, do Diamante, do Ouro, das Malhas, das Grutas, Tropeiros de Minas, das Pedras Preciosas, Serras e Cachoeiras e Canastra. Essa seção será fixa, com foto, do lado inferior esquerdo, destinada a divulgação desses circuitos turísticos. Este espaço vai ocupar 3 colunas da página. O objetivo dessa seção é mostrar um pouco da história, curiosidades e cultura de cada circuito turístico do Estado, para despertar o desejo no leitor de conhecer esses lugares.

Anúncios: o canto inferior direito será destinado a anúncios (2 colunas) com a altura máxima de 10 cm.

Contracapa
Giro:
será a editoria da página 4. Terá 2 matérias de serviço, do lado esquerdo, ambas terão foto (ocupando 2 colunas). O espaço terá como pautas: festas religiosas, agropecuárias, exposições e outros eventos que possam atrair turistas nas regiões onde o jornal circula. O objetivo dessa seção é divulgar as festas, os eventos turísticos do Estado e as oportunidades de trabalho geradas nesses eventos, sendo mais uma opção de lazer e turismo para o leitor desfrutar nos momentos de folga (fim de semana, feriados).
Agenda da Semana – Virá abaixo da matéria principal de serviço e terá 3 chamadinhas para eventos, ao longo da semana, em cidades diferentes. O objetivo é cobrir todo o Estado.

Super Curioso: o lado inferior direito terá uma seção fixa de curiosidades sobre turismo como cidades históricas, festas agropecuárias, carnaval, o santo do dia, etc. Terá uma foto ilustrativa sobre o assunto abordado, ficará dentro de um box com retícula colorida e ocupará 3 colunas da página. O objetivo dessa seção é mostrar as curiosidades que existem dentro do turismo e divulgar um pouco de informação e cultura.

Me Leva Brasil: o lado direito da página terá uma seção fixa, de 3 colunas, com foto e trará matérias para divulgar opções turísticas de cidades no litoral ou em outros estados que mereçam destaque por suas particularidades e atrativos. Uma vez por mês, a edição trará uma cidade de Minas Gerais.

Anúncios: o pé da página será destinado a anúncios, que poderão formar um rodapé na página com a altura máxima de 5 cm.

8 comentários:

Carol disse...

Bia !
Nossa... que legal vc ter colocado nosso projeto como exemplo.Essa semana tivemos muitas notícias boas:ganhamos placa como melhor projeto experimental,a Hellem saiu no jornal e foi homenageada pelo Dr. Newton na colação,vamos dar uma palestra sobre o projeto para alunos do 7º período de Jornalismo e agora essa surpresa ao acessar o blog. Agora percebo o quanto foi importante todas as noites de segunda-feira concentradas nas orientações,os fins de semana sentada na frente do pc, e as muitas noites sem dormir pqla preocupação com as atividades do dia seguinte.É realmente gratificante todo esse reconhecimento. Me faz sentir que não busquei o meu "canudo" em vão. Como dizíamos no início do ano "Precisamos fazer um filho"..rs. Ele nasceu... PERFEITO !
Obrigada por toda paciência,insistência e dedicação !

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Você é muito carinhosa e competente, CArol.

Foram bons meses que passamos juntos. Alunos têm que acreditar em seus sonhos! E apoiar a realização deles é um dever nosso como educadores.

Parabéns!

Anônimo disse...

Fiz o projeto do meu jornal baseado no modelo de vocês.
Acho que me trará sorte o modelo é super-bem feito.
bjs

Anônimo disse...

Achei o projeto muito bom, sou leigo em projetos e preciso montar um projeto de um evento que criou um novo movimento cultural no estado e minha cidade é uma das cidades menores do estado e esse projeto poderia dar um novo rumo ao meu municipio, vocês poderiam me ajudar com tão grande competencia.

Paula Cantieri disse...

Obrigada por disponibilizar o modelo! Isso mostra que além de competentes, vcs também são mto caridosas! rss
bjs!

tulio disse...

Caramba! excelente, meninas! E melhor ainda o fato de disponibilizarem esse material precioso na net, certeza que vai orientar muita gente, pelo menos me ajudou muito! :D

Nem pior ou melhor apenas Diferente disse...

Olá, muito bom o trabalho, mas acredito que poderiam disponibilizar na integra e além disso colocar imagens, foi muito bem feito e merece mais destaque, porque não inscrevem no INTERCOM coisas assim. Sou da profissão também, sou publicitaria e estou formando em jornalismo, acho de grande valia essa troca de conhecimentos. Renata Pimentel.

Anônimo disse...

ola amigos,eu me chamo ricardo e sou morador do conj palmital santa luzia e tenho um sonho a realizar.ha 8anos atras eu tinha um time de futebol com crianças carente e fique trabalhando com estas crianças + ou - 1ano.o meu sonha e de acontece um unico jogo com estas crianças que hoje elas tem 15 a 17anos. obs: nao tem certeza disto pois ouvir pessoas comentar que a parmalat fez isto fez uma propaganda agora com as crianças crescidas.se fosse posivel eu gostaria que fosse pubricado em algum jornal em santa luzia mg ou entao em jornal em bh mg ....um abraço a todos