quinta-feira, 2 de agosto de 2007

TURMA DE TURISMO: COMO ACONTECE A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS DE TURISMO?

Olá, caros alunos de TURISMO do Centro Universitário Newton Paiva, disciplina de Jornalismo Empresarial, manhã e noite. Sejam bem vindos ao nosso blogger para projetos especiais.Neste espaço, vocês deverão publicar um comentário com a análise da comunicação realizada na empresa onde você trabalha ou já trabalhou, ou ainda uma empresa do ramo turístico (hotel, agência, operadora, espaços de lazer, teatro, arte, entretenimento, atrativos turísticos, órgãos de informação, outros) que você tenha acesso fácil para pesquisar e reunir material para nossa mostra na aula do dia 22/08.

Em seus comentários, sempre comece indicando turno do curso e nome do aluno responsável pelo comentário( NOITE - TURISMO fulano de tal) . Seu texto deve falar qual a empresa escolhida, em que setor atua, o que produz ou que serviço presta, em que região, para que tipo de clientes, porte da empresa, idéia de número de funcionários. Em seguida, fale sobre como a empresa faz a comunicação com seus diversos públicos: funcionários, clientes, parceiros, governos, imprensa. Conte se a empresa faz uso de tecnologias de comunicação, quais? Dga se a empresa investe em jornais, revistas, sites, intranet, extranet, catálogos, anúncios, se tem papelaria interna com logomarca timbrada, enfim, se participam de eventos do setor, se promovem projetos sociais ou ambientais, se apóiam e oferecem serviços públicos.

E tente expressar sua opinião no final dizendo aos colegas o que acredita que é falho e necessita de melhorias no processo comunicativo da empresa.

Com esta primeira atividade (valor 5 pontos) estaremos treinando o português, além de partilhar com todos os colegas análises importantes sobre peculiaridades de várias empresas que atuam no mercado, ampliando a visão do profissional de Relações Públicas e o deixando antenado para as oportunidades deste mesmo mercado.Não esqueça de trazer peças produzidas pela empresa para a nossa aula 2, onde faremos uma exposição das diversas peças usadas no mundo dos negócios para tornar a comunicaçao cada dia mais eficaz ! (servem jornais da empresa, anúncios, folderes, revistas, imagens do site, papel timbrado, cartão de visitas, envelopes, portifólios, press kit, brindes, cartazes de eventos, fotos de eventos, clippings, midiatraining, enfim, traga o máximo de material possível).Caprichem!

Com carinho,
Ana Beatriz Goulart Pereira
bia@goulartgrossi.com.br

88 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia Alves Cunha - Turismo - Noite
A empresa escolhida é o Grupo SBF, formado pelas Lojas Centauro, Almax Esportes e By Tennis. É a maior rede de artigos esportivos do país. Trabalho nessa empresa a um bom tempo e gostaria de apresentar sobre ela pois atendemos muitos turistas que compram produtos inclusives com emblemas do Brasil. Ela atua nos estados de São Paulo, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Goiás, Espiríto Santo, Ceará e Bahia.
Seus clientes são pessoas físicas e jurídicas.
Hoje a empresa tem aproximadamente 1500 funcionários.
A comunicação com o público é feita através de encartes, cartões de visitas, decoração de loja, Logomarca, placas de divulgação no exterior dos Shoppings, site e e-mail, funcionáros uniformizados e patrocínio de eventos e atletas.
As propagandas pagas em rádio e Tv, geralmente são feitas próximo a datas comemorativas, ex: Natal.
Nos jornais é feito divulgações também em datas comemorativas e quando vão abrir vagas de empregos.
A comunicação com funcionários é feita através de Mural informativo, jornal mensal (Master News), webmail, intranet, nextel, ramal, CI's. Quando o funcionário é admitido ele recebe um livro contando a história da empresa falando sobre sua missão, seus valores e explicando o que a empresa espera dele, os benefícios dentre outros.
A comunicação com os fornecedores é feita através de e-mail e visitas.
No site http://www.sbf.com.br, tem um ícone de Imprensa onde é divulgado notícias gerais sobre a empresa, artigos e etc.
A empresa tem projetos de responsabilidade social.
Eu acho que a comunicação do Grupo SBF é muito completa e isso facilita a interação e o trabalho de todos. Claro que tem muito a se melhorar e ela está no caminho certo. O único ponto fraco que consigo enxergar é que as pessoas ficaram muito mecânicas e frias depois da era da tecnologia moderna.

Anônimo disse...

Kátia Mendes Ferreira Valério- 7 período-Noite-Turismo
A empresa que trabalho é o Royal Center Hotel, que opera no ramo de hospedagem e A&B.Seus clientes são básicamente formados por turistas de negócios e tripulações de Cias aéreas da GOL, TAM, TOTAL e OCEAN AIR.A comunicação é feita através de telefones (21020000}, FAX (32753955), site (www.royalcenter.com.br), e-mail (reservas@royalcenter.com.br, RESERVAS TOOL FREE(08007040022), folders, propagandas, sistema de internet, patrocínios em livros, guias turísticos. O Hotel localiza-se numa área central de Belo Horizonte, na Rua Rio Grande do Sul, 856(Esq.Av. Amazonas)-Lourdes, o que ajuda para uma maior ocupação de clientes que vem para congressos, seminários, feiras.Possui também uma central dereservas e eventos, que também fazem este trabalho de comunicação.
Agora mesmo tendo todos esses recursos de comunicação, poderia haver mais informações sobre o hotel, para atrair outro tipo de público que viesse a frequentar o hotel, fazendo com que a ocupação fosse maior em certos meses do ano, como: julho, dezembro, janeiro, fevereiro, que são os meses de baixa temporada do hotel.

Anônimo disse...

Liliane de Almeida Moreira - Turismo - Noite
A empresa em que trabalho é a Adalis Congress, que opera no ramo de eventos como congressos, seminarios, simposios e feiras principalmente na aérea médica, desde da organização dos mesmos ate hospedagens, passagens, traslados e passeios a outras cidades.A comunicação da empresa é feita através de seu telefone (31 3273 1121) fax(31 3273 4770) e de sites ou email dependo do evento e através da Eventepool que é uma associação de empresas de eventos no país. Ela se localia na Av: Francisco Sales, 555 bairro: Floresta. A comunicação interna da empresa é feita atraves de um quadro informativo, ela possui 10 funcionários assim não existe outro tipo de comunicação interna como um jornal. A comunicação interna e externa da empresa podia melhorar mais, para atrair mais eventos e nogócios para Belo Horezonte pricinpalmente na baixa temporada que ja esta chegando.

Anônimo disse...

(GABRIELA RODRIGUES MOL – TURISMO – NOITE)

A empresa escolhida foi o Palácio das Artes, onde estagio a nove meses no balcão de informações turísticas. Administrado pela Fundação Clovis Salgado, localiza-se na região central de Belo Horizonte e é considerado um dos mais completos e dinâmicos centros de exibição e produção artística da América Latina.
Órgão da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais possui cinco mantenedores – Itaú, Usiminas, TIM, MBR e CEMIG – que contribuem com um valor anual bem considerável. Possui também, parcerias institucionais com o Centro Universitário Newton Paiva e com a faculdade UNA. O Estado contribui apenas com a folha de pagamento dos funcionários.
O Palácio das Artes é um complexo arquitetônico de grande porte que ocupa uma área de 18 mil metros quadrados voltados para a exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos. Dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Divididos entre os diversos setores administrativos, aproximadamente seiscentos e cinco funcionários trabalham para melhor atender seu público que vai desde o mais jovem à terceira idade.
A comunicação com a imprensa fica sobre a responsabilidade de dois jornalistas do setor de assessoria de imprensa. No caso de eventos próprios do Palácio, como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico e espetáculos do CEFAR – Centro de Formação Artística, eles entram em contato com os meios de comunicação externos para que seja feita a divulgação. Já os eventos que possuem entrada franca são divulgados gratuitamente pela Rede Globo. O setor de extensão cultural realiza diariamente visitas guiadas às exposições para escolas, sem cobrança de taxas.
Para fechar um evento, o setor responsável é o de programação. A produção do evento envia o release e fotos relativas ao evento para que este possa ser divulgado no site e nas pastas para consulta da programação local. Os gastos com a promoção, divulgação, assessoria de imprensa e licenciamento do evento, inclusive as providências e despesas de afinação dos instrumentos e confecção de cartazes são responsabilidade da produção do evento, e não, do Palácio das Artes. No caso de eventos fechados sem bilheteria, é proibida a colocação de placas ou qualquer outra forma de divulgação, constando apenas na pasta de programação para consulta local do balcão de informações, o nome, local e horário do evento.
A divulgação é feita através do próprio site – www.palaciodasartes.com.br, banners, flyers, outdoors e gratuitamente pelo site da Belotur, agenda BH e guia BH. Outras formas de divulgação são o “Não Perca On-line” que é mandado semanalmente para e-mails cadastrados e a programação impressa divulgada mensalmente no balcão de informação. Além disso, há um livro para sugestões e reclamações, mas que também podem ser feitos on-line, no link “fale conosco”. Toda a papelaria do Palácio, usada tanto para comunicação interna ou externa, possui logomarca.
Para haver uma melhor comunicação interna, trabalha com intranet. Além disso, os funcionários do setor de Relações Públicas possuem a responsabilidade de manter sempre os demais funcionários atentos sobre as novidades. No balcão de informação há uma pasta de comunicados internos onde os estagiários de horários diferentes se comunicam.
Anualmente é realizada uma festa para os funcionários, um evento de comemoração de fim de ano, que acaba estreitando o relacionamento entre os mesmos. Porém, a comunicação com o meio externo ainda é um pouco carente de recursos. Por ser considerado um dos maiores centros cultuais da América Latina, o Palácio das Artes poderia trabalhar melhor a divulgação de seus eventos. Muitas vezes, pessoas deixam de assistir espetáculos ou visitar exposições devido à falta de uma divulgação adequada. Também poderiam melhorar o acesso à compra de ingressos, que só é feita na própria bilheteira, com cheque do emitente ou dinheiro. Isto aparenta um atraso nos meios de comunicação e acaba criando uma imagem negativa do local.

Anônimo disse...

MARIANNE A. BARBOSA PACHECO - TURISMO NOITE 7 PERÍODO

A empresa escolhida é a Infraero, hoje responsável pela administração de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga. Presente em todos os estados do Brasil possui um quadro de aproximadamente 26.500 profissionais, entre orgânicos e terceirizados. O Aeroporto de Belo Horizonte/ Pampulha tem capacidade para atender até 1,5 milhão de passageiros ao ano.
A Comunicação da empresa é de responsabilidade da Superintendência de Marketing e Comunicação Social e das Coordenadorias de Comunicação Social e Marketing das regionais. A comunicação com os clientes é feita através do site www.infraero.gov.br , por telefone e correspondências. A Ouvidoria é um serviço da Infraero criado para receber críticas, elogios e sugestões dos usuários e passageiros para contribuir na melhoria do atendimento e aumentar a satisfação do cliente. Pode ser registrada pela internet, por telefone ou diretamente nos balcões de informações dos aeroportos administrados pela empresa.
A comunicação interna no Aeroporto da Pampulha é feita através de murais, revistas, jornal on-line diário (SBBH Notícias), jornal mensal (JA Pampulha), pela intranet e pelo mural on-line. A empresa conta também com papelaria interna com logomarca timbrada.
A comunicação com a imprensa é feita através do site, dos telefones das coordenadorias de comunicação regionais ou diretamente com o assessor de imprensa..
A Infraero, através do Programa Infraero Social, realiza projetos de integração entre a empresa e as comunidades carentes vizinhas dos aeroportos. O Projeto Social Vôo para a Cidadania é realizado com adolescentes de 14 a 18 anos que vivem em comunidades no entorno do aeroporto da Pampulha e atende a 100 estudantes por ano. Desenvolve oficinas de informática, corte e costura, jardinagem, tecelagem, artes e de formação de garçom. O Projeto teve início em julho de 2002 e conta com o apoio da Associação Municipal de Assistência Social e da Prefeitura de Belo Horizonte. O Projeto Menor Aprendiz foi iniciado em 2003 em parceria com o Ministério do Trabalho e capacita jovens na função de auxiliar administrativo com aulas práticas e teóricas.
Os programas ambientais são planejados e geridos pela Superintendência de Meio Ambiente e Energia e visam minimizar e prevenir os impactos ambientais que possam ser causados pelas atividades aeroportuárias. A empresa possui Programas de Licenciamento ambiental, Resíduos sólidos, Recursos hídricos, Prevenção de riscos e emergências ambientais, Ruído aeronáutico, Controle de avifauna, Controle de poluição atmosférica entre outros.
A Infraero também apóia e patrocina projetos culturais, mantendo em seus aeroportos espaços culturais para exposições de pintura, escultura e fotografia, dando prioridade para artistas da região.
Apesar de haver a Ouvidoria a comunicação com o cliente poderia ser melhorada, proporcionando mais agilidade e eficácia na solução das solicitações.

Anônimo disse...

Niely Cristina Santos Marques Turismo - Noite

Meu comentário será feito encima da AMPASC - Associação dos Municípios do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, onde estou estagiando atualmente.
O Circuito Serra do Cipó tem como objetivo fomentar e desenvolver o turismo nos oito municípios que o compõem, sendo assim, presta o serviço de mobilização e sensibilização da comunidade e do poder público local para atividade turística.
O escritório do Circuito está localizado em Belo Horizonte, porém a região em que trabalhamos são as cidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó, que são: Conceição do Mato Dentro, Itabira, Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Nova União, Santana do Riacho, Congonhas do Norte e Dom Joaquim.
Uma Associação é composta pela Diretoria Executiva, Assembléia Geral e Conselho Fiscal, além destes membros temos a Gestora do Circuito, Diretor Financeiro, Diretor Secretário e dois estagiários, um na área de Turismo e outro do curso de Jornalismo.
A comunicação interna da Associação é feita através de e-mails, MSN, painel informativo e temos um plano corporativo com uma empresa de telefonia celular, onde disponibilizamos para cada município um aparelho celular, um para o Presidente, Diretora Financeira, Gestora e outro para o escritório. Então quando precisamos falar com as secretarias de turismo das cidades ou com algum membro do circuito, ligamos para este telefone e vice-versa, temos dois mil minutos mensal para falar com os demais.
Nosso site é www.circuitoserradocipo.org.br, nesse site temos todas informações sobre os demais municípios, alguns roteiros turísticos, matérias, eventos e outros.
Temos também papel timbrado com a logomarca do circuito, folders, banners, temos mailling de todos os meios de hospedagem e serviços de alimentação dentro do circuito, participamos de diversas feiras do setor, tando nacional quanto internacional e promovemos alguns eventos mensais com todas as cidades envolvidas.
Somos parceiros do SENAR (Serviço Nacional de Apredizagem Rural), com essa parceria levamos diversos cursos aos produtores rurais e à comunidade local dos municípios integrantes do circuito.
Tanto a comunicação interna quanto a externa a cada dia vem melhorando mais dentro da Associação, acredito que em todas as empresas, devido ao avanço da tecnologia nos meios de comunicação.

Anônimo disse...

NOITE- TURISMO - Andrezza Silva Tostes de Carvalho

A empresa escolhida é Pousada Amazônia, um empreendimento de selva, que atua como meio de hospedagem de pequeno porte, que possui trinta e um chalés, infra-estrutura completa e passeios ecológicos. Está localizada no estado do Amazonas, no Município de Iranduba, situada entre dois grandes Rios: Rio Negro e Rio Solimões e a margem esquerda do Rio Ariaú,. Seus clientes são casais, estudantes, industriários e estrangeiros, e para atender essa demanda, atualmente a pousada tem aproximadamente 17 funcionários.
A Pousada Amazônia possui um escritório no centro de Manaus, onde são realizadas as reservas. A comunicação para divulgar o empreendimento é feita através da propaganda boca a boca, através de algumas agências de viagens e investem também em folder com sua logomarca timbrada, cartão de vista e site na internet.,onde existe um campo para os visitantes cadastrarem seu e-mail para receberem promoções e informações sobre a pousada. Para facilitar a comunicação com os clientes, funcionários, fornecedores são utilizados também telefone, fax, e-mail. A comunicação interna com os funcionários é realizada através de reuniões individuais e em grupos. Atualmente a pousada não participam de eventos do setor de hotelaria, treinamentos, não promovem projetos sociais ou ambientais e nem oferecem serviços públicos.
A pousada recebe muitas reservas de estrangeiros, pois os turistas internacionais têm muita curiosidade em conhecer o Amazonas pela grande diversidade de fauna e flora e pela própria história. Já os brasileiros ainda não se interessam em conhecem o estado do Amazonas, muitos ainda preferem conhecer outros destinos mais populares como nordeste, sul e sudeste. É um destino ainda pouco procurado, devido a vários fatores como: o meio de transporte que ainda é caro, pela falta de interesse e poucas informações pela cultura local. Poderia ser desenvolvido um trabalho de comunicação, para melhor divulgar a pousada como destino turístico, e oferta de seus atrativos naturais e culturais.

Anônimo disse...

Noite Turismo - Fernanda Teixeira Camelo

A empresa escolhida foi a Reframax Engenharia Ltda, que é a empresa onde trabalho. A Reframax é uma empresa de grande porte, possui atualmente 1200 funcionários na Engenharia e 981 na Ltda. e atua em todo país no ramo de Engenharia de Refratários prestando serviços de aplicação e montagem de refratários para diversos clientes em diversos segmentos como, por exemplo, Siderurgias, Metalurgias, Celulose e Papel, Cimento, Cal, etc.
A empresa possui dois jornais institucionais - um para o seu público interno e outro para o externo (clientes, parceiros, fornecedores).

Além disso, a empresa possui os seguintes canais de comunicação: catálogos, vídeo institucional, jornal, mural, informativos específicos para gerentes e diretor,campanhas de endomarketing, site, quadro de gestão à vista e anúncios. A empresa possui softwares específicos para uso da área de comunicação: corel draw, photo shop, page maker.

Possuímos papelaria interna com envelopes e folhas timbradas.

Participamos de eventos/congressos na nossa área de atuação como, por exemplo, da Associação Brasileria de Materiais, Rodadas de negócio promovida pelo Sebrae, Seminário sobre refratários e isolamento térmico para estudantes da UFMG e UFOP (Ouro Preto).

Promovemos projetos sociais para diversas instituições como a "Casa de Nazaré" em Vespasiano, que abriga menores carentes. Doamos materiais para a construção do telhado da nova sede e outros.
www.reframax.com.br

Anônimo disse...

Michelle Dias Azevedo - Turismo noite.
A empresa que escolhi é o Banco Itaú Holding Financeira , onde trabalho a um ano.É um dos lidres no setor financeiro sendo um dos maiores bancos privados na América Latina, que conta com 63.164 colaboradores aproximadamente no primeiro semestre de 2007. Atua em todo o Brasil e no exterior.
Seus cliente são pessoas físicas e jurídicas de pequeno e grande porte atuando nas diversas formas do mercado financeiro.
A comunicação com o público, funcionarios e fornecedores é feita através de encartes, folder, catalagos, internet, TV, radio, anúcios em geral, jornais e revistas, decoração padronizada, logomarca, projetos que apoia e participa dentro e fora de sua instituição. Vale destacar que sempre utiliza do mesmo intuito a comunicação interna e externa.
O Itaú utiliza de um sistema de tecnologia altamente seguro e moderno, como não poderia ser diferente, pois a empresa se preoculpa com as informações passadas para seus cliente e as coloca de forma clara, objetiva e segura para melhor atende-los.
A empresa investe em jornais, revistas, sites, intranet, extranet, catálogos, anúncios para deixar sempre a disposição seus serviços aos seus clientes.
Sua logomarca timbrada da maior respaldo aos documentos e anuncios, obtidos dentro e fora de suas agências.
É uma empresa que se preoculpa com programas e projetos sociais e ambientais, apoiando os institutos itaú cultura e social, investindo na construção da identidade de nosso país a mais de 20 anos no ambito cultural e 60 anos no social. Divulgados estes para seus cliente incentivando-os a participar juntamente com os colaboradores.
A counicção feita pelo Itaú é de muita qualidade, visa a identificação do funcionario, cliente e fornecedores com os propositos da empresa. Engajando todos a uma cultura de bem estar e benefícios iguais. Estimulando setores da vida cotidiana, trazendo dicas e orientações cobre assuntos das mais variadas áreas de nossa vida particular.

Anônimo disse...

Afrânio da Silva Viana.Noite/Turismo

A empresa que escolhi foi a Promix Produtos técnicos,onde trabalho no momento.
A empresa atua no ramo de suprimentos para comunicação visual, lonas para toldos e um setor de capotaria na qual se deu origem a empresa.Atualmente a empresa possui 21 funcionários, caracterizando-se uma empresa de médio porte que atua no mercado desde 1984.
A Promix hoje é uma empresa atacadista e varejista buscando então captar de as empresas de pequeno porte ao consumidor final.
A empresa possui um sofware( RM Sistemas) instalado a poucos meses mas já pode ser considerado como um sucesso na empresa por dinamizar os processos administrativos, operacional e financeiros.Possui um setor de telemarketing ativo e possui aproximadamente 3 mil clientes ativos, dipõe também uma página na internet diponibilizando todos os produtos permitindo que o clienete compre virtualmente,além de vendas feitas por msn e telefone.
A Promix todos anos participa em São Paulo da feira nacional de comunicação visual, serigrafia,impressão entre outros segmentos.Esta feira é uma ótima oportunidade dos profissionais se integrarem do que há de novo e moderno no mercado e para a empresa a captação de novo s clientes.
Na minha opinião uma falha é na comumicação entre os próprios donos, por serem setes sócios, às vezes um dá uma ordem e logo após outro dá outra ordem é exatamente aí que muitos objetivos não são satisfatórios.

Mariana Moreira disse...

Mariana Moreira Teixeira- Turismo noite

Desculpe a demora, mas como havia faltado as aula anteriores,só fiquei sabendo hoje!!

A empresa escolhida é foi a Total Linhas Áereas,que adota o Projeto SIGA. OBS: (Na qual Trabalho)

o Sistema Integrado de Gestão Aérea (SIGA)- é um projeto que visa melhorar a organização e a comunicação na Total,por meio da implantação de um sistema de gestão da qualidade,baseado principalmente na norma ISO 9001:2000.
O Sistema de Gestão da Qualidade busca atender os objetivos estratégicos da empresa e as expectativas de nossos colaboradores e clientes,tendo como ênfase o planejamento e a eliminação do re-trabalho.
A Gestão da Qualidade leva à execução do certo na primeira vez e ainda permite que se aprenda com os próprios erros. É uma busca constante de melhorias. É trabalhar para que hoje seja melhor do que ontem, sempre.
A implantação de uma gestão baseada na qualidade ena comunicação eficaz implica em deixar clara a cultura e os princípios que regem a empresa.
A contrução de uma política geral é essencial para estabelecer um diálogo verdadeiro e ético, além de construir uma aliança sólida entre todos os envolvidos para alcançar uma meta comum.
Apartir do estabelecimento da POLÍTICA TOTAL, valores essenciais para nossa caminhada rumo à excelência serão colocados em prática,no nosso dia-a-dia
Segurança,Pontualidade,Qualidade.
Trabalho com: Transparência, Eficiência, Competitividade.
Em um ambiente de trabalho motivador focado na: Melhoria Contínua, Saúde e Desenvolvimento Humano, Responsabilidade Sócio-ambiental.
Seos objetivosa serem atingidos pelo SIga é Identificar e corrigir os pontos críticos de organização da empresa, Melhorar a comunicação interna, Modernizar o atual modelo de gestão daempresa.
Suas CONQUISTAS: O SIGA chega com uma proposta inovadora, mas também fácil de ser alcançada contando com a seriedade e o profissionalismo de cada um de nós.

Eu acho que a comunicação da empresa é eficaz, e visa sempre a sua melhora, facilitando o trabalho em equipe (o nosso TIME).

Anônimo disse...

Aparecida Valmiria Vinhal //// turismo //// Noite


A Nptur Agência de Viagens & Turismo, e laboratório do Centro Universitário Newton Paiva, atua no mercado a mais 03 de anos, em parceria com várias operadoras do ramo, como flytur operadora, trend operadora, trabalhamos com vendas de passagens aéreas, pacotes rodoviários em ônibus leitos, hospedagens em várias redes de Hotéis, vários tipos de pacotes, como Estâncias de Furnas, Gravação Diante do trono no Rio de Janeiro, Hopi Hari, Porto de Seguro, Miss Saigon e outros, o mais importante é oferecer confiança ao cliente quando nos procura, o que o pax desejar, vamos atende -lo para seu sonho realizar, montamos um pacote ao seu alcance. Seus meios de comunicação interna, são através de Webmail, pabx, intranet, reuniões a cada 15 dias, trabalho em equipe e externo, através de mala direta, folders,cartazes enfim a propaganda de boca a boca e o que motiva e atrai a demanda.
Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

A empresa que escolhi é a LOC FEST LTDA, que atua no ramo de recreação infantil, é a empresa que trabalho até o momento. Ela atua em várias áreas no ramo infantil, como decoração, animação, shows, teatros, aluguel de fantasias e outros. É uma empresa de pequeno porte, possuindo apenas 04 funcionários fichados trabalhando desde vendas das festas até a separação do material para a mesma, e uns 20 free lances que atuam na execução das festas fechadas, como animadores, dançarinos e atores dos teatros.
A empresa fica na Rua Conceição do Mato Dentro, nº 257, no Bairro Ouro Preto em Belo Horizonte. Os donos da empresa são mãe e filho (ambos sem estudos), o que faz a empresa ser tratada muito em família, sem muitas cerimônias.
Ela não tem um ramo certo para clientes, atende qualquer tipo que quiser fazer uma festa infantil, seja ela pequena, ou uma festa grande, e até mesmo festas comemorativas empresariais.
A LOC FEST possui apenas dois tipos de comunicação que é o seu site (www.locfest.com) e o telefone (3492-6131). Não possui nenhum tipo de anúncio, seja ele em revistas, jornais de propagandas de bairro, ou panfletos, pois os donos não acham interessantes fazer este investimento, preferem ficar somente na propaganda boca-a-boca. Apenas o contrato da festa é que possui a logomarca da empresa, onde o cliente leva uma via no fechamento.
A comunicação interna da empresa é tratada de forma verbal. Não existe nada formal para executar os trabalhos, tanto para os funcionários fichados como para os free lances.
Possui parcerias com algumas empresas concorrentes, mas tudo também verbalmente, nada de contratos ou acordos escritos.
Os donos da empresa visam muito o dinheiro sem dar importância a ações sociais, ambientais ou até mesmo as questões que podem envolver os funcionários, como reclamações ou opiniões dadas por eles.
O que a empresa precisa é de um administrador para tentar consertar a empresa, pois os erros são sucessivos e apresentados sempre por comunicações mal feitas. Mas para que isso ocorra é necessário que os próprios donos da empresa tomem conta da importância de um administrador e entendam que somente abrir uma loja e ter objetos para alugar ou vender, não é suficiente para o sucesso de uma empresa e nem mesmo para o bom rendimento que ela poderá trazer a mesma. E, acredito eu, que este é o MAIOR desafio.

Anônimo disse...

Professora, este comentário acima, o da empresa LOC FEST LTDA, fui eu que escrevi, não me lembrei de colocar o meu nome...........
Ludmila Idaló Macieira
Turismo / 7º noite
Desculpe!

Anônimo disse...

Bruno Martins Ribeiro - Turismo - Noite 7º Período.

A empresa escolhida por mim foi a Fundação Clóvis Salgado, que administra o Marzagão (Centro técnico de Produção), CEFAR (Centro de Formação Artística), Serraria Souza Pinto e o Palácio das Artes onde no mesmo faço estágio já há seis meses, atuando no balcão de informações turísticas e culturais. O Palácio das Artes se localiza no centro de Belo Horizonte na avenida Afonso Pena número 1.537.
A Fundação é mantida pelo Itaú, TIM, MBR, Usiminas e CEMIG. Além de possuir parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e UNA. O Estado de Minas Gerais contribui com a folha de pagamento dos funcionários.
O Palácio das Artes tem como objetivo desenvolver e divulgar a arte em suas varias facetas como, por exemplo: músicas, artes visuais, teatro, cinema, literatura entre outros. É um grande complexo arquitetônico que hoje possui quatro galerias, sendo elas, Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta, Galeria Arlinda Corrêa Lima e o espaço Mari’Stella Tristão. Também possui três teatros, sendo o Grande Teatro (com capacidade para 1700 pessoas e dois camarotes sendo um para o prefeito e o outro para o governador), sala João Ceschiatti (148 lugares) e a sala Juvenal Dias (176 lugares). Possui um cinema o Cine Humberto Mauro (139 lugares). Uma biblioteca, um setor de figurino, uma Lutheria (Concerto de instrumentos de cordas), uma cafeteria, um restaurante, uma livraria. Também possui o Centro de Artesanato Mineiro além do setor administrativo que possui cerca de 600 funcionários.
A comunicação do Palácio é bem dividida possuindo o setor de assessoria de comunicação social, assessoria a imprensa, Marketing, Programação entre outras e suas gerencias de comunicação estratégica, articulação institucional, artes visuais, etc.
O Palácio das Artes possui parcerias culturais com a TV Globo, e apoio institucional com o Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Possui também o setor de extensão cultural que realiza diariamente visitas guiadas às exposições para escolas. E também visitas guiadas ao Palácio aonde o responsável explica sobre toda a historia do Palácio das Artes desde sua construção até hoje.
O Palácio possui quase tudo em comunicação interna e externa. São elas:
Comunicação Interna: Intranet, ramais, murais para funcionários, livro de comunicados internos e possui o setor de relações públicas que fica encarregado de manter todos cientes das novidades.
Comunicação Externa: Internet nos sites – www.palaciodasartes.com.br, www.agendabh.com.br, www.guiabh.com.br, impressos: banners, outdoors, flyers, como o “não perca”, em jornais como por exemplo o Estado de Minas, Pampulha,etc. Comunicação via rádio: Guarani, inconfidência, etc. Comunicação via Tv: como Globo Minas, Tv alterosa, Rede Minas. E telefone dirigido ao público, etc.

Como diria o velho Chaqurinha “quem não se comunica se estrumpica” .
Ou seja, mesmo com todos estes canais de comunicação o Palácio das Artes ainda tem muito por fazer. Já que muitas vezes sua comunicação tanto interna quanto externa sai distorcida ou incompleta. Como exemplo posso citar problemas de comunicação entre funcionários da bilheteria e do balcão de informações no que diz respeito à venda de ingressos, ou ainda, informações distorcidas no site ou até divulgação errônea na mídia, já vividos pela minha pessoa, entre outros.
Outro fato que deixa a desejar é forma de venda de ingressos. Recebo muitas reclamações, pois para comprar ingressos à pessoa tem que se deslocar até a bilheteria e os pagamentos são efetuados somente em dinheiro ou cheque. Deveria ter uma forma de comprar ingressos via on line ou até mesmo por telefone.
Com tudo uma melhoria na comunicação se faz necessária, pois, com uma comunicação eficaz todos vão sair ganhando. Os clientes irão obter informações corretas deixando-os assim mais satisfeitos e os funcionários terão mais segurança em passar informações aos demais evitando assim problemas de comunicação.

Anônimo disse...

Marcella Luiza de Araujo Fonseca - Turismo - Noite - 7º periodo


A empresa que escolhi foi a agencia de viagens Terra Turismo. Não trabalho na empresa, mais pelo o fato de uma colega trabalhar, seria mais fácil então conseguir os dados que precisaria. A Terra Turismo esta no mercado há 15 anos. Sua matriz está localizada na Rua Ceará, nº. 1681 – Funcionários em Belo Horizonte/MG e possui 2 filiais, uma em São Paulo e outra em Brasília. Seu publico alvo são os executivos, estudantes, terceira idade, jovens,empresas privas, órgãos públicos. Sua equipe é formada por 1 administrativo auxiliar, 2 administrativos – Telefonista, 1 analista de TI, 2 atendimentos – aeroporto, 7 atendimentos – consultor, 1 atendimento – supervisora, 1 comercial, 4 comerciais – consultor de vendas, 1 comercial – governamental, 1 comercial, coordenador de eventos, 1 comercial – gestor, 1 comercial-supervisor, 2 financeiros - analista, 5 financeiro – assistente, 1 financeiro – faturista e 1 gestor administrativo, financeiro e organizacional. A comunicação da agencia entre os funcionários é feita através de e-mail, ICQ, MSN, reuniões e telefones. Com os clientes a comunicação é feita através de e-mails, telefones e reuniões e com seus parceiros é feita através de e-mails e telefones. A terra Turismo possui folder, site, telefone, fax, e-mail, papelaria interna com folhas com a logo marca da empresa. A agencia também participa de projetos sociais. Ela participa da doação do Lar Cidade dos Meninos São Vicente, onde a cada mês ela paga 1 salário mínimo para 1 criança. Em 2006 ganhou o premio Troféu Gratidão, por sua inestimável colaboração para a manutenção e continuidade das obras sociais da associação no ano de 2006.
Portanto, a Terra turismo por ser uma empresa de grande porte eu acho que ela deveria investir mais na divulgação da empresa, fazendo jornais, revistas para atrair mais clientes e se consagrar no mercado das agencias de viagens.

Anônimo disse...

Turismo noite- 7ºPeriodo
Éricka Rattis

A empresa que escolhi, foi a que trabalho atualmente.Rádio 98FM.
Pioneirismo.Assim pode ser resumida toda a história da Rádio 98 FM. É interessante lembrar que foi a primeira rádio a transmitir em estéreo no Brasil, a realizar grandes festivais de música, e a primeira também a se envolver diretamente na luta contra a miséria e as injustiças sociais.
Desde o início a 98 é preocupada não só com a qualidade de seus serviços como também com a busca de satisfação de seus ouvintes.Como um meio de comunicação em massa, a responsabilidade e obrigação de informar e conscientizar.
A 98 organiza e apoia inúmeros eventos, tendo como sua marca registrada desde 1983 o Pop Rock Brasil que acontece anualmente, aperfeiçoando-se a cada ano.Sempre levanta temas sociais ou culturais, no apoio a projetos humanitários como o Querubins que tira crianças da rua em nome das artes. Movimentos nacionais de conscientização como o Amigo da água ou campanhas do Natal sem fome.A 98 tem como sua mantenedora a Fundação L'Hermitage que sempre faz parte dos movimentos, das campanhas, atitudes, etc...
A comunicação com o público é feita de todos os meios possíveis, e a comunicação interna através de ramais, mural, nextel, intranet.Existem varios setores como finaceiro, artistico, administrativo, promocao,etc...
Ao meu ver, Belo Horizonte perde muito para São Paulo e Rio de Janeiro, penso que o governo deveria investir mais em ações, estimulando mais a área de eventos favorecendo principalmente o turismo na capital mineira que tem um potencial que não é aproveitado como deveria.

Anônimo disse...

SÂMARA SAVIOTTI MARTINS ANDRADE – 7° TURISMO – NOITE – NEWTON PAIVA

A empresa escolhida é o Bh Platinum Apart–hotel. Um dos quatorze Apart - Hotéis da Rede Promenade que tem como objetivo oferecer a melhor opção de hospedagem, com conforto, segurança, praticidade e com os equipamentos mais modernos. A rede Promenade possui sete Apart-hotéis em Belo Horizonte e sete no Rio de Janeiro. O Bh Platinum conta com uma equipe de aproximadamente trinta e cinco funcionários, além dos terceirizados e parcerias e presta serviços de hospedagem, onde o público alvo são os turistas de negócios.
Localizado no bairro Lourdes em Belo Horizonte, ele é privilegiado, pois se encontra em uma região tranqüila, próxima ao centro da capital, de fácil acesso e visualização e ao lado do Shopping Diamond Mall.
A divulgação da empresa é feita através de site, folder, cartão de visita, guias especializados em turismo e meios de hospedagem, dentre outros. O Bh Platinum possui parcerias com empresas, tais como agência de viagens, empresas prestadoras de serviços de lavanderia, de alimentos e bebidas, de transportes dentre outras. As empresas que necessitam de hospedar seus funcionários, também pode se cadastrar junto à empresa para usufruir de benefícios oferecidos pelo Apart-hotel.
As reservas podem ser realizadas pelo site ou e-mail da rede Promenade, em agências de viagens, através de uma central de reservas (0800), fax ou pessoalmente no balcão de recepção.
Os hóspedes podem tirar suas dúvidas no site, pois através dele o cliente possui uma senha e tem acesso a todas suas transações realizadas junto à empresa, além de poder acessar as disponibilidades, conhecer a estrutura e serviços oferecidos pelo Apart-hotel, acomodações, tour virtual, fotos, mapa de localização, planta do apartamento, folder eletrônico, eventos e promoções.
A comunicação administrativa do Apart–hotel, é realizada levando em consideração cada área, onde cada uma delas possui um supervisor responsável pela equipe, facilitando assim a comunicação da empresa ao todo. Todos os funcionários devem seguir a meta do grupo específico, para poder alcançar a missão da empresa, ou seja seu objetivo geral.
Os funcionários se comunicam entre si através de rádios comunicadores, programas internos em rede como Visual Hotal Front Office, Outlook Express, telefones, onde cada setor possui ramal próprio. Cada funcionário possui um código, onde, quando não são encontrados em seus ramais, é utilizado um sistema onde se anuncia o chamado em um microfone que é transmitido para todo o Apart-hotel através de alto falante.
Os uniformes dos funcionários são uma forma de comunicação visual que ajudam a criar uma identidade para a empresa, além de melhorar a comunicação interna, pois cada um dos setores possui um tipo de uniforme padronizado, algo que ajuda a comunicação entre os funcionários e hóspedes. Além do uniforme possuem crachá de identificação com nome e área de atuação.
Para uma comunicação mais eficiente com os hóspedes, o apart-hotel possui recepcionistas bilíngües, mensageiros, utiliza-se de Displey onde ficam dispostas informações úteis aos hóspedes. É oferecido folders, cartão de visita, papel de sugestões e reclamações, papel para anotação de recados aos hóspedes, que podem ser colocados em seus apartamentos ou escaninhos pessoais.
A rede Promenade possui logomarca que é usada para criar uma identidade da empresa para os hóspedes, essa comunicação visual é muito suficiente, pois os hóspedes deparam com essa marca no site, na entrada do hotel, em folder, e em todos os meios de comunicação referentes ao apart-hotel.
Os brindes como, fósforos, sabonete, shampoo, cremes, os envelopes, folhas timbradas, possuem a logomarca da rede Promenada, uma forma de comunicação visual que ajuda a reforçar a marca da empresa para os hóspedes.
No ato do check-in o hóspede possui uma ficha de cadastro que possui informações úteis para todo o contato que será feito com o hóspede durante sua estada, essa ficha possui dizeres em português, inglês e espanhol, assim como todos os demais meios de comunicação do Bh Platinum.
A própria rede Promenade divulga o BH Platinum através dos outros Apart-hotéis. Os Apart-hotéis do Rio de Janeiro indicam os de Belo Horizonte e vice versa.
Os apartamentos possuem cardápio para que os hóspedes possam solicitar seus pedidos diretamente no Restaurante Olegário, sem precisar sair do apartamento, o restaurante trabalha diretamente junto ao BH Platinum, sendo que as faturas dos consumos no Restaurante são lançadas juntamente com a conta da hospedagem. Essa comunicação entre o Restaurante e o Apart-hotel é muito eficiente, uma vez que o hóspede não tem o transtorno de abrir duas contas distintas. Além disso o Restaurante possui entrada específica para os hóspedes, facilitando a movimentação dos mesmos. Nas UH’s também fica disponível uma ficha com os ramais mais importantes do meio de hospedagem caso hóspedes desejem fazer solicitações.
Acredito que a comunicação interna e externa da empresa são eficientes, mas é claro que pode ser melhorada, pois não é difícil ocorrer falhas de comunicação, tanto com os seres humano e as máquinas. Devemos levar em consideração as comunicações mais eficientes, rápidas, com menos custos e menos erros para que a comunicação entre os clientes, funcionários e fornecedores possam ficar cada vez melhor.

Anônimo disse...

Brenda Sousa Nunes – Turismo – 7º período – Noite

Escolhi a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH). Atualmente, a FZB-BH integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, o Jardim Botânico com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, 1,2 milhão de pessoas. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para o turismo, lazer e conhecimento. De acordo com a Assessoria de Comunicação e Marketing da instituição, hoje o quadro funcional abrange mais de 400 funcionários, entre biólogos, tratadores de animais, veterinários, jardineiros, monitores, dentre outros.
Portanto, além de oferecer mais um ponto turístico para a população, a Zoo-Botânica de BH também possui o Departamento de Educação Ambiental (DEAPE) que atende as demandas dos visitantes quanto a informações e orientação sobre a fauna, a flora e o meio ambiente em geral. O DEAPE realiza projetos e eventos educativos junto a escolas e ao público em geral; apóia atividades dos educadores e contribui para formar pessoas sensíveis e dispostas a atuar na área ambiental.
O Parque Promotor Francisco Lins do Rego, mais conhecido como Parque Ecológico da Pampulha é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de BH, mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte.
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte tem como principal alvo a divulgação das suas atividades, programas e projetos nas diversas mídias (locais, estaduais, nacionais e internacionais). Os instrumentos utilizados são o envio de releases, press-kit, matérias no site e contatos telefônicos periódicos com 7439. Além disso, anúncios (não pagos) nos veículos institucionais da PBH e nos informativos que circulam externamente. São utilizados jornais mural (Maritaca e Última Hora), boletim diário (E-CONVERSA), informativo impresso (Fauna&Flora), cartão de aniversário e notícias no site (www.pbh.gov.br/zoobotanica). Além disso, esporadicamente, são utilizados cartões, convites para eventos, cartazes, faixas e outros instrumentos (pins, camisetas, bonés, dentre outros). A FZB-BH possui logotipo próprio que é aplicado sempre em conjunto com o logotipo da PBH. Em toda papelaria interna (envelopes, cartões, ofícios e outros materiais gráficos) são aplicados os dois logotipos. Em materiais institucionais da PBH (envelopes, cartões de visita e formulários) utiliza-se o brasão da cidade.
A Zoo-Botânica de BH participa, eventualmente, de eventos municipais, estaduais e nacionais. A exposição itinerante “A Zoo-Botânica vai até você” é o carro-chefe da instituição, que mostra vestígios de fauna e flora de forma educativa e interativa. Em feiras, congressos, simpósios, encontros e outros, a FZB-BH sempre é representada por um colaborador, que apresenta atividades, programas e projetos aqui aplicados.Também se encontram à disposição para contato os e-mails (fzbascom@pbh.gov.br) e o telefone (31 3277-7100).
Em minha opinião, a empresa possui um meio de comunicação completo, eficaz e fácil de entender por ser bem dinâmico e atraente, além de se preocuparem sempre em desenvolver projetos para conscientizarão da população, divulgando-os externamente.

Anônimo disse...

Flávia Freitas - Turismo - Noite
O empreendimento escolhido foi o Apart Hotel Ianelli, da Rede Promenade de Apart Hotéis, localizado na Rua Paraíba, em Belo Horizonte. A Rede Promenade conta com mais 5 apart-hoteis em Belo Horizonte, além de contar com outros 6 empreendimentos no Rio de Janeiro. É uma empresa de grande porte que tem o objetivo de oferecer serviço de hospedagem a seus clientes.
Os clientes do empreendimento são pessoas físicas e jurídicas, sendo que a maioria dos hóspedes são turistas que viajam a negócios.
O hotel possui suítes luxos e máster, além de contar com estrutura para realização de eventos, além de equipamentos e serviços que se adequam ao público-alvo como acesso a internet, business center e sala de ginástica.
O empreendimento conta com um quadro de funcionários composto por 5 recepcionistas, 1 gerente, 8 camareiras, 1 governanta, 1 serviços gerais, e o serviço de manobrista e restaurante é terceirizado.
A comunicação com o público é feita através de folders e pelo site na internet, além da parceria com agências de viagens para divulgação do empreendimento. Além disso, o apart hotel é divulgado em guias turísticos da cidade de Belo Horizonte.
A comunicação com funcionários é feita através de murais ou reuniões entre os mesmos, já a comunicação com os fornecedores é realizada através de contato telefônico ou email, além de visitas ao empreendimento.
Os funcionários tem o Pabx para se comunicarem, além do rádio interno para divulgação de check-out dos hóspedes e comunicação através de msn ou skype com os responsáveis pelas reservas do empreendimento.
A rede hoteleira possui site que divulga todos os hotéis da rede e permite que clientes tenham conhecimento da estrutura dos hotéis. O site é http://www.promenade.com.br.
Não foi identificado nenhum projeto social ou ambiental promovidos pela empresa, o que demonstra uma certa carência nesse segmento.
A comunicação no Apart Hotel Ianelli ao se tratar de apart hotel X cliente pode ser considerada eficiente, mas a comunicação entre os funcionários do hotel e a central de reservas muitas vezes é falha, gerando “desentendimento” entre os setores. O que pode ser proposto é um melhor canal de comunicação entre reserva e recepção a fim de evitar falhas no atendimento ao cliente, uma vez que o objetivo é atender bem o cliente.

Anônimo disse...

NOITE – TURISMO – Sara Eliza Libânio Costa

A empresa na qual estagio atualmente é a TOTAL Linhas Aéreas no setor de Central de Reservas, com atendimento a passageiros e agências de turismo, somos a ligação direta entre a empresa e o cliente.

A Total Linhas Aéreas S.A, era uma empresa de transporte de cargas chamada TOTAL Táxi Aéreo com apenas uma aeronave. Em 1994, a Transportadora Sulista S.A, uma organização de transporte rodoviário do sul país, comprou 100% das ações da TOTAL. Iniciou-se então um processo de reestruturação para operação no segmento de transporte regular, passando então á categoria de companhia aérea. Hoje, a Total opera com transporte de passageiros com 15 aeronaves atendendo 27 cidades, sendo as principais localizadas no interior de Minas Gerais e grande atuação no norte do país.

Sendo representante das aeronaves ATR’s no Brasil, a empresa além de trabalhar com transporte de passageiros faz a manutenção das aeronaves (ATR’s) de outras companhias latinas, além de prestar serviço aos Correios e Petrobrás por meio de um acordo com o qual arrecada grande parte do faturamento da empresa.

A Total possui foco em Turismo de negócios, apesar de incluir recentemente várias rotas direcionadas ao Turismo de lazer. A companhia é considerada de médio porte e vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos cinco anos, conquistando novas rotas e aumentado cada vez mais a malha e, inclusive, foi considerada a melhor Cia regional de acordo com a revista Avião Revue, por dois anos consecutivos.

Atualmente a Total conta com um número de 710 colaboradores entre funcionários e estagiários, distribuídos entre a Matriz no Hangar 3 em Belo Horizonte e demais bases no restante do país.

Recentemente a empresa criou um programa visando melhorar a organização e a comunicação interna, através da implantação de um sistema de gestão da qualidade, na qual busca atender os objetivos estratégicos da mesma e as expectativas dos colaboradores e clientes, tendo como ênfase o planejamento e a eliminação do re-trabalho, além de melhorar a proficiência e a segurança das operações aéreas.

A comunicação interna da empresa é feita através de e-mail (mail.total.com.br), intranet de depto e geral, e através do site www.total.com.br. O depto de Marketing da empresa que faz divulgação dos produtos por meio de anúncios em jornais, revistas e catálagos, out-doors, além de toda a papelaria interna ao que corresponde a parte de criação. Este setor é também responsável pela acessória á imprensa.

Com os meios de comunicação é possível saber sobre contratação de novos colaboradores, pedidos de demissão, notas de falecimento, além de notícias relacionadas á Aviação, clippings do SNEA (Sistema Nacional de Empresas Aéreas), sendo tudo de fácil acesso a todos da empresa. Com relação á participação em projetos sociais e ambientais, a única medida adotada é a doação de alimentos e roupas arrecadados nas confraternizações da empresa.

Com todos os meios de comunicação já citados, além do programa de gestão de qualidade que vem sendo empregado, pode-se dizer que a comunicação da empresa tende a ser cada vez mais eficiente e eficaz.

Anônimo disse...

João Davidson - Turismo - Noite
O empreendimento escolhido foi a empresa Localiza. A empresa é responsável pela locação de automóveis. A Localiza tem como negócio encantar os seus clientes através da qualidade total, superando a sua expectativa em relação ao padrão de produto ou serviço que o mesmo busca quando vem alugar um carro, para isso sua missão é contribuir para o sucesso do lazer e dos negócios dos clientes, alugando carros com eficiência e simpatia.
Como se pode perceber a Localiza tem um público-alvo, na sua maioria, composta de viajantes a negócios que alugam o carro para reunião de negócios ou para trabalho. Seu foco está direcionado exatamente em atender às expectativas desse público e oferecer um serviço de qualidade, uma vez que a maioria de seus concorrentes também oferecem o mesmo produto. A empresa possui em seu catálogo o serviço de aluguel de carro em planos: econômico, econômico com ar, intermediário, intermediário wagon, executivo, executivo-luxo, pick-up, furgão, mini-van, Kombi, especial 4x4, e executivo blindado.
A Localiza possui representantes, lojas da Localiza, e balcão de reservas nos principais aeroportos e capitais também representam pontos fortes para a empresa, uma vez que permanece próximo ao cliente, podendo atender sua necessidade de imediato, sem que o mesmo tenha necessidade de se locomover para outro “ponto de venda”.
O quadro de funcionários da empresa é extenso uma vez que possui representação em todas as capitais do país. A comunicação com o público é feita através de folders e pelo site na internet (htttp://www.localiza.com.br), além da divulgação em jornais e guias turísticos, além da parceria com agências de viagens e divulgação nos aeroportos com cartazes.
A comunicação com funcionários é feita através de murais ou canais internos de comunicação que facilitam a troca de informações e controle pelos funcionários. E a comunicação com os fornecedores é realizada através de contato telefônico ou email, além é claro de visitas de representantes a empresa Localiza. A empresa possui uma rede de informações que permite o tráfego de "voz e dados", com tecnologia de protocolo de última geração, proporcionando um gerenciamento de grande qualidade e conseqüentemente, um monitoramento das condições econômicas do produto e estratégias de mercado.
A Localiza oferece a seus clientes: assistência técnica 24 horas, caso haja dúvidas, imprevistos ou sugestões. A Localiza também oferece proteção de riscos, que cobrem o carro alugado, danos corporais e materiais causados a bens de terceiros, o que apresenta um ponto positivo para a empresa.
O despreparo de funcionários pode ser fator que dificulta o funcionamento e o gerenciamento do funcionamento da empresa, mas a mesma busca através de políticas de endomarketing, treinamento de funcionários, e conseqüentemente oferecer um produto diferenciado para seu cliente, seja através de promoções, programas de fidelidade, proporcionando o seu desenvolvimento.

Anônimo disse...

Noite - Turismo - Eder da Silva Junior. A empresa escolhida foi a agencia de turismo “Geraes Ecoaventuras”, seu setor de atuação é turismo de aventura/ Histórico cultural. Os serviços prestados pela agencia concerne no agenciamento e operação em turismo de aventura, histórico cultural, prestação e serviço corporativo, passagens aéreas, hotéis, serviços de receptivo, etc. A empresa atua em todo o estado de Minas Gerais, seus tipos de clientes são pessoas físicas publico A/B, e empresas. A micro empresa é constituída de apenas 4 empresários .
A comunicação da empresa é feita através de menslletôr com a programação trimestral além de Banner, folder, cartão de visita, camisas em malha de alta qualidade e bonés. Os parceiros recebem um atendimento personalizado com feed back eficaz e ágil. Outra forma de divulgação é a mídia espontânea, que sempre colabora com matérias gratuitas. Por ser uma empresa de pequeno porte a comunicação entre os funcionários é bem acessível, os assuntos são discutidos com a participação de todos os componentes da empresa.
As tecnologias usadas para comunicação da empresa são através de website e e-mail Marketing.
A agencia possui a filosofia de alta qualidade no seu material de divulgação por isso faz uso de logomarca timbrada. A empresa também participa de feiras e eventos do trade. E promovem cursos e oficinas nas comunidades locais em que atuam.
A empresa possui uma boa comunicação pelo seu porte, mas acredito que a mesma deveria direcionar sua divulgação mais para a mídia, uma vez que observa-se uma demanda crescente no ramo do ecoturismo. Há bastante interesse no seguimento, mas as pessoas não procuram muito por falta de informação e divulgação mais explicita do assunto.

Anônimo disse...

Fernanda Santos Almeida-Turismo-Noite
A empresa escolhida é a empresa a qual trabalhei um ano e meio,é a loja Track e Field localizada no Bh shopping e Diamond mall.Uma empresa séria e de extrema importância para todos os atletas e pessoas que gostam de praticar esportes seja ele qual for, de natação á corrida.
Existem outras lojas em várias cidades como Ribeirão Preto, Rio de Janeiro,Osasco,entre outros...Estão ainda pretendendo inaugurar uma loja no Japão.A maioria dos clientes já são fidelizados, e o público que mais frequenta a empresa são jovens,adultos e idosos que geralmente praticam algum esporte, ou querem começar a praticar.
A comunicação com o público é feita através do site, e-mail,outdoors,televisão,Rádio,patrocinio de eventos esportivos.
As propagandas feitas em tv e outdoors geralmente são feitas quando está perto de alguma data comemorativa, como natal, dia das mães, dia dos namorados.O qual tem extrema importância para atrair um enorme público desejado.
A comunicação com os funcionários é feita atrav´ss de recados no mural,reuniões internas, informativos.
Hoje em dia a propaganda, o marketing é fundamental para qualquer empresa se dar bem, e alcançar um sucesso desejado.A cada dia que passa a propaganda,a comunicação cresce cada vez mais, e quem não acha estes fatores importantes, que para mim, são muito importantes, aos poucos perderão seus clientes para outros concorrentes,e logo entrarão no prejuizo.
A comunicação da empresa é eficaz, visando sempre a sua melhora, facilitando o trabalho em equipe.

Anônimo disse...

Lírian Cunha Araújo Oliveira - Turismo - Noite
A empresa escolhida é a Total Linhas aéreas, onde estou fazendo estágio a um mês. A empresa está há dezenove anos no mercado, mas seus primeiros vôos eram cargueiros.
Em 2004 foi inaugurado o hangar de Belo Horizonte, no aeroporto da Pampulha. A maior parte de seus vôos são para o interior de Minas Gerais, tais como, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga, Uberlândia e Uberaba. Novos trechos como Rio de Janeiro fazem parte da malha aérea da empresa.
A comunicação com os clientes é feita através do site, www.total.com.br. onde o cliente tem acesso a tabela de vôos, aeronaves e email direto para sugestões e reclamações; pela central de reservas 40041464. A empresa faz propagandas no rádio, outdoors e na televisão.
A comunicação com os funcionários é feita através de email interno, caderno de avisos e um mural.
Na minha opinião a comunicação de empresa é completa, tanto para os funcionários como os clientes.

Anônimo disse...

Victor Guilherme Fiuza da Silva - turismo Noite
A empresa escolhida foi a agencia Viajar Turismo Inteligente onde já fiz estagio,o público alvo da Agencia são as classes A e B, a Agencia situa se em Belo Horizonte na rua Sergipe, Savassi e conta com uma equipe de experientes profissionais com vivência de anos no mercado de turismo e aviação comercial.a sede encontra-se na cidade de Belo Horizonte na rua Sergipe, Savassi.A empresa conta com equipamentos de última geração interligados em tempo real, a Agencia firma parcerias com os principais fornecedores de produtos turísticos do Brasil, bem como todas as companhias aéreas atuantes no mercado brasileiro.
Os meios de comunicação da Viajar Turismo são dos mais variados ,emails, mala direta,cartões de visita, folders, telefone, fax, lista telefônica entre outros.
Concluo que a comunicação da empresa poderia abranger as mais variadas classes, não somente as classes mais elitizadas

Anônimo disse...

Ivair Pignolatti Junior - turismo noite

A empresa que escolhi foi a Itambé fazendo parte da CCPRMG Cooperativa Central Dos Produtos Rurais De Minas Gerais, empresa que atua na fabricação e distribuiçao de produtos e alimentos derivados do leite como: manteiga, doces, requeijão, yogurtes e o leite. A Itambe atua no ramo alimentício fornecendo seus produtos para padarias, supermercados, hipermercados, mercearias entre outros estabelecimentos. A Itambé por ser uma cooperativa, possui um grande número de funcionários em suas várias filias espalhadas em cidades do interior de Minas Gerais entre elas estão: Párá de Minas, Uberlândia, Patos de Minas etc. A comunicação da empresa é feita através de folders, telefone, fax, televisão, rádio, jornais, revistas,outdoor, boca a boca e possui site onde o cliente pode conhecer os diversos produtos que a empresa trabalha, além de disponibilizar o SAC Serviço de Atendimento ao Consumidor. Trabalhei na Itambé durante 1 ano, onde realizei a função de vendedor externo comercializando, divulgando e promovendo o marketing da empresa. A Itambé realiza bem a sua comunicação, porque divulga bem a sua marca,oferece qualidade aos clientes promovendo bom relacionamento com seus clientes, funcionários e fornecedores.

Anônimo disse...

Flávia Aparecida de Souza – Turismo - 7º Período – Noite

A empresa pesquisada é o San Francisco Flat, não é onde trabalho, porém pretendo atuar na área de turismo. A sua localização é privilegiada, próximo a shopping, ao centro, terminal para deslocamento aos aeroportos, e restaurantes diversos, em uma região nobre de Belo Horizonte, na Av. Álvares Cabral, nº 967, bairro Lourdes.
O Flat possui 142 suítes, com ambientes separados de quarto e sala, e também suítes personalizadas para o público feminino, sendo elas presidencial, duplex, luxo, standard, há amplos salões de convenções e restaurante.
Possui uma clientela bem definida, como empresários, funcionários de grandes empresas que vem a Belo Horizonte a trabalho, congressos, seminários, treinamento, e artistas diversos.
Quanto à divulgação da empresa tem um setor especializado, que trabalha através de site, mala direta, folder, e-mail. E o meio de comunicação interno é através de nextel, comunicação direta (reuniões mensais), e-mail e ramais.
E as informações aos hospedes são passadas por mensageiros do Flat, todos são capacitados para falar mais duas línguas diferentes, como o inglês e espanhol.
Também tem um setor de reservas via e-mail, site, fax, ou pelo telefone. Porém, todos os setores são qualificados a atender as necessidades do Flat, visando um atendimento diferenciado dos demais concorrentes, dando prioridades as necessidades dos hospedes, podendo contar com seu retorno posteriormente.

Anônimo disse...

Noite - Turismo - Sheila Rodrigues

A empresa escolhida é a BELOTUR (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), presidente Fernando Lanna. Localizada na rua Aimorés, 981, Funcionários, onde fiz estágio no segundo semestre de 2006 e gostei muito. Trabalhei no SEPE (Setor de pesquisa e estatística) com o programa Infotur, que é um banco de dados com todas as informações turísticas da cidade.
A Belotur atua para todos os tipos de clientes e públicos e tem em média 120 funcionários.
A empresa faz sua comunicação com seus diversos públicos, (fornecedores, colaboradores, governo, imprensa, etc) através de e mails, telefonemas, jornais internos e outras ferramentas de trabalho. Ela faz uso de tecnologia de comunicação através de programas internos específicos e investe em folders institucionais, guias turísticos e anúncios. Todos os guias são elaborados dentro da empresa e levados para imprimir fora, pois esses serviços são terceirizados. A Belotur não só tem projetos sociais e ambientais como oferecem serviços públicos. Um exemplo de um projeto atual, é o treinamento de atendentes em Libras, linguagem brasileira de sinais nos postos de informações turísticas.
O que considero falho, é a comunicação entre os próprios setores, que as vezes divulgam externamente e depois internamente, principalmente os eventos realizados. Tem que ter uma melhoria na comunicação interna para um equilíbrio e sucesso na empresa.

Anônimo disse...

NOITE – TURISMO – Breno Pires

O Estalagem Fazenda Lazer foi o empreendimento que escolhi por já trabalhar a quase três anos em seu departamento comercial. O Estalagem atua no ramo de turismo rural a mais de 12 anos e se destaca por ser atualmente um dos melhores hotéis fazenda de Minas e do Brasil, oferecendo momentos de descanso e lazer, além de muitas surpresas para seus hóspedes.

A flora e a fauna exuberante da Mata Atlântica, as montanhas e os recantos naturais integram o ambiente do Estalagem Fazenda Lazer, em Carandaí/MG, onde se localiza estrategicamente na rota da Estrada Real, entre as cidades de Congonhas, Tiradentes e São João Del Rei, a 134 quilômetros de Belo Horizonte. O Hotel trabalha com diversos tipos de clientes, sendo os principais casais de classes A e B, com em média dois filhos pequenos. Também a um trabalho específico para grupos empresariais, grupos escolares e para um público da melhor idade.

A empresa possui um escritório central em Belo Horizonte, onde fica a Direção, Administração, Dep. Financeiro, Compras, Comercial e Central de Reservas. Também conta com uma representação em Juiz de Fora, Petrópolis e Rio de Janeiro. Atualmente são cerca de 90 funcionários na empresa, onde 85% da equipe provém das comunidades do entorno, que inclui lugarejos como Cachoeira e Rosas, no Município de Casa Grande, e Melos, Arame e Diamante, em Lagoa Dourada. Dessa forma, passeios, atividades e culinária são um convite não só ao relaxamento, mas também uma excelente oportunidade para desfrutar dos conhecimentos, dos costumes e valores locais.

A comunicação feita com seus funcionários é através de instruções enviados para cada líder dos diversos setores que instrui suas equipes, através do mural de recados, treinamentos e reuniões periódicas e através de informativos por e-mail´s. No que se refere à comunicação com clientes e parceiros é feita através atendimento telefônico, malas diretas por e-mail e correspondências, telemarketing ativos, visitas comerciais e participações em eventos. A empresa conta com uma assessora de comunicação encarregada a produzir releases e pautas para os diversos tipos de meios de comunicação (jornais e revistas), assim como na comunicação com os órgãos públicos.

A empresa trabalha com algumas tecnologias de comunicação como Internet sistema de telefonia Voip. Também há investimentos em jornais de diversas praças, revistas do ramo, sites da própria empresa, link´s com sites de parceiros e portais de hospedagem, anúncios de turismo, diversos materiais timbrados e guias de turismo. O Estalagem participa de feiras e eventos relacionados a Turismo Rural, Estrada Real, Circuitos Turísticos e em outros com objetivos comerciais.

O hotel desenvolve projetos, como o CRA (Centro de Referência Ambiental) implementando ações em prol do Turismo Sustentável, contemplando as dimensões ambiental, sociocultural e econômica, tendo em vista a preservação e o incentivo ao desenvolvimento local e regional. Também participa, atualmente, do Programa de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS), coordenado pelo Instituto da Hospitalidade, em parceria com Sebrae, Instituto Estrada Real e outras organizações ligadas ao Turismo, atua promovendo várias medidas como: comprometimento com os requisitos legais ambientais e trabalhistas, preservação da fauna e flora, reconstituição de áreas degradadas, coleta seletiva do lixo, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), incentivo à cultura local por meio da venda de artesanato local e das manifestações tradicionais, como a música, a dança e a culinária mineira. Além disso, o hotel promove ações de educação ambiental para os hóspedes e capacita seus funcionários em consonância com as práticas de sustentabilidade.

Entendo que a principal falha se baseia na comunicação interna entre os diversos setores e com direção da empresa. As reuniões entre os setores são raras, até mesmo por se localizarem em diferentes regiões, e é necessário inserir a direção da empresa com uma maior peridiocidade nestas ações com o objetivo de todos estarem instruídos na mesma intensidade sobre os objetivos propostos pela empresa.

Anônimo disse...

* Aretusa Paula f. Lutkenhaus 7° período noite turismo *

A empresa escolhida é Total Linhas Aereas.
Que trabalha com transporte de passageiros em voo domesticos.
A total tem como objetivo conquistar e assegurar a satisfação do cliente e colaboradores, prestando serviços de transporte aéreo com: segurança, pontualidade e qualidade. Trabalahndo com: transparência, eficiência, competitividade e comunicação, para isso a empresa possui o projeto SIGA (SISTEMA INTEGRADO DE GESTAO AÉREA)que visa melhorar a organização e a comunicação, por meio da implatação de um sistema de gestao da qualidade, baseado principalmente na norma ISO9001:2000.
Pois o principais objetivos do SIGA e a consciência de que todos sao parte fundamental desse processo que sao :
* identificar e corrigir os pontos críticos de organização da empresa.
* melhorar a cumunicação interna.
* modernizar o atual modelo de gestao de empresa.

Anônimo disse...

Hugo Lagares Nunes - Turismo - 7º Noite

A empresa escolhida é o Grupo ASD, formado pela ASD Consolidadora e a ASD Operadora. No qual trabalho, no setor da ASD Operadora. A empresa presta serviços para agências de viagens de Belo Horizonte e para o interior de Minas Gerais. A empresa conta com aproximadamente 18 funcionários.

Como uma Consolidadora ela representa diversas companhias aéreas do Brasil e do mundo, repassando assim suas passagens para as agências de viagens. E no setor de Operação ela monta e vende pacotes internacionais para as agências de viagens, que o repassam para o cliente final.

Como disputa um mercado forte em Belo Horizonte, o marketing tem que ser constante. Hoje a empresa conta com um setor de promoção, composto por 1 responsável pelo endomarketing e 4 executivos de contas, que visitam frequentemente as agências de bh e interior de minas.

A empresa promove anualmente um grande encontro de capacitação dos agentes de viagens de Minas Gerais, nesse encontro acontecem diversas palestras, cursos e debates que visam melhorar e instruir melhor todos agentes de viagens parceiros da empresa. Esse evento é um grande acontecimento no trade turístico mineiro.
Diariamente a empresa divulga novidades e promoções por meio de mala-direta e os executivos de contas estão diariamente na ruas entregando nossos materiais e angariando vendas.

A empresa conta com envelope e papel timbrado e personalizado para diferentes produtos, além de presentar cada cliente com uma Bolsa exclusiva.

Frequentemente divulga novos produtos em jornais e revistas do trade turístico mineiro, além de participar e patrocinar de diversas feiras e eventos turísticos em Bh e interior.
Todos os colaboradores possuem cartão pessoal, email próprio e msn. Visando assim atender melhor e com maior agilidade todos nossos clientes.

Creio que como a empresa vive de clientes e precisa de um setor de marketing muito forte (pois o mercado exige), poderia ser feito maiores investimentos no setor comercial, como campanhas de incentivo aos agentes de viagem, promoções e etc.
Além do marketing direto a empresa conta com um portal (www.asdfacil.com), onde os clientes podem tirar dúvidas e até mesmo efetuar compras online. Acredito que este portal facilita muito o atendimento principalmente das agências do interior de MG, que têm maiores dificuldades de acesso a informações e ao produto.

A empresa está crescendo muito nos últimos meses e creio que está no caminho certo.

Anônimo disse...

Adriana Antunes Batista – Turismo Noite

A empresa que escolhi é o Hotel Fazenda Tauá. O Hotel está localizado à 45 km de distância de Belo Horizonte no Distrito de Roças Novas, Município de Caeté, são 500 mil m2 de exuberante natureza entre as montanhas. È um Hotel de grande porte, e que presta serviços de hospedagem, lazer, e eventos. O Tauá é o maior Centro de eventos em hotel de Minas Gerais e o 3º maior do Brasil. Lá se pode encontrar pessoas de todas as idades, mas o publico alvo é família.
A comunicação do Hotel é feita através encartes, catálogos, eventos realizados no próprio hotel, sites, folders, cartões de visitas, e tem também a sua própria papelaria e papéis timbrados com sua logomarca.
São feitas também propagandas em jornais Belvedere e Sion, revistas encontro, outdoor, mídia televisiva, e rádios. A comunicação entre funcionários é feita através de e-mail e telefones. A empresa trabalha com uma outra empresa de comunicação que é Solution, onde eles estão sempre enviando mala direta com pacotes especiais do mês.
O Tauá participa de projetos sociais para famílias carentes em Roças Novas, fazem doações para creches, mas não oferecem serviços públicos.
O Hotel Tauá, tem toda uma estrutura, tanto de lazer quanto de eventos, porém acho fraco o meio de propaganda por ser uma empresa de grande porte, deveria ter mais divulgação ou trabalhar mais este meio de publicidade.

Anônimo disse...

Fabíola Ferreira Cunha - Turismo - Noite
A Empresa que pesquisei sobre a sua comunicação foi a Infraero, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. São feitos Clipping de notícias com várias matérias sobre aeroportos e aviação em geral utilizando os jornais Estado de Minas, Hoje e O Tempo. Às segundas-feiras também são coletadas reportagens das revistas Istoé, Época e Veja. A empresa possui um jornal interno chamado International News, que é feito de matérias de destaque que foram elaboradas pelos próprios funcionários da Comunicação Social da Infraero, de assuntos variados como cobertura de eventos, projetos do aeroporto, exposição de artistas, entre outros. Possui também atendimento a imprensa, por telefone ou pessoalmente, um site da Infraero,que também serve como fonte para a imprensa, mas as atualizações não são feitas pelos funcionários do aeroporto, faz releases de artistas e exposições para jornais e rádios mineiras, atualização de mailings, ouvidoria, atendimento em sala VIP para governantes, elaboração da programação do espaço cultural, lista de aniversariantes do Aeroporto, distribuição por correio eletrônico do jornal CFCS News para funcionários contendo diversas informações, atualização de murais, projetos sociais como Minas de Sonhos e Avança Judô e Revista Infraero News com notícias totalmente relacionadas a aviação.

Acredito que a comunicação interna realizada pela Infraero no Aeroporto Internacional Tancredo Neves é eficiente, pois os funcionários têm vários meios de obter informação e atualização, extremamente necessários nos dias atuais. Porém a comunicação externa, feita entre a Infraero e os usuários aeroportuários ainda vejo como insuficiente, devido a falta de folhetos, folders, revistas, anúncios, comunicados, etc, com informações úteis e precisas sobre o sistema aeroportuário em geral, pricipalmente normas de funcionamento e utilização desse meio de transporte que vem abragendo um mercado diferenciado, carente de informações desse tipo.

Anônimo disse...

TURISMO -NOITE- ANA IZABELA SOARES PINTO

A empresa escolhida é a Agência de Viagens Santa Luzia LTDA (LUZITUR TURISMO), se localiza na Rua Dona Eliza Moreira, nº15 Bairro Centro (Santa Luzia).A LUZITUR é a agencia pioneira em viagens em Santa Luzia, ela opera viagens nacionais, sendo a maior parte dos pacotes vendidos para o Nordeste Brasileiro, opera também pacotes e passagens internacionais. A LUZITUR também atua no mercado usando serviços terceirizados para várias empresas como; CVC, TAM, GOL, São José Turismo entre outras.
Aempresa possui apens três funcionárias, sendo uma gerente e duas atendentes.
A comunicação interna da empresa é bem simples , são feitas atravéz de reuniõe, e o famoso "boca a boca".
A comunicação externa, ou seja, para os clientes, são feitas atravéz de folders, jornais locais, out-doors, lista telefonicas, e como Santa Luzia é uma cidade relativamente de médio porte o boca boca também é muito eficiente.
A Luzitur abrange o mercado de Santa Luzia , Taquaraçu, Jaboticatubas , netre outras e até mesmo clientes fiéis de Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Renata Luzia da Silveira -Turismo - Noite

A empresa escolhida e a que eu trabaho como (Auxiliar Administrativo) SADA TRANSPORTES LTDA situada na região de Betim , está no ramos de transortes a mais de 30 anos, fazemos transportes para todas os estados brasileiros e ate tambem para o exterior como a Aegentina , Paraguay e Uruguay.
Um dos principais clientes que a Sada tem e a Fat Automoveis S/A.
A Sada transporta todos os carros da Fiat . Tendo assim um grande alicerce de comunicação entre essa duas empresas.
A comunicação da empresa e feita principalmente pela internet atraves de um site : WWW.SADA.COM.BR, nesse site tem várias informações desde da sua história , ate as empresas que estão no Grupo Sada, como po exemplo o JORNAL O TEMPO.
Disponibilizamos também de intranet, Correio eletronico, Radios ( NEXTEL), temos vários quadros deinformações espallhados por toda a empresa.
Temos também um jornalzinho que circula todo mês na empresa falando sobre variados assuntos relacionados a trabalho.
Eu acho que a comunicação com o Grupo Sada tem que melhorar , pois temos outros recursos para mehorar ainda mais o relacionamento e a comunicação tanto com os clientes e seus funcionários.

Anônimo disse...

Felipe Tiago de Souza Abreu 7ºPeríodo-Noite- Turismo
A empresa escolhida foi a TAM Linhas Aéreas S/A que trabalha com o transporte de passageiros e cargas. Ela possui 10.240 funcionários e 5.523 indiretos, atua em várias regiôes do Brasil,sua frota é de 90 aeronaves ela tem a missão de trabalhar com que o espírito de servir faz as pessoas mais felizes e possui a visão de ser a companhia aérea preferida das pessoas,com alegria,criatividade,respeito e responsabilidade.
A comunicação com seus clientes é feita através dos canais de distribuição tv,revistas,internet(www.tam.com.br),jornais entre outros. A comunicação interna é feita aos colaboradores para garantir o acesso as informações da empresa de forma transparente e confiável.

Anônimo disse...

Niase Barbosa Gazel Guimarães - 7 Período Turismo - Noite

A instituição escolhida é a Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde estagio há um ano. Está localizada atualmente na Av. dos Andradas, 3000 - Bairro Santa Efigênia.

Pela Constituição Federal, é garantida a autonomia política do Município pela eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, que são os agentes públicos escolhidos pela sociedade e que compõem a Câmara.

A Câmara Municipal possui três funções básicas. A primeira é a função legislativa, que consiste na elaboração das leis sobre matérias de competência exclusiva do Município. A segunda função é a fiscalizadora, que tem por objetivo o exercício do controle da Administração local, e a terceira da Câmara a administrativa, a qual restringe-se à sua organização interna, ou seja, à estruturação organizacional, à organização de seu quadro de pessoal, à direção de seus serviços auxiliares e, principalmente, à elaboração de seu Regimento Interno.

A Câmara Municipal de BH é composta por 41 vereadores, tendo uma mesa diretora composta por 6 integrantes. São eles: Presidente, 1 Vice-Presidência, 2 Vice-Presidência, Secretaria Geral, 1 Secretaria, 2 Secretaria. Além desta divisào, a CMBH se subdivide em 6 setores: Diretoria Geral, Procuradoria, Auditoria, Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Administração e Finanças e Diretoria Legislativa. Ainda existe subdvisões dentro destes setores que totalizam 33 áreas com distintas funções. Aproximadamente, a Câmara emprega 400 funcionários, fora os empregados tercerizados.

Minha área de atuação é o setor de Serviços Gerais/ Protocolo - SECSER. Nela trabalham 12 pessoas, intercaladas em horários distintos. A principal função do setor é administrar funções internas da organização como segurança, limpeza, correios, xerox, etc.

De forma geral, a CMBH disponibiliza algumas ferramentas de comunicação tanto para o público interno quanto para o externo. São eles: site atualizado (www.cmbh.mg.gov.br), e-mail, CAC -Central de Atendimento ao Cidadão, livreto de telefones e respectivos ramais, intranet e extranet, mural interno, TV Câmara, transmissão de uma rádio interna, Jornal interno, implantação da internet popular com acesso para toda a população, espaço de convivência para os funcionários, intervalos recreativos com ginástica laboral, yoga, cinema, entre outros.

Percebe-se que há um empenho e esforço para dar ao funcionário, um bom local de trabalho.

Mesmo a Câmara tendo um setor responsável pela comunicação institucional, a COOCIN, percebo que cada setor promove e define sua forma de se organizar e se comunicar.

Os Vereadores, contam com uma equipe particular de assessoria de imprensa, que atua fazendo toda a parte de comunicação do gabinete. As ferramentas mais utilizadas por eles são: mala-direta, newsletter, informativo, cartões de aniversários e datas comemorativas, identidade visual, papelaria básica, e-mail, telefonemas, entre outros.

Dentro dos outros setores há jornal mural, lista de aniversariantes do mês, notas de falecimento, comemorações de datas festivas como Natal, Festa Junina, Dia das Mães, etc.

Acredito que mesmo dispondo de bons e eficazes meios de comunicação, a Câmara poderia investir mais na sua comunicação externa. Tendo em vista que a instituião representa a comunidade, esta mesmo não tem conhecimento disso.

Seria viável e de muita utilidade que a Câmara investisse em meios de comunicação para divulgar seu papel e sua posição diante à sociedade.

Para isso, além dos recusros já utilizados, sugiro a volta do jornal mensal e da revista educativa e pedagógica com tiragem semestral, que durou apenas um semestre, mesmo tendo uma altíssima repercussão e aceitação.

Seriam mais dois meios de integração entre dois públicos distintos.
É através da comunicação que conseguimos alcançar melhores resultados, tanto para o público interno quanto para o externo.

Anônimo disse...

THAIS SANTOS BRAZ - TURISMO - NOITE
A empresa escolhida é a agência de viagens M. Sarsur Turismo Ltda, que é consolidadora da cia aerea Air Europa. A agência fica no funcionários. O principal segmento de mercado é turistas e imigrantes que vão para a Europa. O porte da empresa e pequeno e conta com serviços de apenas quatro funcionários diretos e alguns indiretos, como motoboys, etc.
A empresa faz a comunicação com seus funcionários e clientes atraves de e-mail, msn, telefone, fax, correio. A empresa não empresa investe em jornais, revistas, sites, intranet, extranet, catálogos, anúncios, pois já tem um mercado certo e consolidado e não vê necessidade por enquanto para investir em publicidade. Também não participa de eventos do setor, e não promovem projetos sociais ou ambientais. Apesar da empresa ser pequena, ela tem um grande potencial. Porém falha quanto a investimentos em propagandas e promoções.

bruno disse...

A EMPRESA ESCOLHIDA É A GOL LINHAS AÉREAS.QUE EM SEUS 5 ANOS DE ATIVIDADE TEM COMO MISSÃO SER RECONHECIDA ATÉ 2011 COMO A PRIMEIRA EMPRESA DA AMÉRICA LATINA A POPULARIZAR O TRANSPORTE AÉREO.OS PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM SEUS CLIENTES SÃO E-MAIL E TELEFONE.

Anônimo disse...

Mirlayne Antonia Fernandes 7º período – Turismo noite

A empresa escolhida é a INFRAERO, que atua em seu âmbito geral na infra-estrutura aeroportuária em todo Brasil, com sede em cada aeroporto onde possuem vôos diários. Trata-se de uma macro empresa.
Ela é uma administradora aeroportuária onde visa o melhoramento da estrutura do aeroporto para clientes, companhias aéreas, em todo tipo de serviço que um aeroporto possue.
O aeroporto carinhosamente chamado como " Aeroporto da Pampulha", possivelmente, o seu quadro de funcionários teve ser em torno de 500 funcionários, sendo os mesmo concursados, entretanto seu quadro torna-se muito maior devido aos serviços terceirizados que compete a INFRAERO.
Existe uma hierarquia em todos os setores, sendo que o responsável geral é o cargo de superintendente.
A comunicação é feita por vários segmentos dentro de uma aeroporto, como:
murais, jornais, palestras, cursos, eventos, sistema de som, minutas, relatórios diários e a imprensa dentro do próprio aeroporto dentre outros.
Quanto a imprensa falada e escrita, é vetada informações mais detalhadas, salvo que, em ultimo caso falado com a própria imprensa do aeroporto, com por menores sem explicitar a verdade sobre quaisquer episódios ou fatos acontecidos ou acontecendo.
Sua tecnologia de comunicação é extensa onde encontram-se, rádios, equipamentos de sons, todos tipos de equipamentos de contato com aeronaves e para os passageiros, folder informativos e o próprio balcão de informações.
O balcão de informações possue sites que auxiliam aos passageiros em relação ao destino, como companhias aéreas, horários, clima, tempo estimado de vôo, escalas, valores adicionais se assim possuírem, mas não passa em hipótese alguma esses valores em reais, tais como valor de passagens aéreas e conta também com serviço de apoio às companhias sobre chamadas de vôos e passageiros para assim oferecerem um melhor serviço.
Atualmente, existe um projeto com crianças carentes das imediações, para a conscientização sobre o funcionamento dos aeroportos, pois as mesmas colocavam em risco, a vida de muitas pessoas sem saber, brincando próximo a pista, com pipas, estilingue e outros, onde ficavam objetos soltos na pista e isso é de extrema gravidade, podendo assim causar um acidente aéreo. Hoje essas crianças carentes são esclarecidas sobre o assunto e participam de várias oficinas.
Além das companhias aéreas e terceirizadas do setor, o aeroporto conta com serviços de apoio como policia federal e militar, setores de vacinação, juizado de menores, ANAC (agência nacional de aviação civil), dentre outras.
Em suma, o sistema de comunicação poderá ser melhorado, no que refere-se aos passageiros que são usuários constantes desses serviços oferecidos, porém existem interesses políticos e públicos que vetam informações mais detalhadas à essas pessoas que usufruem sempre destes serviços.

Anônimo disse...

Charles Douglas Esteves - Turismo - Noite
A empresa escolhida foi a companhia vale do rio doce, onde ela é uma das maiores empresas multinacionais do mundo,estando presente em 13 estados brasileiros e em mais de 20 países nos cinco continentes. Escolhi esta empresa porque ela atua tambem em um trecho que se chama vitória a minas atraves de uma de suas ferrovias e portanto utilizam este trecho milhares de turistas por ano.Contudo ela é a empresa que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira através da mineração, logística e outros.
Tendo clientes de varios tipos, quero enfatizar são os turistas que viajam pela companhia atraves deste trecho vitória à minas, que atraves da divulgação boca a boca, fica sabendo desta oportunidade de viajar de trem, conhecer melhor as paisagens naturais, e pelo serviço ser barato, portanto é observado que os maiores clientes deste trecho são pessoas de classe não elitizadas.
A comunicação da companhia com o público , são de varias formas, principalmente pela mídia,mas a comunicação não divulga este trecho como é feito em outros serviços feito por ela, que acho que é potencial para o turismo em ferrovias no Brasil, ainda por ser favoravel em apresentar uma rota que liga Minas Gerais ao litoral além de ter tambem suas vantagens de viajar de trem.

Anônimo disse...

Elizabeth da Costa Neves - Turismo - Noite

A empresa escolhida foi a São José Viagens, atua no setor de prestação de serviços, está localizada na Av. Presidente Carlos Luz, número 1565 no bairro Caiçara. É operadora, agência e transportadora de turismo, seus clientes são pessoas físicas e jurídicas, é uma empresa de grande porte, têm 40 funcionários, opera pacotes de viagens rodoviários próprios, vende passagens aéreas nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos e reservas em hotel, etc.
A comunicaçâo com o público è feita através internet telemarketing outdoor, site, anúncios, logomarca, catálogos, jornais e revistas. Com os funcionários é feita através de mural informativo e webmail.
Seus parceiros são as agências de viagem, que são cadastradas na empresa e na Embratur para assim serem autorizadas a vender seu produto.
A comunicação da empresa é feita por tarifário impresso, eu acho que ela deveria investir em fooldens ilustrativo, pois isso iria encantar mais o cliente.

Anônimo disse...

TURISMO - NOITE - HUMBERTO BABROSA DE FREITAS
A epresa escolhida é a que trabalho, a Agência GEMMA VIAGENS E TURISMO LTDA, está localizada na Rua Guajajaras, 410 sala 304 Centro, Belo Horizonte – MG, CEP: 30.180-100, Tel.: (31) 3213-5353, Fax.: (31) 3273-0843. A Gemma Viagens é registrada na Embratur como “Agência de Viagens e Turismo” possui ainda, registro no SNEA e IATA: 57-5 1241 6.
A empresa encontra-se na região central de Belo Horizonte, foi fundada em 05/04/2001 inicialmente era constituída de 05 (cinco) funcionários, hoje com seus 6 anos de existência conta com um quadro de 15 (quinze) funcionários diretos. É constituída na forma LTDA, não possuindo acionistas na sua composição social, sendo uma sociedade, composta de 02 sócios.
Atuando no setor privado, a empresa adota uma mentalidade dinâmica na obtenção do "know-how" tecnológico, através de uma política constante de cursos de atualização e treinamento de seu quadro técnico.
Sua organização empresarial tem por objetivo ser um organismo vivo, ágil e dinâmico, que progrida como um todo integrado em todos os seus setores.
Seu foco está voltado para o turismo de negócios, ela conta hoje com uma cartela de 44 empresas, às quais fornece passagens aéreas nacionais e internacionais, de todas as companhias aéreas, oferecendo os descontos habituais praticados. Providência confirmação imediata de reserva, entrega de passagens em qualquer localidade do Brasil. Providência reservas de hotel no Brasil e no exterior, com confirmação em até 12 horas, informando todas as condições de acomodações, localização e a melhor tarifa praticada. Mantêm convênio com as principais locadoras de veículos do País, Hertz, Localiza, e a Avis, e também com renomadas locadoras mundiais, visando oferecer o serviço de locação de veículos nas principais localidades brasileiras e do exterior a um custo bastante competitivo.
A Gemma Viagens e Turismo mantêm funcionários especializados nos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Confins e Pampulha (Belo Horizonte), para acompanhamento de seus clientes dando continuidade ao serviço iniciado na agência. São profissionais com vasto conhecimento da rotina dos aeroportos e bom relacionamento com funcionários e autoridades que ali trabalham, solucionando quando necessário, imprevistos de última hora, tais como, atrasos de vôos, cancelamentos e extravios de bagagens. Este serviço é gratuitamente oferecido aos clientes da agência. Possui uma vasta cartela de guias altamente qualificados em todas as regiões do Brasil. Providência com rapidez e eficiência vistos de entrada para qualquer país a ser visitado, evitando tanto quanto possível ocupar nossos clientes com o preenchimento de formulários e outros detalhes burocráticos exigidos por consulados e embaixadas.
Ciente que estamos vivendo em uma sociedade altamente competitiva e que mudanças vêm ocorrendo no cenário de negócios, destacadamente em função da globalização de mercados e das inovações tecnológicas na área da comunicação e dos transportes, e até mesmo pela pressão gerada pelo alto nível de conhecimento e exigências dos consumidores, a Gemma Viagens e Turismo Ltda vem aprimorando seus serviços e está previsto para o final deste ano certificação da ISO e a elaboração de um site.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Patrícia, o grupo SBF é muito bem estruturado. Parabéns pelo seu comentário. E, quando falamos da tecnologia, corre-se sim o risco das estratégias colocarem o ser humano de lado. Isso pode ser fatal pra empresa também!
Observe que sempre usamos há de haver quando nos referimos a tempo passado.... há um bom tempo...
inclusive é invariável... e a concordância nas frases pode ser garantida com uma boa revisão, ok?
São feitas divulgações... por exemplo.

Muito boa sua visão.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Então Liliane, bacana sua visão.
Muitas empresas de eventos ou da área de comunicação descuidam da sua própria divulgação, parcerias e relacionamento ativo com seus públicos. Também poderiam aumentar em muito sua produtividade se investissem em novos negócios, criatividade é fundamental e saber usar bem a assessoria à imprensa. Não vi você dizer se a Adalis Congress tem ou não esse setor. Também poderia ter citado o site da empresa e da associação parceira, detalhando relevãncia desta parceria, como ela acontece, etc. A comunicação com parceiros é fundamental pra novos negócios.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Excelente visão Gabriela. Gostei de saber que a divulgação dos eventos não é por conta do Palácio. Talvez isso explique porque alguns são tão mal divulgados ou focados só na elite, não é mesmo? Parabéns. Seu texto está super completo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Marianne, também ótima visão sobre sua empresa. Tenho uma dúvida: A Infraero é uma empresa que existe há quanto tempo? E é totalmente privada ou é autarquia, sociedade mista? Em sala falamos. Neste case e em outros vistos até aqui, temos nítida impressão do quanto a comunicação é diversificada e o quanto canais diversos podem contribuir para uma comunicação eficaz. No entanto, é preciso gerenciar estas informações, saber analisar, selecionar e distribuir aos públicos corretos, para encaminhamentos no sentido de solução. Senão, perdem a validade e razão de existir, não é?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

BAcana, Niely. Muitos circuitos não sobrevivem, não investem, existem apenas no papel, por isso.
Vou visitar o site de vocês. AGora, me diga: como a associação sobrevive? Os associados pagam uma taxa? Recebem verba do governo? Cobram por serviços prestados na região? Seria interessante ter essa visão mercadológica, para aprimorarmos cada vez mais o turismo em outros circuitos. Se tiver tempo complemente, será interessante a todos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Kátia, engraçado os meses de baixa temporada do hotel ser justamente os de férias. Realmente. Então a falha está na comunicação mercadológica.
Senti falta de saber mais sobre: assessoria à imprensa, realizam? Tem jornal interno, mural?
A análise está objetiva, sem aprofundamento. Poderia ter incrementado para dar consistência aos dados sobre a empresa. ok, pra começar.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Andrezza,que relato bacana! Porque não divulgou o site da pousada? A divulgação via internet tem sido diferencial em alguns negócios.
Bacana demais. Dois ou três pequenos erros de digitação, visíveis diante de uma boa revisão, certo?
Com carinho,
Bia

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Jóia Fernanda Teixeira. Boa análise. Empresa de grande porte tem sempre demandas de comunicação periódica com diversos públicos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

O Itaú é um case e tanto, MIchelle Dias! E se quisermos explorar a questão de responsabilidade social, mais ainda! Parabéns pelo seu relato. Vamos todos cuidar da pontuação.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Afrânio, a falta de clareza nas metas, missão da empresa ou na definição das funções para funcionários gera , muitas vezes, desgate e prejuízos para a empresa, tornando-a morosa, pesada e nada competitiva.
Boa análise.Reuniões, trinamentos e até consultoria poderia ajudar nisso.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Mariana, seu texto é muito agradável. Que bom que escolheu empresa da área turística.A boa comunicação interna é que fortalece o quadro funcional.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Aparecida, não era pra colocar um comercial da empresa, mas fazer um comentário sobre como a comunicação é feita na instituição. Atente-se para os erros de português, uso do verbo haver, com h, bem como zelar pela pontuação e ampliar visão das peças e ações comunicativas realizadas nas empresas.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ludmila, ótimo comentário sobre a Loc Fest, cobriu todas as áreas da comunicação estudadas na mostra, certo? Exceto assessoria à imprensa.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bruno Martins, muito bom. Escolheu uma fundação que é fonte certa para jornalistas. Prima pelo seu valor e investimentos em comunicação. Parabéns.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

ok, Marcella, que bom que ficou na área turística e quantos dados levantou sobre a empresa. Isso é muito bom para troca entre colegas.

Mas cuide da acentuação e outras formas de comunicar oficialmente para ajudá-lo a construir textos com ainda maior credibilidade.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Érika, gostei da sua visão para o social. Você revelou mais que a empresa, mas a importância da empresa cidadã. Essa consciência como profissional de turismo é um luxo! Aproveite, pois lhe fará a diferença no mercado.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Sâmara sua visão foi completa, compreendendo todas as áreas da comunicação necessárias para se garantir o bom fluxo de informações em uma empresa.
BAcana mesmo, ainda mais porque ficou na área turística!

Ótimo exemplo para quem gosta da área de hospedagem.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Brenda, muito bom. Citou tantas peças magníficas, dentro das diversas áreas estudadas! Grande contribuição para quem gosta do setor de atrativos turísticos, lazer e recreaçao.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Flávia, você foi no ponto certo. O hotel tem uma super comunicação institucional externa, parcerias, como citadas por você, presença em feiras, mas se não treina, estabelece padrões ou integra os processos de comunicação das áreas internas isso reflete mal, gerando resultados negativos para a empresa. Ótima sua análise! Parabéns.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Sara, seu texto é muito bom.
Cometeu um pecado: "acessória á imprensa" - é assessoria à imprensa, certinho! Mas foi uma só vez!

Agora, o conteúdo da sua entrevista está muito interessante. Investir em projeto social nem é tão caro e impacta tanto na imagem da empresa. Talvez se encontre um meio estimulante de provocar algo internamente que ganhe maior visibilidade e seja mais estratégico também para a empresa!

Mercado precisa de gente que crie, proponha, veja à frente!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

João, a gente percebe de longe que a Localiza é uma empresa estratégica. Estou muito animada em ver que vocês estão com visão bastante ampla da comunicação, das áreas, principalmente, como as empresas exploram bem a área instituicional, criando ações e peças para comunicar tanto com clientes, quanto com funcionários, afim de atingir a excelência!
Gostei muito do seu texto também!
Super corretinho.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Éder, o que é menslletôr ? Nunca ouvi este termo? Não seria newsletter? Boletim informativo enviado por internet a um público dirigido? Bom, neste caso é bom cuidarmos de enviar somente a pessoas cadstradas e sempre disponibilizar meio de descadastramento. O mesmo deve ser feito em relação aos emails marketing. Se não for assim, não há estudos consistentes, mas a empresa pode estar fazendo uma estratégia que gera mais sensação negativa que resultados positivos, ok?

Cuide do seu português, acentuação e grafia das palavras, exemplo: segmento de negócios é diferente de seguimento de uma filosofia, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fernanda Santos, você relatou a estrutura de comunicação típica do comércio varejista. Datas comemorativas passam a ser momentos de venda, o que no turismo também acontece, marcando a sazonalidade, altas temporadas.

O desafio, no entanto, além de aproveitar esses momentos de pico, é criar utilização de espaços nos outros momentos do ano.

Você fala sobre fidelização, mas não específica como. Esta área é o grande desafio para os turismólogos hoje: fidelizar os clientes, fazê-los desfrutar dos nossos serviços novamente, recomedar a outros.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Lirian, também acho que a comunicação na Total deva ser super bacana, mas você foi muito genérica. Não falou dos uniformes, não falou da sinalização visual, não falou da comunicação administrativa, papel timbrado, não falou da assessoria à imprensa. Um pouco mais de pesquisa, enriqueceria e ampliaria sua visão sobre a empresa, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Victor, você foi muito simplista em relação à proposta da atividade, quando disse: "Os meios de comunicação da Viajar Turismo são dos mais variados ,emails, mala direta,cartões de visita, folders, telefone, fax, lista telefônica entre outros." Justamente oque eu queria que detalhasse. Como acontece a comunicação interna, fachada, divulgação, uniforme, externamente tem peças jornalísticas, tem assessoria à imprensa?
E cuide da acentuação sempre que estiver publicando material para ambientes públicos, está bem?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ivair, nas indústrias, como Itambé, há uma preocupação grande com a comunicação visual, criando embalagens, desenvolvendo produtos, folderes, campanhas de lançamento, exposição em pontos de venda, etc. Tanta coisa a ser dita. Empresas grandes têm estratégias fantásticas para interligar suas filiais, como isso acontecia. Você limitou o potencial deste comentário, como outros colegas anteriormente a você!
Que pena! Leia alguns outros mais completos e verá, como abrangem análise de todas as áreas da comunicação estudadas em sala e texto complementar sugerido antes.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Flávia, a empresa não tem jornal, não tem assessoria à imprensa? Não anuncia na mídia de massa nem especializada? Participa de feiras e eventos? Uniformes? Murais? Enfim, descrição da comunicação é muito maior que os pontos comentados.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Sheila, há muito mais a ser dito sobre a Belotur. Por exemplo: sinalização toda da cidade, plano de sinalização visual, treinamento do pessoal interno, telemarketing, parcerias com agências e setor turístico, como acontece? O que foi aprimorado nos últimos anos? Há site? Como é usado? Como são interligadas as informações em Belo Horizonte? Que tipo de público se prioriza? Enfim, a Belotur é um importante órgão, compreendê-la é uma urgência para o turismólogo poder aprimorar os negócios na capital mineira.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Breno, excelente seu comentário, completíssimo. O problema da comunicação interna, hoje, pode ser resolvido, vencendo distãncias, com video ou teleconferências periódicas, a tecnologia por telefone é muito barata, pelo efeito e qualidade das reuniões que permite realizar, entre várias filiais ou representantes distantes, todos com diretoria. Fórum pela internet, também com câmera e sistema de Voz, podem permitir interação e idéia de time mais enraizada na cultura da empresa.

Agora, cuidado com uso do verbo haver!Sempre que me refiro a tempo passado, há anos, há meses.... uso o verbo haver!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Aretusa, você não fala sobre o pedido, querida, fala só da empresa, do SIGA e da norma ISO. Mas não relata o que a atividade pede, certo?
Vamos caprichar nas próximas propostas.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fique atento Hugo para que você possa fazer a diferença dentro da empresa, propondo ações, promoções, formas de divulgação que fidelizem os clientes atuais, e que também apóiem o trabalho do executivo de contas. No ramo turístico, a segmentação ou especialização em um cardápio específico de serviços e roteiros tem permitido avanços empresariais significativos. Mas têm faltado idéias novas para captar e fidelizar esses clientes na cadeia turística!
Estratégias como evento anual envolvendo todo o trade são grande "tacada" da empresa!

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Adriana, conheço o Tauá e eles têm um investimento em comunicação visual muito grande: folderes, out doors, treinamento interno, capacitação e qualificação dos funcionários. Out doors, etc.

Primam pela padronização, uniformes internos, fachada e decoração do local.

Serviços diversos, pacotes especiais, uma central de reservas exclusiva, para fechametno de pacotes diferenciais para eventos executivos, enfim.

Também trabalham com serviço personalizado, recreação e propostas de lazer flexíveis no seu ambiente interno.

Só para ter uma idéia, dentro do conceito da roça, fiz um evento lá onde nos foi servido um café com garapa gelada feita na hora, ao ar livre, pois era público de profissionais da saúde, todos ligados ao naturalismo, fitoterapia.

SErviço supresa, encanta o cliente. TAmbém têm proposta finalizando eventos sempre com apresentação dos próprios funcionários, um encanto, nos dá idéia de amor, seres humanos felizes que páram suas atividades na cozinha, nos quartos e vêm todos cantar num lindo coral ou dançar ou apresentar um teatro para encerrar culturalmente e com muito calor humano os eventos que por lá ocorrem! Um espetáculo de Hotel, que está sempre inovando.

Talvez o que esteja faltando é divulgarem este conceito, este diferencial! Assessoria à imprensa.
Percebe como podemos ampliar nossa visão sobre uma empresa?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Fabíola, parabéns, em um comentário suscinto, você abordou as cinco áreas da comunicação e fez uma análise muito pertinente em relação à Infraero: falta comunicação através de folderes, informação educativa, normativa, instrutiva nos aeroportos. Isso ajudaria muito a minimizar angústias e formar comportamentos ainda mais adequdos.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Ana Izabella, me parece que você postou o comentário muito na correria. Seu texto está cheio de erros de grafia, concordãncia, acentuação. Ah, que pena! Vamos caprichar nos próximos,atendendo a tudo que for pedido na atividade, certo?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Renata Luzia, valeu o esforço. A Sada é mesmo uma ótima empresa. Mas seu comentário parece ter sido feito corrido, cheio de falhas na redação e muito, muito reduzido. Há muito mais sobre o que gostaríamos que a análise contemplasse nesta atividade.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Felipe, comentário com erro de narrativa, idéia não clara. Frase longa. Não contempla a atividade pedida. Feito de última hora, muito corrido, o aprendizado perde seu efeito.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Niase, seu texto está super corretinho. Sua visão também se revela ampliada na sua análise.

Achei muito pertinente o que falou sobre a Câmara ter mais relacionamento com sociedade, já que representa a comunidade. O local é pouco explorado turisticamente falando, já pensou nisso? Quem sabe não propõe internamente, um programa de visitação pedagógica de escolas no local ou algum atrativo, como exposições no saguão, enfim, que atraiam a comunidade para o local e assim aproximem Câmara do seu real foco de ação???
Pense nisso! \parabéns pela sua análise.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Thaís, seu comentário está muito superficial. Eu não sei ao certo quanto tempo a empresa está no mercado, o que vende? Também não sei como se relaciona com clientes? São clientes consolidados? Sempre os mesmos? Não quer captar novos? Eu não compreendi... Ficou vago e em aberto vários tópicos pedidos na atividade.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bruno Souza, desistiu de descrever como acontece a comunicação na empresa? Seu comentário ficou insuficiente.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Mirlayne, ok. Mas tome cuidado com siglas e nomes próprios, devem vir com letras maiúsculas nas iniciais, respeitando normas de redação.

Outra coisa, cuidado com o trecho:" Quanto à imprensa falada e escrita, é vetada informações mais detalhadas, salvo que, em ultimo caso falado com a própria imprensa do aeroporto, com por menores sem explicitar a verdade sobre quaisquer episódios ou fatos acontecidos ou acontecendo. "

Isso de não falar a verdade, não compreendi! É grave isso! Cuidado com o que escrevemos ou falamos, certo?

Gostei da descrição dos projetos educativos nas imediações com carentes. Importantíssimo.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Charles, você fugiiu do que foi pedido. Parece que escreveu tão depressa que não se atentou para letras maiúsculas nos nomes dos estados e de cidades. Vamos caprichar mais nas próxims, ok?

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Elizabeth, seu comentário está muito corrido. Não falou sobre muitas coisas importantes. Escrevemos foderes, ok? Está genérico, superficial sua análise.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

HUmberto, você foi o último. Muito bem. Como a Gemma precisa investir na comunicação institucional, parcerias e relacionamento, não é mesmo? Ela se transforma em gigante, quando alinhada com demais fornecedores e colaboradores. Bacana, deu para perceber que empresa está investindo em comunicação. Isso é muito bom e você poderá contribuir com visão mais crítica, com certeza.

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Bom, muito bom, pessoal. Aqui tem comentários muito bacanas, completos, revelando muito do cenário turístico de Belo HOrizonte, suas demandas, lacunas e necessidades!

Leiam, é um super material! Produzidos por vocês mesmos!