Como comentado em sala de aula, vamos dar início às nossas atividades fazendo uma bela pesquisa em trio. Organize-se para montar seu grupo para a primeira atividade do semestre. O objetivo será fazer um amplo estudo sobre a Comunicação nas Empresas, esse mercado abrangente, que nos desafia em relação ao seu entendimento, à forma de produzir estratégias e criar ações para garantir o sentido fundamental da comunicação: o entendimento entre a organização e seus vãrios públicos. Compreender um pouco mais sobre estes aspectos, nos permitirá apreender as diversas técnicas utlizadas para produção de peças jornalísticas, afim de que as empresas cumpram cada vez mais seu papel social.
O seu grupo( trio) deverá escolher um dos temas abaixo.
A comunicação Organizacional : desafios, vertentes, gestão de mudanças, crises, cultura organizacional, incertezas, áreas de atuação, estratégias, impactos, novos cenários, empreendedorismo, mercados, entre outros.
Produção de peças periódicas: veiculos de massa, veículos institucionais, veiculos de comunicação dirigida, comunicação interna e comunicação externa, peças periódicas, estratégias, projetos editoriais, planejamento, custos e benefícios, tiragens, práticas de mercado, o trabalho isolado, a inovação, a continuidade, a peça na ação integrada, entre outros.
Assessoria à imprensa: relacioanmento com jornalistas, a mídia gratuita, coletivas, releases, estratégias de divulgação, clippings, mídia trainnings, investimentos pontuais somente em eventos, investimentos a longo prazo, a credibilidade da marca, construindo responsabilidade social na empresa, etc.
I etapa da atividade - 2 pontos
Depois de escolhido o tema, vocês deverão identificar e selecionar pelo menos 3 fontes diferentes, entre livros, estudos, cds, vídeos, periódicos, etc, para realizar o estudo. Ao fazer isso, os grupos (trios) deverão postar um comentário à esta mensagem me informando qual o tema foi escolhido, sub-tema delimitando o que vão abordar, o porquê e quais as fontes de estudo que foram selecionadas. O grupo poderá expor uma ou outra dúvida, pergunta ou comentário no final para a professora, para que mantenhamos a interação, novas sugestões de fontes e direcionamentos corretos aos estudos. Nesta primeira postagem não pode faltar o nome dos três integrantes do grupo ao final, certo? Até domingo...14/02.
Isso deve ser feito como primeira etapa desta atividade 1. O texto deve ser redigido como nota informativa, com 5 a 10 linhas, já incluindo os nomes dos integrantes.
II etapa da atividade 1 - Apresentação em Seminário - 8 pontos
Os estudos e pesquisas deverão ser realizados durante o carnaval,como segunda etapa desta atividade 1, para realizarmos o nosso seminário na primeira quarta-feira pós carnaval ( dia 02 de março).
III etapa da atividade 1 - Entrega da Pesquisa Impressa - 10 pontos
O trabalho impresso final da pesquisa deverá ser entregue no dia 05/03, dentro das normas da Newton Paiva, disponíveis no site da instituição ( capa, introdução, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia, anexos se for o caso). O desenvolvimento deverá ter entre 5 a 10 páginas.
Observações:
A não participação do aluno no dia do seminário( 4 de março) implicará em perda de 8 pontos.
Trabalhos não entregues no dia do seminário poderão ser entregues até no máximo na semana seguinte, no entanto, valendo 70% do valor dos pontos.
Depois desta data, não serão mais recebidas estas atividades.
Critérios de avaliação:
Serão avaliados: a profundidade com que tema foi estudado, a diversidade das fontes utilizadas, a criatividade para apresentação do estudo para sala ( cada trio terá 15 minutos para apresentação. Deverá informara professora até 18/02 que tipo de mídia vai precisar para apoiar apresentação: cd, dvd, internet, vídeo, data show, etc, para providências na instituição.) No trabalho impresso, serão avaliados a originalidade dos trabalhos, uso correto de citações, sem plágios, qualidade do texto no discurso dissertativo, uso do português correto e padrão.
Vamos caprichar!! Qualquer dúvida, me contatem pelo email passado no primeiro dia de aula ( bia@goulartgrossi.com.br). Breve darei sugestões, nos comentários de autores e obras possíveis. Explorem nossa biblioteca, pois tem um acervo muito interessante.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
39 comentários:
RELAÇÕES PÚBLICAS NP - MANHÃ
Dupla: Flávia Marques Mayrinck
Luana Rossi
TEMA: A MASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS ATRAVÉS DA TELEVISÃO
Objetivo: Expor as estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar o consumo e a duvulgação de seus produtos e/ou serviços através da mídia paga e gratuita analisando como esse processo é feito de forma eficaz.
FONTES:
- Diários Associados http://www.diariosassociados.com.br/
- Generos e Formatos de Televisão (Luiz Arondie)
Os alunos Felipe Sobrinho e Marina Verteiro 5º período,RP,Manhã, irão abordar o tema: A necessidade do Profissional de Relações Públicas nas empresas.
O tema proposto tem como objetivo esclarecer e conscientizar o mercado quanto ao papel deste profissional nas empresas, levantando seus pontos fortes e suas contribuições para a organização: dentre elas, a estruturação da comunicação organizacional de forma a contribuir para o bom relacionamento da organização com os seus diversos públicos.E conhecer como está sendo a visão do mercado sobre estes profissionais.
Iremos trabalhar com 02 fontes distintas, Comunicação Interna-A força nas empresa do Paulo Nassar e o livro Comunicação Organizacional: Gestão de Relações Públicas do autor Roberto Fonseca Vieira.
Ana Beatriz o que seria relevante para o enriquecimento da pesquisa sobre o papael do RP nas empresas?
I Parte
Tema: “As ferramentas tecnológicas na comunicação empresarial”
“Como Relações Públicas pode criar uma imagem favorável para um publico tão divergente?”
Escolhemos esse tema, pois achamos importantes para a nova geração que estará entrando no mercado de trabalho. Como estes poderão usufruir positivamente desses recursos, quais são eles e como as empresas os utilizam para desenvolver relacionamento com os seus diversos públicos.
Fontes: http://ecomunicacao.wordpress.com/
http://www.comtexto.com.br
Trio: Raquel Cavalcante, Elizabete Maia e Natalia Moreno
Dupla: Gilnez Alcantara e Mariana Rioga.
5° período de Relações Públicas, manhã.
Parte: I
tema :Responsabilidade Social
As vantagens que as organizações adquirem ao adotarem projetos de Responsabilidade Social.
Motivo da escolhemos do tema:
As organizaçoes tem deixado de dar continuidade aos projetos de responsabilidade social.
Odjetivo: Demonstrar as vantagens que as empresas conquistam perante os seus publico diversos, ao adotar em sua organização projetos de Responsabilidade Social.O que irão adquirir com isso? quem é mais beneficiado a sociedade ou a organização? Apresentaremos sujestões.
Fontes:I
_Responsabilidade social : A importância do marketing para projetos sociais.
Fonte II
Ainda não escolhemos.
RELAÇÕES PÚBLICAS - 5 PERÍODO
Dupla: Rafaela Marinho e Aline Geanne
Nome do tema: Empreendedorismo - O papel do comunicador empreendedor.
Justificativa: Escolhemos o tema para melhor conhecer o perfil de um comunicador empreendedor, sua atuação no mercado atual e como se dão os processos de transformação idéias em um negócio de sucesso voltado para a Comunicação.
Fontes de estudo:
- Empreendedorismo : transformando idéias em negócios – Jose Carlos Assis Dornelas.
- Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos,estratégias e dinâmicas – Luiz Antônio Bernardi
- http://www.sebraemg.com.br/Geral/Default.aspx
Tema: Comunicação Organizacional
Sub-tema: Sustentabilidade
Nosso grupo abordará o que é sustentabilidade para as organizações, sua importância para as empresas e para a sociedade e o modo como as empresas vem trabalhando a sustentabilidade.
Acreditamos ser importante tal tema pelo fato que a cada dia que se passa a sustentabilidade tem mostrado ser um conceito que as organizações têm procurado adquirir preocupando com o bem estar dos seus públicos e com a qualidade dos serviços/produtos ofertados.
Fontes: internet, livros e revistas
Integrantes do grupo: Claudiana Costa Leal
Fernanda Corrêa Triginelli
Juliana Gomes da Silva
FORMAÇÃO DO GRUPO:
Alam de Oliveira, Hannah Diniz e Kellen Corrêa - 5ºPeríodo - Noite
TEMA:
Veículos de comunicação Dirigida em uma sociedade massificada.
SUBTEMA:
A importância da utilização dos veículos de C.D. para uma comunicação institucional eficiente e eficaz.
Inicialmente, o grupo pretende analisar de um modo geral a importância da comunicação dirigida em uma instituição, analisando uma das tecnologias ou veículo e sua pertinência de uso em comunicação dirigida.
FONTES:
Portal RP: disponível em: http://www.portal-rp.com.br/
Blog Comunicação Dirigida: disponível em: http://comunicacaodirigida.wordpress.com/
Artigo do site: Webartigos.com disponível em: http://www.webartigos.com/articles/729/1/comunicacao-de-massa-e-comunicacao-dirigida/pagina1.html
FORTES, W.G. Veículos de Comunicação Dirigida Auxiliar. In: Relações Públicas processo, funções, tecnologia e estratégia. São Paulo: Ed. Summus, 2003 - pág. 301-326
FORTES, W.G. Veículos de Comunicação Dirigida Oral. In: Relações Públicas processo, funções, tecnologia e estratégia. São Paulo: Ed. Summus, 2003 - pág. 301-326
Apostila da Disciplina de Teoria e Gestão de RRPP – 1º Período: KUNSH, M.M.K. Relações Públicas e a Filosofia da Comunicação Integrada in Planejamento de RP na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003
Professora, gostaríamos de salientar que o tema e subtema ainda deixam uma grande margem de pesquisa e gostaríamos de sujestões para "afunilar" nosso trabalho e conseguir um resultado mais satisfatório.
Estudo Temático
Roberta Fernandes e Rodrigo Lima
5º Período de Relações Públicas
Tema:Como se adaptar a diferentes mudanças na vida empresarial?
Objetivo: Saber quais são as resistências, dificuldades e desafios a encarar. O medo de não conseguir se adaptar ao novo, de não atingir os objetivos propostos.Falar das resistências, desafios e dificuldades que a Empresária Ângela Chister está encontrando ao expandir sua empresa de Decoração e Eventos.
Fontes:
-Aulas do professor de Empreendedorismo Geraldo Magela;
http://www.administradores.com.br/artigos/resistencia_a_mudancas/10748
/
http://www.marciobamberg.com.br/portal_conteudo_pitada_laerte_10.html
Empresária Ângela Chister
Relações Públicas - Noite
Tema: Comunicação interna
Subtema: "Os benefícios que uma comunicação interna eficaz pode trazer para uma empresa"
Trio: Jéssica Anselmo
Joel Araujo
Paula Elizabeth de Oliveira
Justifivatica: Escolhemos esse tema por acharmos de extrema importância a aplicação de uma comunicação interna eficaz nas empresas, para que elas se dêem bem perante seus colaboradores e o mercado.
Fontes:
"Comunicação interna como agente transformador" (Monografia)
MACHADO, Tatiana Fontoura Fernandes
"Comunicação interna nas Organizações"(monografia)
VILAÇA,Maria da Conceição
Gostaria de saber se a escolha do tema foi pertinente e se vc tem alguma outra sugestão de bibliografia.
O Relaçoes Públicas e suas interfaces para a gestao de mudanças, novos cenarios da Comunicaçao Organizacional.
Subtema: Diretrizes e mudanças para superar obstaculos no mercado.
Justificativa: Iremos abordar as interfaces da Comunicaçao Organizacional, fazer um estudo de caso de como utilizar a comunicaçao em projetos inovadores na gestao de mudanças, utilizando o Marketing como estrategia de sucesso.
Superando as Crises e fortalecendo a Marca para alcançar a Identidade.
Bibliografia:
http://fabioalbuquerque.blogspot.com
www.borkenhagem.net/artigos/comunicacao.htm
www.eca.usp.br/alaic/boletin11/cleusa.htm
Torquato, Gaudencio. Tratado de Comunicaçao Organizacional e Politica . Sao Paulo: Pioneira Thonson Learning 2002
Vieira, Roberto Fonsenca. Comunicaçao Organizacional: Gestao de Relaçoes publicas. Sao Paulo. Mauad, 2004
Kunsch. Margarida Maria Krohling. Relaçoes Publica e modernidade: Novos paradigmas na comunicaçao organizacional. 5 Ediçao. Sumus Editorial.
Integrantes: Mirian, Izabela e Gleidson
Flávia e Luana, não esqueçam de relacionar com a atividade de Relações Públicas. Vejam o portal da imprensa, onde poderão ver custos destes anúncios em várias tvs e obterem informações que ajudem na fundamentação do texto. As fontes estão pobres, precisamos incluir RP nisso como fonte de mercado de trabalho, certo? VOcês não disseram quem vão entrevistar.
Felipe e Marina, é preciso encontrar um RP fera que esteja atuando em grande empresa, para falar isso com clareza para vocês, do ponto de vista prático, certo? Dos dois livros escolhidos, conheço o primeiro, boa referência para o que se pretende. O outro não conheço. Talvez fosse importante pegar algo da Margarida Kunsk que deixa claro, teoricamente, essa relevância, certo?
Raquel, Elizabeth e Natália, qual será a fonte a ser entrevistada no mercado? Vamos ver alguns artigos no site do Intercom, também na ABRACOM, certo? Há muitos estudos sobre novas tecnologias e criação de imagem no mercado... Precisam detalhar mais quais artigos e textos... bem como a entrevistada.
Gilnez, há sites bacanas como Airton Sena, Unicef, outros institutos que servirão de fontes muito interessantes para aprofundar nisso, certo? Não esqueçam da fonte de mercado e relacionar com profissão RP.
RAfa, ok, para seu tema e fontes. Mas faltou uma entrevistada no mercado, certo? Vamos definir alguém que possa falar do papel do comunicador empreendedor, servindo de personagem exemplo na matéria.
Claudiana, Juliana e Fer Trignelli... por favor, precisam definir as fontes com clareza... sustentabilidade tem várias fontes bacanas, mas é preciso focar mais, está muito abrangente o tema.
Alam, as fontes estão boas. O tema vai se delinear melhor se pensarem a fonte para entrevista no mercado... Um RP que faça comunicação dirigida, necessariamente. Com a entrevista dele, o assunto tenderá a focar num outro aspecto, conforme a riqueza da entrevista, certo?
Roberta e Rodrigo, Acho que precisarão de um livro sobre gestão de crises, gestão de mudanças, para percepção de clima interno e seus desafios em momentos assim. Fontes e tema bem escolhidos.
Grupo da Paula, Jéssica e Joel.
Tema super pertinente, as referências às bibliografias também. Agora, vamos buscar a entrevista com RP ou profisisonal de comunicação que atua com CI? A Elena Moreira, que coordena o Casa Fiat de Cultura, é RP e ficou muitos anos a frente da CI da montadora em Betim... tente achá-la.
Grupo do Gleidson, não vi a entrevistada no mercado. Quanto às fontes indicadas, conheço duas. Acho que no lugar do Vieira, deveriam ver um estudo sobre Gestão de Mudanças, nas páginas do INtercom, por exemplo...
Respondi a todos os comentários até aqui. Muitos grupos não indicaram a entrevista que será feita com profissional do mercado, certo? Isso contará muitos pontos nesta atividade, pois é o que nos dará visão de mercado, atualidade aos estudos e amplitude de cenário para todos do grupo. Cuidem disso!
Relações Públicas - Noite
Trio:Marlene, Tamires e Tatiana.
Tema: Comunicação institucional.
A importância do planejamento das Relações Públicas, na busca pelo fortalecimento da imagem institucional perante seus diversos públicos.
Objetivo: Escolhemos este tema por sabermos da importância do planejamento dentro de qualquer instituição, seja ela, de grande, médio ou pequeno porte.
Fontes:
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 1986.
http://www.imagemempresarial.com
NEVES, Roberto de Castro.
TRIO: João Cezar, Marcela Rodrigues e Priscila
TEMA: Assessoria à Imprensa
SUB-TEMA: Como realizar uma boa assessoria à imprensa, trazendo assim bons resultados às empresas
OBJETIVO: Descobrir como as empresas e os profissionais de comunicação,incluindo o RRPP, trabalham em relação a assessoria de imprensa e conhecer os benefícios que uma assessoria bem feita pode trazer a uma organização.
FONTES:
-De cara com a mídia (Francisco Vieira)
-Assessoria de imprensa: Como se relacionar com a mídia (Maristela Mafei)
Professora, quais outras fontes você indicaria,incluindo um profissional da área?Pensamos em procurar e entrevistar algum funcionario de empresa especialisada em assessoria à impresa, o que acha?
Trio: Fernanda Fernandes, Laís Ponez e Catarina Mendonça.
5ºperíodo RP/Noite
Tema: MARKETING CULTURAL: ferramenta para credibilidade organizacional.
Justificativa: Trabalhar a credibilidade de uma organização afim de se obter uma imagem favorável, é um desafio no cenário empresarial. A participação de uma empresa em setores culturais possibilita uma maior visibilidade e aceitação dos públicos, além de proporcionar mídia espotânea.
Entrevistada: Marcília Pereira
Fonte:
Marketing cultural e comunicação dirigida - 3. ed. / 1993 - Livros - Acervo 21320
MUYLAERT, ROBERTO. Marketing cultural e comunicação dirigida. 3. ed. São Paulo: Globo, 1993 291 p.
Site: http://www.marketingcultural.com.br
http://www.mundodomarketing.com.br/
RP - Noite
Grupo: Deborah Almeida
Vinicius Vieira
Roberto
TEMA: Os meios de comunicação em períodos de recessão.
-A comunicação externa e interna do meio de comunicação em massa e suas ações em épocas de recessão.
-A importância da comunicação institucional e do fortalecimento da imagem e da marca. Como fortalecer a marca da empresa em epocas de crise.
Objetivo: Entender como o meio de comunicação em massa reage a épocas de recessão, quando suas principais fontes de sustento (anúncios\inserções publicitárias\assinaturas) tem drástica redução.
Formas de fortalecer a empresa frente ao cenário mercadológico que encontramos durante uma recessão.
A importância da comunicação interna nestes períodos.
Fontes: Comunicação interna do Jornal Estado de Minas
Gerência do Classificados do Jornal Estado de Minas
Revista Veja
Pesquisas da Marplan
Professora, veja se está de acordo meu tema acima. Você tem algum comentário ou sugestões? Obrigada!
Conforme conversado em sala, seguem as alterações do grupo
NOVO TEMA: Forma de Estruturalização das Empresas no Mercado
SUBTEMA: Desenvolvimento de Franquias dentro das Empresas
O objetivo será mostrar a importância das franquias no crescimento das empresas
Case: Localiza Rent a Car, uma empresa no ramo de aluguel de carros que se expandiu no Brasil e na América Latina com o sistema de Franchising.
A entrevista será realizada com o atual Diretor da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Aristides Newton que também é vice-presidente de Franchising da Localiza.
Fontes:
Entrevista de Ricardo Figueiredo, recém eleito Presidente da ABF à revista Bares & Restaurantes do mês de Janeiro de 2009.
Portal do Franchising: http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp
TRIO:
Alam de Oliveira;
Hannah Diniz;
Kellen Corrêa
Relações Públicas Np - Noite
Trio: Mariana, Helma e Victor
Tema: A força da Comunicação
Subtitulo: A Comunicação como agente de Mobilização Social
Justificativa: É um tema que achamos super interessante e pouco explorado pelos comunicadores. Vamos através deste trabalho explorar o máximo possivel desta área para que todos possam entender melhor do trabalho Social e o quanto ele é importante.
Fontes:
livros: - A força da Comunicação Autor: Frank M. Corrado
- História da Comunicação
Autor: Marcelo Ipanema
- Comunicação e Estratégias de Mobilização Social, 2 Edição.
Autor: Marcio Simeone Henriques
Jornalismo Empresarial - Noite
Oi Ana,
me desculpe pelo atraso. Eu estava sem acesso a internet.
Meu tema é o seguinte:
A relevancia do Jornalismo (ou noções de Jornalismo) para a prática da assessoria de imprensa.
Entre as fontes, já tenho dois entrevistados confirmados: Eduardo de Ávila (jornalista-assessor) e alguem de uma agência de publicidade (falta confirmar o nome). vou usar também livros e sites.
obrigado
Frederico Pinheiro Borges
Relações Públicas Np - Noite
Trio: Mariana, Helma e Victor
Tema: A força da Comunicação
Subtitulo: A Comunicação como agente de Mobilização Social
Justificativa: É um tema que achamos super interessante e pouco explorado pelos comunicadores. Vamos através deste trabalho explorar o máximo possivel desta área para que todos possam entender melhor do trabalho Social e o quanto ele é importante.
Fontes:
livros: - A força da Comunicação Autor: Frank M. Corrado
- História da Comunicação
Autor: Marcelo Ipanema
- Comunicação e Estratégias de Mobilização Social, 2 Edição.
Autor: Marcio Simeone Henriques
ÉLIDY!!! VOCÊ QUE VAI FALAR SOBRE TEMA NOVELAS, VEJA A MATÉRIA RECENTE QUE SAIU NO ADNEWS:
Globo chama psicólogos para entender fiasco das novelas
17/02/09
A Rede Globo está convocando jornalistas, publicitários, pedagogos e psicólogos para integrar as comissões de telespectadores que, de tempos em tempos, opinam sobre as atrações da emissora.
De acordo com a coluna Ooops!, o resultado dessas pesquisas ajuda não somente a compreender o futuro das tramas, mas a compreender o comportamento da audiência. A intenção da Globo é entender o motivo da queda de seu setor de teledramaturgia. Duas das três novelas que estão no ar atualmente estão sofrendo com os baixos índices no ibope.
A novela das 18h, "Negócio da China" não emplacou ainda e tem registrado média de 17 pontos - o menor da história da Globo. A produção "Três Irmãs", das 19h, também apresenta índices ruins, atingindo 23 pontos de média.
O surpreendente é que a trama "Caminho das Índias", de uma das autoras mais populares do Canal, Gloria Perez, também esteja marcando médias ruins no horário das 21h, na casa dos 36 pontos.
Com as pesquisas, a Globo também planeja descobrir o que fazer para manter a família brasileira em frente à TV, já que a competição com outras opções como internet, videogame e DVD's tem prejudicado a batalha.
Redação Adnews, com informações da coluna Ooops!
RELAÇÕES PÚBLICAS - MANHA
Dupla: Rodrigo Felício e Breno.
TEMA: O evento como instrumento de fortalecimento da imagem institucional
OBJETIVO:Demonstrar como os eventos são indispensáveis às atividades do Relações Públicas, como importante ferramenta de comunicação.
FONTES:
CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos - Manual para planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997.
GIACAGLIA, MAria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003
www.comunicaçãoempresarial.com.br
RELACÕES PÚBLICAS NP- MANHÃ
Dupla: Mariana Bittencourt e Judson Gustavo
TEMA:RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES
OBJETIVO: Analisar o papel de Relações Públicas nas organizações com abrangência no gerenciamento de comunicação.
FONTES: -Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada (Margarida Maria Krohling Kunsch
- portal.cjf.jus.br/cjf/banco-de-conteudos/workshop-comunicacao-institucional-na-sociedade-da-5/at_download/upload
Rp noite 5°p.: Jaqueline
Olá Bia,
Tema: Comunicação Interna da Newton
Objetivos:Identificar as ferramentas utilizadas para a comunicação e verificar a eficácia das mesmas dentro da instituição.
Trio:Ana Paula, Jaqueline e Polyana
Tema:O Colunismo Social e os desafios encontrados
O objetivo é conhecer melhor o trabalho do colunista social, como são escolidas as matérias, que influência tráz na vida das pessoas e quais os desafios encontrados.
Fontes: Colunista
Sites na internet
Relações Públicas 5ºperíodo - Manhã
Ingrid Randow
Júlio Martins
Tema: Eventos de Massa
"A importância de eventos de massa no contexto empresarial."
Objetivo:
Abordar as especificidades de eventos de massa, os desafios encontrados pelos empresários que utilizam da realização de eventos para fortalecerem suas Marcas e o impacto que isso gera na cultura e como contribui para o desenvolvimento do país.
Fontes: http://www.marketingcultural.com.br
http://www.sinprorp.org.br
livros:
-Razão e Paixão dos Mercados:
Um estudo sobre a utilização do marketing cultural pelo empresariado/Simone Marília Lisboa
-Teorias da Comunicação de Massa/Melvin Defleur
Professora Tivemos uma alteração na semana anterior quanto aos integrantes do Grupo!
Tema:
Os meios de comunicação em períodos de recessão.
A Deborah não irá mais fazer este semestre.
Esta também no grupo o Samuel.
att,
Vinícius Vieira
Postar um comentário