sexta-feira, 5 de outubro de 2007

POSTEM SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O BLOG COMUNICAÇÃO!

Como sabem, esse blog foi criado como ferramenta pedagógica, para dar maior visibilidade aos estudos feitos dentro de sala de aula, ampliar pesquisa, aprimorar práticas, textos, enfim. Criar um canal de interação disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Esse tem sido o grande objetivo.

Muitos visitantes, no entanto, têm me mandado email com comentários bacanas sobre o blog e iniciativa. Então, sendo aluno ou não, publique e deixe aqui seus comentários a respeito. Quem já mandou por email, faça seu registro novamente. Vai ser muito legal, pois nosso propósito é aprimorar sempre nossa forma de aprender!

Como eterna aprendiz, agradeço.
Com muito carinho,
Bia

4 comentários:

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

Na verdade, me foi pedido pela coordenação para reservar mais tempo para práticas de assessoria à imprensa, de produção editorial de peças jornalísticas e peças comunicativas, de modo diversificado, pois era uma grande solicitação dos alunos e necessidade mesmo depois de formados.

Como o conteúdo da disciplina é extenso, pensei em uma ferramenta de apoio que permitisse agilizar a absorção da teoria. Assim, o maior objetivo do blog é checar se o aluno tem interesse nas novas tecnologias de comunicação, indo além do ambiente de sala de aula, treinando sua redação.

Outro importante objetivo é tentar ampliar a voz das orientações gerais e estudos que se faz em sala de aula. Permite ao aluno aprender com o colega (futuro concorrente). Então, se tivermos alguém trabalhando melhor, aprendemos com ele. Se fizermos melhor, ensinamos a ele. A idéia de comunidade se fortalece muito.

Até aqui, o que posso dizer é que estou utilizando a ferramenta em caráter experimental, mas os ganhos têm sido:
1- maior interesse geral pelas aulas, sobrando mais tempo para as práticas;
2 - maior aprendizagem e domínio dos conteúdos, pela familiarização com os mesmos;
3 - aprendizado real sobre como usar a ferramenta de blog, abrindo perspectivas pessoais e profissionais para alguns;
4 - abertura da turma para críticas públicas e real interesse pelo aprimoramento;
5 - maior leitura e, consequentemente, estudo; Entre tantas outras, sobre as quais os próprios alunos poderão enumerar, como comodidade de postagem de atividades avaliativas ou não, por exemplo.

De pontos negativos, ainda não vi nenhum, pois já utilizo a tecnologia para apoio em sala de aula há bastante tempo. Só não formalizei. Eu gosto.

Parece cansativo, no início, a alguns, pois parece que estou indo além das funções presenciais. No entanto, tenho que avaliar os trabalhos mesmo, então, tanto faz se forem impressos ou no meio digital, compreendem?

Talvez seja mais trabalhoso, pois nessa ferramenta, o fundamental é dar feedback um a um, com comentários ( e não só notas) aos alunos. Nos expomos mais, é verdade. Mas isso faz parte do processo de produção de conhecimento.

Deste modo, critérios têm que ficar muito claros, para alunos não ficarem confusos: datas de postagem, forma alternativa de entrega impressa aos que não querem comentários no blog ( para todo mundo ver), critérios de avaliação e objetivos sobre o que se quer com cada atividade... enfim, exigências normais no presencial também, mas neste formato de ferramenta de apoio precisamos, professores, ser ainda mais cuidadosos, documentando tudo.

Bom, por enquanto é isso.

Tenho usado a ferramenta com todas minhas turmas na Newton, inclusive
de outros cursos, de modo ainda tímido, experimental. Mas já se pode dizer que no ambiente há uma enorme visão de cenário, sobre como acontece a comunicação nas empresas analisadas, isso é um bom registro do que se produz de conhecimento em sala de aula, que antes ficava só entre eu e o aluno.
Agora o aluno tem uma motivação extra. Se sente parte de uma comunidade. É elogiado. É incentivado a aprimorar-se. No conjunto, a análise de cada um ganha outro peso!

Também se desafia a ouvir críticas, se expor, o que no mercado de trabalho é uma necessidade para melhoria e trabalhos em equipe.

Aguardo seu comentário, seja quem for. Muito importante para aprimorar a proposta do blog, ok?

Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira

Carol disse...

Bia,
Acho ótimo... e como vc pode perceber, tenho acompanhado bastante.É uma ótima ferramenta para exposição e retorno dos trabalhos.
Não vejo problemas em continuarmos com ela....

bjokas,

Carol

Ana Beatriz Goulart Pereira disse...

BAcana, Carol. Sua opinião é super importante pra mim. Beijos e muito obrigada. É com participações assim, que a função do blog se efetiva. Dê sempre sugestões. E, detalhe, por aqui não perderemos o contato nunca, não é mesmo?
Com carinho imenso.
Bia

Unknown disse...

Acho o BLOG DE COMUNICAÇÃO uma ferramenta criativa e que permite, a nós alunos, uma interação que não seria possível em sala de aula.

Através do blog posso aprimorar, cada vez mais, meus conhecimentos, já que tenho à minha disposição trabalhos realizados por outros colegas.

É ISSO AÍ BIA...FOI UMA BOA SACADA O BLOG.

ABRAÇOS...