quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ATIVIDADES EXTRAS PARA TURMA RP (NOITE)

Olá, pessoal.
Como combinamos, estou postando as atividades extras, para alunos que queiram recuperar seus pontos, ou que não fizeram a prova avaliativa na segunda etapa. Abaixo proponho seis atividades diferentes, que vêm abaixo explicadas.

Os alunos poderão realizar todas as atividades para estudo, treinar redação dos gêneros jornalísticos, mas só serão avaliados em até 10 pontos extras. Quanto mais fizer, mais chances de aprimorar seus estudos e mais chances de recuperar nota. Pontos só valem para esta etapa. Atividades só serão consideradas se publicadas no blog até dia 15/11/2007, às 23h59.

Então, vejam quais são as propostas, regras, pontuação, formas de serem feitas e organize-se.
Não deixe pra última hora!!

ATIVIDADES EXTRAS

  • Reportagem sobre uso do Blog como ferramenta de comunicação em ambientes profissionais (grupo com máximo 4 pessoas) - mínimo 30 linhas - valor 5 pontos

Produza uma reportagem sobre a utilidade do blog na comunicação das empresas e instituições, mostrando exemplos, personagens, casos de sucesso, entrevistando pessoas que usam em situações diversas, mostrando suas opiniões. Regras: Deve ser feito respeitando o gênero jornalístico, conter Título, Bigode, fotos dos entrevistados (pelo menos duas) e fotos e links para blogs citados na reportagem (pelo menos dois). Não esquecer de colocar legenda nas fotos. Deve vir assinada.

  • Comentário sobre Visita Técnica à Fiat (individual) - mínimo 20 linhas - valor 2,5 pontos

Faça um comentário sobre o tema "A comunicação nas indústrias: como o rp deve se preparar para atender o cenário industrial?" Para embasar seu texto, revele o aprendizado observado durante a vistia técnica à Fiat Automóveis em Betim. Regras: Deve ser feito respeitando o gênero jornalístico, conter Título, Bigode e vir assinado.

  • Artigo sobre plágio(dupla) - mínimo 30 linhas - valor 5 pontos

Faça um artigo sobre "Plágio", onde você fale o que pensa sobre o plágio. Levante autores, estudiosos sobre o assunto, casos ocorridos que conheça, leis que falem sobre o plágio no Brasil para defender sua opinião e sugerir no final comportamentos e posturas na universidade e vida profissional que coibam essa prática. Regras: Deve ser feito respeitando o gênero jornalístico, conter Título, Bigode, vir assinado no final

  • Crítica sobre blog(individual) - mínimo 10 linhas - valor 2,5 pontos

Faça uma crítica sobre a utilidade e benefícios deste blog (projetosespeciais.blogspot.com) em relação à sua aprendizagem e sua valorização como profissional. Justifique sua opinião com exemplos vivenciados ao longo do semestre. Regras: Deve ser feito respeitando o gênero jornalístico, conter Título, Bigode. Vir assinado no final.

  • Comentário Dia do Recrutamento (individual)- mínimo 10 linhas - valor 2,5 pontos

Faça um comentários sobre o "Dia do Recrutamento", promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva, na última quarta-feira, onde você descreva um pouco quais as atividades das quais participou, dois ou três pontos que mais lhe chamaram a atenção e explicando porquê os achou relevantes para sua vivência acadêmica. Regras: Deve ser feito respeitando o gênero jornalístico, conter Título, Bigode. Vir assinado no final.

  • Criação do Blog individual - valor 5 pontos

Você também poderá criar seu blog e postar aqui o link para que todos possamos conhecê-lo e mantermos contato sempre que quisermos. Quem sabe, publica também por lá todo o conteúdo publicado aqui. Aproveite nossas aulas práticas para isso. Regras: Deve ter conteúdo pessoal e profissional. Ter sua identificação no local e postagem de fotos referentes a pelo menos um assunto, ok?

Qualquer esclarecimento, mande um email para bia@goulartgrossi.com.br, terei imenso prazer em apoiá-los. Faça de seus textos um portifólio no futuro, ok? Identifique sempre seu nome, turno, curso, certo?

Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira

professora Jornalismo Empresarial

111 comentários:

Anônimo disse...

Oi Bia como vai, realizei as minhas atividades extras da seguinte forma, criei um blog e nele postei o artigo sobre plágio e o comentário sobre a Visita Técnica à FIAT. Achei muito interessante a criação do Blog, e por isso aproveitei para fazer as minhas atividades. O endereço do blog é http://carlinhasidonio.blogspot.com
e espero que goste e me dê dicas para melhorá-lo.
Um grande abraço.
Carla

Anônimo disse...

http://leadership.wharton.upenn.edu/l_change/trips/Lutz_Bobb.jpg

Gabriela Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Coelho disse...

A utilização do Blog como ferramenta de comunicação profissional

Blog – uma ferramenta de comunicação eficaz!

Embora muitas empresas ainda não utilizem o Blog como instrumento de comunicação empresarial e institucional, pode-se dizer que essa seja uma das principais ferramentas que proporciona o acesso de todos, garantindo assim a fidelidade e eficiência da comunicação.
A empresa que usa o Blog não corre o risco de repassar uma mesma informação diferenciada, distorcida e incompleta para seu público.
Segundo a publicitária e especialista em E-Businnes, Patrícia Muller, “Há um enorme potencial a ser explorado. O blog interno, por exemplo, é uma ferramenta de relacionamento e comunicação interna, base e gerenciamento de conhecimento, troca de informações, acompanhamento de projetos e colaboração.”
O Blog leva à interatividade. Cada texto postado pelo responsável, vem acompanhado de uma janela para que os leitores possam fazer comentários e darem suas opiniões. Seguindo assim, Bob Lutz, vice-presidente da General Motors, criou seu próprio blog em janeiro de 2004, que hoje é considerado de grande sucesso, para que possa manter um maior contato com seus funcionários, consumidores e interessados.
As empresas como um todo, devem estar cientes de que se tiverem dispostas a ouvir seus funcionários e expandir sua comunicação, valorizando o potencial de cada um, terão muito a ganhar com a utilização do Blog. É necessário além de tudo, saber o que os outros tem a dizer.

Blog de Patrícia Muller - http://blogblogs.com.br/people/view/232

Blog de Bob Lutz - http://fastlane.gmblogs.com/

Por: Gabriela Coelho
Paola Lamounier
Stephanie Guimarães

5° Período - RP - Noite

Anônimo disse...

ARTIGO

PLÁGIO OU INTERTEXTUALIDADE

Uma boa desculpa para pegar o que não é seu

O dicionário Aurélio traz o seguinte significado da palavra Plágio: é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego (através do latim) 'plagios', que significa 'trapaceiro', 'obliquo'.
Na nossa maneira de ver se alguém acha interessante copiar ou imitar um trabalho é porque está lhe atribuindo importância o que prova que o trabalho ao menos atinge algum objetivo de qualidade. É pena, porém que alguns demonstrem falta de ética copiando literalmente o trabalho de outros sem citar a fonte o que significa uma incapacidade de produzir conhecimento próprio e não admitirem a cópia e sim falam que é uma intertextualidade.
Muitas pessoas ainda confundem plágio com intertextualidade, e por não saberem de fato que é classificam como plágio um texto que faz citação a outro texto, na realidade o plágio consiste em fazer posse de uma obra de outro autor.
O plágio é ilegal, e a Lei de Direitos Autorais 9.610/98 estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.
A internet também facilita o plágio, pois com ela fica mais fácil copiar material para elaboração de trabalhos, inclusive acadêmicos. Mas o plágio também acontece dentro da sala de aula, com a cópia de trabalhos na maior “cara-de-pau”.
Não vamos colocar a culpa só na internet, o plágio acontecia desde as cópias dos livros nas bibliotecas, o que também não deixa de ser um crime.
Mas como acabar com plágio, qual será a melhor saída? A ética seria a melhor saída, pois ela nos transmite conceitos do que é certo ou errado, e sabemos que é errado pegar o que não é nosso.
Não seja ingênuo o bastante de confundir plágio com intertextualidade, pois a reprodução de um texto sem nenhuma citação, sem citar a sua fonte é um plágio.
Por: Carla Moreira Sidonio


CRÍTICA

BLOG - UM NOVO PODER DE COMUNICAÇÃO

Blogando as idéias: é uma grande ferramenta de produção e comunicação

Quando se fala em blog, logo vem na cabeça que é uma página da web que é atualizada frequentemente onde seu “blogueiro” fala como foi seu dia, o que fez de interessante, coloca poesias, fotos, músicas, tudo mais o que ele acha interessante. Mas este recurso está sendo utilizado na sala de aula de forma bem criativa. O blog possibilita a interação professor e o aluno, e também a interação com os colegas de sala.
Quando o blogueiro publica sua produção, sua idéia, sua descoberta em um blog ele pode também permitir que estas sejam comentadas por quem o visite e sinta vontade de expor sua opinião diante do relato ou então, contribuir acrescentando algo ao exposto.
Existem aqueles que ainda não gostam da idéia de postar trabalhos ou comentários no blog, falam da falta de tempo em “blogar”, que os professores ficam inventando moda, mas não vêem o grande benefício que o blog traz como no desenvolvimento da criatividade através de textos opinativos e de trocas de conhecimentos com a possibilidade das exposições de opiniões.
O blog surgiu com um forte recurso dentro da sala de aula, trás inúmeras possibilidades de utilização, o que leva o professor a ter um seu blog e utiliza-lo como um instrumento a mais da comunicação.

Por: Carla Moreira Sidonio
5º Período - RP - Noite
http://carlinhasidonio.blogspot.com

Rita de Cássia disse...

Bia,
Boa tarde!

A minha primeira atividade extra, foi o blog rpnotícia disponível em
http://rpnoticia.blogspot.com/,
com assuntos relacionadas ao universo das Relações Públicas.
Gostei muito da atividade, embora não tenha a certeza de ter feito da forma correta. Foi bom para tomar conhecimento de muitas notícias, que no nosso dia-a-dia não lembramos de buscar. Aguardo sua correção.
bjos
Ritinha

JANAINA -COMUNICAÇÃO disse...

Criação do Blog:

A primeira atividade extra que eu escolhi foi à criação do blog, onde postei assuntos diversos que eu acho interessante e as outras atividades propostas no blog http://projetosespeciais.blogspot.com.
O endereço do MEU Blog é: http://janainarpcomunica.blogspot.com/.
As outras atividades que escolhi foi à crítica sobre o blog e o comentário sobre o dia do recrutamento no Centro Universitário Newton Paiva.


COMENTÁRIO:

DIA DO RECRUTAMENTO

IMPORTANTE PARA A VIVÊNCIA ACADÊMICA


O Centro Universitário Newton Paiva promoveu o Dia do Recrutamento, na Avenida Carlos Luz, 800, Caiçara.
A iniciativa teve o objetivo de criar um canal permanente de comunicação entre estudantes e o mercado de trabalho. Durante os dois dias de recrutamento, as empresas montaram estandes dentro do campus e os universitários tiveram oportunidades de ter contato direto com as organizações.
Estiveram no local representantes de departamentos de recursos humanos, da área de treinamento e de setores estratégicos das companhias, para realizar entrevistas e apresentar programas de estágio e de trainees.
Empresas como CTBC, BNE, TOTAL LINHAS AÉREAS, ARAUJO, CNH, AMBEV dentre outras, apresentaram suas empresas, distribuíram brindes, panfletos e repassaram informações sobre a mesma.
Deram oportunidade para os estudantes escreverem seus currículos no próprio estande ou cadastrar via internet.
Esse evento é de suma importância para os universitários ampliarem sua vivência acadêmica e terem mais convivência com o mercado de hoje. Abre as portas para sua carreira e possibilita enxergarmos como o mercado é exigente e competitivo. Permanece nele quem é criativo quem tem qualidade no atendimento e no produto e serviço que é oferecido e quem tem visão ao longo prazo.


PUBLICADO POR: JANAINA CRISTINA GOMES-5º PERÍODO DE RELAÇÕES PÚBLICAS-MANHÃ.


CRÍTICA:

BLOG - UMA NOVA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

UM PODER DE COMUNICAÇÃO

O Blog é uma ferramenta de comunicação extremamente poderosa para viabilizar interação e de fácil acesso. As várias formas de se produzir um blog, com vantagens de ser gratuito. É uma ferramenta de Internet que ajuda você a publicar e atualizar seu blog a todo instante, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação. Pode ser considerado também um diário on-line no qual você publica histórias, idéias ou imagens.
Criar e atualizar seu blog é fácil e rápido: você só precisa de uma idéia na cabeça e um mouse na mão.
Vários Blog são pessoais, e permite que você atualize seu blog de um jeito fácil e simples, sem se preocupar com instalação de programas, códigos ou scripts.
Foi criado para responder a uma necessidade que sentimos de nos mantermos em contacto uns com os outros. Alguns blogueiros, mesmo tendo outras atividades profissionais, acadêmicas ou ambas, decidem em compartilhar seu tempo, pensando no que escrever, buscando notícias, escrevendo, tudo para manter seus Blogs sempre atualizados, quando poderiam estar fazendo outras coisas, tão ou mais interessantes.
Alguns Blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo.
Com o surgimento do Blog em sala de aula trouxe um grande benefício para os alunos se desenvolverem com bastante criatividade, trocarem informações, opinar e criticar o que foi postado.
Uma nova ferramenta importante que a cada dia que passa vem crescendo no mundo da comunicação.

PUBLICADO POR: JANAINA CRISTINA GOMES-5º PERÍODO DE RELAÇÕES PÚBLICAS-MANHÃ.

Anônimo disse...

Bom dia Bia!

A minha primeira atividade escolhida foi a construção de um blog. Relacionado a assuntos de meu interesse pessoal e profissional. Gostei muito desse trabalho e com certeza continuarei utilizando o blog em minhas atividades profissionais. Meu blog esta disponível no endereço: www.raquelbragadestinos.blogspot.com
Espero que goste!
Minha segunda atividade extra escolhida foi a construção de um artigo sobre plágio que segue abaixo.
Obrigada pela oportunidade Bia,

Grande abraço Raquel Braga, 5 período RP/ Manhä

Artigo:

Plágio

Plágio significa copiar, imitar (obra de outra pessoa), assinar ou apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa. Seja essa obra de qualquer natureza (música, artigo, texto, fotografia, audiovisual, etc)
O plágio é considerado imoral em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em várias nações.
Para não haver acusação de plágio, quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, é necessário colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT. Especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica.
A Lei de Direitos Autorais 9.610/98 estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais. Mas existindo citação, a menção da fonte não seria razoável a punição legal.
Michel E. Adelstein e Jean G. Pival (1976, p. 249-50) para evitar o plágio, todo trabalho acadêmico, escrito de alguma maneira submetido pelo estudante ao seu instrutor ou supervisor acadêmico. Que esse trabalho seja resultado de seu próprio pensamento, pesquisa, expressão e interior. Se o estudante se sentir inseguro sobre a questão do plágio envolvendo seu trabalho, ele é obrigado a consultar seu instrutor sobre a questão antes de submeter a sua pesquisa.
Fazer trabalhos éticos e sem cópias é a melhor maneira de desmpenhar seu desenvolvimento intelectual e único.
Por: Raquel Felício Braga

Anônimo disse...

Olá Bia! Tudo bom?
As atividades extras escolhidas por mim foram: criação do Blog individual, disponível em : http://silvestrelu.blogspot.com e comentário sobre a visita à Fiat (postado no meu Blog). Espero que goste e que possamos manter contato sempre!
Abraços,
Luciana Silvestre - RP Noite

Anônimo disse...

Náyra Lima do Prado
Relações Públicas
5º período/Noite



Plágio no Brasil

Prática Ilegal


O plágio é uma prática bem conhecida e usada no Brasil. De acordo com o Aurélio, plágio é “assinar ou apresentar como seu ( obra artística ou científica de outrem)”.
È fácil perceber o quanto se utiliza esta prática nas escolas, universidades, internet e até mesmo na vida profissional.
Há, porém a lei nº9.610 de 19/02/1998 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. Mas essa lei é quase sempre burlada pelas pessoas que desacreditam da punição e não têm informações precisas sobre o ato.
O autor da Revista de Direito da Unijui / RS, Marcelo Amaral Silva acredita que o plágio inibe o crescimento, pois é mero objeto de assimilação de conhecimento e não atua como sujeito produtor de conhecimento no processo educativo.
Para nós estudantes, o plágio surge na condição de otimizar o tempo das pesquisas feitas para completar e realizar um trabalho escolar, mas muitas vezes não visualizamos a perda de conteúdo que isso pode trazer ao verdadeiro escritor e também a nós mesmos, pois deixamos de pensar, produzir e criar. Nos habituando com a utilização da cópia.
Um exemplo que podemos citar é o de alunos das escolas de ensino médio que muitas vezes utilizam o chamado plágio mosaico que consiste em mudar apenas algumas palavras, substituindo-as por sinônimos de forma que se perceba nitidamente a cópia.
Há também o plágio direto, que é a simples cópia do conteúdo. Nesse caso, o aluno tem apenas o trabalho de copiar no Word e configurar a página de forma que se diferencie daquela que foi retirada.
Por isso o plágio é uma conduta que prejudica o conhecimento dos indivíduos e os habitua a simplesmente copiar. Isso contribui para o empobrecimento cultural da população, pois quem copia não coleta dados e informações sobre um assunto ou idéia, deixando assim de conhecer e ter propriedade para argumentar ou defender o mesmo.





A utilização do Blog na Comunicação

Blog- Uma nova maneira de se comunicar

Uma nova maneira de se comunicar surge no mercado e tem sido utilizado até mesmo para fins educacionais e profissionais.
O blog é uma página na internet que possibilita a interatividade entre os diversos utilitários, tendo um gestor como responsável pela atualização e eventuais mudanças de conteúdo. Neste espaço é possível se comunicar de maneira rápida e barata. Por significar um jeito descomplicado e prático, o blog criado pela professora Beatriz Goulart possibilitou maior expansão do conteúdo ministrado em sala de aula. Diante da correria do dia-a-dia, a utilização deste espaço nos permitiu interagir de maneira mais informal e até mesmo crítica, pois no blog é possível enxergar a visão que nossos colegas e até mesmo professor têm dos mais diversos assuntos e temas e com isso o aprendizado é muito maior, acabamos por adquirir conhecimentos através desta interação que muitas vezes é limitado nos horários de aula.
A utilização desta nova ferramenta de comunicação se dá até mesmo no cenário comercial, algumas empresas já adotam o blog como estratégia de comunicação com seus diversos públicos, já que no blog a comunicação flui como via de mão dupla, o feedback acontece mesmo. Isso é muito importante, pois ao expormos uma idéia ou crítica, sempre estamos a espera do retorno.

Anônimo disse...

GIOCARLA GONÇALVES
5º PERÍODO DE RP - NOITE

ARTIGO

PLÁGIO E ÉTICA
Um artigo sobre a violação dos direitos autorais

A Lei 9.610/98 de Direitos Autorais diz que reproduzir integralmente um texto, mesmo destacando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode ser caracterizado como crime de violação de direitos autorais.
O que se vê muito são estudantes que fazem uso do plágio sem ter consciência do que está fazendo. As crianças quando estão iniciando a sua vida acadêmica são levadas mesmo que inconscientemente a fazer uso do plágio, copiando dos livros informações de outras pessoas sem se preocuparem em destacar a fonte de onde estão sendo retirados aquelas informações e dar credito devido ao autor.
Com a chegada da internet, a facilidade de se copiar informações de outros autores ficou ainda mais simples, uma vez que é possível ter acesso a teses, trabalhos, monografias acadêmicas, entre outros tantos tipos de textos. Os sites aproveitam esse crescimento acelerado da internet e da indolência de alguns estudantes para venderem trabalhos sob encomenda ou colocando a disposição gratuitamente, bastando escolher a página e o assunto, gerando assim grandes variedades de textos e informações que estão espalhadas pela rede e que são copiados a todo o momento por estudantes, acadêmicos e profissionais.
A falta de respeito pelo direito de autoria, está levando grande parte dos estudantes e profissionais a agir normalmente quando se faz a copia de textos, trabalhos acadêmicos entre outros materiais, ferindo assim as barreiras da ética.
Por: Giocarla Gonçalves e Rivânia de Paula



CRÍTICA

BLOG: A FERRAMENTA DO FUTURO
Como o blog pode ajudar no aprendizado dos universitários

O blog é uma ferramenta muito pouco utilizada ainda no âmbito universitário, alguns professores já começaram a inserir está ferramenta como parte do conteúdo de suas disciplinas, mas a aceitação dos alunos em relação a está ferramenta ainda é muito pouca.
Com a inserção do blog nas aulas, os professores podem observar e avaliar como os alunos expressam as suas idéias criativas. O blog possibilita a interação entre os professores e os alunos, e com isso gera uma troca de informações e de aprendizado muito mais amplo.
O blog veio para ficar e já estamos tomando consciência de que está ferramenta é mais um recurso para a comunicação empresarial. Num futuro bem próximo o blog será uma ferramenta muito utilizada nas empresas, isso porque os profissionais que irão trabalhar na área de comunicação das empresas já irão sair das universidades sabendo como aplicar está ferramenta.
Por: Giocarla Gonçalves

COMENTÁRIO

DIA DO RECRUTAMENTO
Mais uma oportunidade de se inteirar sobre o mercado de trabalho

Com o intuito de promover a interação entre alunos e empresas, a Newton Paiva promoveu o Dia do Recrutamento. O evento aconteceu na unidade que está localizada na Avenida Carlos Luz, 800 e teve duração de dois dias.
Os estudantes tiveram a oportunidade de ter um contato direto com diversas empresas que já estão com seus nomes consolidados no mercado.
As empresas além de mostrarem os seus serviços/produtos, tinham um espaço reservado para os alunos se cadastrarem para estágios nos seus próprios estandes.
Este evento possibilitou aos alunos terem uma visão mais ampla do que é o mercado de trabalho nos dias atuais, e ao mesmo tempo mostrou aos alunos que quem não se qualificar bem, provavelmente não conseguirá se inserir no mercado de trabalho.
Por: Giocarla Gonçalves

Ricardo Azevedo disse...

Ricardo Azevedo - 5º RP Manha
olá bia, eu fiz um blog e lá postei as atividades, o link é este:
http://comunicandocomrp.blogspot.com/
obrigado.
boa noite.

Unknown disse...

Artigo sobre plágio.]
Aluna Carolina Alves 5° Período de RP Noite.
Plágio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego (através do latim) 'plágios', que significa 'trapaceiro', 'obliquo'.” Ref: Blib.Aurélio
Mas não é somente esse conceito que a palavra carrega. De alguma maneira, uma definição mais atual poderia ser "fracassado", já que uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra.
O plágio é um crime e o plagiador encontra punições com base no código penal com penas que podem chegar a 4 anos de reclusão por violação do direito autoral.
Segundo a Constituição Federal Brasileira Art. 5º, incisos:
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:
a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;
b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas;
XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;
Entre acadêmicos a incidência de plágio em trabalhos de graduação e pós graduação é muito grande, sendo este um assunto a ser tratado seriamente por educadores para a discussão mais séria deste problema, porque com a cópia de trabalhos acadêmicos, se perde e compromete a essência do ensino em desenvolver o raciocínio e aprimorar o aprendizado.
Embora a internet seja um meio eficaz de comunicação e uma ferramenta inevitável na sociedade atual este é um grande difusor de cópias, os meios eletrônicos os avanços tecnológicos facilita o ato de copiar sem qualquer controle, essa é uma polêmica cada vez mais discutida e a forma errada de se utilizar esses avanços para a prática de crimes como o plágio tem cada vês mais se difundido .
Além de ser crime o plágio esta se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência. Infelizmente, quem copia conta com a dificuldade de se identificar, muitas vezes, a origem legitima daquela obra. Portanto, podemos ter fracassados que são um sucesso e pessoas sem ética tidas como parâmetros de conduta. Daí a importância de se rastrear e identificar os plagiadores.

Cristiane Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiane Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Bia, a atividade que escolhi foi a criação de um blogger com o assunto referente ao estudo de caso dado em sala de aula pela prof. Eliana Bragança, com o qual discutimos a estratégia de marketing da empresa Mcdonald's.
o endereço do blogger é:
http://casomcdonalds.blogspot.com/

Cristiane Pimenta disse...

Blog! ferramenta de comunicação

A Mais nova e eficaz ferramenta de comunicação!

Blog é uma abreviação das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens).
Ou seja, espaços na Internet onde os usuários podem fazer seus diários on-line.
Ele possibilita que um usuário sem conhecimentos aprofundados em linguagens de programação, e vontade de escrita consiga criar um blog e o utilizem muito facilmente. Isto acaba sendo bem mais simples e rápido do que criar e manter uma página em outro formato. É crescente o número de autores, que podem postar rapidamente, acelerando o fluxo de informações, por isso acredito que com o avanço da tecnologia o blog é um ótimo instrumento pedagógico, pois através dele aprendemos com mais dinamismo, mais facilidade e de uma forma “prazerosa”.
Ocorre também à descentralização da produção de informação, isso acontece porque o usuário deixa de apenas ter informações que venham prontas e passar a ter outras informações complementares.
Acho muito legal o blog comunicação, de uma forma em geral, mas acho essencial para nós alunos de comunicação, onde o nosso forte é a comunicação.Pois através dele podemos ter uma maior interatividade entre aluno e professor, com os nosso colegas,onde na maioria das vezes não se conseguem em sala de aula, e principalmente com o mundo,potencializar a troca de informações, o diálogo, o confronto de idéias, a reconstrução.E sucessivamente estar mais engajado no mundo virtual e assim mais atualizado.
blog é uma excelente ferramenta de comunicação, pois através dele podemos não somente postar nossas matérias, duvidas,sugestões, como ao mesmo tempo o aluno ou o profissional de uma empresa, vive, percebe, constrói e reconstrói a sua própria aprendizagem. Sendo assim, o blog representa uma oportunidade para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem pelo próprio estudante ou profissional.
Sem contar a comodidade que conseguimos através do blog.O aluno passa a poder trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar, O professor já não leva os “Trabalhos De Casa” ou os testes de avaliação para corrigir, o trabalho desenvolvido pelos alunos passa a ser divulgado e comentado on-line.
Depois de tudo o que foi dito queria apenas concluir reforçando a idéia dos blogs como uma ferramenta dinâmica e flexível para professores, estudantes e profissionais onde possui grande potencial educativo, social e profissional.

Patricia Galgani disse...

Olá Bia, tudo bem?
Fizemos as atividades extras e postei no blog. Achei muito interessante esse tipo de atividade, pois é uma maneira de unir a prática com a teoria vista em sala de aula.
O endereço do blog é: http://patriciagalgani.blogspot.com espero que esteja certo.
Um grande abraço,
Patrícia Galgani
Carolina Ferreira
Centro Universitário Newton Paiva -Relações Públicas - 5º Período Noite

Anônimo disse...

Luise Neves
5º período RP / Manhã

Boa tarde Bia!
Como atividade extra optei pela criação do blog, que tem como assunto os serviços oferecidos pela empresa em que eu trabalho. Achei que seria um assunto interessante, por estar dentro da área de comunicação.
O link do blog é: http://a10eventos.blogspot.com/

Anônimo disse...

ei prof! meu blog tá pronto e o artigo sobre plágio está postado nele: http://luilafaria.blogspot.com/
Luíla Cristina Solli de Faria
RP - manhã - 5º período

Anônimo disse...

Oi Bia! meu blog é esse http://luilafaria.blogspot.com/ e o artigo sobre plágio está postado nele. O artigo foi feito em dupla por mim, Luíla Cristina Solli de Faria, e Kenelly Alvarenga Sá, RP - manhã - 5º período.

Anônimo disse...

Plágio no Brasil
Prática Ilegal


O plágio é uma prática bem conhecida e usada no Brasil. De acordo com o Aurélio, plágio é “assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)”.
È fácil perceber o quanto se utiliza esta prática nas escolas, universidades, internet e até mesmo na vida profissional.
Há, porém a lei nº9.610 de 19/02/1998 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. Mas essa lei é quase sempre burlada pelas pessoas que desacreditam da punição e não têm informações precisas sobre o ato.
O autor da Revista de Direito da Unijui / RS, Marcelo Amaral Silva acredita que o plágio inibe o crescimento, pois é mero objeto de assimilação de conhecimento e não atua como sujeito produtor de conhecimento no processo educativo.
Para nós estudantes, o plágio surge na condição de otimizar o tempo das pesquisas feitas para completar e realizar um trabalho escolar, mas muitas vezes não visualizamos a perda de conteúdo que isso pode trazer ao verdadeiro escritor e também a nós mesmos, pois deixamos de pensar, produzir e criar. Nos habituando com a utilização da cópia.
Um exemplo que podemos citar é o de alunos das escolas de ensino médio que muitas vezes utilizam o chamado plágio mosaico que consiste em mudar apenas algumas palavras, substituindo-as por sinônimos de forma que se perceba nitidamente a cópia.
Há também o plágio direto, que é a simples cópia do conteúdo. Nesse caso, o aluno tem apenas o trabalho de copiar no Word e configurar a página de forma que se diferencie daquela que foi retirada.
Por isso o plágio é uma conduta que prejudica o conhecimento dos indivíduos e os habitua a simplesmente copiar. Isso contribui para o empobrecimento cultural da população, pois quem copia não coleta dados e informações sobre um assunto ou idéia, deixando assim de conhecer e ter propriedade para argumentar ou defender o mesmo.
Por: Gilmara Fabiane Ribeiro e Náyra Lima do Prado

Comentário
Comunicação organizacional


Foi realizada no dia 3 de Outubro, uma visita técnica a montadora da Fiat automóvel S.A em Betim, com a professora Ana Beatriz, em quase todas as áreas da fábrica.
A visita foi guiada por Nathália e Mariana integrantes do projeto “Fiat de ponta a ponta”, no qual universitários a partir do 4° período em diante e filho de funcionário podem participar do processo seletivo para concorrer à vaga.
Fizemos um longo passeio de ônibus, na área operacional da empresa acompanhada de explicações referentes à história da organização e funções desempenhadas por cada setor.
Tivemos dois momentos em que foi possível descer do ônibus e analisar de perto como é o funcionamento da organização, tanto operacional quanto referente à comunicação utilizada. O primeiro é quando os carros são separados de acordo com o modelo e são preparados para pintura, fomos andando em fila indiana em um corredor próprio onde foi possível visualizar tudo, e o outro na pista de teste, foi mais descontraído, mas, já no final da visita.
No decorrer da visita, foi possível presenciar vários murais, com mensagens, eventos e notícias sobre a organização, forma que a empresa encontrou de estar mantendo os funcionários sempre por dentro de todas as informações pertinentes ao lazer e a programação do mês.
A organização possui 23 mil funcionários e vários setores diferentes, em que presenciamos os murais e um espaço para comunicação, acho que possuem um método eficaz e condizente com a realidade de sua estrutura.
È função do Relações Públicas, manter um bom relacionamento com na empresa para que tenha uma boa gestão, promovendo harmonia no setor de trabalho, além de eficácia na comunicação em expor para todos a política da empresa evitando ruídos e problemas possíveis no futuro.

Por: Gilmara Fabiane Ribeiro











Crítica

Comunicação Eficaz

O blog ferramenta utilizada na disciplina de jornalismo empresarial, foi muito eficiente para tirar dúvidas, manter sincronia entre os alunos e uma estratégia utilizada para extrair idéias, instigar a criatividade e promover interação com o professor.
No início a reação não foi muito satisfatória, muitos não tinham conhecimento da ferramenta e inúmeras dúvidas surgirão. Mas, após algum tempo com explicações e tentativas a turma inicia um trabalho legal, no qual além de aperfeiçoar o conteúdo da disciplina, quem postava as atividades propostas, ajudava o colega, respondendo a dúvidas e compartilhando conhecimento.
O blog é uma ferramenta indispensável para o Relações Públicas, assim como para outras profissões, por obter grande poder de comunicação além de promover troca de conhecimentos pode viabilizar a interação. È simples, de fácil acesso e gratuito, podem ser usados a trabalho ou para diversão.

Por: Gilmara Fabiane Ribeiro

Amanda disse...

oi Prof Bia, tudo bem ? A primeira atividade extra que eu escolhi foi o blog, depois fiz a critica e o comentario. Achei mais interesante postar o comentario e a critica la no meu blog. o endereço é:
amanda--marinho.blogspot.com

bjuss
Amanda Marinho 5ºp de RP manhã

Anônimo disse...

Blog
a nova mania da comunicação


Os blogs estão invadindo o espaço virtual. Eles seriam uma arma de comunicação moderna? Publicar o conteúdo que quiser e da forma que desejar. Mas até que ponto confiar no conteúdo publicado?
Eles abordam assunto de todos os interesses, música, moda, arte, jogos e até artistas estão aderindo a “moda” para usá-los como uma espécie de diário virtual. Jornalistas renomados também não ficam fora dessa, como o ousado Ricardo Noblat que enxergou nos diários eletrônicos uma tentativa de publicar conteúdos de interesse público sem nenhum tipo de censura. Possibilitando, dessa maneira, mostrar visão crítica sobre os fatos.
De acordo com os dados estatísticos do IBGE, o número de usuários de internet é de 32 milhões e a expectativa é que este número continue aumentando. Segundo a declaração do presidente da Microsoft, Bill Gates, em uma matéria publicada no site folha on-line1 o crescimento do número de blogs, e de leitores de blogs, “está chamando a atenção das grandes corporações, que olham para as páginas como um mecanismo para se comunicar com mais eficiência com funcionários, parceiros e clientes”.
Os diários virtuais estão conquistando espaço democrático no ciberespaço, estão ganhando notoriedade e cada vez mais está atrelada a uma nova promessa de comunicação que promove a interação e fidelização dos internautas e que também pode ser mantida por qualquer um.

Karla Braga e Melissa Batagini

Anônimo disse...

Plágio
Você é um copiador?

Atualmente um dos temas mais abordados nas salas de aula de universidades, escolas e na mídia em geral é o plágio. Mas o que significa esta palavra? Quais as conseqüências de quem utiliza este meio? Existe alguma lei contra o plagio? Qual? Enfim tentaremos narrar de forma objetiva,educativa e clara o quanto o “plágio” esta ou pode estar em nossas “vidas”.
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiou que significa oblíquo, indireto, astucioso.
Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". Essa palavra também “carrega” consigo outros conceitos populares e agregada a outras palavras que podem descrever o que a pessoa que o pratica é, como: roubar, usurpar, tomar posse do que não é seu, mentira, fracasso, má fé, representa crime de direito autoral, falta de seriedade, ética (...).Pois todos que praticam o ato de plagiar na verdade copiam por achar interessante, legal, bonito, inteligente o que a outra pessoa (autor original) fez e principalmente por ser, ou se sentir incapaz de fazer algo do mesmo nível, revelando desonestidade intelectual, porque á pessoas que realizam o plágio muitas vezes possui a dificuldade de se identificar.
Segundo Jackson Aquino, (2001) "[..] há diferentes formas de plagiar uma obra variando de uma copia direta que consiste em copiar exatamente o conteúdo do texto sem indicar qual o verdadeiro autor da obra e o plagio mosaico que e mais utilizado pois o plagiador não copia diretamente o texto porem transcreve trechos e faz pequenas modificações no mesmo e se auto intitula autor da obra [..]"
Nas salas de aulas principalmente nas universidades de todos o país tornou-se comum ouvir o termo control c, control v que quer dizer copiar e colar algo ou seja trabalhos, monografias, etc. O plágio existe desde os primórdios e com a criação de desenvolvimento da tecnologia como a internet a cópia de trabalhos tornou-se apenas mais fácil. Mas desde que existem livros, revistas e outras publicações, existe o plágio. A rede mundial de computadores e a informática ao alcance das pessoas apenas facilitaram esse processo. Com a possibilidade de simplesmente mandar imprimir ou copiar eletronicamente um texto que está na tela do monitor - e que provavelmente apareceu após uma breve pesquisa em sites de busca como o Google -, o trabalho que o estudante deveria empenhar para realizar uma pesquisa escolar, leitura e escrita acabam sendo deixadas de lado, já que a praticidade desse meio permite resultados muito rápidos sem grande esforço. Porém a prática é errada e ilegal, já que a propriedade intelectual é sempre protegida, tanto pela lei como pelos princípios éticos e profissionais. É preciso ter discernimento.
Uma das alternativas para se lidar com este fato nas escolas e universidades é que o professor trabalhe com conceitos, como a ética e moral com seus alunos, coloque de maneira clara, sem agredir as conseqüências de quem pratica o plágio, os códigos penais, a visão perante o mundo, falar sobre os direitos autorais, o professor não deve simplesmente pedir determinado trabalho, dizer o tema e não dar nenhuma orientação. É necessário ensinar como se faz uma pesquisa na Internet, quais são os sites com conteúdo confiável. Ensinar como se colocam referências bibliográficas em um trabalho, explicar as diferenças entre citação e paráfrase, discutir a questão da propriedade intelectual, quais são os princípios éticos que estão envolvidos na questão do plágio, tudo isso é fundamental para despertar nos alunos a vontade de fazer um trabalho.
O plágio é praticado de obras, textos escritos (esse é o campeão!), desenhos, fotografias ,partitura musical, projetos, monografias (onde mais se ouve falar!), idéias, etc. Entre os inúmeros tipos de plágio alguns dos mais conhecidos no meio cientifico são: heteroplágio (o mais conhecido, quando a cópia é feita da obra de outra pessoa) e o autoplágio, quando o autor copia trechos seus e os distribui em diferentes artigos como se fossem originais.
Em todo o mundo foram criadas leis para tentar banir, deter o plágio e encorajar a honestidade intelectual. No Brasil foram criadas varias leis (citaremos apenas algumas delas), por exemplo de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 , e os artigos 102,103,104,105,106,107,108,109,110 a copia indevida da obra pode acarretar na não publicação da obra.
Das Sanções Civis:
Art. 102. O titular cuja obra seja fraudulentamente reproduzida, divulgada ou de qualquer forma utilizada, poderá requerer a apreensão dos exemplares reproduzidos ou a suspensão da divulgação, sem prejuízo da indenização cabível.
Art. 103. Quem editar obras literárias , artísticas ou científicas, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido.
Parágrafo único. Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de três mil exemplares, além dos apreendidos.
Art. 104. Quem vender, expuser a venda, ocultar, adquirir, distribuir, tiver em depósito ou utilizar obra ou fonograma reproduzidos com fraude, com a finalidade de vender, obter ganho, vantagem, proveito, lucro direto ou indireto, para si ou para outrem, será solidariamente responsável com o contrafator, nos termos dos artigos precedentes, respondendo como contrafatores o importador e o distribuidor em caso de reprodução no exterior.
Art. 105. A transmissão e a retransmissão, por qualquer meio ou processo, e a comunicação ao público de obras artísticas, literárias e científicas, de interpretações e de fonogramas, realizadas mediante violação aos direitos de seus titulares, deverão ser imediatamente suspensas ou interrompidas pela autoridade judicial competente, sem prejuízo da multa diária pelo descumprimento e das demais indenizações cabíveis, independentemente das sanções penais aplicáveis; caso se comprove que o infrator é reincidente na violação aos direitos dos titulares de direitos de autor e conexos, o valor da multa poderá ser aumentado até o dobro.
Art. 106. A sentença condenatória poderá determinar a destruição de todos os exemplares ilícitos, bem como as matrizes, moldes, negativos e demais elementos utilizados para praticar o ilícito civil, assim como a perda de máquinas, equipamentos e insumos destinados a tal fim ou, servindo eles unicamente para o fim ilícito, sua destruição.
Art. 107. Independentemente da perda dos equipamentos utilizados, responderá por perdas e danos, nunca inferiores ao valor que resultaria da aplicação do disposto no art. 103 e seu parágrafo único, quem:
I - alterar, suprimir, modificar ou inutilizar, de qualquer maneira, dispositivos técnicos introduzidos nos exemplares das obras e produções protegidas para evitar ou restringir sua cópia;
II - alterar, suprimir ou inutilizar, de qualquer maneira, os sinais codificados destinados a restringir a comunicação ao público de obras, produções ou emissões protegidas ou a evitar a sua cópia;
III - suprimir ou alterar, sem autorização, qualquer informação sobre a gestão de direitos;
IV - distribuir, importar para distribuição, emitir, comunicar ou puser à disposição do público, sem autorização, obras, interpretações ou execuções, exemplares de interpretações fixadas em fonogramas e emissões, sabendo que a informação sobre a gestão de direitos, sinais codificados e dispositivos técnicos foram suprimidos ou alterados sem autorização.
Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade da seguinte forma:
I - tratando-se de empresa de radiodifusão, no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração, por três dias consecutivos;
II - tratando-se de publicação gráfica ou fonográfica, mediante inclusão de errata nos exemplares ainda não distribuídos, sem prejuízo de comunicação, com destaque, por três vezes consecutivas em jornal de grande circulação, dos domicílios do autor, do intérprete e do editor ou produtor;
III - tratando-se de outra forma de utilização, por intermédio da imprensa, na forma a que se refere o inciso anterior.
Art. 109. A execução pública feita em desacordo com os art. 68, 97, 98 e 99 desta Lei sujeitará os responsáveis a multa de vinte vezes o valor que deveria ser originariamente pago.
Art. 110. Pela violação de direitos autorais nos espetáculos e audições públicas, realizados nos locais ou estabelecimentos a que alude o art. 68, seus proprietários, diretores, gerentes, empresários e arrendatários respondem solidariamente com os organizadores dos espetáculos.
Por enquanto não é possível se obter respostas precisas para este problema, porém á algumas ferramentas que identificam o plágio que podem ser utilizadas para assegurar se a obra e ou não um plágio e ser for qual a sua porcentagem de copia. Algumas ferramentas são usualmente utilizadas por orientadores a fim de reeducar seus alunos que plagiam. Algumas ferramentas já são utilizadas para identificar o plagio. Alguns deles podem ser encontrados no site http://www.meiradarocha.jor.br/index.pl/plagio, onde o autor aponta algumas ferramentas utilizadas para localizar o plagio e mostrar a porcentagem de copia, veja algumas ferramentas:
Center for Excellence in Teaching and Learning (CETL)
Essay Verification Engine (Eve2)
JPlag
Turnitin.com
EduTie.com
Em outros sites também podemos encontrar downloads de softwares gratuitos que informam ao usuário se a obra e ou não plagiada. O resultados típicos mostram a grande eficiência desses softwares.
Portanto Plágio significa copiar e apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa. Reproduzir apenas partes de um texto, sem citar sua fonte também é plágio. Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliográficas. A Lei de Direitos Autorais 9.610/98 estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.
Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica. Como fizemos logo abaixo no final deste artigo.
Apesar de muitos considerar o procedimento de cópias de trabalhos, obras (...) alheios uma coisa normal e corriqueira, com certeza existe um grande beneficio e importância de se rastrear e identificar o plágio, além de levá-lo às conseqüências legais cabíveis.
Seja um formador de opinião ,não um copiador!.
Karla Braga e Melissa Batagini

Anônimo disse...

Kenelly Alvarenga Sá, 5º período RP - manhã
Boa noite, Bia!
meu blog: http://ocancerinfantil.blogspot.com/
O artigo foi feito em dupla com Luíla: http://luilafaria.blogspot.com/

Unknown disse...

oi bia, o endereço do meu blog, onde postei comentário sobre o blog e sua importancia...
bjosss
Cristiane Pimenta 5ºperiodo rp manhã.

Cristiane Pimenta disse...

oi bia, o endereço do meu blog, onde postei comentário sobre o blog e sua importancia...
bjosss
Cristiane Pimenta 5ºperiodo rp manhã.

http://cristianepimenta.blogspot.com/

Anônimo disse...

Isabel Cecilia Gonçalves - 5° período,RP - manhã

Segue abaixo o endereço do blog:
http://educaonotransito.blogspot.com/

Isabela disse...

Foi feito no dia 03/10 uma visita t�cnica a FIAT, pode comparecer as duas turmas do curso de Rela�es P�blicas (manh� e noite) do Centro Universit�rio Newton Paiva. A visita teve como objetivo conhecer � observar como trabalhada a comunica�o interna dos seus funcion�rios e tamb�m como � o dia-dia dessa grande empresa que � a FIAT.

Passamos em v�rios setores, do inicio de uma constru�o ate a parte final de um carro, mais ao longo de seus galp�es visualizamos murais com diversas not�cias que os funcion�rios possam ficar bem enfornados com o que acontece em toda f�brica, o que faz a integra�o da empresa com funcion�rios.

A FIAT disponibiliza espa�os para que os funcion�rios exponham suas habilidades criativas, e tem um acordo com seus trabalhadores de n�o automatizar todo seu processo de fabrica�o, coisas que hoje e dif�cil de ver em muitas organiza�es.

Uma coisa que n�o deixou ser uma visita �nica, foi a falta da palestra sobre comunica�o, mas por azar o audit�rio j� estava ocupado com um evento voltado para seus novos funcion�rios.

Pedro Antonio
RP noite 5� periodo

Isabela disse...

Blog nova maneira de se comunicar.

Sabemos que o blog ainda não e muito utilizado por varias empresas como instrumento de comunicação institucional, o blog pode e é uma nova maneira de comunicação empresarial e também pessoal, pois não tem que pagar para utilizá-lo e fácil de fazer e sendo usado de maneira correta tem um efeito de comunicação bem satisfatório.
Para uma empresa utilizar o blog, tem como ponto forte a segurança de que o assunto ou publicação não será transmitida de forma torta ou com maior custo como acontece se fosse de outra maneira.

Não se sabe exatamente quando os blogs deixaram de ser considerados “mais uma futilidade dos tempos modernos” para serem uma eficiente ferramenta de informação.

Considerado um dos autores que mais publicam livros sobre computação do mundo e criador do termo “Web 2.0” para designar a Internet interativa, Tim O´Reilly, considera que blogs são a evolução das antigas páginas pessoais.

Pois já de se saber que a questão do blog virar realmente uma nova ferramenta de comunicação baste apenas do tempo mostra a sua força em mãos.

Pedro Antonio
RP noite 5º periodo
Bia também foi criado um blog
http://pedraorp.blogspot.com/

Patricia de Sabrit Blogger disse...

Bia, segue abaixo o endereço do meu blog:

http://blogrponline.blogspot.com/


Atividades Extras:

Comentário Visita à FIAT-


A comunicação como ferramenta estratégica nas indústrias

Grande empresa automobilística incentiva comunicação empresarial dentro de suas fábricas.

A FIAT Automóveis S.A. desenvolveu o programa de visitas conhecido como “ FIAT DE PONTA A PONTA” com o intuito de aproximar a empresa de seus clientes e público em geral pelo qual apresenta toda a estrutura e funcionamento da fábrica. Através da visita guiada, os visitantes podem perceber a eficácia e importância da comunicação dentro da empresa. O profissional de Relações Públicas atua no processo de disseminação das informações fazendo com que esta possa fluir de maneira coesa e de acordo com cada público específico. Em todos os galpões da fábrica há quadros de avisos contendo regras de segurança, aniversariantes do mês, funcionário do mês, lançamento de carros, e avisos em geral. Enfim, a empresa tem a preocupação em manter todos os seus funcionários informados sobre tudo o que se passa na empresa a fim de fazerem com que se sintam parte da organização e possam transmitir isso para o público externo.

Fernanda Alves Silva.


Comentário Dia do Recrutamento -

A comunicação como ferramenta estratégica nas indústrias

Grande empresa automobilística incentiva comunicação empresarial dentro de suas fábricas.

A FIAT Automóveis S.A. desenvolveu o programa de visitas conhecido como “ FIAT DE PONTA A PONTA” com o intuito de aproximar a empresa de seus clientes e público em geral pelo qual apresenta toda a estrutura e funcionamento da fábrica. Através da visita guiada, os visitantes podem perceber a eficácia e importância da comunicação dentro da empresa. O profissional de Relações Públicas atua no processo de disseminação das informações fazendo com que esta possa fluir de maneira coesa e de acordo com cada público específico. Em todos os galpões da fábrica há quadros de avisos contendo regras de segurança, aniversariantes do mês, funcionário do mês, lançamento de carros, e avisos em geral. Enfim, a empresa tem a preocupação em manter todos os seus funcionários informados sobre tudo o que se passa na empresa a fim de fazerem com que se sintam parte da organização e possam transmitir isso para o público externo.

Fernanda Alves Silva.

Anônimo disse...

Oi Bia,

Criei o BLOG "RP MAIS" com o objetivo de publicar atividades acadêmicas o âmbito das Relações Públicas e da comunicação em geral.

ACESSE E CONFIRA:
http://blogrpmais.blogspot.com/

PHILIPPE FONSECA disse...

PHILIPPE FONSECA PRADO. 5º PERÍODO / MANHÃ
OLÁ BIA, A 1º ATIVIDADE EXTRA ESCOLHIDA POR MIM, FOI A CRIAÇÃO DE UM BLOGGER FOCADO NO TRABALHO SOCIAL QUE DESENVOLVO NA CIDADE DE VESPASIANO. O ENDEREÇO É philippefonseca.blogspot.com

A 2º ATIVIDADE FOI A CRÍTICA DO BLOGGER COMUNICAÇÃO QUE SEGUE ABAIXO.

Blog

A nova ferramenta da comunicação

O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal. O blog é um serviço que oferece ferramentas para que as pessoas possam publicar seus textos na internet
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.
Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre um grupo Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo. Essa prática vem sendo utilizada na sala de aula onde a interação professor e aluno, são constantes, os mesmos, com essa nova ferramenta de comunicação, podem se comunicar, fazer comentários, postar opiniões, realizar trabalhos como se estivessem dentro de uma sala de aula.

Anônimo disse...

Caroline Tamietti
5° período - NOITE

Comentário

VISITA A FIAT
Um novo olhar no cenário industrial

No dia 3 de outubro de 2007, foi realizada uma visita técnica à Montadora Fiat Automóvel S.A que se localiza e Betim.
A visita conhecida como “Fiat ponta a ponta” foi guiada por responsáveis da empresa, que os alunos de Relações Públicas do 5° período puderam conhecer melhor cada processo realizado na montadora.e com objetivo de conhecer melhor e aproximar os clientes e seu público em geral demonstrando a estrutura e todo o seu funcionamento.
No decorrer da visita foi possível perceber que em todos os corredores e pontos estratégicos há quadros de avisos, contendo diversos tipos de informações, sendo regras de segurança, funcionário destaque, aniversariantes do mês, lançamentos ocorridos na Fiat, entre outras, se percebe um novo olhar sobre as organizações, é a preocupação com o ambiente de trabalho, que vai além de aspectos puramente mercadológicos, é fator marcante de uma sociedade mais crítica, que percebe que não só o produto ou serviço, mais a empresa em sua totalidade. É nesse contexto que o profissional de Relações Públicas exerce sua função estratégica, na ampliação do relacionamento com seus públicos. Como fator crucial, é função do Relações Públicas tornar equilibrado o ambiente organizacional, focando em uma imagem institucional e trabalhar com a opinião pública.
Como a própria designação da profissão permite identificar, Relações Públicas desenvolve relacionamento com os públicos. Trata-se, aqui, de somar esforços, habilidades e conhecimentos para conferir competitividade à organização à qual estamos vinculados, para que no futuro haja a disseminação da melhor maneira possível.

Caroline Tamietti

Crítica

FERRAMENTA BLOG
O blog como ferramenta pedagógica

O blog é uma ferramenta de Internet que ajuda você a publicar conteúdo e temas dos mais variados assuntos, abrange desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, entre outros .Com o passar do tempo podemos perceber que os blogs deixaram de ser uma diversão de adolescentes para conquistar uma importância vital. Os blogs são de bastante interatividade já que usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web. Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor. Outros são resultados da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo. Os blogs são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo. Em 1999, tudo ficou diferente quando houve uma percepção da importância de um blog, onde diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicações de diversos tipos em blogs. Um destes softwares, chamado Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, e com a sua interface privilegiando a escrita fácil e de bom entendimento, foi então, adotado por centenas de pessoas. O conhecimento tecnológico para manutenção de uma ferramenta para publicação na Web passou a não ser mais um requisito. A estrutura técnica era gerenciada pela empresa, que também oferecia a criação de blogs a custo zero, assim como os valores agregados: um item em um blog possui valor de produção altíssimo comparado com o de um artigo veiculado na grande mídia. rios, e não blogs – e o que representava os blogs “de verdade” eram os links. Percebeu-se então, que os blogs poderiam se tornar uma importante nova forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e talvez, influenciar a opinião em larga escala uma visão chamada “mídia participativa”.
O blog “projetosespeciais.blogspot.com.br” tem como objetivo manter um canal de comunicação entre a professora de Jornalismo e seus alunos, incentivando os mesmos a publicarem seus trabalhos, exporem suas opiniões, e demonstrarem suas capacidades. É de bastante proveito conhecer o seu colega, como ele escreve e principalmente quais são suas opiniões sobre determinados assuntos. Em uma das atividades desenvolvida no blog, em relação a empresa em que cada trabalha, foi importante notar a transparência de cada um em relação a sua empresa, o que ela faz e o que cada um desenvolve dentro dela. O crescimento do uso dessa ferramenta em sala de aula, evoluiu iniciativas isoladas, criando uma aproximação entre professor e aluno, predominando, a interatividade, autonomia e a autoria.
O blog além de ser uma ferramenta pedagógica, é também super interessante, causa maior dinamismo, onde todos podem discutir suas idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.

Caroline Tamietti

Artigo

A QUESTÃO DO PLÁGIO
Saiba o que implica a prática dessa atividade

O plágio é um ato de assinar ou representar uma obra intelectual, de qualquer natureza, podendo ser texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, entre outros, mesmo que seja apenas a inserção de partes de uma obra que pertença a outra pessoa, caso não for inserido os créditos para o autor original. De acordo com a maioria dos países do Estados Unidos, o plágio é definido como a "apropriação ou imitação da linguagem, idéias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fossem daquele que as utiliza" segundo, Random House Unabridged Dictionary. De acordo com a University of Hertfordshire Hatfield no Reino Unido, o plágio se caracteriza pela apropriação de idéias ou palavras de outros sem o devido crédito, mesmo que acidental e está sujeita a punições sérias. Segundo, John Edlund, da Califórnia State University, "o plágio é uma violação direta da honestidade acadêmica e intelectual. Muito embora ele possa existir sob várias formas, todos os tipos de plágio se resumem na mesma prática: representar as idéias ou palavras de outros já escreveram, mesmo a utilização das idéias do outro nas suas próprias palavras sem citação também pode ser qualificado como tal". Como a prática do plágio aponta para desonestidade acadêmica, ele também é investigado pelas agências de fomento à pesquisa em tais países. Em 2006, o Swedish Research Council recebeu uma denúncia de fraude relacionada ao plágio de um projeto de pesquisa. Um pesquisador de biologia submeteu uma versão plagiada de um projeto já entregue por sua orientadora ao National Institutes of Health (NIH), nos EUA. O financiamento para o biólogo foi automaticamente cancelado após a denúncia de fraude. A abordagem do plágio é permeada pelo conceito de autoria e propriedade intelectual. Sendo assim, não se pode negar que culturas que legitimam a condenação da cópia de textos e idéias de outros sem a devida citação, denigram a originalidade do autor. De acordo com Edlund, "...em países de língua inglesa, as pessoas acreditam que idéias e expressões escritas podem ser possuídas. Quando um autor escreve uma determinada seqüência de palavras ou frases expressando uma determinada idéia, esse autor, de fato, é dono de tais construções e idéias. Portanto, a utilização de tais palavras sem a devida atribuição ao autor se configura roubo. Essa questão é bem diferente, por exemplo, da idéia chinesa de que palavras e idéias pertencem à cultura e à sociedade e devem ser compartilhadas entre os indivíduos...", já o pesquisador Marcel Laffollette, no artigo "The evolution of the scientific misconduct issue: a historical overview" (2000), aborda que para um cientista americano, "o roubo de suas palavras é roubo de autoria. O roubo de sua idéia é roubo de sua própria identidade como cientista". A importância dada ao plágio nas universidades e órgãos de financiamento americanos acaba se introduzindo em outras culturas que não compartilham dessa mesma visão de propriedade. Para culturas confucianas como, por exemplo, Singapura, China e Coréia, a autoria e a originalidade não são valorizadas como no Ocidente. A noção de propriedade intelectual, tradicionalmente, é bem mais coletiva do que individual. Em um editorial sobre o plágio (1996), Carlos Coimbra, editor de Cadernos de Saúde Pública, declara que "no Brasil pouco se fala sobre plágio em ciência. Isto certamente decorre menos da ausência do problema no país do que da falta de iniciativas para aprofundar essa discussão. Já, o plágio em trabalhos acadêmicos não é coisa incomum em Instiuições de ensino superior, sendo públicas ou particulares, ele assola a inadmissão do plágio em ambiente acadêmico, que deve-se à questão legal, à credibilidade dos trabalhos, e fundamentalmente para a evolução da ciência no país. De acordo com Lopes, Professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação(CID), da UnB.
A análise Jurídica do ‘plágio’ só tem um resultado: crime. Copiar parte de texto ou texto na íntegra reflete em ‘violação de direito autoral’, tratado pelo art. 184 do Código Penal. A Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9610/98) revela em seu artigo 7º as obras intelectuais, sendo que o ‘texto’, sem desmerecer os demais itens, vem logo como sendo o primeiro item da lista de treze tópicos.
Assim, certamente, o crime de plágio representa o tipo de usurpação intelectual mais repudiado por todos: por sua malícia, sua dissimulação, por sua consciente e intencional má-fé em se apropriar – como se de sua autoria fosse – de obra intelectual (normalmente já consagrada) que sabe não ser sua (do plagiário).
Agir com respeito perante não somente àquilo que se propõe a produzir com seriedade, mas igualmente em relação às fontes pesquisadas, às idéias consultadas, aos pensamentos, reflexões, pontos de vista, propostos em estudos e pesquisas já feitas, que recorrera para melhor ilustrar, fundamentar ou enriquecer o seu trabalho científico, é o mínimo que podemos esperar de alguém voltado para o conhecimento. Ao plagiar os escritores perdem as vantagens de pertencer a uma comunidade intelectual. E e profissionais perdem a credibilidade e seu provável lucro e os acadêmicos terão os seus trabalhos sob suspeita e não serão apoiados em trabalhos futuros. Nunca devemos esquecer que podemos ser punidos com o rigor da lei. Com a inserção das fontes bibliográficas e sua correta utilização são de grande importância, dar os devidos créditos às fontes selecionadas o que foi escrito ganha autoridade, clareza e precisão, além disso as mesmas poderão ser utilizadas em sua vida pessoal e profissional. Devemos aprender a expressar as nossas próprias idéias com a devida clareza, caso contrário será preocupante a perspectiva de que a qualidade do seu trabalho possa se limitar à qualidade do que está sendo plagiado. É preciso que as idéias circulem livremente, principalmente nas universidades. É de tamanha importância entender que, acima de tudo, plagiar é sempre a pior solução para qualquer tipo de obra a ser feita.

Ana Carolina Alves
Caroline Tamietti

Anônimo disse...

Artigo

Plágio brincadeira perigosa
Os riscos que o plágio pode causar aos seus adeptos.

De acordo com o dicionário, a palavra Plágio significa: cópia, imitação, apropriação indevida de trabalho artístico alheio. Na verdade o que podemos dizer de uma pessoa que copia ou se apropria de uma obra alheia sem autorização, ou sem citação da fonte? Isso apenas confirma a incapacidade de produzir sua própria obra. E alem de ser ilegal, o fato nos mostra o caráter e a desonestidade intelectual. A escritora Clarice Lispector confidenciava: “Tive que descobrir meu método sozinho. Isso é trabalho que se traduz em rasgar papel, reescrever, começar varias vezes, se deparar diante de uma folha de papel em branco e a idéia não brotar.” Pensando nisso podemos afirmar que quem plagia, encontra dificuldade de se identifica, podendo assim estar fadado ao fracasso.
A internet é um grande facilitador de plágio, pois o acesso a material alheio e bastante acessível, principalmente trabalhos acadêmicos. Atualmente os professores universitários enfrentam muitos problemas relacionados a isso, pois solicitam os trabalhos para que possam desenvolver os conhecimentos dos alunos, mas muitos deles preferem optar pela comodidade uma atividade já pronta, onde não acrescentará em nada em seus desenvolvimentos acadêmicos e principalmente profissionais.
Por isso a importância de levar as pessoas que praticam essa atividade às conseqüências legais cabíveis. (Lei nº.9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação autorais publicadas no D.O.U de 20.02.98 seção I pág. .03 por decreto de então Presidente Fernando Henrique Cardoso). Diante dessa situação aparentemente não podemos alterar muita coisa. Mas podemos conscientizar os cidadãos para que essa situação não se agrave, buscando através da educação, da divulgação, ajudando a construir um mundo mais maduro e consciente. Vale lembrar que cada indivíduo pode e deve buscar a sua própria identidade e cada iniciativa deve ser enaltecida, já que nos deparamos quase que “exclusivamente” com o mundo das cópias, dos plágios e das falsificações. A pirataria já faz parte do nosso dia a dia e não mais achamos absurdo copiar filmes ou CD´s no íntimo dos nossos PC´s a qualquer dia e qualquer hora.

Publicado por: Érika Reis
Renata Albuquerque
5º período/ Noite/RP
Sala: 104


Critica
As novas utilidades do Blog
Blog mais uma ferramenta poderosa de comunicação

O blog atualmente esta sendo utilizado como um instrumento de comunicação extremamente eficaz, apesar de muitas empresas não o utilizarem ele esta sendo reconhecido como uma importante ferramenta que proporcionam um acesso ilimitado, sem que seja violado a veracidade da informação.
Segundo a coordenadora de Marketing do Banco BMG, Fernanda Morais, o blog vem sendo utilizado para a interatividade dos funcionários, troca de informações, apresentação de projetos. Como ele ainda esta em teste não esta disponível para todos os funcionários do grupo. Mas esta trazendo um resultado bastante satisfatório.
O Blog não se resume a apenas mais uma diversão na web, ele também pode ser usado como um forte aliado no mundo universitário, pois pode ser utilizado na sala de aula de uma forma bastante criativa. Onde os alunos podem publicar seus trabalhos, idéias, experiências, dicas visando e expondo relatos e opiniões e podendo até perceber que determinadas situações podem ser vivenciada não só por eles, mais por outros alunos.
Apesar de alguns ainda terem algum tipo de preconceito é bom já irem se acostumando, pois em um futuro muito breve o blog será utilizado como uma importante ferramenta de interação no mundo universitário e uma eficaz ferramenta de comunicação no mundo institucional.
Publicado por: Érika Reis
5º período/ Noite/RP
Sala: 104


Comentário

Dia de recrutamento
Uma iniciativa muito importante para os universitários

Este evento foi bastante importante para os alunos que querem ou que já desenvolveram uma carreira profissional.
Participei de uma palestra que julguei importantíssima ministrada por duas ex-alunas da comunicação de nossa faculdade. Uma é diretora de comunicação da O.N. U e a outra responsável pela área de comunicação da W&M.
Contaram suas trajetórias profissionais e como atingiram o sucesso tão almejado por tantos .
Em visão universitária é muito importante vermos que pessoas que começaram assim como agente, que também esteve sentado numa cadeira de faculdade conseguiram conquistar um sucesso profissional, é extremamente motivador.
Outro fator também que achei muito valido, foi a feira de recrutamento, onde estava ali presente empresas de vários segmentos como:
A CTBC, TOTAL LINHAS AERIAS, AMBEV e outras mais, apresentando suas empresas e oferecendo oportunidades para alunos interessados em ingressarem na carreira profissional.Orientações de como se comportar em uma entrevista, como redigir um currículo, postura e etc.
Ou seja, o dia do recrutamento foi uma oportunidade que os universitários tiveram para buscar novos conhecimentos profissionais e as empresas de encontrarem novos profissionais capacitados e interessados.

Publicado por: Érika Reis
5º período/ Noite/RP
Sala: 104

Nardete Ramos disse...

Bia,
escolhi para fazer duas atividades Extras, Um blog e a Critica em Dupla ( com a Maria Claudia).
Aqui está o endereço do blog
http://nardeteramos.blogspot.com/
e a critica está postada nele.

assinatura disse...

Oi Bia como pode ver realizei o Artigo sobre plagio e criei um blog.O blog foi criado para aletar a todos sobre a importancia de uma familia, principalmente depois do acidente que tivemos com um colega de faculdade. Obrigada pela oportunidade de recupar os pontos perdidos.
Larissa Guedes RP/noite/sala 104


Artigo

Plagio

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países. Daí a importância de se rastrear e identificar o plágio, além de levá-lo às conseqüências legais cabíveis (lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98, por decreto do então presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO).
Infelizmente, quem copia conta com a dificuldade de se identificar, muitas vezes, a origem legitima daquela obra. Portanto, podemos ter fracassados que são um sucesso e pessoas sem ética tidas como parâmetros de conduta.
Por: Larissa Guedes Santos


Endereço do blog: http://familiaguedesunida.blogspot.com

Fabrícia Arantes disse...

Oi Bia, minhas atividades escolhidas foram:
Criação do Blog
http://fabriciaarantes.blogspot.com
Crítica sobre o Blog
Cometário sobre a Visita técnica à Fiat.

Bjus
Fabrícia Arantes dos Santos-5°RP Noite

Uma nova maneira de se comunicar

BLOG - Uma poderosa ferramenta de comunicação

O Blog é uma poderosa ferramenta de comunicação que pode ser utilizada dentro da comunicação empresarial viabilizando uma interação de fácil acesso, para passar as informações com clareza e eficácia.
O Blog também está sendo utilizado como uma ferramenta dentro da sala de aula, onde permite aos alunos tirar dúvidas, usar a criatividade, trocar informações, fazer comentários e críticas referente ao que já foi postado. É uma ferramnta interativa que permite maior agilidade na informação, é uma excelente forma de se comunicar em grupo de forma organizada e simples.
O Blog é de suma importância em todos os meios sociais, pode ser editado para apenas ser lido por pessoas cadastradas, conforme escolha de seu administrador. Portanto temos que aproveitar a oportunidade de utilizar este instrumento de comunicação .

Por: Fabrícia Arantes
5° RP - Noite


Visita Técnica À Fiat

A comunicação nas indústrias

Nós das Turmas de Relações Públicas do 5° Período da Centro Universitário Newton Paiva (Manhã e Noite), fizemos no dia 03 de outubro de 2007 uma Visita Técnica à Fiat Automóveis, onde pude perceber que a comunicação é por profissionais capacitados.
Percorremos de ônibus toda a fábrica com o auxílio de duas monitoras do Programa Fiat de Ponta a Ponta, este programa tem como objetivo uma maior interatividade entre a fábrica, os funcionários e seus familiares, quem participa deste programa são os filhos de funcionários. A Fiat trabalha com a comunicação interna, através de murais espalhados por todas as suas dependências com notícias para que seus funcionários estejam sempre bem informados sobre o que está acontecendo dentro da empresa. Tem uma área reservada para que os funcionários mostrem a todos suas habilidades criativas, onde são escolhidos mensamelte trabalhos de funcionários para ficar em exposição.
A visita foi ótima para podermos ver de perto como é feita a comunicação em grandes indústrias.

Por: Fabrícia Arantes
5° RP - Noite

Anônimo disse...

BOA TARDE, BIA,
Este artigo foi elaborado por mim (Graziella) e pela Nubia Scanuffo e a reportagem esta no blog em que a Kezia fez.

Graziella Maia e Nubia Scanuffo – 5º período – RP – Noite

Artigo sobre Plágio

PLÁGIO É CONTRA A LEI

Plagiar será que esta é a melhor forma de aprendizagem.

Para começar o assunto seria importante destacar que cometer o plágio é crime, mas que apesar de todos saberem que é proibido pragiar a pratica continua a todo vapor, pois ainda não se tem o controle de como evitar esta copia de idéias e alem disso o infrator não é punido conforme as leis.
Ao copiar um arquivo, um texto, uma obra literária, uma canção, uma idéia, perde-se a criatividade a oportunidade de estimular os neurônios a pensar. A internet com os sites de busca facilitou bastante esta pratica, seria interessante fazer as pesquisas, tirar as idéias, mas no final de um trabalho você mesmo criar o seu.
O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência. A falta de respeito pelo direito de autoria, está levando grande parte dos estudantes e profissionais a agir todo o tempo fazendo plágios, ferindo assim as barreiras da ética.
Uma solução para que esta pratica acabe e que pelo ao menos faça com que os copiadores leiam o que estão copiando, e proibir o famoso CTRL+C e CRTL+V em sites de busca.

Por: Graziella Gonçalves Maia
Nubia Karla Scanuffo

Anônimo disse...

ARTIGO SOBRE PLÁGIO
FERNANDA MORAES RABELO
5º PERÍODO - RP/NOITE

Plágio é Crime

O plágio, apesar de ter se tornado prática comum, viola os direitos autorais assegurados por lei.


Plagiar, segundo o dicionário brasileiro Edelbra, significa apresentar como seu trabalho literário ou científico de outrem; imitar servilmente. A palavra plágio ou plagiato é o ato de plagiar. Ainda, de acordo com dados obtidos na Wikipédia, o plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.
No que diz respeito à legislação vigente no Brasil sobre plágio, é possível citar a Lei nº 9.610/98 - Direitos Autorais e alguns de seus artigos:
Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: I- os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;
Art. 11. Autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica. Art. 24. São direitos morais do autor: I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra; O artigo 108 ainda afirma que, a pessoa que utilizar qualquer modalidade de obra intelectual e deixar de indicar ou de anunciar o nome autor poderá responder por danos morais.
Infelizmente, apesar da legislação assegurar os direitos autorais, a violação dos mesmos tem se tornado prática comum no Brasil e em outros lugares do mundo. O plágio tem sido cada vez mais utilizado por pessoas que querem se beneficiar através de trabalho realizado por terceiros, sem lhes dar o crédito devido. Com os avanços da comunicação e com a chegada a internet, torna-se cada vez mais fácil plagiar, afinal, as informações estão mais velozes e acessíveis por todos.
Apesar da existência da lei nº 9.610/98, é difícil fiscalizar e assegurar o seu cumprimento. Portanto, as pessoas devem agir eticamente, ou seja, baseadas em princípios morais e não somente por medo de serem punidas conforme estabelecido pela lei. Estudantes e profissionais precisam assumir uma postura ética e não fazerem uso de plágio. Além disso, sempre que souberem de algo que foi plagiado devem denunciar e contribuir para que os direitos autorais sejam garantidos.

Assinatura: Fernanda Moraes Rabelo.

Anônimo disse...

Visita técnica FIAT.

A importância das ações de comunicação no complexo industrial.

Uma comunicação bem feita e bem elaborada pode ser realizada em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, só depende dos profissionais que realiza.
No pátio da fabrica da Fiat podemos notar claramente essa comunicação que é realizada com todos os funcionários da industria até mesmo na produção. Na visita técnica realizada na industria visualizamos vários quadros de avisos, murais com informações com números de resultados sobre cada setor funcionários que se destacaram, agenda cultural etc. Em todo o pátio da produção tinha mural e quadro de avisos.
Uma comunicação bem realizada dentro de uma organização faz valorizar mais o funcionário, fazendo com que ele se sinta mais motivado e envolvido com a organização, e desta forma, gerando melhores resultados e maior desempenho deste.
Toda empresa deve realizar trabalhos de comunicação para trabalhar seus públicos de forma a atingi-los, para ouvi-los, e desta forma desenvolver ações para esses.

Carolina Alves. 5° periodo RP Noite.

Anônimo disse...

Olá Bia.

Referente às atividades extras, eu criei um blog voltado especialmente para estudantes de Relações Públicas e recém-formados.

Além do post de boas-vindas, abri também uma postagem sobre Assessoria à Imprensa, pois foi uma matéria que realmente me encantou e que me agregou um conhecimento imensurável!

O endereço é:
http://rp-temposmodernos.blogspot.com/

Espero que você goste! E me deixa um comentário lá viu?

Beijos,

Izabella Lacôrte.

Kézia Cristini disse...

Professora
AS ATIVIDADES EXTRA DA TURMA DE rp NOITE ESTÃO POSTADAS NO MEU BLOG

O BLOG FOI CRIADO PELA ALUNA KÉZIA CRISTINI RA 4044628. RELAÇÕES PÚBLICAS NOITE 5º PERIODO

A REPORTAGEM SOBRE O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES PROFICIONAIS ESTA NO MEU BLOG FEITO PELAS ALUNAS
KÉZIA CRISTINI
GRAZIELLA MAIA
NÚBIA SCANUFFO
ALUNAS DO 5º PERÍODO DE RP NOITE

ENDEREÇO DO BLOG: HTTP://DIVULGUEAKI.BLOGSPOT.COM

Maria Claudia disse...

Ei Bia !!!
Bom como eu tinha falado com vc na sala de aula, eu vou usar o blog que já tenho pronto como atitivda complementar, mas resolvi criar mais um pra ver como é lá no BlogSpot e também para postar as outras duas atividades complementares que escolhi fazer.
A primeira é o Blog, a segunda a critica ao plagio que fiz em dupla com a Nardete e a terceira é o comentario sobre " O dia do recrutamento".
Voi deixar o link dos dois blogs.
http://www.babadoirado.blogger.com.br
e
http://mariaclaudiarp.blogspot.com/
no segundo estão as atividades.
Bjs

Unknown disse...

Oi professora, segue abaixo os endereços de dois blogs como atividade complementar.
Um blog é individual da aluna Luiza Haueisen, o outro é do aluno Matheus Linardi.
Dentro dos dois blogs está o artigo sobre plágio que fizemos em dupla também como atividade complementar ok.

http://celularhaueisen.blogspot.comhttp://livroslinardii.blogspot.com

Um abraço,

Matheus linardi/Luiza Haueisen

Rita de Cássia disse...

Olá Bia, este é o meu artigo sobre plágio, espero que goste!
Bjos
Rita

PLÁGIO

VOCÊ COMETEU PLÁGIO HOJE?

Segundo o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michelis, plagiar é: “Cometer furto literário, apresentando como sua uma idéia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola. 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente.”

GOOGLE PEDE DESCULPAS POR PLAGIAR RIVAL

Segunda-feira, 09 de abril de 2007 - 10h17
SÃO PAULO - O Google pediu desculpas ao seu principal competidor na China, o Sohu.com, por copiar seus códigos.
O Google admitiu que houve plágio no desenvolvimento do aplicativo Google Pinyin Input Method Editor (IME).
O programa permite que uma pessoa faça buscas em sites chineses digitando palavras chave em alfabeto latino. Para isso, usa um dicionário que converte termos latinos para o chinês.
A cópia ocorreu no desenvolvimento do dicionário. Os programadores do Google são acusados de copiar integralmente o dicionário desenvolvido pela Sohu. O plágio foi descoberto porque, além da similaridade elevada com os termos do Sohu, o nome de engenheiros do buscador chinês apareciam no aplicativo do Google.
Em seu blog oficial, o Google pediu desculpas pela cópia e afirmou que já publicou correção em seu software IME. O Sohu declarou que, mesmo após a correção, a similaridade entre os termos continua muito alta. A empresa chinesa afirmou que estuda uma eventual ação legal contra o Google.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Esta matéria, publicada em PLANTÃO INFO / 04/2007 / INTERNET, mostra como a tentação de plagiar é grande, e está onde menos se espera.
O que muitos nem imaginam, é que, no Brasil, esta prática é crime, previsto na lei dos direitos autorais 9610/98, Art. 7º, que diz: São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;
A pena para quem for pego vai de três meses a um ano de prisão ou multa por apropriação de textos.
O mais terrível no plágio, é que, quem o pratica, se furta ao prazer de defender suas idéias, se expressar, mostrar sua capacidade de interpretação, ver seu trabalho apreciado, elogiado, publicado e até mesmo, descobrir novas formas de ajudar a humanidade.
O território livre da internet, com toda a gama de assuntos publicados, auxilia na pesquisa das mais diversas áreas, porém, confere domínio público a tudo que ali está, transformando a net em cúmplice dos adeptos ao plágio, pois não há controle do que será copiado e apropriado indevidamente.
Para se evitar o plágio, são necessárias leituras, pesquisas em livros, revistas, escrever o que vem à mente, mesmo que aleatoriamente, até conversas nos ajudam a ter idéias e argumentos para desenvolvê-las. Outro meio de se evitar o plágio, é aplicar corretamente os conceitos de metodologia e dessa forma, ter comportamento ético ao escrever, lembrando, que isto só se consegue, praticando.

Rita de Cássia Fernandes
5° Período – Relações Públicas Noite
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index. - 03/11/07
www.planalto.gov.br - acessado em 03/11/07
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/index.shl - acessado em 03/11/07

BRENO AUGUSTO disse...

Ei Bia este é o meu blog http://brenoacrp.blogspot.com/
bjos....

Anônimo disse...

PLÁGIO É CRIME
PLÁGIO, DIREITO AUTORAL E REGISTRO LEGAL DE OBRA
Plágio significa copiar, imitar (obra alheia), apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa.
Reproduzir apenas partes de um texto, sem citar sua fonte é plágio.
Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliograficas.
DIREITOS AUTORAIS E PLÁGIO
LEI 9610 19, DE FEVEREIRO DE 1998.
Direito autoral ou direitos de autor é o nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra. É garantido ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Pode-se conceituá-lo, de modo breve, como o ramo do Direito Privado destinado a regulamentar as relações jurídicas surgidas da criação e da utilização de obras literárias, artísticas ou científicas. O Direito autoral é o ramo do Direito que confere ao titular de obra estética original, seja litéraria, artística ou científica, uma série de prerrogativas patrimonais e morais.
Pode se considerar Plágio a forma como as pessoas citam frases de alguns artistas (literarios, filosofos, etc), sem dizer que essa frase ou comentario se refere a alguma pessoa ou cita-lo no final do texto.
Hoje em dia o que mais se vê é plagio nas universidades a respeito de xerocar o livro de um determinado autor se diz ser plagio porque o aluno deixa de comprar o livro para tirar um xérox, isso já esta sendo proibidos em algumas universidades, trabalhos que também são plagiados como monografias.
constitui-se muitas em fraudes inaceitáveis em certos trabalhos muitos dizem ser uma desonestidade com trabalhos de outras pessoas.
Estes comportamentos não podem ser aceitos em uma Universidade. É atitudes previstas no Código Disciplinar Discente da maioria das Universidades e são puníveis de acordo com o grau de severidade de acordo com a universidade
Pessoas que fazem plagio demonstram a falta de etica e a falta de capacidade de expressar seus próprios conhecimentos sobre qualquer assunto.
Nao existe coisa melhor que citar o autor da frase ou comentario que voce achou interessante ou que vale a pena citar em seu trabalho.
Andre Queiroz
Rejane Aparecida





“Atividade: Reportagem sobre uso do Blog como ferramenta de comunicação em ambientes profissionais”


O Blog nas empresas

O blog é um ambiente on-line interativo, que fica disponível em site e endereço específico na Internet, para ter uma discusão interativa e que traz resultados, expondo idéias, opiniões e troca de várias informações.
Existem blogs para empresas onde pode ter moderadores ou representantes da própria empresa que participam, com conversa informal, com clientes, consumidores ou com os visitantes. A principal intenção é criar o envolvimento de todos, na troca das informações em coletivo e gerar conhecimento.
Grandes corporações internacionais já possuem interação social via blog corporativo, um tipo de espécie de "longa conversa" sobre várias situações que ocorrem na empresa, em todos seus serviços prestados e seus produtos, que vão sendo discutida publicamente com os internautas visitantes, de um jeito bem interativo, como HP, Fedex, Wal-Mart, General Motors, dentre outras.
O recurso se faz presente vários tipos de empresas, a qual contemplaempresas como: 1500 Productions/Management, que é uma agência especializada na produção e gerenciamento fotográfico para publicações especializadas em moda (como Elle UK, Elle Italia, V magazine e outros) e peças publicitárias nacionais e internacionais — Ela se destaca por ser pioneira no Rio de Janeiro, Brasil. A Impacta Tecnologia também utiliza o blog e é uma das maiores empresas de treinamento em tecnologia do Brasil. Ela utiliza o Blog Empresa para divulgação de promoções e congraçamento de seus alunos e colaboradores. E para Breno Alves, Tecnológo da Informação: "...posso afirmar que a Impacta é um dos primeiros blogs corporativos brasileiros que não se limita a uma seção de news...”.
Para as empresas que também desejam adotarem o mesmo formato de comunicação, conseguem benefícios e perspectivas, como uma forma de estratégica bem inovadora de estar à frente da concorrência, e até mesmo uma escolha de investimento satisfatório pois possui baixo custo, um meio alternativo da divulgação, talvez um pouco boca-a-boca no qual traz bons resultados na divulgação da marca, dos produtos e dos serviços da empresa. Segundo Carlos Cardoso Consultor Virtual “... o blog rapidamente conquistou uma posição sólida entre os blogs corporativos no Brasil, tem muito e bom conteúdo, e é constantemente linkado por muita gente séria...".

1500 Productions/Management
http://blog.1500brasil.com/

Impacta Tecnologia
http://impacta.blogempresa.com.br/

PUBLICADO POR: ANDRÉ QUEIROZ FONSESECA E REJANE APARECIDA
5º PERÍODO DE RELAÇÕES PÚBLICAS-MANHÃ



.

Ana Carolina disse...

A QUESTÃO DO PLÁGIO

Saiba o que implica a prática dessa atividade

O plágio é um ato de assinar ou representar uma obra intelectual, de qualquer natureza, podendo ser texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, entre outros, mesmo que seja apenas a inserção de partes de uma obra que pertença a outra pessoa, caso não for inserido os créditos para o autor original. De acordo com a maioria dos países do Estados Unidos, o plágio é definido como a "apropriação ou imitação da linguagem, idéias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fossem daquele que as utiliza" segundo, Random House Unabridged Dictionary. De acordo com a University of Hertfordshire Hatfield no Reino Unido, o plágio se caracteriza pela apropriação de idéias ou palavras de outros sem o devido crédito, mesmo que acidental e está sujeita a punições sérias. Segundo, John Edlund, da Califórnia State University, "o plágio é uma violação direta da honestidade acadêmica e intelectual. Muito embora ele possa existir sob várias formas, todos os tipos de plágio se resumem na mesma prática: representar as idéias ou palavras de outros já escreveram, mesmo a utilização das idéias do outro nas suas próprias palavras sem citação também pode ser qualificado como tal". Como a prática do plágio aponta para desonestidade acadêmica, ele também é investigado pelas agências de fomento à pesquisa em tais países. Em 2006, o Swedish Research Council recebeu uma denúncia de fraude relacionada ao plágio de um projeto de pesquisa. Um pesquisador de biologia submeteu uma versão plagiada de um projeto já entregue por sua orientadora ao National Institutes of Health (NIH), nos EUA. O financiamento para o biólogo foi automaticamente cancelado após a denúncia de fraude. A abordagem do plágio é permeada pelo conceito de autoria e propriedade intelectual. Sendo assim, não se pode negar que culturas que legitimam a condenação da cópia de textos e idéias de outros sem a devida citação, denigram a originalidade do autor. De acordo com Edlund, "...em países de língua inglesa, as pessoas acreditam que idéias e expressões escritas podem ser possuídas. Quando um autor escreve uma determinada seqüência de palavras ou frases expressando uma determinada idéia, esse autor, de fato, é dono de tais construções e idéias. Portanto, a utilização de tais palavras sem a devida atribuição ao autor se configura roubo. Essa questão é bem diferente, por exemplo, da idéia chinesa de que palavras e idéias pertencem à cultura e à sociedade e devem ser compartilhadas entre os indivíduos...", já o pesquisador Marcel Laffollette, no artigo "The evolution of the scientific misconduct issue: a historical overview" (2000), aborda que para um cientista americano, "o roubo de suas palavras é roubo de autoria. O roubo de sua idéia é roubo de sua própria identidade como cientista". A importância dada ao plágio nas universidades e órgãos de financiamento americanos acaba se introduzindo em outras culturas que não compartilham dessa mesma visão de propriedade. Para culturas confucianas como, por exemplo, Singapura, China e Coréia, a autoria e a originalidade não são valorizadas como no Ocidente. A noção de propriedade intelectual, tradicionalmente, é bem mais coletiva do que individual. Em um editorial sobre o plágio (1996), Carlos Coimbra, editor de Cadernos de Saúde Pública, declara que "no Brasil pouco se fala sobre plágio em ciência. Isto certamente decorre menos da ausência do problema no país do que da falta de iniciativas para aprofundar essa discussão. Já, o plágio em trabalhos acadêmicos não é coisa incomum em Instiuições de ensino superior, sendo públicas ou particulares, ele assola a inadmissão do plágio em ambiente acadêmico, que deve-se à questão legal, à credibilidade dos trabalhos, e fundamentalmente para a evolução da ciência no país. De acordo com Lopes, Professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação(CID), da UnB.
A análise Jurídica do ‘plágio’ só tem um resultado: crime. Copiar parte de texto ou texto na íntegra reflete em ‘violação de direito autoral’, tratado pelo art. 184 do Código Penal. A Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9610/98) revela em seu artigo 7º as obras intelectuais, sendo que o ‘texto’, sem desmerecer os demais itens, vem logo como sendo o primeiro item da lista de treze tópicos.
Assim, certamente, o crime de plágio representa o tipo de usurpação intelectual mais repudiado por todos: por sua malícia, sua dissimulação, por sua consciente e intencional má-fé em se apropriar – como se de sua autoria fosse – de obra intelectual (normalmente já consagrada) que sabe não ser sua (do plagiário).
Agir com respeito perante não somente àquilo que se propõe a produzir com seriedade, mas igualmente em relação às fontes pesquisadas, às idéias consultadas, aos pensamentos, reflexões, pontos de vista, propostos em estudos e pesquisas já feitas, que recorrera para melhor ilustrar, fundamentar ou enriquecer o seu trabalho científico, é o mínimo que podemos esperar de alguém voltado para o conhecimento.
Ao plagiar os escritores perdem as vantagens de pertencer a uma comunidade intelectual, os profissionais perdem a credibilidade e seu provável lucro além de poderem ser punidos com o rigor da lei.
Com a inserção das fontes bibliográficas e sua correta utilização são de grande importância, dar os devidos créditos as fontes selecionadas o que foi escrito ganha autoridade, clareza e precisão, além disso as mesmas poderão ser utilizadas em sua vida pessoal e profissional
Devemos aprender a expressar as nossas próprias idéias com a devida clareza caso contrário será preocupante a perspectiva de que a qualidade do seu trabalho possa se limitar à qualidade do que está na Internet.
É preciso que as idéias circulem livremente, principalmente nas universidades. É de tamanha importância entender que, acima de tudo, plagiar é sempre a pior solução para qualquer tipo de obra a ser feita.


Por : Ana Carolina Alves e Caroline Tamietti
Relações Públicas - Noite

Anônimo disse...

Plágio brincadeira perigosa
Os riscos que o plágio pode causar aos seus adeptos.

De acordo com o dicionário, a palavra Plágio significa: cópia, imitação, apropriação indevida de trabalho artístico alheio. Na verdade o que podemos dizer de uma pessoa que copia ou se apropria de uma obra alheia sem autorização, ou sem citação da fonte? Isso apenas confirma a incapacidade de produzir sua própria obra. E alem de ser ilegal, o fato nos mostra o caráter e a desonestidade intelectual.
A escritora Clarice Lispector confidenciava: “Tive que descobrir meu método sozinho. Isso é trabalho que se traduz em rasgar papel, reescrever, começar varias vezes, se deparar diante de uma folha de papel em branco e a idéia não brotar.” Pensando nisso podemos afirmar que quem plagia, encontra dificuldade de se identifica, podendo assim estar fadado ao fracasso.
A internet é um grande facilitador de plágio, pois o acesso a material alheio pode ser localizado por qualquer pessoa, principalmente trabalhos acadêmicos. Atualmente os professores universitários enfrentam muitos problemas relacionados a isso, pois solicitam os trabalhos para que possam desenvolver os conhecimentos dos alunos, mas muitos deles preferem optar pela comodidade uma atividade já pronta, onde não acrescentará em nada em seus desenvolvimentos acadêmicos e principalmente profissionais.
Por isso a importância de levar as pessoas que praticam essa atividade às conseqüências legais cabíveis. A lei que regulamenta essa prática é a Lei nº.9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação autorais publicadas no D.O.U de 20.02.98 seção I pág. .03 por decreto de então Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Diante dessa situação aparentemente não podemos alterar muita coisa. Mas podemos conscientizar os cidadãos para que essa situação não se agrave, buscando através da educação, da divulgação, ajudando a construir um mundo mais maduro e consciente. Vale lembrar que cada indivíduo pode e deve buscar a sua própria identidade e cada iniciativa deve ser enaltecida, já que nos deparamos quase que “exclusivamente” com o mundo das cópias, dos plágios e das falsificações. A pirataria já faz parte do nosso dia a dia e não mais achamos absurdo copiar filmes ou CD´s no íntimo dos nossos PC´s a qualquer dia e qualquer hora.

Publicado por:
Renata Albuquerque e Erika Reis
5º período/ Noite/RP
Sala: 104

Anônimo disse...

Oi Bia!
Primeiramete agradecer a oportunidade de recuperar os pontos.
Escolhi as seguintes atividades extras: Visita técnica a Fiat, Dia do Recrutamento e Artigo "Plágio"(eu e Roberta Melo).

Visita técnica à Fiat

A comunicação nas Indústrias

No dia 03 de outubro de 2007, alunos do 5º período do curso Relações públicas turno manhã e noite teve a oportunidade de visitar a Fiat Automóveis e conhecer as ferramentas de comunicação desta grande indústria.
Vimos de perto a comunicação interna, através de murais fixados nos corredores da indústria com várias informações para seus funcionários,visando um relacionamento melhor. (Fiat-funcionários).
Conhecemos toda a fábrica da Fiat e percebemos a importância de uma boa comunicação e como traz ótimos resultados dentro de uma empresa.
A visita técnica à Fiat Automóveis foi de grande valor para nós alunos Relações Públicas, pois conseguimos enxergar de pertinho tudo o que estudamos na sala de aula e que as ferramentas de comunicação são fundamentais no relacionameto em qualquer empresa.

Amanda Cota 5ºperíodo Noite

Dia do recrutamento

A oportunidade de ingressar no mercado

Todo ano é realizado no Centro Universitário Newton Paiva situado na Av:Carlos Luz, 800 Caiçara o evento "Dia do Recrutameto".
O evento tráz várias empresas bem conceituadas no mercado com intuito de apresentá-las e oferecer oportunidades aos acadêmicos de ingressar no mercado.
Na quadra da Newton Paiva são formados diversos standes,um para cada empresa e lá encontramos brindes,panfletos,vagas de estágios para serem preenchidas e oportunidades para escrever seus currículos ou cadastrar via internet.
O Centro Universitário Newton Paiva acredita na importância de um relacionanto dos acadêmicosc com o objetivo de oferecer oportunidade de ter um contato direto com as organizações.
Com tudo, é possível perceber como o mercado é exigente e bastante competitivo.
O evento consegue fazer que temos uma visão ampla do mercado.

Amanda Cota 5ºperíodo-Noite

Plágio

Ato de má fé

Conforme o dicionário Aurélio, Plágio é "Assinar ou apresentar como seu(obra artística ou científica de outrem)". A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego(através do latim)plágios, que significa "trapaceiro"obliquo.
Infelizmente, existem pessoas antiéticas e que acham fácil copiar a idéia de outros e sair espalhando como autor próprio, sem pensar que é ilegal e é crime de violação de direito autoral em vários países.
Uma pessoa que faz cópia de qualquer obra de outro autor e toma posse sem autorização do autor,citação ou fonte, demostra ser uma pessoa "fracassada" e incapaz de desenvolver sua idéia.
A internet facilita bastante o plágio, influênciando na dificuldade do aprendizado de muitos.
É difícil acabar com o plágio,por isto temos que descobrir,identificá-lo e levar as condições cabíveis conforme a (lei
nº9610,de 19.02.98,que altera,atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais publicada no D.O.U de 20.02.98 por direito do Presidente Fernando Henrique Cardoso).
Então, como alunos vale a pena lembrar que plagiar é agir de má fé, vamos ser mais inteligentes e criativos sem praticar o plágio, que hoje se torna uma questão difícil de identificar os autores do crime.

Amanda Cota 5ºperíodo-Noite
Roberta Melo 5ºperíodo-Noite

Anônimo disse...

A implantação de um Blog como ferramenta de comunicação empresarial

Blog - Eficácia e transparência nas empresas!

Usado popularmente por pessoas que gostam de expor sua vida pessoal, o blog está cada vez mais ganhando espaço entre internautas e hoje em dia ainda mais por empresas modernas que usam essa ferramenta como um inrtumento de comunicação empresarial.
As empresas que utilizam o blog como comunicação interna, levam a informação para funcionários de forma eficaz e direta, abrindo espaço de respostas. Por, normalmente, não ser tão divulgado quanto os sites, o blog acaba atingindo somente as pessoas que realmente apresentam interesse em acessá-lo.
Segundo a jornalista Sandra Estevam: "As empresas começam cada vez mais a despertar para as suas vantagens como ferramenta de comunicação interna, para a troca de informações entre os trabalhadores e as hierarquias, de equipes de projeto entre si, ou como ferramenta de comunicação externa, entre a empresa e os seus diversos públicos." Ou seja, esse meio de comunicação levará aos funcionários e até mesmo aos clientes a possibilidade de opinarem sobre o que acontece na empresa, isso gera uma aproximação entre os setores da empresa, entre a empresa e o funcionário, gera a interação dos funcionários e uma ligação maior entre a empresa e o cliente quando se trata de comunicação externa.
As empresas que estão implantando esse sistema, poderão acompanhar de perto as sugestões e críticas que ajudarão no seu crescimento, através dos comentários que podem ser feitos após um tema a ser destacado. Assim, essa ferramenta facilita o processo de comunicação empresarial com eficácia e transparência.

Blog de Sandra Estevam:
http://blog.activemedia.pt/2006/07/17/o-blog-empresarial/

Por: Letícia Puppim Carvalho
5º período - RP - Noite

Anônimo disse...

Olá Bia!Tudo bem com você!

Segue aqui as minhas atividades; Plágio (Erika e eu)e uma reportagem sobre o uso do Blog no mundo corporativo (individual).
Um beijo.
Janilde

Anônimo disse...

Olá Bia!Tudo bem com você!

Segue aqui as minhas atividades; Plágio (Erika e eu)e uma reportagem sobre o uso do Blog no mundo corporativo (individual- Janilde).
Um beijo.
Janilde
O blog já é visto por muitos como uma importante ferramenta de informação e comunicação.

No segmento corporativo ele cumpre a função de gestão do conhecimento, além de fortalecer a comunicação entre as pessoas.

Blog? O que significa mesmo? Após algumas pesquisas a conclusão que cheguei foi esta; “é uma espécie de diário eletrônico interativo através do qual pessoas podem expor suas idéias e comunicar suas opiniões pela Internet. Encontra-se ai diversos tipos de blogs como, por exemplo: diários pessoais (os adolescente foram um dos primeiros) blogs de famílias, blogs profissionais, blogs corporativos, entre outros mais”.
O blog, esta sendo cada vez mais utilizado, pois permite uma disseminação de conhecimento fantástica, espaço este onde as pessoas podem postar ou fazer comentários sobre um determinado assunto, formando assim, uma rede de relacionamentos, isto e comunicação.
O homem esta sempre buscando novos meios de se comunicar, especificamente no mundo corporativo, onde e de fundamental importância manter sempre um canal aberto, ser visto numa sociedade competitiva, globalizada. E para comunicar com esse exigente mundo dos negócios, nada mais rápido, funcional e pratico do que a Internet e dentro dela os Blogs Corporativos, que é voltado para as empresas ou negócios e é uma ferramenta digital de grande importância, pois atinge todos os públicos que uma empresa precisa falar, de forma organizada, eficaz, gerando um retorno satisfatório para os colaboradores internos e o público externo.
Vejo que o surgimento dos blogs Corporativos se deve a uma necessidade que todos temos de comunicar, obter e trocar informações, do que acontece nesse mundo tão rico de conhecimento que sempre acrescenta-nos.
Em minhas buscas na Internet, encontrei alguns Blogs que merecem o acesso de vocês como o BLOG CATHO : Este blog foi criado com o objetivo de ser mais uma fonte de informação sobre carreira e mercado de trabalho no site Catho Online. Elaborado por cinco jornalistas, apresenta visões e abordagens diferentes de temas e questões do mundo corporativo.
Aqui você encontra profissionais que buscam ampliar os seus conhecimentos, outros que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, conta com um espaço sobre EMPREGO E CARREIRA NO SÉCULO XXI, que dão dicas sobre trabalho, postura, artigos etc. acesse: http://blog.catho.com.br/sobre-o-catho-blog/
Outro exemplo de Blog Corporativo e da TECNISA Construtora há quase 30 anos no mercado imobiliário de São Paulo, a empresa tem hoje o primeiro Blog Corporativo do mercado imobiliário, objetivando a comunicação e o relacionamento com os públicos na qual ela se relaciona. Saiba mais aqui http://www.blogtecnisa.com.br/
Além dos blogs que conversam com o cliente final, existem blogs corporativo interno, como o “Blog do Presidente” da GM, foi comentado por Sandra Carvalho (foto) que é diretora do Núcleo de Tecnologia da Editora Abril, formado pelas revistas, sites e eventos da marca INFO. Foi repórter do Estadão e da Folha de S.Paulo, editora-chefe da revista EXAME e diretora de redação da revista INFO. Onde ela diz que há vários meses o presidente da GM no Brasil, Ray Young, escreve um blog para o pessoal da própria empresa. Parece mais do que um esforço oco de endomarketing, ou de puro marketing para efeito externo, e um esforço real de comunicação. Leia mais http://info.abril.com.br/blog/sandra/20070817_listar.shtml
Bom, finalizando o assunto, acredito que esta ferramenta se bem utilizada melhora o relacionamento e também fortalece a imagem da empresa perante os seus públicos, como aproximar a empresa do cliente, ouvir a opinião dos clientes, ter um meio de comunicação rápido e flexível, tornando mais fácil controlar e administrar situações de crises, chance de mostrar um outro lado ou uma outra cara da companhia, criar uma comunidade entre tantos outros benefícios que esta ferramenta pode trazer a uma organização.

Janilde Santos, aluna do curso de Relações Públicas - 5º período –manhã.

Anônimo disse...

Plágio - Cópia que é crime

O plágio como destruidor da cultura pessoal!

O plágio é definido como o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Hoje em dia é comum utilizar a prática de plágio, principalmente em universidades, escolas e até mesmo nas empresas.
Através dessa maneira errada de utilizar as idéias dos outros, foi criada uma lei nº9.610 de 19/02/1998 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. O fato é que essa lei é muitas vezes irrelevante para as pessoas que não acreditam na punição da mesma.
Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica. Essa prática de plágio, acaba levando os alunos a perderem conhecimento e não aprofudarem realmente no tema que deveriam pesquisar, pois somente copiam e colam o material.
Na vida profissional também acontece prequentemente o uso de plágio, principalmente no meio da publicidade, que está a todo momento visado. Várias campanhas são copiadas e não são consideradas plágio pois não são copias idênticas, mas todos podem ver que foi uma cópia da idéias. Enfim o plágio está presente em vários ramos, como na música, nas universidades, na vida profissional, nas idéias e outros meios e só irão minimizar quando as pessoas realmente tornarem conscientes da gravidade do problema e quando houver uma punição maior em relção ao assunto.

Por: Letícia Puppim Carvalho - 5º período - RP - Noite

Anônimo disse...

Olá Bia, acabo de publicar minhas 2atividades extras. Uma sobre o plágio e outra que é o artigo do blog. Muito obrigada pela oportunidade. abraço

Anônimo disse...

Olá Bia, dentre as atividades extras optei por fazer o blog e o artigo sobre Plágio. O endereço do blog é http://ninalimoncelli.blogspot.com a seguir, envio o artigo.
Tchau!
Edilane

Universidades na mira do Plágio
O que pode ser feito juridicamente para coibir o ato de plagiar?

Sabemos que plágio é o ato de apropriar-se indevidamente e assumir a autoria da obra intelectual de uma outra pessoa. Os tipos de obras mais plagiadas que se têm registro, são: textos, músicas, pinturas, fotografias, obra audiovisual, etc.
No caso de necessidade do uso de obras alheias é aconselhável e recomendado que se coloque sempre os créditos completos para o autor. Todas essas atitudes são fundamentais para evitar acusações e problemas judiciais, pois em alguns países o plágio é considerado antiético e imoral, podendo ser qualificado como crime de violação de direito autoral.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), organismo nacional que oferece credibilidade internacional no processo de certificação e estruturação de trabalhos acadêmicos, pesquisas, dissertações, monografias, teses de mestrado e doutorado, etc. atua de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, as auditorias são realizadas atendendo às normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. No caso dos trabalhos acadêmicos e seguindo as normas da ABNT, é recomendado que se utilize a citação bibliográfica e é fundamental o uso das referências bibliográficas.
No que se refere à chegada do computador, o que se pode dizer é que a tecnologia tem trazido muitos benefícios ao mundo moderno, o mais grave disso, é que algumas pessoas má intencionadas, têm usado a internet para fins e atos ilícitos. Novamente cito o aluno para exemplificar o quanto é perigoso fazer uso dos benefícios e das comodidades de copiar as informações oferecidas em rede, pois pode até passar despercebido para alguns praticantes, mas eles estão banalizando o plágio. Atualmente, já existe pela internet o comércio de trabalhos acadêmicos e outras obras, estes furtos intelectuais geram lucro às custas dos autores originais que vêem a impunidade imperar devido às dificuldades que surgem em caracterizar estes delitos.
No código penal em vigor, o Título que trata dos Crimes contra a Propriedade Intelectual prevê crime de violação de direito autoral – artigo 184 – traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, dizem:
§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.
Penso eu, que para coibir o plágio, as universidades têm que ficar atentas, orientar seus professores, no sentido de analisar o aluno e serem capazes de perceber sua capacidade ou não de elaboração de tal trabalho, se o ato ilegal for constatado, devem ser tomadas medidas duras, resultando até mesmo em expulsão. No caso das monografias, o aluno deve ser acompanhado por orientadores durante todas as etapas de produção da obra e ainda contar com uma banca julgadora experiente para verificar a eventual execução de plágio. Os professores devem assumir o papel de conscientizadores, é importante que o universitário saiba que o trabalho de conclusão de curso é a vitrine de suas capacidades, se ele expõe em sua vitrine “capacidades copiadas”, mais cedo ou mais tarde o mercado vai perceber a fragilidade de seu conteúdo.
Edilane Alves

Anônimo disse...

PLÁGIO NAS UNIVERSIDADES

Com a globalização da Internet, o roubo intelectual vem elevar o “conhecimento” de estudantes nas universidades brasileiras.

Segundo o dicionário Aurélio de nossa língua portuguesa, Plágio e assim definido “assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem). Imitar (trabalho alheio)”. Mas, como conter isso dentro das universidades especialmente?Punição? O que fazer?. Dentro da legislação brasileira consta a; (lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98.
Esse movimento atual sobre o plágio seja devido a um maior conhecimento dos direitos autorais dentro da lei e a visível, notória falta de ética com que estudantes universitários vêm utilizando a Internet para elaborar trabalhos acadêmicos.
No Brasil, o que vem sendo feito para coibir essa prática é uma orientação aos estudantes sobre a importância desse assunto bem como mostrar que isto não é ético, é imoral. Os trabalhos devem ser verdadeiramente corrigidos pelos professores, pois assim facilita a identificação de plágio. A punição no Brasil ainda e tímida, uma ou outra faculdade, onde estão sendo avaliados trabalhos de final de curso, até já reprovam estudantes na banca de apresentação.
Dentro da Lei a punição ainda e baixa, uma vez que analisar detalhadamente um trabalho requer tempo do professor e conhecimento sobre plágio. Muito importante também e o papel dos professores que devem ensinar aos acadêmicos de como fazer citações, citar bibliografias, essa pratica e somente utilizada no meio acadêmico e por que não desde o ensino médio? Estudantes de nível médio pouco sabem sobre essa prática e muitas escolas, não utilizam a mesma.
Em artigo publicado pela professora Sônia M. R. Vasconcelos, ela relata como anda o assunto no campo cientifico mundial.
VASCONCELOS, Sonia M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e lingüísticas. Cienc. Cult. [online]. jul./set. 2007, vol.59, no.3 [citado 06 Novembro 2007], http://cienciaecultura.bvs.br
Temos a consciência de que o plágio sempre existiu, afinal, livros, revistas artigos sempre esteve entre nós, e um assunto complexo, afinal, como identificar que entre milhares de pessoas, outro também não pode ter a mesma idéia que a sua? Isso não pode ser considerado plágio. E muito complicado avaliar, como já dito anteriormente, requer tempo para avaliação do conteúdo didático e conhecimento de direitos autorais
Acreditamos que um bom projeto de conscientização iniciado desde o ensino médio até o meio acadêmico que e onde mais acontece o plágio, possa mudar esse cenário que viola os direitos dos outros e deixam os estudantes, especialmente, “dependentes” das idéias dos outros.


Erika Queiroz e Janilde Santos
Acadêmicas do Curso de Relações Públicas, 5º período-Manhã

Anônimo disse...

RAFAELLA ROSA / 5º RP / NOITE

Comentário sobre o tema "A Comunicação nas indústrias: como o RP deve se preparar para atender o cenário indústrial"

O Novo Cenário Indústrial

Com o novo cenário indústrial os profissionais devem estar cada vez mais preparados. Na área de comunicação não é diferente.

Hoje, as indústrias estão em crescente produção, sendo assim, precisando cada vez mais de pessoas para o seu quadro de funcionários.
O cenário industrial é um local que emprega um grande número de funcionários e engloba vários processos. Com isso, a comunicação deve ser feita de uma forma muito cuidadosa, pois qualquer "mau entendido" pode gerar um prejuízo de milhões.
O RRPP é o profissional indicado para estabelecer o relacionamento da organização com seus públicos. É ele quem irá definir os programas de comunicação corretos para cada público, para que haja um bom entendimento da mensagem que será repassada.
O RRPP deve se preparar bem para assumir este cenário. Ele deve compreender como funcionam todos os processos de produção, quais as tarefas desempenhadas pelos funcionários em cada setor, deve estar em constante conversa com estes funcionários para obter informações e fazer com que o mesmo se sinta parte da empresa, deve promover a integração destes setores e principalmente se preparar tecnicamente para após a coleta de dados, saber a melhor maneira de repassá-los, de forma clara e objetiva.
Seguindo o item acima, o RRPP contribuirá muito para a organização e para a sociedade em geral.

Rafaella Rosa

Crítica sobre utilidade e benefícios do blog

A Importância do Blog

Hoje, o blog é uma das ferramentas mais utilizadas para repasse de mensagens. Porém, necessita de mais divulgação.

O blog utilizado como uma ferramenta a mais na disciplina de jornalismo foi bastante proveitosa.
Na minha opnião, a ferramenta foi corretamente explorada pela professora, que nos deu exercícios pertinentes à matéria, fazendo com que conhecessemos várias áreas de várias empresas.
Os assuntos abordados foram de grande valia para mim como profissional pois pude tirar idéias para implantação na empresa onde trabalhava e agreguei conhecimento para futura utilização.
Sendo assim, concluo que o blog é a ferramenta do momento, precisando somente ser mais difundida como repasse de informação e não somente postagem de fotos pessoais.

Rafaella Rosa

Comentário sobre o Dia de Recrutamento

O Dia do Recrutamento

Estudantes do Unicentro Newton Paiva tiveram oportunidade de participar de uma atividade muito diferente e importante no mês de Outubro.

No mês de Outubro houve no Unicentro Newton Paiva o Dia do Recrutamento, sendo um evento promovido por alunos em conjunto com a Newton.
Eu tive a oportunidade de visitar a feira e conversar com algumas pessoas de alguns stands e por ser representante de turma, tive a grande oportunidade de participar da palestra do Max Geringher.
Este evento foi muito ptoveitoso, uma vez que reuniu grandes empresas, os alunos puderam fazer contatos para uma futura seleção e além disso tivemos oportunidade de conhecer o trabalho destas empresas. Mas o que mais valeu para mim foi a oportunidade de assistir à palestra do Max Geringher, pois ele é o profissonal do momento nesta área e o conteúdo abordado foi de grande valia para minha vida profissional.

Rafaella Rosa

Michelle Simas disse...

Boa noite Bia,

Optei por criar um blog, segue em anexo meu endereço
http://eu-amobhradicalmente.blogspot.com

MICHELLE/5ºP/RP/ MANHÃ

Anônimo disse...

Bia sou a Rosimara da turma de Rp-manhã.Meu blog é http://rosimararp.blogspot.com/
Estou fazendo algumas modificações,espero que me ajude a aprimorar.Abraços!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rafaela, você publicou dois gêneros repetidos, o que não era permitido. Assim,considerei para efeito de atividades extras apenas dois: comentário e crítica. Valeu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Janilde e Érika, artigo sobre plágio tem frases incompletas e erros no português, ok?
Valeu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Janilde, você não postou sua reportagem e nem disse em que blog postou, então não teve como avaliar.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Amanda Cota, só pude considerar plágio e um comentário, pois não poderia repetir o gênero, ok?

Erros de português no artigo e frases incompletas em ambos os textos prejudicaram o rendimento. Mas valeu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

REnata e Érika Reis. Belo artigo sobre plágio. Refletir no mais íntimo, é a grande solução. Valeu

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

André e REjane,senti falta justamente do que dizem que é agradável no artigo: citação de fontes, pensadores que embasaram seu artigo... cuidado com erros graves de concordância,português e palavras em maiúsculas, soltas no meio do texto. Valeu o esforço.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carolina Alves, comentários sobre comunicação no setor industrial,com pequenos errinhos na língua e não conclui na idéia central temática proposta para esta atividade. Mas valeu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

muito bom seu artigo sobre plágio Fernanda Rabelo. Abraços.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Graziella e Núbia. O artigo de vocês está sem fundamentação, argumentos, como pede um bom artigo. Parece mais um comentário e não era o que se pedia nesta atividade.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Tamietti, erros de estruturação, frases longas e final sem sentido no seu comentário sobre atuação do RP no mercado industrial. Que pena...

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Isabel, boa proposta para o blog como foco na educação no trãnsito. Venda a idéia para a Agência da Newton que atua com isso... Eles vão gostar...e pode vir a ser uma ferramenta real, de comunicação, quem sabe? bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kenelly, super legal fazer blog para AURA. Agora, sempre que publicar uma matéria ou artigo escrito por terceiros, cite ao final a fonte de onde tirou o artigo original com nomes dos autores, certo?

Outra coisa, logomarca da AURA poderia ir no topo, não é não?
aprimore a idéia...
Bjs

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kenelly, o blog indicado para ver a reportagem http://luilafaria.blogspot.com/
não exite. Sendo assim, nem blog nem reportagem foram avaliados dentro do prazo solicitado.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Karla e Melissa, ótimo artigo.
Mesmo com erro grave no emprego do verbo haver, o artigo ficou muito muito embasado. Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Karla e Melissa, a reportagem sobre blog tinha que ter fotos e indicar links para alguns blogs, além de ter de ser publicada em um blog de vocês. Que pena que não fizeram dentro do padrão. Ia ficar bacana!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gilmara e nayara, o artigo está bacana. Gilmara, o comentário sobre a fábrica tem pequenos erros de português. Atenção. Mas a descrição estava corretinha, bem feita e com boa finalização do gênero.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Luila, seu endereço de blog não existe ou não estava disponível para avaliação no tempo determinado para estas atividades de recuperação.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Luise, jóia seu blog sobre a A10.
Se a empresa tiver site, vale linkar na página ...

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Giocarla, o artigo feito com a Rivania estava fraco, sem fundamentação. Mas a crítica e comentário estavam corretinhos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bacana Nayra... seu comentário sobre o blog ficou muito legal. Acho que tocou num ponto excelente, que é o feedback ao aluno. Jóia demais. Quanto ao artigo, bacana també.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Larissa Guedes: a proposta do seu blog, com a temática sobre família, é muito linda. Parabéns.

Mas seu artigo sobre plágio estava muito fraco,sem fundamentações originais e sem argumentos para defender uma idéia com consistência, ok?
Beijos
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Breno, bacana a proposta do blog sobre comunicação empresarial.
Mas sempre que postar matérias de outros ou artigos retirados de outros sites e portais, indique a fonte correta, ok?
ABraços,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carla Moreira, obrigada pela crítica do Blog. Bacana seu artigo, mas é necessário que seja sempre mais fundamentado que um simples comentário, ok?
Abração,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Carol Baldoni, artigo ok, com erros de estruturação, língua e pontuação.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Cris Pimenta, melhorar blog. Crítica sobre blog está bacana com erros de português.
Bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Edilane, ótimo artigo. Blog internacional hein??
rs... jóia demais.
bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fabrícia, recuperou bem as notas!
Comentário, crítica e blog.
bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

FErnanda Alves, ótimo blog. Mas seus comentários só poderei considerar um , pois não podia repetir gênero, certo?

Se autorizar, poderei usar a logo RP on line, na nossa revista, citando seu nome ou de quem a criou em caráter definitivo, que acha?
ABraços,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda Nayara, ok para seu blog.
Melhorar aspecto visual e ainda enquete está encerrada....
atentem-se para atualizar sempre esse tipo de recurso.

bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Gabriela Coelho, a reportagem feita com Paola Lamounier e
Stephanie Guimarães tinha que ter fotos, ser publicada em um blog específico para visualização. Que pena que não fizeram como recomendado nas atividades de recuperação. EStava boa, mas não seguiu às normas.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Janaína, seu blog ficou muito bacana. Deixe claro sempre de onde é que tirou algumas reportagens ou textos, sempre que estes não forem seus, para evitar o plágio. BAsta indicar no final algo assim - exemplo -----
Fonte: Revista Uai On line, 2007.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Janaína, quanto ao comentário dia do Recrutamento e crítica sobre blog, ficaram bacanas, mas tem muitos erros de concordância, português, pontuação. Caprichar e treinar bastante a escrita, sem pressas, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kézia vi seu blog. Bacana.
Nunca colocar comentários com letras maiúsculas pois fere a netiqueta.

A reportagem criada com Graziela e Núbia ficou bacana também. ABraços.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Letícia Puppim,
o blog postado como seu não foi criado por você, como pedido na proposta de atividades de recuperação, como poderá ver: http://blog.activemedia.pt/2006/07/17/o-blog-empresarial/.

Considerei sua crítica sobre o blog e você não postou artigo algum sobre plágio, nem no comentário nem no blog referido.

Uma pena.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Agora vi seu artigo, mas você publicou em duas postagens como era proibido nas regras de atividades de recuperação. Seu artigo está com erros de português graves, na concordância, pontuação, reviste. E idéias precisam de maior fundamentação para serem defendidas.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ok, Luciana. Valeu o blog e também o comentário sobre Visita à Fiat.
bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Maria Cláudia, legal o blog do BAbado e também o seu. Que achou da nova plataforma.?Vi que postou vídeos que não têm no outro do Babado... bacana mesmo!

não existe crítica sobre plágio, era pra fazer artigo.

Li o artigo, ele termina com idéia fraca, parece disvinculada do que fala, tv e publicidade. Idéias soltas enfraquecem o artigo.

O comentário sobre dia do recrutamento ficou bacana.
ABraços.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Luiza e Matheus Linardi.
O artigo está sem citação de fontes, com frases mal estruturadas e mal amarradas. Para emitir opinião individual, só em artigos feitos por uma única pessoa. No caso, feito em dupla, teria que ser , para nós, na nossa opinião, etc...
atenção... blog da Luiza não está bacana não, está fraco, sem texto, sem propósito, fotos não são visualizadas, etc.

O do Linardi, pelo menos tem fotos e resumos de livros, mas proposta também não está clara, interação fraca.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

|Michelle, bacana o site, bh radicalmente... trabalhou bem cabeçalho, proposta, links.
Colocar mais conteúdos...
cuidado com uso de logomarca sem autorização.
bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Parabéns Nardete,
òtimo blog.
FEedback do artigo já dado anteriormente para Maria Cláudia.
bjs
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia Galgani e Carolina Ferreira.

O blog da Patrícia está muito bacana.

A reportagem sobre blog deixou a desejar no que foi pedido: fotos, entrevistas, links dos blogs analisados, etc.

Já o artigo sobre plágio ficou bacana, com pequenos erros de português e estrutura de idéias em algumas frases.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Phillipe, ótima proposta do seu blog. Pequenos erros na crítica do blog, no que se refere à língua.

Crie novas propostas interativas no blog, para pessoal participar, como enquete, e outras disponiveis no ambiente do blogspot, ok?

Valeu.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Raquel, blog bacana, internacional, risos...

Mas artigo deixou muito a desejar, pois parece mais um comentário. Artigo exige fundamentação consistente, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Jóia, Ricardo. Visto seu blog, visto comentário sobre Visita à Fiat e visto também Crítica sobre blogs. Tirando errinhos de estruturação de idéia e pequenos ajustes português, ficaram todos bacanas.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Rita, bacana seu blog. Senti falta do seu artigo.
Poste informações sempre como nova postagem e não como comentário da sua primeira postagem, ok?
Assim títulos se organizam na coluna da direita.

Sobre artigo, ainda há muito o que amadurecer sobre esse gênero. Em dupla poderia ter discutido mais. Não podemos fazer citações e colagens de reportagens dentro de artigos, apenas citar, referenciando, como em trabalhos acadêmicos, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Thiago, você brilhou com blog.
Parabéns.
Deixei comentário lá.
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Thomas, não crio um blog para postar um trabalho só, querido.. mas tem que ter um projeto editorial, um propósito para vários assuntos... visualmente ficou legal, mas sem utilidade prática duradoura.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Pedro, um blog não pode ser criado para ter um só conteúdo, mas tem que ter um projeto editorial, objetivos, enfoque claro, para quem acessa. Sua crítica sobre o blog trazia muitos erros de estruturação de frases, pontuação e concordância. Caprichar na hora de escrever em ambientes públicos, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

AQUI ENCERRO OS MEUS COMENTÁRIOS COM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO.

O AMBIENTE DA NEWTON PAIVA FECHOU DIA 24/11, MAS DEVE ESTAR ABRINDO NESTA SEGUNDA PARA NOVAS PUBLICAÇÕES E AJUSTES NAS NOTAS, QUANDO ARRUMAREI AS NOTAS DE TODOS QUE POSTARAM ATÉ DIA 15/11, COMO COMBINADO.

FOI ÓTIMO VER O CRESCIMENTO DE VOCÊS.

COM CARINHO,MANTENHAM CONTATO SEMPRE QUE PRECISAREM.

BIA